Caldeirão da Bolsa

uma coisa estranha

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

comentário

por jotabil » 8/4/2006 19:44

Ai...Marrequinha....essa pureza de raciocínio....com todo o respeito!!!!

Ainda gostaria de saber se o empreiteiro do fundo da rua também é adepto dessa transparência.....ou será que só aos suburbanos exigem esse estado limpo?......E os Belmiros...os Melos....a descendência dos champas...and so on....também são desse mundo transparente?!!!...Oh eras!......Sim ..eu não sou dessa craveira social....mas pelo menos sou homem e chateia-me que me controlem os actos normais da vida.
Isto é inconstitucional e atenta contra a minha dignidade de simples humano sem outras ambições do que cumprir a sua vida.
E ...minha marrequinha.....com essa da transparência legitimas que te vejam as cuequinhas sem que te peçam licença a ti e ao teu marido...ou também te abespinhas com tratamento?...É tudo uma questão de relatividade.
Ná....é um abuso..que tem raizes numa proclamada construção de um défice orçamental para cobrir avanços neoliberais tendo em vista a consttuição de massas escravas que rendam mais valias para os iniciados do poder, cuja estrutura funcional para a sua coleta, assenta na banca mais a sua dinâmica escritural.....verdadeira usura e agiotagem nos dias de hoje.
Nem sei que te diga...julgo que apenas vês a cortina transparente com que justificas esta acção premeditada dos gordos que julgam que enganam a revolta dos justos.
Com simpatia ...Marrequinha....mas não aceito essa justificação tão pueril.
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

por Jiboia Cega » 8/4/2006 19:12

Já tive conta na Bélgica e em Espanha. Ma primeira vez era estudante e nao precisei de NIF, mas tive que levar uma declaração da Universidade para provar que estava em Bruxelas com algum propósito. Já em Espanha, só me abriram a conta com um NIF. Como estive lá para trabalhar, tudo foi fácil porque a minha empresa tratou de tudo.

Mas digo-vos mais, quando voltei para Portugal, 2 meses mais tarde fui a Badajoz levantar o dinheiro todo, eles ligaram para Sevilha onde tinha aberto a conta e pediram vários documentos, para terem a certeza que eu não os estava a aldrabar.

Penso que é essa modalidade que pensam aqui introduzir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1694
Registado: 21/3/2006 10:46
Localização: Madrid

Re: Suspeito de crime?

por joaopedropinho » 8/4/2006 17:32

Alvo Escreveu:Já agora, a propósito da caixaBI, eles vão passar a enviar extractos mensais.Alguém sabe se vão começar a cobrar comissões ou despesas pelo papel que eu até nem preciso. Palpita-me que é uma boa justificação para cobrarem mais algum.


eu tb recebi esse mail da caixaBI e tb já recebi o extrato mensal ontem... curioso é que me aparece um valor de 0,50 EUR mas não percebo a que se refere.. será a despesa do envio do extrato? ainda ñ tive tempo de ligar para a caixa BI...
aguardo que alguém me esclareça tb por aqui...

abraços
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 204
Registado: 8/4/2006 17:25
Localização: litoral centro

re

por Alvo » 8/4/2006 15:50

Eu não devo e não temo. Aliás eu não tenho contas off-shore, ao contrário de muitas pessoas. O meu dinheiro está todo em bancos Portugueses a que a justiça tem acesso para controlar perfeitamente á vontade.
O problema é que vimos assistindo a uma crescente devassa da privacidade de todos, só porque uns tantos prevaricam e eles não conseguem punir. O estado deveria detectar e punir todos aqueles que prevaricam, isto é, fazer justiça após um acto ilícito. O que eu não gosto é, que por total incompetência do estado, ele passe a incluír todos como suspeitos, todos no mesmo saco, e só depois é que vá ilibando os inocentes. Isso é típico de sociedades totalitárias.
Era como se eu trabalhasse num banco e houvesse um desfalque, e, ao invés de descobrir e punir o culpado, todos os funcionários do banco fossem levados a tribunal e acusados até se detectar o criminoso. Para os incompetentes este é o caminho mais fácil. Não há que enganar. É por isso que as democracias começam a ficar em crise. Faltam os grandes políticos. A minha admiração vai para aqueles que conseguem os resultados pelo trilho mais dificil e que é o mais justo, só que, isso não está ao alcance de todos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 22/3/2005 23:59

por ASR » 8/4/2006 15:30

Apenas uma perguntinha para "provocar" ...

Há alguma lei que me obrigue a abrir uma conta bancária?
Julgo que não...
Claro está que todo a nosso modelo de sociedade está orientado por esse pressuposto, e eu próprio tenho conta em 2 bancos.

No entanto, não me parece muito legítimo fazer depender a abertura de uma conta do facto de estar empregado. Penso que se estão a misturar coisas que não tem relação.

Concordo, e até defendo, que os titulares de orgãos públicos, esses sim, tenham as sua informação financeira, e fiscal, disponível para consulta. Afinal de contas estão a trabalhar para "nós", e deverão poder ser fiscalizados por "nós". Isso, sim, seria um passo importante para reforçar (ou atribuír) alguma credíbilidade à figura do Estado.
Afirmo desde já que eu não teria particular interesse em ver a informação financeira dos nossos ministros ou dos administradores públicos por eles nomeado. Mas seria interessante que quem quisesse pudesse vê-la.

Quanto ao cidadão comum, que na sua maioria, trabalha por conta de outrém (como eu), e pressupondo que a máquina fiscal funciona, não vejo grandes hipóteses de fuga, a não ser que se cometam ilegalidades intencionais. Mas para isso existem as inspecções...

Agora o banco em si, não vejo para que precisa de saber o que eu faço. Nem lhe reconheço autoridade para tal. Quanto a quem me paga o ordenado, também não vejo poque precisam de saber.

Em caso de suspeita de algum ilícito, as autoridades judiciais não terão grandes problemas em descobrir quem faz depósitos mensais para a minha conta ordenado.

Num estado de direito, existe o direito à privacidade, e na minha opinião deve proteger-se esse direito, definindo claramente quem, e em que circunstâncias, se pode consultar informação pessoal.

Bem... o post já vai longo e já me estou a desviar.
Perdoem-me a verborreia :)

/ASR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 359
Registado: 31/12/2004 15:00

por pedras11 » 8/4/2006 15:07

Pata-Hari Escreveu:A minha opinião, é de que quem nada tem a esconder, não se preocupa demasiado em que hajam controlos. Até fica contente que hajam controlos por forma a evitar que haja quem prevarica fazendo com que uns paguem pelo que todos beneficiam.



Bem ao Pata isso não é bem assim. Eu não tenho com toda a certeza droga em minha casa, mas ficaria extremamente chateado se me viessem agora "espionar" a casa só com a justificação que o tráfico de droga está a aumentar. Tás a ver. A tua liberdade foi-se. Não te esqueças que há pessoas que até a profissão escondem. E disso têm direito. Ainda á dias ouvia uma Juíza dizer que não dizia a ninguém qual a profissão que exercia.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2337
Registado: 31/10/2004 1:09
Localização: gemunda

por Pata-Hari » 8/4/2006 14:58

A minha opinião, é de que quem nada tem a esconder, não se preocupa demasiado em que hajam controlos. Até fica contente que hajam controlos por forma a evitar que haja quem prevarica fazendo com que uns paguem pelo que todos beneficiam.

Culturalmente nós não estamos habituados a pagar o que devemos e estamos habituados a prevaricar. Como sistematicamente o português foge tanto quanto pode aos impostos e como tal permanece impune, tornou-se aceitável a fuga sistemática aos impostos. Tal atitude nem chega a ser criticado e é até glorificada: esses são os espertos e inteligentes. Ora esta atitude é impensável em países que tentam manter alguma justiça social. Nos países onde as pessoas efectivamente pagam os impostos que devem, ficam contentes que haja controlo e que todos paguem a sua parte. Em Portugal ainda não existe a mentalidade ou a consciencialização de que quem não paga está efectivamente a roubar quem paga porque quem paga, paga a sua parte e a parte necessária para compensar o que não é pago pelos outros. O nosso sistema social e cultural está montado para proteger prevaricadores, está montado para que as pessoas se sintam idiotas e desprivilegiadas por não conseguirem fugir. Devo dizer que isso é típico dos países pouco desenvolvidos e que é mais uma das características que fazem com que sejamos semelhantes a esses países.

O excesso de zelo nas medidas que têm vindo a ser tomadas, se é que é excesso de zelo, vai ser necessário até que as mentalidades e os hábitos mudem.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Suspeito de crime?

por Alvo » 8/4/2006 14:36

Eu também recebi um mail da caixaBI, apedir esses elementos. Também estranhei o facto de pedir provas da profissão exercida, cheirou-me a medida pidesca. Não me custa enviar os elementos pedidos, mas fico com um sentimento de total controlo dos meus passos,sinto-me como um tipo suspeito de vigarices em quem andam sempre de olho á espera de caçarem.
Parece que por cada coisa que faço, tenho que justificar ao estado: Porquê?? Para quê?? Onde arranjou o dinheiro?? Com quem?? Aonde ??
Bem, são as democracias a deixarem de acreditar na liberdade das pessoas?? As pessoas sérias e honestas, que têm um passado exemplar não gostam de entrar numa lista de supeitos? Será que o Dr. Constâncio, o homem mais bem pago do mundo para dizer banalidades, gostaria gostaria que os cidadãos Portugueses lhe obrigassem a justificar o que faz a cada cêntimo que ganha no BP, como se fosse um criminoso??

Já agora, a propósito da caixaBI, eles vão passar a enviar extractos mensais.Alguém sabe se vão começar a cobrar comissões ou despesas pelo papel que eu até nem preciso. Palpita-me que é uma boa justificação para cobrarem mais algum.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 22/3/2005 23:59

Abertura de contas...

por cmfbcs » 8/4/2006 0:19

Quem quizer saber exactamente o que diz a lei: [url]http://www.bportugal.pt/root/servs/sibap/application/app1/docs/avisos/textos/11-2005a.pdf

[/url]
 
Mensagens: 7
Registado: 13/3/2006 18:54

por XTrade » 8/4/2006 0:14

É isso mesmo, Pata-Hari.

BI, NIF, Residência e Entidade Patronal.
Ou seja, um desempregado (e são cerca de 500.000) não tem certificado de emprego, não pode abrir conta bancária. O que obrigou a um esclarecimento oficial do Banco de Portugal, que instruiu a alguma flexibilidade na análise destes casos.
 
Mensagens: 1
Registado: 6/4/2006 23:58
Localização: Braga

por Pata-Hari » 7/4/2006 23:53

jotabil, é isso mesmo. Está em vigor, se não estou em erro, desde novembro. Ou seja, a partir dessa data, além dos documentos tradicionais (nif e bi), para abrires uma conta bancária tens que provar residência e entidade patronal. Naturalmente, para as contas novas, é fácil pedir. O complexo vai ser actualizar a info de todas as contas existentes. O processo anterior tinha sido o de exigir a todos detentores de contas bancárias (residentes e não residentes), um nif.

Acho que caminhamos para um sistema de transparencia ao nível bancário, tal como nos países mais a norte que nós.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Não tenho conhecimento de nada

por Rura » 7/4/2006 23:46

Jotabil,

não tenho conhecimento de nada disso. Alem disso, nem me parece que seja possível. Questione o Banco de Portugal ou mesmo o seu Banco.
Rura
__________________________________
Palavras leva-as o vento...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 377
Registado: 8/1/2004 1:23
Localização: Pontinha

comentário

por jotabil » 7/4/2006 22:40

Do ponto de vista formal tens razão.....mas desconfio que tal medida é consequente de razões liberais de outra profundidade....até mesmo consequente de obscuros ditames "européus" que levam as instituições estatais usarem o "jus impérie " para branquearem propósitos ineludíveis.
Era um nunca mais acabar de alegações amigo...nem duvides.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

por Incognitus » 7/4/2006 22:31

cegueira liberal? Essa é uma medida tudo menos liberal.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

uma coisa estranha

por jotabil » 7/4/2006 22:27

o meu banco, por força do estabelecido num aviso do Banco de Portugal vei-o solicitar-me que além de outros documentos que prefiguram a minha personalidade financeira, vem a exigir-me um preechimento de um formulário no qual entre outras perguntas requer que eu informe sobre a minha profissão e se desempenho um cargo público ....em caso afirmativo ...qual.
Será isto constitucional?....não haverá excesso do banco de Portugal?.....e o que tem a ver a minha função pública e o meu cargo...coma conta que tenho no banco.....que força tem o Banco de Portugal...para exigir que nos bancos haja um registo que relacione dados pessoais com a conta que é meramente finaceira?...Estamos numa cegueira liberal e a tornar isto uma cegada espioneira......e pacóvia.
Perguntava se a algum foreiro lhe foi posto deste modo a questão e como reagiu a ela?
Julgo que o Aviso do BP é geral nessa exigência a todas as instituições bancárias.
Agradecia observações sobre este assunto.

cumps

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: As_paus , Burbano, cali010201, Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, Investbem, Kooc, Lisboa_Casino, m-m, malakas, mjcsreis, MR32, Nietz19, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, Phil2014, SerCyc, yggy, Zecadiabo e 953 visitantes