Caldeirão da Bolsa

"Run your profits, cut your losses."

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por GAB » 3/7/2006 13:52

Cut Losses Quickly And Preserve Capital, Even With Brand-Name Stocks
BY MARIE BEERENS

INVESTOR'S BUSINESS DAILY

Posted 6/30/2006

Thursday's follow-through provided an opportunity to reward investors who set up stock watch lists. Investors should now be looking for top-rated leaders breaking out past sound buy points.

Selling losers that fall 7% or 8% below your buy price is also crucial.

During a downtrending market, cutting losses short protects your capital. That way when the market rallies again, you have plenty of money on hand to put to work.

Cutting losses is just as important in an improving market. Don't ever let your gains evaporate and turn into losses. And don't let your losses get out of hand. If a stock hits the 7% to 8% sell rule, don't hesitate. Sell immediately.

Letting your losses grow can severely hurt your portfolio. In a rising market, you want to take advantage of strong buy chances. Protecting your capital by ditching losing stocks quickly does just that. It's nearly impossible to predict when or where a stock will bottom.

Escalating losses can also crush your confidence. When a leading stock breaks out, it pays to grab it as close as possible to the optimal buy point. If your confidence is hurt, that can make it tough to act decisively. You may then miss out on a great opportunity.
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

por Luxoor » 7/4/2006 14:28

Eu tenho notado neste fórum ke separam ganância de let run your profits. Como tentando tirar daí um eufemismo.
Acho as duas coisas inseparáveis.

Registado: 4/3/2006 13:05

por GAB » 7/4/2006 0:00

:wink: Tanks EnglishMan

Uso Stop-móveis, umas vezes em que sao puxados tendo em conta uma determinada % ao trade e o Impacto que o mesmo terá na Carteira Geral.Outras vezes em pontos que me parecem "interessantes", entre outras particularidades( tipo de activo, liquidez etc etc).

Eu penso que o ou os meu(s) erro(s) se devem a diversos factores:
GANANCIA/Ambicioso(talvez demais),
Antecipação da TREND, do Contra-trend, da Inversão.
Propensão para Activos ARRISCADOS(HIGH RISQUE PROFILE)
Time-frames muito curtos,
High Position-size(grandes demais, pois pequena oscilação é representativo),
Seguir muito de perto os activos( realtime),
:lol: Tentar postar, no Caldeirão :lol: logo de seguida( quase Realtime)após concluida uma negociação :lol: :lol:
Entre outros, enfim sou humano.

Mas tento sempre ir "LIMANDO-OS", para tal tenho Lembrete afixado com todos os que acho ter e depois vou tentando .... :wink: :wink:

EX: Hoje quando sai da 1a vez de AAPL, pois já tinha feito variadas contas, estive tentado a fazer uma segunda saida, como tinha os lembretes, decidi IR CORRER 1 HORA até ficar esgotado, tomei banho e assim controlei "emoções" e acabou por compensar pois a 2a saida foi ja mais inteligente e menos emotiva :wink:

Obs: Boa sorte para a sua carteira.
Imagem

por GAB » 6/4/2006 23:29

Elias Escreveu:
GAB Escreveu:P2-costuma fazer screneer tendo como referência a MM50?

Não percebi muito bem a questão. Podes explicar um pouco melhor o que significa isto?
Elias

Stock Screener
se quando "busca titulos"( para analisar) usa como parametros no stock screener a EMA50(MM50).

Acabou por me responder embora indirectamente pois pelo descrito vejo que para si é PRIMORDIAL tal "detalhe"nas entradas. :wink:

Quanto ao resto, penso que fiquei com ideia, Agradecido pela colaboração :wink:
Imagem

...

por englishman » 6/4/2006 12:32

Olá, GAB... quero dar-lhe os Parabéns pelo "trade" da APPLE e da sua capacidade para interpretar sinais de inversão do sentido descendente de um determinado título... exemplo disso e que me lembre é o da PFE. São "trades" mais arriscados, na minha opinião, porque têm um "trend" negativo/descendente e esse "trend" pode continuar... Como estamos em Bull isso pode facilitar a sua interpretação e dar-lhe sucesso nos seus investimentos, mas esteja atento a um comportamento Bear dos mercados, porque esta mesma "estratégia" pode ser muito negativa, mas o GAB também pode contar com o seu "bem-fazer" em termos de cortar as perdas. Deste modo, não deve haver problemas quanto à continuação da sua estratégia pois faz parte de si "procurar" pontos de inversão e até agora tem-se saído bastante bem... :idea: :)

Eu penso que o que o Elias referiu não é o mais adequado para o que o GAB necessita, na minha opinião... deixar correr os ganhos numa perspectiva de "swingtrading"... a estratégia referida pelo Elias poderá ser bastante benéfica para quem actua no Longo-Prazo.
Para quem está à espera, pacientemente, pela próxima "rajada de vento" para hastear a vela e seguir em grande velocidade, o mais indicado é mesmo o Trailing-Stop como nos refere o colega Kid_A:
A minha opinião:

Em primeiro lugar, definir muito bem o trading plan. Contemplar ponto de entrada, target e stop loss.

Partindo do princípio que o trade decorre tal como o planeado, "let the profits run". Como?! Aplicando trailing stops, ou seja, vamos subindo o valor da stop. Desta forma nunca comprometemos uma regra importantíssima, senão a mais importante: preservar o capital!

Vou dar um exemplo prático da minha carteira neste momento: entrei nos calls 7463I Dax 5200 a 0,36 com stop e target definido. a partir do momento que o trade se tornou positivo, fui ajustando a stop. Neste momento o call está a fazer 0,86 e desta forma fui salvaguardando os ganhos sem cortar nos profits.

E que o GAB realizou bastante bem na APPLE, no "trade" anterior a este (e que também deve utilizar no actual)... entrada, confirmação de valorização, ajuste de trailing-stop para obtenção de ganhos, mesmo que estes venham a ser limitados por determinadas condicionantes e que representam desvantagens desta estratégia... estou a falar de ser mal "stopado", quer por deficiente delineação do preço de trailing-stop, quer pela activação do mesmo num movimento mais "brusco" do título em que estamos investidos... mas nada é perfeito e com a prática os traiing-stops vão sendo melhor determinados até como consequência do melhor conhecimento que se tem do comportamento de um determinado título. :idea:

O principal objectivo do GAB é aproveitar o "swing" no seu todo, da forma mais plena possível e para isso não pode colocar stop-limits (mentais ou automáticos) nem ficar fixado em valores que, embora sejam importantes, são meras indicações... nós somos aqueles que temos a última palavra a dizer nas nossas decisões de investimento. :idea:

Abraços.
EnglishMan

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por Elias » 6/4/2006 12:32

GAB Escreveu:Elias, desde já o meu obrigado por ter respondido ao meu "apelo". :wink:

LI atentamente a sua opinião e anotei alguns detalhes, contudo gostava de "explorar" um pouco mais o que referiu.

:idea: O que faz se tem em carteira um activo que cota a + 25% acima da MM50?

Bem, como referi anteriormente julgo que o critério da MM50, a ser seguido, deve ser respeitado de forma rígida.
No entanto, há obviamente outros sinais que podem ajudar a tomar uma decisão.
Normalmente considero uma entrada num dos seguintes casos:
a) o titulo acabou de quebrar a MM50 em alta, fechando duas sessões consecutivas acima da mesma
b) o título rompeu uma resistência na qual vinha embatendo nos últimos tempos e arranca para novos máximos do ano ou de sempre.
Estes são os casos em que as entradas são razoavelmente seguras. Se o título está muito "esticado", pode ser prudente aguardar por uma retracção.

GAB Escreveu:Hoje a AAPL(APPLE/MAC) teve uma NEWS interessante que deverá ser sem duvida bem vista pelos "utentes" de MAC e investidores....
A MM50 estava acima da cotação.

P1-COMO REAGIA NESTE CASO?

Seguindo a regra que apresentei, se a cotação está abaixo da MM50, não entro.

GAB Escreveu:P2-costuma fazer screneer tendo como referência a MM50?

Não percebi muito bem a questão. Podes explicar um pouco melhor o que significa isto?

GAB Escreveu:P3-Nunca vendeu/saiu parcialmente tendo em conta o MONEY MANAGEMENT/Management da carteira( tendo em conta que tal venda tem um "X" de IMPACTO na Carteira Geral)?

Como referi anteriormente, quando há uma valorização muito rápida de um título que está em carteira, considero vender metade para embolsar os ganhos, deixando o resto da posição aberta para aproveitar uma eventual continuação da subida.

Espero que isto ajude.

1 abr
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por GAB » 5/4/2006 23:22

Elias, desde já o meu obrigado por ter respondido ao meu "apelo". :wink:

LI atentamente a sua opinião e anotei alguns detalhes, contudo gostava de "explorar" um pouco mais o que referiu.

:idea: O que faz se tem em carteira um activo que cota a + 25% acima da MM50?

Elias Escreveu:COMPRA - esta é a parte fácil: considerar apenas a compra de acções que estejam acima da MM50 (escolhendo entre aquelas que estão com melhor aspecto técnico, com maior valorização anual ou próximo dos máximos do ano). Todas as acções que não estejam acima da MM50 são para ignorar, mesmo que pareçam promissoras sob outros pontos de vista. Seguindo esta regra estás a pôr de parte a maior parte dos títulos "fracos".

Elias

Hoje a AAPL(APPLE/MAC) teve uma NEWS interessante que deverá ser sem duvida bem vista pelos "utentes" de MAC e investidores....
A MM50 estava acima da cotação.

P1-COMO REAGIA NESTE CASO?

Como toma em consideração para compra a MM50:
P2-costuma fazer screneer tendo como referência a MM50?

P3-Nunca vendeu/saiu parcialmente tendo em conta o MONEY MANAGEMENT/Management da carteira( tendo em conta que tal venda tem um "X" de IMPACTO na Carteira Geral)?
Imagem

por Elias » 5/4/2006 15:12

GAB Escreveu:Alguém sabe "estratégia(s)" para EMENDAR-ME e conseguir deixar correr ganhos?

Mesmo usando saidas e entradas parciais cometo o erro de não deixar correr ganhos....

(Alguém que anteriormente negociasse em daytrading-scalping-swingtrading e agora negoceie num espaço temporal mais alargado,ex:position trading,sabe informar se agora "vê" titulos de uma "outra forma" e se consegue com esse tipo de trading ter mais calma e conseguir deixar correr(mais) os ganhos?
:wink:

Caro GAB,

Aqui fica a minha opinião baseada na minha experiência pessoal. Eu dantes era adepto do daytrading mas desde o ano passado alarguei substancialmente o meu horizonte temporal de investimento.

Julgo que o principal inimigo do "let the profits run" dá pelo nome de GANÂNCIA. Quer isto dizer que é frequente que um investidor, assim que se vê a ganhar algum, não resiste à tentação e vende. E depois vê a acção continuar a subida e diz-lhe adeus...

Como contrariar esta tendência de não deixar correr os ganhos? Em minha opinião, isto vai depender acima de tudo se estás a apostar em ganhos rápidos (comprando títulos voláteis) ou em ganhos mais lentos mas mais consistentes. O mais importante é o investidor conseguir definir a sua metodologia e ser capaz de a seguir escrupulosamente.

Como referi no início, eu dantes era adepto da primeira abordagem mas ao longo do tempo tenho vindo a simpatizar cada vez mais com a segunda. Dá menos nervos e poupas um dinheirão em comissões. Como sabes eu uso muito a AT e dou muita importância às médias móveis e, em particular, à de 50 dias (embora use as outras como indicadores de tendência). Investindo com base na MM50, observo escrupulosamente e sem excepção os seguintes princípios:

COMPRA - esta é a parte fácil: considerar apenas a compra de acções que estejam acima da MM50 (escolhendo entre aquelas que estão com melhor aspecto técnico, com maior valorização anual ou próximo dos máximos do ano). Todas as acções que não estejam acima da MM50 são para ignorar, mesmo que pareçam promissoras sob outros pontos de vista. Seguindo esta regra estás a pôr de parte a maior parte dos títulos "fracos".

VENDA - esta é a parte mais difícil, mas as seguintes regras têm-me sido úteis:
- se um título detido em carteira fechar abaixo da MM50, é para vender imediatamente. Sem dó nem piedade. Claro que a regra pode ser adaptada, por exemplo só a aplicando se o fecho abaixo da MM se verificar em duas sessões seguidas. É um pouco ao gosto do freguês.
- se o título se mantiver acima da MM50, deve ser mantido em carteira, mesmo que pareça que "já subiu muito"; por vezes isto significa que as acções ficam em carteira seis meses ou mais - com os correspondentes retornos. Garanto-te que não te arrependes. É preciso é paciência.
- se um título detido em carteira disparar (por exemplo valorizar 10% em dois dias) considerar fechar metade da posição, para embolsar os ganhos rápidos, mantendo o resto em carteira para aproveitar uma eventual continuação da subida.
- se um título detido em carteira começar a "engonhar" - ou seja, não sobe nem desce, considerar vender a sim disponibilizar capital para outras aventuras.

A parte mais interessante disto tudo é que se conseguires não vender os títulos que se mantêm acima da MM50, então mais ver mesmo os lucros a correrem. Paciência e disciplina são as palavras de ordem.

Espero que isto ajude!

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por GAB » 5/4/2006 14:27

Alguém sabe "estratégia(s)" para EMENDAR-ME e conseguir deixar correr ganhos?

Mesmo usando saidas e entradas parciais cometo o erro de não deixar correr ganhos....

Talvez seja o INTUITO de "ANTECIPAR" e por negociar nun time frame curto/curtissimo.
(Alguém que anteriormente negociasse em daytrading-scalping-swingtrading e agora negoceie num espaço temporal mais alargado,ex:position trading,sabe informar se agora "vê" titulos de uma "outra forma" e se consegue com esse tipo de trading ter mais calma e conseguir deixar correr(mais) os ganhos?
:wink:
Imagem

por Camisa Roxa » 4/10/2005 16:42

Boa thread :)

A regra cut your losses short and let your profits run é a 1ª regra de trading a meu ver

2º regra que ajuda a aplicar a 1ª e que não pode ser dissociada desta:

* trade the trend

Dentro desta regra 2 regras simples:

* in an uptrend buy dips
* in a short trend short tops

Plano de acção:

1. definir a tendência (exemplo: cruzamento 2 médias móveis)

2. em caso de subida esperar 1 recuo do preço para entrar (exemplo: CCI hooking from -150), colocar stop loss imediato; em caso de descida esperar uma subida dos preços (exemplo: CCI hooking from 150), shortar e colocar 1 stop loss

3. let your profits run: ou sair com a confirmação do final da tendência ou com outro qualquer indicador que se escolha

Enfim, parece fácil mas não é claro, mas as regras são simples e permanecer fiel a elas dará concerteza bons retornos a longo prazo, melhores ou piores conforme a rentabilidade do sistema de entradas/saídas

Registado: 5/11/2002 11:27

por GAB » 4/10/2005 15:39

Boas caro EnglishMan,

li o post com imenso gosto e desde já agradeço a sua visão pessoal sobre este "problema", pois manifesta interessante "sapiência".

Da psicanálise feita por si em relação ao meu comportamento penso que ACEITO que A IMPACIÊNCIA é um facto e o "perfecionismo"(não me deixa ser mais flexivel) outro.Para tentar "profitar" mais, tenho meditado e anotado detalhes que me poderão "ajudar" no RUN Profits...

Enquanto mentalmente não conseguir "APRENDER" a ser mais flexivel e mais paciente deverei ENTRAR COM 2 POSIçOES Uma para Fazer os trades como eu PLANEIO e outra para fazer com um pouco mais de "espaço", mais flexibilidade( stops + alargados, não "colher" tudo de um swing, atingido o target colocar ai stop e não fechar posição) etc etc etc.

REFERE que CUT Losses é dificil;

Para mim é facilimo;

Pois entro num titulo num ponto que achei que será vital para que activo siga o planeado,evolua no sentido da posição.( curto ou longo)

Como ao entrar em qualquer posição sei que com comissões-c-v o trade é sempre NEGATIVO de pelo menos 0,50%( sendo inferior não interessa; devo ter em mente a negatividade inicial dos 0,50%)
Dou um pequeno espaço de manobra(%-ticks-temporal) e se realmente não passa a positivo ou passa aquele limite FECHO-Saio do activo.
PENSO QUE SE ACTIVO Nao agiu de acordo com esperado logo HOUVE UMA FALHA e como tal Não posso ter aquele activo naquele momento.

Talvez o querer(procurar) ter um grande "acerto" em entradas, o querer ser perfeito no MOMENTUM de entrar para que possa sentir que disponho de trade(s) ganhadores etc etc me prejudiquem na hora dos RUN PROFITS.
Imagem

...

por englishman » 4/10/2005 13:43

Olá, caro GAB.

Como escreveu:
Para mim a parte mais dificil de conseguir é RUN PROFITS.....

Penso que está de parabéns, pois o "cut your losses" é a parte mais difícil do axioma.
Deste modo, pode estar menos preocupado consigo e com os seus futuros investimentos, pois assim o ganho/lucro fará parte do seu "portfolio", mais do que as perdas.

O que me tem surgido como interpretação daquilo que escreve é que o GAB é muito exigente e rigído consigo próprio querendo cumprir, "religiosamente", aquilo que pré-definiu.
Mas o ser rigído e exigente é bom e pode levá-lo a ter a disciplina necessária (que parece já ter um pouco do que é necessário) para investir e melhorar cada vez mais as suas "performances", pois está a ser consonante com aquilo que define nos seus negócios.
Como disse e muito bem:
podemos também traçar mal um target e ai SOU TENTADO A EXECUTAR perdendo assim mais potencial de ganho)

o seu conflito é com o poder ganhar mais e parece que o problema está em "traçar mal o target".
Aqui, terá de aliar um pouco de flexibilidade à sua disciplina, nos seus negócios.
Pois se traçou uma estratégia inicial tem de ter a capacidade de flexibilizar essa estratégia a ponto de a alterar. Ou seja, conseguir um equilíbrio entre a sua exigência/rigidez/disciplina e flexibilidade.
Eu penso que não traçamos mal o target, pois ele leva-nos ao ganho mesmo que seja reduzido.
O reduzido ganho também depende do valor que nós damos à amplitude desse ganho.
Para uns ganhar 10 cêntimos num negócio, é bom... para outros só ganhando 50 cêntimos é que considera ter feito um bom negócio.

Quando diz que:
Estou a "LIMAR" a GANANCIA
eu penso que deveria tentar "LIMAR" a sua ANSIEDADE pois parece-me que é esta que não está a deixá-lo aumentar os seus "profits".
Como prova disso é a sua tendência para:
QUERER FAZER PROFITS rápidos e o máximo da swing(quase que ADVINHAR)bem como ter tendência para querer aproveitar todas as "oportunidades" de entrada que me apercebo.

Porque eu penso que o que está por detrás da "ganância" talvez seja a ansiedade e que esta esteja a bloquear a sua ambição e os seus "profits".
E também parece-me que fica bastante focado na concretização dos resultados, dos seus objectivos, o que para além de ser bom e necessário, se essa centração fôr demasiada pode tornar-se má, pois se não os consegue atingir tem como consequência sentimentos de desvalorização, descontentamento, desânimo, apesar de ter ganho. Ou seja, mais uma vez se pede um pouco de flexibilidade e de entender/aceitar que ganhar é bom... este é o início! :wink:

Bom trabalho.
EnglishMan

por Rui12ld » 4/10/2005 12:06

As máximas foram feitas para se quebrarem (hehe),

Gostei do que li. Eu também já sofri (deixei de ganhar) com vendas precipitadas e com a não aplicação de stop loss (a experiência leva-me a que estes sejam cada vez mais apertados).
E depois há outras máximas como a diversificação, etc que podem ficar para outros tópicos.

No entanto algo me despertou a atenção nos textos acima, não é a colocação de stop loss num trade vencedor a não aplicação do let the profit run? Pois deveríamos deixar os ganhos prolongaram-se mesmo quando o “ruído” faça com que a acção baixe temporariamente. Isto porque o run your profits não é mais do que uma atitude desleixada (no bom sentido) perante a acção que se comprou (quer em AT quer em AF) pois “sabemos” que aquela acção vale x e só está em y pelo que com o tempo ira lá chegar. Esta atitude não se compadece com a aplicação de stop loss cada vez mais apertados. A melhor atitude mesmo é tirar o tick da acção e só voltar a olhar para ela passado x semanas ou meses. Esta é a minha humilde opinião.

Abraço

Registado: 4/2/2004 19:57

por GAB » 4/10/2005 9:03

Ulisses Pereira

Li artigo ( link deixado neste topico), gostei e SALIENTO:

AGIR em REACçÃO e nunca em ANTECIPAçÃO, pode ser interessante para que entradas possibilitem que trade passe nas sessões seguintes a ser um trade ganhador e com tal aplicar o LESS RUN PROFITS & never less a "Winner" become a "loser".
Imagem

por GAB » 4/10/2005 8:32

Para mim a parte mais dificil de conseguir é RUN PROFITS.....

Parece facil mas nao é pois essa parte do conceito pode ser facilmente "violada" e não ser cumprida.

Por varios motivos,
os TARGETS-Objectivos que traça-mos e saida nos mesmos por vezes contraria tal, pois numa situação favorável poder-se-á ganhar mais se não activar-mos venda em tais pontos
(pois como podemos traçar mal uma entrada e ser obrigados a cortar perdas(para mim actualmente tal é fácil)podemos também traçar mal um target e ai SOU TENTADO A EXECUTAR perdendo assim mais potencial de ganho)

A vontade de "expremer" ao máximo um trade os stops, acabam por vezes serem apertados de mais (pela expectativa de uma nova swing de correcção), protejo o trade e ganhos mas variadas vezes acabam por impedir uma REENTRADA ATEMPADA para novas valorizações etc etc.

Não é facil cumprir na integra o RUN PROFITS apesar de teoricamente ser simples ver que se titulo continua a seguir direcção da entrada se deveria abdicar de targets e stops que limitem ganhos.

Eu particularmente estou a "trabalhar" tal detalhe, estou a analisar-meditar sobre minhas atitudes psicológicas e atitudes de trading perante o evoluir favorável.....Estou a "LIMAR" a GANANCIA, "LIMAR" a flexibilidade em aceitar que meus targets podem não ser os mais correctos e que em vez de servirem como poonto de saida devem passar a ser "pontos de ref" e quando ultrapassados passarem a ser STOPS_LOSS etc etc.

NO PRESENTE MOMENTO estou mesmo a tentar me mentalizar para evitar o QUERER FAZER PROFITS rápidos e o máximo da swing(quase que ADVINHAR)bem como ter tendência para querer aproveitar todas as "oportunidades" de entrada que me apercebo.
Imagem

...

por englishman » 4/10/2005 1:08

Olá, GAB.

"Run your profits, cut your losses"
Parece ser uma verdade na bolsa... e parece ser simples de seguir, MAS NAO É.

Gostava de saber opiniões sobre como melhor aplicar tal AXIOMA pois eu não consigo aplica-lo apesar de parecer fácil.

Qual é a parte do axioma que não consegue aplicar?
O "Run your profits" ou o "cut your losses"? Ou os dois?

Para além dos fundamentos teóricos básicos desse axioma que "postou" anteriormente:
Cut your losses short and let your profits run. This is the essence of your trade exit rules.

Cutting losses short

A protective stop protects your trading capital, it is your initial trade risk. Before a trade is even entered your should know where your protective stop will be - this is your maximum loss (barring any slippage on the exit). There are many different ways to determine a protective stop on a trade:

Set dollar amount - Say $500 on every trade

Percentage retracement - Say 10% from the entry price

Volatility - A percentage of the average true range of the previous x bars

Moving Averages - the opposite of the moving average entry

Channel breakouts - the opposite of the channel breakout entry

Based on areas of support and resistance stops

Time - If a position is not in profit after a certain length of time then it is exited.

Letting profits run

An effective exit technique is also required to allow a successful trade to make the most profit possible and give back the least amount of it.

Usually a trailing stop is employed to achieve this objective. A trailing stop moves to lock in profits as the trade moves in the traders favour, it should never be moved backwards. There are many different ways to calculate a trailing stop:

Volatility - the stop is calculated as a percentage of the average true range of x periods.

Dollar - A set amount determined before the trade is entered.

channel breakout - exit a long position at the low of the last x bars.

moving average

chart patterns - ie move the trailing stop behind each consolidation as it forms.

Other forms of exit are:

Time Stops - A trade is exited after a certain length of time no mater what. A day trader, for example, will always exit at the market close.

Targets - A limit order is placed to exit a position at a pre-defined profit objective. However this tends to break the rule of letting profits run and usually reduces the profitability of a system by cutting short the best trades.

existe também a sua aplicabilidade que está directamente ligada ao nível de disciplina que cada investidor coloca nos seus investimentos e da consciência de cada um de que perder e ganhar faz parte deste "jogo" e enquanto não aceitarmos que perder e ganhar são "duas faces da mesma moeda" nem cortamos as nossas perdas nem deixamos correr os ganhos. Importante mesmo, é ganhar mais que perder. Por isso diz o axioma para cortarmos as nossas perdas e os negócios perdedores (minimizar as perdas), ou seja, quando escolhemos uma acção e ela não sobe como nós tinhamos pensado e faz o sentido inverso, devemos fechar essa posição, esse negócio e voltar-se para outro que possa parecer rentável... se a acção que deixamos porque estava a cair, por acaso, subir acima do preço a que vendemos isso é o menos importante, porque o que interessa é estarmos consonantes connosco e com as nossas convicções (estas situações podem acontecer mas não é por "ruminarmos" nelas que nos vamos tornar melhores investidores).
Por isso, considero esta parte a mais importante: diminuir as perdas e aceitar que também fazemos maus negócios, mas que logo iremos entrar num bom... o objectivo é defender o nosso dinheiro.
A parte do "Let run your profits" é importante mas requer menos sofrimento psicológico do que as perdas. Claro que quando ganhamos 100 e podíamos ganhar 500 ficamos chateados e revoltados, mas é muito pior o sentimento das perdas, por isso os investidores têm tanta relutância em vender a perder... para não sofrer, simplesmente! :wink:
Ganhar é bom, seja 100 ou 500 e se o nosso objectivo é mesmo o "Run the profits" então o caminho para o alcançar é com pequenos ganhos, porque com os pequenos ganhos temos grandes ganhos em nós próprios com consequente melhoria da nossa confiança e segurança nos investimentos que decidimos fazer, ou seja, mais confiança na tomada de decisão e aí sim, podemos alargar os limites dos nossos ganhos chegando, naturalmente, ao "let the profits run"!
Sem saber a sua resposta em relação às dificuldades em aplicar uma das partes ou as duas do referido axioma, penso que o desenvolvimento da confiança/segurança nos investimentos é muito importante, e digo mesmo fundamental... mas isso só se consegue com ganhos, ou melhor, com mais ganhos do que perdas! :wink:

Espero ter contribuído para a sua reflexão... :idea:

Cumprimentos.
EnglishMan

por GAB » 3/10/2005 20:45

Cut your losses short and let your profits run. This is the essence of your trade exit rules.

Cutting losses short

A protective stop protects your trading capital, it is your initial trade risk. Before a trade is even entered your should know where your protective stop will be - this is your maximum loss (barring any slippage on the exit). There are many different ways to determine a protective stop on a trade:

Set dollar amount - Say $500 on every trade

Percentage retracement - Say 10% from the entry price

Volatility - A percentage of the average true range of the previous x bars

Moving Averages - the opposite of the moving average entry

Channel breakouts - the opposite of the channel breakout entry

Based on areas of support and resistance stops

Time - If a position is not in profit after a certain length of time then it is exited.

Letting profits run

An effective exit technique is also required to allow a successful trade to make the most profit possible and give back the least amount of it.

Usually a trailing stop is employed to achieve this objective. A trailing stop moves to lock in profits as the trade moves in the traders favour, it should never be moved backwards. There are many different ways to calculate a trailing stop:

Volatility - the stop is calculated as a percentage of the average true range of x periods.

Dollar - A set amount determined before the trade is entered.

channel breakout - exit a long position at the low of the last x bars.

moving average

chart patterns - ie move the trailing stop behind each consolidation as it forms.

Other forms of exit are:

Time Stops - A trade is exited after a certain length of time no mater what. A day trader, for example, will always exit at the market close.

Targets - A limit order is placed to exit a position at a pre-defined profit objective. However this tends to break the rule of letting profits run and usually reduces the profitability of a system by cutting short the best trades.
Imagem

por ppferreira » 3/10/2005 12:36

De facto, essa é uma das grandes barreiras que se coloca a um trader.

A minha opinião:

Em primeiro lugar, definir muito bem o trading plan. Contemplar ponto de entrada, target e stop loss.

Partindo do princípio que o trade decorre tal como o planeado, "let the profits run". Como?! Aplicando trailing stops, ou seja, vamos subindo o valor da stop. Desta forma nunca comprometemos uma regra importantíssima, senão a mais importante: preservar o capital!

Vou dar um exemplo prático da minha carteira neste momento: entrei nos calls 7463I Dax 5200 a 0,36 com stop e target definido. a partir do momento que o trade se tornou positivo, fui ajustando a stop. Neste momento o call está a fazer 0,86 e desta forma fui salvaguardando os ganhos sem cortar nos profits.

Espero ter ajudado!

Kid_A
"Don´t take tips before tips take you"

Registado: 8/11/2002 2:03

por Ulisses Pereira » 3/10/2005 12:12

Eu continuo a defender que a não aplicação desta máxima é o maio rerro que, habitualmente, os investidores cometem.

Há uns tempos, escrevi um artigo exclusivamente dedicado a isso em : http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=29

E, GAB, tal como dizes é muito mais difícil de aplicar esta regra do que aparenta, pois a tendência natural do ser humano é para a contrariar...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Caro GAB ...

por The Mechanic » 3/10/2005 10:58

...para mim funciona mais o : " mais vale ganhar 100 Euros do que a possibilidade de ganhar 200 ..." .Obviamente quanto deixamos de ganhar 400 custa muito e temos tendencia a no próximo trade " não nos deixarmos enganar " ...
É preciso disciplina , acompanhamento e alguma frieza para as emoções não tomarem conta de nós , pois com as emoções vem a ganância ...
A ganância é que deita tudo a perder ...
Já me aconteceu muitas vezes, mas faz parte . Agora custa muito mais quando iniciamos um trade , começamos a ganhar " alguma coisa que se veja " e depois a cotação começa a descer , a descer e quando damos por ela já somos perdedores ...e depois vendemos e a cotação sobe no dia a seguir ... :mrgreen:

... e nenhum de nós quer que isso aconteça ( being a loooser ), não é ?! :wink:

Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por pvg80713 » 3/10/2005 10:45

tambem nao consigo, mas parece que a solução possa estar em colocar stops nas ordens....

Registado: 19/4/2005 11:11

"Run your profits, cut your losses."

por GAB » 3/10/2005 10:28

Parece ser uma verdade na bolsa... e parece ser simples de seguir, MAS NAO É.

Gostava de saber opiniões sobre como melhor aplicar tal AXIOMA pois eu não consigo aplica-lo apesar de parecer fácil.
Imagem

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Anexo600, As_paus , Burbano, cali010201, darkreflection, Ferreiratrade, GamesOver, Google [Bot], Google Adsense [Bot], joao garcao, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mavericks7, mjcsreis, Mr.Warrior, Musus, O Magriço, PMP69, Shift72, Simplório, Zecadiabo e 129 visitantes