Indústria fonográfica processa portugueses que roubam música
Emule
Só 2 "acrescentos":
1) Por encerrar o razorback e os servidores tugas não veio grande mal ao mundo, rapidamente os utilizadores elegeram outros servers de grande dimensão, as vantagens e necessidade de servers nacionais tambem se extinguiu com o aumento da netcabo do tráfego internacional de 1 para 10 gb, pelo menos para o pacote normal.
2) A PJ nas notícias, disse que a selecção da clientela a investigar se iniciava por volume de tráfego... não é obviamente quem saca meia duzia de musicas por mes que eles querem apanhar, mas isto claro... por enquanto!
1) Por encerrar o razorback e os servidores tugas não veio grande mal ao mundo, rapidamente os utilizadores elegeram outros servers de grande dimensão, as vantagens e necessidade de servers nacionais tambem se extinguiu com o aumento da netcabo do tráfego internacional de 1 para 10 gb, pelo menos para o pacote normal.
2) A PJ nas notícias, disse que a selecção da clientela a investigar se iniciava por volume de tráfego... não é obviamente quem saca meia duzia de musicas por mes que eles querem apanhar, mas isto claro... por enquanto!
.....................
Penso que a pirataria não se combate desta forma, penso que a SPA e a IFPI lançaram mais gasolina para o incêndio, enfim.... penso que a sensibilização e a depreciação dos preços no consumo faziam o resto, agora acho que para o mercado Português músicas unitárias a 0.99 é um valor elevado, se tomarmos em conta que um CD tem normalmente 12 faixas e que segundo os dados que vi na televisão o custo médio actual de um CD ronda os 10 euros, assim a música unitária on-line fica ao mesmo preço ou mais cara e com a agravante de nem sequer termos um CD com uma bonita capa. Esta minha opinião está baseada nos comentários que ouvi nas noticias de hoje , no entanto se contiver erros ou lapsos por favor tenham a bondade de me rectificar.
AC
AC
- Anexos
-
- images1.jpg (2.94 KiB) Visualizado 1427 vezes
Mais vale um pássaro na mão que dois a voar
www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks
www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks
Quem já não ouviu isto nas noticias? As multas poderão ir até aos 5000 euros, quem for "apanhado" a roubar músicas da Internet...
Pois bem, é altura de acalmar o pânico de milhares de pessoas e de pais preocupados com o que os filhos fazem no computador.
1º - Os chamados "processos" vão ser criados pela SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) e/ou pela IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica). Neste ponto, há uma coisa que deve ser clara: nenhuma destas instituições tem autoridade para passar multas a quem quer que seja. O objectivo (imoral) é assustar os utilizadores de Internet e levá-los a pagar uma indemnização até 5000 euros, ou será levado a tribunal. Isto pode ser visto como chantagem, uma vez que ou pagamos, ou levamos com um processo. Estas empresas que vão enviar as tais cartas, não estão a agir através de um processo judicial (pois seria muito dispendioso processar individualmente milhares de pessoas) mas sim através de um processo civil. Que relevância jurídica tem isto? Nenhuma! Simplesmente ameaçam as pessoas e metem medo. Se alguma pagar, melhor. Se ninguém pagar, encolhem os ombros e passam ao próximo. De facto há leis em Portugal, mas não são estas empresas que as escrevem.
2º - Onde está essa informação, e quem decide que valor é que se vai pagar? Em Portugal só há uma maneira de obrigar as pessoas a pagar multas ou indemnizações: o tribunal! Como o Bill Gates disse: "O nosso computador é tão confidencial como a nossa conta bancária". Sem processo em tribunal, ninguém (nem mesmo estas entidades) podem acusar, vigiar, espiar, exigir, passar multas, pedir indemnização, ter acesso ao vosso computador, ou "consultar" que downloads fazem.
3º - Para os menos entendidos, quem tem ligação à Internet, liga-se através de um IP (ex. 255.255.255.255) e mais nenhuma informação é transmitida (e atenção a isto).
Quem mantém o registo a quem pertence cada IP ligado, é apenas a empresa de Internet a quem contraram o serviço (ex. Netcabo, Cabovisão, Sapo, Clix, etc.). Neste caso, só com um processo judicial é que a vossa informação confidencial é disponibilizada. Ou seja: receberam uma carta a pedir uma indemnização. Muito bem, há processo judicial a decorrer em tribunal? Não? Então a carta não vale nada. E se quiserem ir mais além, contactem o vosso fornecedor de Internet e perguntem como é que a determinada instituição obteve os vossos dados, sem autorização do tribunal. E se ainda quiserem ir mais além, iniciem um processo contra o vosso fornecedor de Internet, ou contra a instituição que vos "ameaçou".
4º - Quem faz download de qualquer tipo de ficheiros da Internet (seja musica, filmes, fotografias) é apelidado de "pirata informático" pela comunicação social. Mas há uma grande diferença entre fazer download e desfrutar desse mesmo download no conforto da vossa casa, e de fazer download de filmes e música e ir vender para a feira da ladra, ou qualquer outro local. Quem lucra com estes negócios de downloads para vender posteriormente, é que deve ser apelidado de pirata informático. Ou será que quando se gravava as telenovelas e os filmes da televisão em cassetes, também era chamado de pirata da televisão? É exactamente a mesma coisa. Em vez de copiarem da televisão, copiam da Internet.
5º - Neste momento, em Portugal não há nenhuma lei relativamente à pirataria informática (pelo menos explícita) e em que base se suporta, ou que diferenças existem entre consumo próprio ou para venda. Da mesma maneira que não há qualquer precedente de tal situação. Todos aqueles anúncios no cinema, nunca deram em nada nem nunca ninguém foi preso. Eram só campanhas!
6º - Se estivessem a infringir alguma lei, acham que seriam enviadas cartas para pararem com os downloads e a serem convidados a pagarem de livre vontade? Também ninguém manda cartas a um ladrão para parar de roubar no metro e entregar-se na esquadra mais próxima, ou a um assassino para parar de matar os vizinhos com a caçadeira, e para se dedicar à agricultura. É absurdo! Se neste país nem uma pessoa que viola crianças vai presa, quanto mais nós que nos recusamos a pagar multas! Tirar músicas da Internet dá multa até 5000 euros. E andar a 120km/h dentro de uma localidade dá 500 euros? Passar um sinal vermelho menos que isso? Desencadear um acidente em cadeia na auto-estrada porque se bebeu demais fica-se sem carta? Acham justo? Tirar músicas da Internet é que é mau para a sociedade, e os perigosos somos nós, não?
7º - Recentemente em França foi aberto um processo pelas indústrias e editoras similar a este, e até foi feita uma petição em tribunal para ser criada uma lei que punisse quem fizesse downloads da Internet. No entanto, o Juiz recusou-se alegando que se estaria a violar a divulgação cultural. Temos o direito de experimentar o produto antes de o comprar, ou não?
8º - Quem acham que perde com isto tudo? O terror instala-se, as pessoas começam a parar de fazer downloads, e a Internet em casa passa a ser usada para ver páginas e ler o e-mail. Quem precisa de grandes velocidade para isso? Ninguém...assim os consumidores começam a cancelar a Internet, ou a passar para uma mais barata. E quem sofre? O fornecedor de Internet.
9º - Há vários cantores e grupos de música nacionais que culpam a "pirataria" das baixas vendas que os seus álbuns conseguem no mercado. Esta é a lista de vários artistas que lutam contra a pirataria:
Ágata, Agrupamento Musical Diapasão, Aldina, Alfredo Vieira de Sousa, Ana Moura, António Cunha (Uguru), António Manuel Ribeiro, António Manuel Guimarães (Magic Music), Banda Lusa, Blasted Mechanism, Blind Zero, Bonga, Boss AC, Camané, CantaBahia, Carlos do Carmo, Carlos Maria Trindade, Carlos Tê, Clã, Cristina Branco, Da Weasel, Danae, David Fonseca, Dealema, Delfins, DJ Vibe, Dulce Pontes, Emanuel, Expensive Soul, Fernando Rocha, Filipa Pais, Fingertrips, FNAC, GNR, Gutto, Iran Costa, Íris, Jaguar Band, João Afonso, João Gil, João Monge, João Pedro Pais, João Portugal, Jorge Cruz, Jorge Palma, José Mário Branco, Liliana, Lúcia Moniz, Luís Cília, Luís Represas, Luísa Amaro, Mafalda Veiga, Manuel Faria, Manuel Freire, Manuel Paulo, Mão Morta, Marante, Maria João&Mário Laginha, Mário Fernandes, Mariza, Ménito Ramos, Mesa, Miguel&André, Miguel Guedes (em nome individual), Mind da Gap, Místicos, Mónica Sintra, Paula Teixeira, Paulo Ribeiro, Pedro Abrunhosa, Pedro Ayres Magalhães, Pedro Oliveira, Pedro Osório, Quatro Cantos, Quim Barreiros, Quinta do Bill, Rádio Macau, Rita Guerra, Rodrigo Leão, Rosita, Rui Bandeira, Rui Veloso, Santamaria, Sérgio Godinho, Teresa Tapadas, The Gift, Toranja, Toy, Tozé Brito, UHF, Vitorino, Wraygunn, Xutos e Pntapés, X-Wife e Zé Peixoto.
Por favor, e peço-vos que metam a mão na consciência: Quem é a pessoa com com alguma inteligência que se vai a meter a fazer download de músicas da Ágata? Ou da Rosita? Ou do Agrupamento Musical Diapasão? Ou pior, do Iran Costa?
10º - Ora vejamos:
Fim da Pirataria –> Menos Utilizadores da Internet –> Choque Tecnológico por água abaixo –> Portugal país cada vez mais atrasado a nível europeu
Fim da Pirataria –> Menos Utilizadores da Internet –> Menos lucros dos ISP's –> PT apresenta prejuízo -> Portugal país cada vez mais atrasado a nível europeu
Fim da Pirataria –> Aumento dos Processos que se acumulam nos tribunais –> Justiça mais lenta –> Portugal país cada vez mais atrasado a nível europeu
Fim da Pirataria –> As pessoas não vão comprar Cd's só porque a pirataria "acaba" ou diminui podendo mesmo criar uma certa "revolta" contra as editoras e afins –> O povo começa a cagar para os artistas –> Menos lucros para editoras e artistas –> Mundo da música e não só com dificuldades –> Portugal país cada vez mais atrasado a nível europeu
Continuamos...?
11º - Ok, concordo que os direitos de autor têm que ser protegidos. Mas não concordo que um simples CD de música cujo custo de fabrico ronda 1 euro, seja vendido por 15/20 euros, em que apenas cerca de 2 euros vão para os artistas. E ainda têm a lata de chamar piratas a nós?
12º - Concluindo, não se deixem vencer pelo medo. Não digo para olharem para o lado caso recebam essas cartas, mas sim que se informem e que pesquisem as maneiras legais de se fazer o correcto. Informem e mantenham-se informados, pois basta haver um decréscimo dos utilizadores deste tipo para essas empresas pensarem que podem fazer tudo e que podem ganhar.
Eu posso considerar-me culpado, mas sou culpado, não por fazer downloads de musicas e filmes mas pelo facto de fazer parte da classe média que mal tem dinheiro para pagar a renda de casa, e ainda faz um sacrifício enorme em pagar 60€ pela Internet, mais não sei quantos euros pela tvcabo, mais não sei quantos euros pelo telefone, mais não sei quantos euros pela assinatura mensal do telefone, e de trabalhar de sol a sol. Mas NÃO SOU CULPADO, pelos roubos de ministros, deputados, e administradores de empresas estatais, pelos buracos financeiros que causaram a empresas estatais. NÃO SOU CULPADO, pelo buraco financeiro em que o pais se encontra, e muito menos pelo valor do défice 6,8.
Agora só vos peço para levarem a vossa vida atrás do computador calmamente, não castiguem os vossos filhos por algo que não estão a fazer, e acima de tudo, divulguem toda esta informação, para que essas empresas que vêm do estrangeiro, não pensem que somos uma cambada de saloios e que nos podem meter medo!
Publicação: 04-04-2006 21:31 | Última actualização: 04-04-2006 21:47
SIC
Partilha ilegal de música na Internet
Apresentadas 28 queixas-crime na PJ contra desconhecidos
A Associação Fonográfica Portuguesa apresentou esta terça-feira na Polícia Judiciária (PJ) as primeiras 28 queixas-crime contra utilizadores de serviços ilegais de partilha de ficheiros de música através da Internet. As Queixas são contra desconhecidos. O problema vai ser mesmo apanhar quem comete estes crimes.
SIC
Milhares de portugueses fazem "downloads" de música sem pagar direitos de autor. A Associação que zela pelos interesses de quem se dedica à música conseguiu investigar e encontrou 28 utilizadores. Denunciou-os à PJ ao mesmo tempo que outros 80 países faziam o mesmo.
No mundo há mais de cinco mil acções em tribunal o problema é apanhar quem comete o dito crime.
Nenhuma das instituições referidas tem autoridade para passar multas a quem quer que seja. O objectivo é assustar os utilizadores da Internet e levá-los a pagar uma indemnização até cinco mil euros, ou levá-los a tribunal.
Só com um processo judicial é que há acesso às contas pessoais da Internet. Os chamados "Internet protocols" são atribuidos a cada utilizador cada vez que acede à net. Ou seja, só um juiz pode decidir se pode ou não ser investigado o "download". Mesmo assim, quem dá a cara por estas campanhas diz que a lei está bem assim.
A motivação da Associação Fonográfica é a quebra das vendas. Curiosos são os dados disponibilizados aos jornalistas: os CD's novidade dizem os responsáveis têm baixado de preço, situam-se em média nos 8,47 euros.
SIC
Partilha ilegal de música na Internet
Apresentadas 28 queixas-crime na PJ contra desconhecidos
A Associação Fonográfica Portuguesa apresentou esta terça-feira na Polícia Judiciária (PJ) as primeiras 28 queixas-crime contra utilizadores de serviços ilegais de partilha de ficheiros de música através da Internet. As Queixas são contra desconhecidos. O problema vai ser mesmo apanhar quem comete estes crimes.
SIC
Milhares de portugueses fazem "downloads" de música sem pagar direitos de autor. A Associação que zela pelos interesses de quem se dedica à música conseguiu investigar e encontrou 28 utilizadores. Denunciou-os à PJ ao mesmo tempo que outros 80 países faziam o mesmo.
No mundo há mais de cinco mil acções em tribunal o problema é apanhar quem comete o dito crime.
Nenhuma das instituições referidas tem autoridade para passar multas a quem quer que seja. O objectivo é assustar os utilizadores da Internet e levá-los a pagar uma indemnização até cinco mil euros, ou levá-los a tribunal.
Só com um processo judicial é que há acesso às contas pessoais da Internet. Os chamados "Internet protocols" são atribuidos a cada utilizador cada vez que acede à net. Ou seja, só um juiz pode decidir se pode ou não ser investigado o "download". Mesmo assim, quem dá a cara por estas campanhas diz que a lei está bem assim.
A motivação da Associação Fonográfica é a quebra das vendas. Curiosos são os dados disponibilizados aos jornalistas: os CD's novidade dizem os responsáveis têm baixado de preço, situam-se em média nos 8,47 euros.
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.
- Mensagens: 1700
- Registado: 26/11/2004 23:00
- Localização: Belém-Lisboa
AFP diz instaura 28 queixas-crime pirataria música Internet
04/04/2006 14:20
LISBOA, 4 Abr (Reuters) - A Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) apresentou hoje na Polícia Judiciária 28 queixas-crime contra suspeitos de pirataria de música na Internet, no âmbito de uma mega-operação internacional, disse a AFP em comunicado.
Em colaboração com a International Federation of the Phonographic Industry (IFPI), que já instaurou 5.500 processos em 18 países por pirataria digital, o objectivo da AFP é combater a queda das vendas de música nacional.
Segundo a APS, a música nacional sofreu uma quebra de 47 pct nas vendas entre 2000 e 2005, em grande medida devido à pirataria de música na Internet.
"É uma surpresa para mim a escala do problema em Portugal", disse John Kennedy, presidente da IFPI, numa conferência conjunta com a AFP.
"Neste momento, a música nacional tem uma quota de mercado de 25 pct (em Portugal). Se as coisas continuarem assim, vamos ter 100 pct de música internacional e nenhuma música portuguesa", concluiu.
A pena prevista para crimes de partilha não autorizada de ficheiros pode ir desde uma multa até três anos de prisão.
((---Henrique Simões de Almeida, Lisboa Editorial, 351 21 3509206, lisbon.newsroom@reuters.com, Reuters messaging: Henrique.almeida.reuters.com@reuters.net))
04/04/2006 14:20
LISBOA, 4 Abr (Reuters) - A Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) apresentou hoje na Polícia Judiciária 28 queixas-crime contra suspeitos de pirataria de música na Internet, no âmbito de uma mega-operação internacional, disse a AFP em comunicado.
Em colaboração com a International Federation of the Phonographic Industry (IFPI), que já instaurou 5.500 processos em 18 países por pirataria digital, o objectivo da AFP é combater a queda das vendas de música nacional.
Segundo a APS, a música nacional sofreu uma quebra de 47 pct nas vendas entre 2000 e 2005, em grande medida devido à pirataria de música na Internet.
"É uma surpresa para mim a escala do problema em Portugal", disse John Kennedy, presidente da IFPI, numa conferência conjunta com a AFP.
"Neste momento, a música nacional tem uma quota de mercado de 25 pct (em Portugal). Se as coisas continuarem assim, vamos ter 100 pct de música internacional e nenhuma música portuguesa", concluiu.
A pena prevista para crimes de partilha não autorizada de ficheiros pode ir desde uma multa até três anos de prisão.
((---Henrique Simões de Almeida, Lisboa Editorial, 351 21 3509206, lisbon.newsroom@reuters.com, Reuters messaging: Henrique.almeida.reuters.com@reuters.net))
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.
- Mensagens: 1700
- Registado: 26/11/2004 23:00
- Localização: Belém-Lisboa
DOW Escreveu:Por ter acabado os dois servidores nacionais não quer dizer que tenha acabdo o emule, ainda há umas dezenas de servidores internacionais, o problema é o trafego internacional que não é totalmente filtrado, mas mesmo assim o valor é insignificante.
Sim eu sei, por vezes usava servidores internacionais! Mas quando precisava de material portugues usava os respectivos! Agora será mais complicado encontrar algo na net! Para mim aquela era a forma mais rapida de encontrar algum ficheiro!
Bem podem lutar eles para acabar o emule que daqui a uns anos conseguem, foi como o napster, anos de luta! A luta contra esse tipo de programas é uma luta sem fim, quando acabam com um, aparecem logo outros! Alem disso, cada vez mais aparecem servidores em zonas francas! Conheço um site de cracks que diz mesmo na descrição que a legal a distribuição por estar alojado num país onde é permitido o uso de cracks! LOL
Não estou a dizer que sou a favor da pirataria, mas hoje em dia quem não tem um programa piratiado, um mp3, ou outro qualquer! Muito bem que tem de existir maneiras de o combater, mas se querem acabar com ele tem de mandar pelo menos processos para 80% da população activa e 100% para jovens com menos de 18 anos!
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Resina Escreveu:Dow, por acaso não sabia, já não usava o emule ha uns mesitos! Foi pena! Enfim, aquilo não vivia só do mp3, encontrava la de tudo! Mesmo tudo o que precisava!
São decisões!
Por ter acabado os dois servidores nacionais não quer dizer que tenha acabdo o emule, ainda há umas dezenas de servidores internacionais, o problema é o trafego internacional que não é totalmente filtrado, mas mesmo assim o valor é insignificante.
uma pessoa que utilize o emule,pode ligar-se só a rede kad,sem passar por qualquer servidor,eu falei com uma pessoa minha conhecida que utiliza o emule 24 horas por dia,e ele confirmou-me isso,e ainda me dise que conseguia velocidades de upload e download mais altas.

"A liberdade é como a vida,só a merece,quem sabe conquista-la todos os dias.",Goethe
- Mensagens: 15
- Registado: 15/3/2006 19:09
- Localização: 16
Dow, por acaso não sabia, já não usava o emule ha uns mesitos! Foi pena! Enfim, aquilo não vivia só do mp3, encontrava la de tudo! Mesmo tudo o que precisava!
São decisões!
São decisões!
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Resina Escreveu:Pergunto aos forenses se alguem sabe se sempre e verdade que os servers max pt tejo e sado deixaram de existir!?
Sim é verdade, foram desligados no passado mês de Fevereiro, deixo aqui as explicações do Administrador:
Há cerca de 3 anos foi iniciado o projecto do Emule nacional com um servidor e logo a seguir com o lançamento do cliente Emule conhecido como Bowlfish.
O objectivo era criar uma rede dentro da rede para restringir o tráfego a redes nacionais, de forma a ajudar a libertar os utilizadores de peer-to-peer das limitações de consumos impostas pela maioria dos ISPs nacionais.
Pouco tempo depois, foi adicionado um novo servidor à rede para ajudar a lidar com o explosivo crescimento da rede. E a rede foi crescendo até ao dia de hoje, com cerca de 43.000 utilizadores.
O projecto nunca foi comercial, sempre viveu das contribuições da equipa e de outros. A dimensão e a velocidade de crescimento atingida pelo projecto surpreendeu tudo e todos. Apesar disso, apenas com a ajuda de algumas contribuições de hardware para os servidores e muito trabalho de equipa para construir, gerir e manter os servidores.
As condições que permitiam a existência dos dois servers extinguiram-se, e os servers foram hoje desligados permanentemente.
A decisão não foi repentina, nem feita de cabeça quente. Embora os recentes acontecimentos com o Razorback tenham tido influência nesta decisão, não foi a única, nem sequer a mais importante. A decisão é no entanto final e irreversível.
Foi bom enquanto durou.
Não quero comentar aqui sobre a legitimidade dos usuários de programas P2P, e sobre os direitos das pessoas relativamente aos produtos copyrighted...
Apenas salientar 'factos' interessantes:
(não devem estar muito longe da verdade)
- Provavelmente mais de 90% dos adolescentes e grande parte dos jovens adultos que têm ligações de banda larga já usaram a internet para descarregar ficheiros com conteúdo ilegal.
- Uma elevada percentagem dos iPods, etc... todo o tipo de leitores mp3 são usados para ouvir música descarregada da internet ou obtida ilegalmente(pirataria).
Poderiamos mesmo culpar a própria Apple ou Creative de andarem a lucrar indirectamente com a pirataria.
- Certos estudos indicam que grande parte dos compradores de albuns/filmes originais costumam descarregar os mesmos conteúdos ilegalmente pela internet.
- Na França, bem como em outros países, já são discutidas ideias e projectos de lei para legalizar o P2P. Usar outros métodos de pagamento..
A questão é bastante mais complicada uma vez que o "fenómeno" da internet/p2p não é um simples caso de pirataria.. será mais um "movimento", que tal como o da globalização, não pode ser parado (pelo menos por enquanto).
Lembro-me que muitos artistas acabam mesmo por apoiar a partilha de músicas online e até o David Bowie já deixou a sua opinião e previsão de que no futuro as leis do copyright vão deixar de existir...
Talvez daqui a 10 ou 20 anos esta situação se resolva com ambos os lados a cederem terreno...
Apenas salientar 'factos' interessantes:
(não devem estar muito longe da verdade)
- Provavelmente mais de 90% dos adolescentes e grande parte dos jovens adultos que têm ligações de banda larga já usaram a internet para descarregar ficheiros com conteúdo ilegal.
- Uma elevada percentagem dos iPods, etc... todo o tipo de leitores mp3 são usados para ouvir música descarregada da internet ou obtida ilegalmente(pirataria).
Poderiamos mesmo culpar a própria Apple ou Creative de andarem a lucrar indirectamente com a pirataria.
- Certos estudos indicam que grande parte dos compradores de albuns/filmes originais costumam descarregar os mesmos conteúdos ilegalmente pela internet.
- Na França, bem como em outros países, já são discutidas ideias e projectos de lei para legalizar o P2P. Usar outros métodos de pagamento..
A questão é bastante mais complicada uma vez que o "fenómeno" da internet/p2p não é um simples caso de pirataria.. será mais um "movimento", que tal como o da globalização, não pode ser parado (pelo menos por enquanto).
Lembro-me que muitos artistas acabam mesmo por apoiar a partilha de músicas online e até o David Bowie já deixou a sua opinião e previsão de que no futuro as leis do copyright vão deixar de existir...
Talvez daqui a 10 ou 20 anos esta situação se resolva com ambos os lados a cederem terreno...
Boas!
Como sabem eles que ao usando o emule estou a sacar mp3!??? Poderei estar conectado ao emule e estar a sacar video, não é preciso ser um filme, pode ser um clip comico; posso estar a tirar uma fotografia! Não me venham com tretas que é possível isto e aquilo, a unica maneira de eles detectarem algo é nos observarem o pc, ou os cds que temos em casa! Não é atraves de downloads que o detectam! Treta, é tudo uma completa treta!
Para quem veja a Mtv, ha um programa chamado cribs que mostra muitos actores e outras personalidades e vejam o que eles não ganham com as copias que vendem, não estou a invejar o que tem, mas digo que eles ganham um misero tostão por a venda de um cd, quando na realidade a discografica ganha 19x mais!
Alem do mais, se ha maneiras se sacar musica pagando 99centimos, como saberão eles que o mp3 que temos foi sacado de um site e não foi usado numa copia ou troca!? Temos de apresentar a factura de compra? O ficheiro vem protegido? Devem estar a brincar! Eu quero ver quem tem mais de 20gb de musica no pc a apresentar todas as provas que foi adquirida via legal!
A luta deles será maior que a de quem usa e abusa dos downloads! Se querem começar na musica, tm tambem os filmes, e-books, fotos, etc...!
Como sabem eles que ao usando o emule estou a sacar mp3!??? Poderei estar conectado ao emule e estar a sacar video, não é preciso ser um filme, pode ser um clip comico; posso estar a tirar uma fotografia! Não me venham com tretas que é possível isto e aquilo, a unica maneira de eles detectarem algo é nos observarem o pc, ou os cds que temos em casa! Não é atraves de downloads que o detectam! Treta, é tudo uma completa treta!
Para quem veja a Mtv, ha um programa chamado cribs que mostra muitos actores e outras personalidades e vejam o que eles não ganham com as copias que vendem, não estou a invejar o que tem, mas digo que eles ganham um misero tostão por a venda de um cd, quando na realidade a discografica ganha 19x mais!
Alem do mais, se ha maneiras se sacar musica pagando 99centimos, como saberão eles que o mp3 que temos foi sacado de um site e não foi usado numa copia ou troca!? Temos de apresentar a factura de compra? O ficheiro vem protegido? Devem estar a brincar! Eu quero ver quem tem mais de 20gb de musica no pc a apresentar todas as provas que foi adquirida via legal!
A luta deles será maior que a de quem usa e abusa dos downloads! Se querem começar na musica, tm tambem os filmes, e-books, fotos, etc...!
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Viva a todos!
Mas que bela anedota é esta!
Casos que foram conhecidos de pirataria e que não envolviam quantiades para venda os proprietários das cópias piratas eram convidados a apresentar os originais pois é legal ter uma cópia de segurança, logo o que as pessoas tinham a fazer era comprar os originais para apresentar e assim não eram envolvidos em qualquer processo.
Agora enviar uma multa porque o ip ficou registado num servidor de uma rede p2p onde consta que se fez a transferencia de um determinado ficheiro...e quem é que consegue provar que o ficheiro n foi transferido por engano ou que quem o transferio o chegou a utilizar pq se n o utilizou n ouve crime!
Este país ainda não se rege pelas leis americanas por isso esses senhores que vão para tribunal e ai então provem que as pessoas possuem cópias piratas.
Imaginem que eu coloco numa rede p2p um ficheiro lixo com o nome de um album recente por essa logica vou preso...Bem acho que o melhor é transformar as escolas em cadeias porque vão ser necessárias metade do pais vai preso os jovens vão quase todos...mas que palhaçada...
Mas atenção que eu n estou a defender a pirataria simplesmente me incomoda que um qualquer americano queira mandar em Portugal,e se começe a enviar multas a quase todos os utilizadores da internet parece que vai começar a era dos crimes virtuais.
Mas que bela anedota é esta!
Casos que foram conhecidos de pirataria e que não envolviam quantiades para venda os proprietários das cópias piratas eram convidados a apresentar os originais pois é legal ter uma cópia de segurança, logo o que as pessoas tinham a fazer era comprar os originais para apresentar e assim não eram envolvidos em qualquer processo.
Agora enviar uma multa porque o ip ficou registado num servidor de uma rede p2p onde consta que se fez a transferencia de um determinado ficheiro...e quem é que consegue provar que o ficheiro n foi transferido por engano ou que quem o transferio o chegou a utilizar pq se n o utilizou n ouve crime!
Este país ainda não se rege pelas leis americanas por isso esses senhores que vão para tribunal e ai então provem que as pessoas possuem cópias piratas.
Imaginem que eu coloco numa rede p2p um ficheiro lixo com o nome de um album recente por essa logica vou preso...Bem acho que o melhor é transformar as escolas em cadeias porque vão ser necessárias metade do pais vai preso os jovens vão quase todos...mas que palhaçada...
Mas atenção que eu n estou a defender a pirataria simplesmente me incomoda que um qualquer americano queira mandar em Portugal,e se começe a enviar multas a quase todos os utilizadores da internet parece que vai começar a era dos crimes virtuais.
Pirataria?
Boas!
Eu se tivesse tempo e dinheiro processava estes senhores por publicidade fraudulenta e tentativa de extorsão com recurso a ameaças.
Há que salientar que:
1 - A cópia privada é legal. Ninguém metido no mundo P2P lucra com as cópias, excepto talvez alguns gestores de directórios que contém também publicidade (esses podem estar lixados).
2 - Para esse efeito até já pagamos um extra sobre meio passiveis de ser usados para cópia privada (CDs em branco, por ex.)
3 - De futuro poderemos vir a pagar uma taxa razoável deste género sobre acessos à Net, porque não?
4 - Recentemente em Espanha, que tem leis semelhantes, 2 pessoas foram ilibadas da acusação de cópia ilegal usando estes argumentos.
Só como achega, tenho vários amigos que vivem da música, porque são músicos, directores de coros, professores de música. Nenhum acha que esteja a ser prejudicado pelo P2P, e todos acham que até tem sido muito útil para divulgar tendências abafadas pelas editoras. Todos estão contra as politicas restritivas editoras.
Desejo boa sorte aos senhores da SPA, porque pelas minhas contas não devem ir longe.
Eu se tivesse tempo e dinheiro processava estes senhores por publicidade fraudulenta e tentativa de extorsão com recurso a ameaças.
Há que salientar que:
1 - A cópia privada é legal. Ninguém metido no mundo P2P lucra com as cópias, excepto talvez alguns gestores de directórios que contém também publicidade (esses podem estar lixados).
2 - Para esse efeito até já pagamos um extra sobre meio passiveis de ser usados para cópia privada (CDs em branco, por ex.)
3 - De futuro poderemos vir a pagar uma taxa razoável deste género sobre acessos à Net, porque não?
4 - Recentemente em Espanha, que tem leis semelhantes, 2 pessoas foram ilibadas da acusação de cópia ilegal usando estes argumentos.
Só como achega, tenho vários amigos que vivem da música, porque são músicos, directores de coros, professores de música. Nenhum acha que esteja a ser prejudicado pelo P2P, e todos acham que até tem sido muito útil para divulgar tendências abafadas pelas editoras. Todos estão contra as politicas restritivas editoras.
Desejo boa sorte aos senhores da SPA, porque pelas minhas contas não devem ir longe.
However elegant the method we should occasionally look at the results.
Pata-Hari Escreveu:Bem, não é difícil saber quem faz o quê na net. A partir do momento em que o emule regista os ips loggados no sistema, é apenas uma questão de se solicitar aos service providers quem está loggado com esse ip a dada hora. E como se trata de um crime, os service providers têm o dever e a obrigação de fornecer os dados pedidos. Na net a privacidade vai até onde interfere com os outros.
Em relacção ao p2p sim,supunhamos que um juiz emite um mandato para o servidor p2p x,a policía chega ao local e vê naquele momento quais são os ips de que está a fazer download e upload naquele momento(só naquele momento)porque o que o que foi feito para trás não fica gravado,os pontos que os utilizadores ganham com os uploads fica gravado nos nossos pcs,
a partir dai tudo bem,e se eu estiver ligado num sevidor p2p chinês(o pais no mundo onde se faz mais pirataria),por exemplo,já que existem servidores p2p de muitos paises,e se eu estiver
a transmitir ficheiros através do kad sem passar pelo servidor p2p(por exemplo para um amigo que mora a 300 km de distância),e se eu mandar por email um ficheiro com musicas até 10 megas(que é quanto consigo mandar de uma vez só,embora consiga mandar 10+10+10+10+............).o kad está em fase exprimental,pois num futuro muito próximo não vai ser preciso servidores p2p,isto é,o p2p vai funcionar
só entre pcs sem utilizar os servidores que hoje existem.
os meus cumprimentos.
"A liberdade é como a vida,só a merece,quem sabe conquista-la todos os dias.",Goethe
- Mensagens: 15
- Registado: 15/3/2006 19:09
- Localização: 16
eu adoro ler coisas sobre pirataria, é sempre um fartote de rir com tanta demagogia
temos de um lado as discograficas que se queixam com a perda dos lucros, sabendo de antemão, por exemplo, e falo de artistas americanos, que recebem $1 por cada cd vendido a $16.
temos de outro lado os proprios artistas que se sentem roubados pela pirataria, sabendo de antemão que, em muitos casos, é graças a ela que a sua fama ultrapassa fronteiras, enchendo estadios com os seus concertos em todo o mundo e é bom que se diga que as fabulosas fortunas que estes artistas possuem são geradas pelos concertos, não pela venda dos seus cd's
alguém me disse que em portugal a lei diz que a quem comprar um cd musical tem direito a fazer 1 copia deste. Se isto é verdade não sei mas é algo que faz todo o sentido. Hoje em dia, a maioria dos carros possui leitor de cd. Pessoalmente jamais irei andar com originais no carro pois custaram uma nota preta. Ou seja, faz-se copias, deixando os originais em casa, salvaguardados do excessivo calor, ou acidentes, ou roubo, etc...
pegando neste exemplo, isto é pirataria?
eu não defendo a pirataria, no entanto, estasse a tentar combater o incendio com gasolina, ou seja, não é com prisões e multas que muda uma nova cultura enraizada nestes ultimos anos por milhões de pessoas em todo o mundo mas sim a meia duzia de discograficas que ditam as regras da musica a nivel mundial é que devem mudar e se adaptem a esta nova cultura.
por acaso alguem ve a ford a impingir e velhinho modelo T nos dias de hoje? NÃO, eles hoje impingem o Escalade pois é a evolução natural das coisas
O modelo de distribuição das musicas está e é obsoleto, a net veio revolucionar tudo e aparentemente as discograficas pensam que ainda podem ditar as regras
relembro os problemas que a Apple teve no inico do iPod e do iTunes
por falar em iTunes, por acaso um portuga já pode usar o iTunes para comprar musica? à uns meses lembro-mde de ter tentado e recebi uma mensagem que era somente para residentes dos EUA.
se assim for gostaria que me explicassem como é que alguns responsaveis mandam bocas a dizer que é possivel comprar musica a $0.99 quando assim não é (era?) possivel em portugal
um abraço
arnie
PS - sou avido consumidor de musica e tanto uso a net para tirar albuns como vou a lojas.
PS2 - não comprem musica em portugal, vão à amazon.co.uk ou à amazon.fr que mesmo com os portes de envio, fica mais barato que comprar cá e claro, muitas vezes recebem os albums dias antes de serem vendidos cá

temos de um lado as discograficas que se queixam com a perda dos lucros, sabendo de antemão, por exemplo, e falo de artistas americanos, que recebem $1 por cada cd vendido a $16.
temos de outro lado os proprios artistas que se sentem roubados pela pirataria, sabendo de antemão que, em muitos casos, é graças a ela que a sua fama ultrapassa fronteiras, enchendo estadios com os seus concertos em todo o mundo e é bom que se diga que as fabulosas fortunas que estes artistas possuem são geradas pelos concertos, não pela venda dos seus cd's
alguém me disse que em portugal a lei diz que a quem comprar um cd musical tem direito a fazer 1 copia deste. Se isto é verdade não sei mas é algo que faz todo o sentido. Hoje em dia, a maioria dos carros possui leitor de cd. Pessoalmente jamais irei andar com originais no carro pois custaram uma nota preta. Ou seja, faz-se copias, deixando os originais em casa, salvaguardados do excessivo calor, ou acidentes, ou roubo, etc...
pegando neste exemplo, isto é pirataria?
eu não defendo a pirataria, no entanto, estasse a tentar combater o incendio com gasolina, ou seja, não é com prisões e multas que muda uma nova cultura enraizada nestes ultimos anos por milhões de pessoas em todo o mundo mas sim a meia duzia de discograficas que ditam as regras da musica a nivel mundial é que devem mudar e se adaptem a esta nova cultura.
por acaso alguem ve a ford a impingir e velhinho modelo T nos dias de hoje? NÃO, eles hoje impingem o Escalade pois é a evolução natural das coisas
O modelo de distribuição das musicas está e é obsoleto, a net veio revolucionar tudo e aparentemente as discograficas pensam que ainda podem ditar as regras
relembro os problemas que a Apple teve no inico do iPod e do iTunes
por falar em iTunes, por acaso um portuga já pode usar o iTunes para comprar musica? à uns meses lembro-mde de ter tentado e recebi uma mensagem que era somente para residentes dos EUA.
se assim for gostaria que me explicassem como é que alguns responsaveis mandam bocas a dizer que é possivel comprar musica a $0.99 quando assim não é (era?) possivel em portugal
um abraço
arnie
PS - sou avido consumidor de musica e tanto uso a net para tirar albuns como vou a lojas.
PS2 - não comprem musica em portugal, vão à amazon.co.uk ou à amazon.fr que mesmo com os portes de envio, fica mais barato que comprar cá e claro, muitas vezes recebem os albums dias antes de serem vendidos cá
Bons negocios,
arnie
arnie
- Mensagens: 3094
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Pata-Hari Escreveu:Bem, não é difícil saber quem faz o quê na net. A partir do momento em que o emule regista os ips loggados no sistema, é apenas uma questão de se solicitar aos service providers quem está loggado com esse ip a dada hora. E como se trata de um crime, os service providers têm o dever e a obrigação de fornecer os dados pedidos. Na net a privacidade vai até onde interfere com os outros.
Se fosse assim tão facil...
A verdade é que é mutissimo dificil conseguir identificar alguém, porque em primeiro lugar os fornecedores de internet só podem fornecer os dados a uma investigação judicial e com a autorização de um juiz e não a um tipo qualquer da industria fonográfiica, e depois é preciso provar que o utilizador estava a fazer o download dessa musica e não de outra coisa qualquer, e depois é preciso provar que isso é crime.
Resumindo, isto não passa de um bluff que tem como objectivo assustar quem utiliza P2P, o que até acredito que faça efeito, e assuste alguma gente menos informada.
Pata-Hari Escreveu:Bem, não é difícil saber quem faz o quê na net. A partir do momento em que o emule regista os ips loggados no sistema, é apenas uma questão de se solicitar aos service providers quem está loggado com esse ip a dada hora.
Cara Pata,
Garanto-lhe que é muitissimo muito mais complicado que isso.
Bem, não é difícil saber quem faz o quê na net. A partir do momento em que o emule regista os ips loggados no sistema, é apenas uma questão de se solicitar aos service providers quem está loggado com esse ip a dada hora. E como se trata de um crime, os service providers têm o dever e a obrigação de fornecer os dados pedidos. Na net a privacidade vai até onde interfere com os outros.
