Caldeirão da Bolsa

Warrants. Será uma alternativa às Acções???

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 29/3/2006 16:04

josecarlosvalente Escreveu:Embora perceba o vosso raciocinio.. eu vejo de outra forma e para mim prémio são trocos (depende da quantidade claro) os warrants são mais caros.


Josecarlosvalente, as perdas ou ganhos possíveis não dependem da forma como os investidores os vêm mas daquilo que pode acontecer na realidade.

Se comprar warrants a dois euros a perda está limitada a dois euros.

Simplesmente é impossível perder mais. Não há como perder mais, dê por onde der.

Se comprar opções a dois euros, idem.


Se vender curto opções a dois euros (não o pode fazer com warrants logo o que se segue é impossível acontecer em warrants) pode ter de as recomprar a 3, 4, 6, 10, 15... Não há limite. Logo, em teoria, as perdas numa opção são ilimitadas.

Num warrant sabe sempre quanto pode perder (o valor do warrant, não mais). Idem para as opções quando se trata de posições longas. Se se trata de uma posição curta não sabe ao certo quanto pode perder, esse valor já não está limitado.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41756
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por josecarlosvalente » 29/3/2006 15:51

Concordo com tudo o que disse Marco!

Excepto nisto:
"Nos warrants as perdas estão sempre limitadas. Nas opções, nem sempre..."

Embora perceba o vosso raciocinio.. eu vejo de outra forma e para mim prémio são trocos (depende da quantidade claro) os warrants são mais caros.


Uma coisa é certa nas opções pode fazer hedges e limitar as perdas através _/ (call) -\ (puts)
contrárias á estratégia do activo subjacente. Consigo ver o vosso prismas e verificar que existem semelhanças mas são diferentes.

Abraços e ainda bem que se fala de aspectos mais técnicos. Acho que o forum ganhava muito mais e nós também.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 612
Registado: 6/2/2006 13:23

por MarcoAntonio » 29/3/2006 15:23

josecarlosvalente Escreveu:Numa opção eu pago o prémio quando por exemplo compro uma call, e no máximo perco o prémio porque não exerço a opção. No entanto no warrant eu encaro não como prémio, logo não limita as perdas.
...


Josecarlosvalente, o funcionamento e os modelos utilizados em warrants e em opções são em tudo identicos. Portanto, são basicamente a mesma coisa...

Mas com uma diferença que vai de encontro ao que o Derivatives disse:

:arrow: Em opções, se entrar curto, as perdas não estão limitadas (pode por exemplo vender uma opção a 2 euros e ter de as recomprar a 5 ou a 10, estando assim a perder 3 e 8 euros por opção respectivamente).

:arrow: Em warrants não é possível tomar posições curtas (é essencialmente a diferença entre os dois). Apenas posições longas. Como tal, as perdas estão limitadas ao valor que investir. Se comprar warrants a 2 não poderá perder mais do que 2 euros por warrant.


Resumindo e concluindo: posições longas (warrants e opções) os ganhos não têm limite e as perdas estão limitadas ao valor que investir; posições curtas (só aplicável às opções) as perdas não têm limite e o ganho está limitado ao valor da opção.

Nos warrants as perdas estão sempre limitadas. Nas opções, nem sempre...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41756
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por josecarlosvalente » 29/3/2006 14:29

DerivativesMan Escreveu:josecarlosvalente: se entrar curto numa opção call as perdas não são assim tão limitadas!! Nos warrants as perdas são limitadas ao investimento feito. De resto o risco entre opção e warrant é relativamente o mesmo (enquanto se respeita os seus limites).




Numa opção eu pago o prémio quando por exemplo compro uma call, e no máximo perco o prémio porque não exerço a opção. E sabemos que os prémios na generalidade são baixos. No entanto no warrant eu encaro não como prémio, logo não limita as perdas. A perda está entregue ao principal factor entre outros que é o preço do activo subjacente, na opção se a acção descer de determinado valor no máximo o que perco é o prémio. Enquanto no warrant este nunca tem protecção.


Abraços e BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 612
Registado: 6/2/2006 13:23

por Ovos Moles » 29/3/2006 14:17

Mais um excelente artigo do Derivatives Man, quem quiser saber mais sobre warrants aconselho a inscreverem-se numa sessão de formação gratuita que vai acontecer dia 4 de Abril em Lisboa e dia 6 de Abril no Porto, patrocionado pelo citigroup. Este é o programa:
"- as características dos warrants, turbos e certificados;
- determinação do respectivo preço;
- selecção do warrant "mais adequado";
- a negociação em Bolsa;
- os instrumentos de análise à disposição dos investidores;
- a actividade do "Criador de Mercado";"
A participação é GRATUITA , mas sujeita a inscrição através de:
- email: warrants.portugal@citigroup.com
- telefone: 707 24 84 24
Um abraço
Ovos
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 910
Registado: 5/11/2002 11:12
Localização: Aveiro

por DerivativesMan » 29/3/2006 12:35

josecarlosvalente: se entrar curto numa opção call as perdas não são assim tão limitadas!! Nos warrants as perdas são limitadas ao investimento feito. De resto o risco entre opção e warrant é relativamente o mesmo (enquanto se respeita os seus limites).


Sobre os warrants, MM etc:
É verdade que o negócio do emitente é gerir o risco que obtém através da venda de warrants. O Valor Temporal é um factor que favorece o emitente. Mas atenção, para conseguir ganhar no Valor Temporal (theta) o emitente tem que vender warrants e com warrants vendidos ele fica exposto a vários riscos (delta, gamma, vega). Um risco por exemplo pode ser a acção abrir em gap e nesses casos o emitente pode ficar com prejuizos bastante fortes. Por isso o theta é o prémio do emitente assumir os riscos da alavancagem.

Comentários acerca dos MM manipularem warrants é uma ilusão. É ilusório pensare-se que CFD's, fundos, depósitos, câmbio, futuros, opções etc não terem um MM. Só que nesses casos os MM não dão a cara, não se assumem como tal e a tal "manipulação" (ou margem) é aceite como algo natural. É natural pagar comissões e management fees anuais nos fundos, ou pagar juros acima das taxas euribor nos cfd's, ou receber 1% nos depósitos bancários, ou pagar um spread carissimo no câmbio de dinheiro ou comprar acções a um certo valor que depois não pagam um dividendo "justo".

Para mim os warrants são instrumentos muito transparentes. Se eu for ler o prospecto dos warrants é muito simples. Quem compra um call tem direito de exercer o warrant até à maturidade e receber a diferença entre o valor de referência do subjacente e o strike, que comprar uma put tem direito de receber a diferença entre strike e valor de referência. E para ter tal direito tenho que pagar um prémio. Ponto final. Agora como varia esse prémio no dia a dia é uma coisa completamente distinta. Se os MM avaliam esse prémio de forma justa não sei. Essa decisão tenho que tomar eu no momento que for comprar um warrant. Estou disposto a pagar x para poder exercer o warrant a um valor superior a x?? Se achar improvável e o prémio me parecer demasiado alto, então o warrant deve estar mesmo caro. Caro quer dizer que a volatilidade implícita está muito alta em relação à volatilidade provável do subjacente. Agora, qual é a volatilidade provável do subjacente?? No DAX é fácil conseguir uma resposta. Existe mercado de volatilidade com muita liquidez, existe até um indice de volatilidade (VDAX). Assim se ninguém tem certeza da volatilidade futura do DAX o mais fácil é supor que o mercado tem razão e assim, se o VDAX ter um nível de 15, as opções at the money na EUREX forem avaliades em 15% de volatilidade, mas um emitente de warrants vender um warrant at the money a 25%, então diria que o warrant está caro...estaria a pagar demasiado para a probabilidade de exercer o warrant com um valor positivo. Agora querem investir em warrants sobre o BCP ou a EDP? Qual é a volatilidade justa? Onde está o mercado? Será que existe mercado para volatilidade nestes subjacentes? Será que existe liquidez? Diria claramente que não!! E agora, que faz o MM se todos começam a comprar os warrants dele? Fica com a volatilidade implicita fixa se não exise mercado para ele fazer a cobertura? O MM aumenta seu risco enormemente e não aumenta sua margem? É mais ou menos como alguém andar a fazer constantemente acidentes de automóvel e seu seguro não lhe aumentar o prémio....pouco provável. Resumindo: warrants sobre subjacentes pouco liquidos tb têm menos liquidez. E a falta de liquidez tem um impacto forte nas volatilidade implicitas. Quanto mais o MM vender tais warrants, maior seu risco e mais vai subir a volatilidade para tentar travar a procura e não passar seus limites de risco. Se depois de vender muitos warrants começar a recomprar tudo do mercado vai fazer o contrário. Começa a baixar a volatilidade. É simples. Só é complicado quando se pensa que os warrants só dependem da variação do subjacente e a volatilidade é uma incógnita inventada pelo emitente para manipular os warrants. A volatilidade é um risco e tem um valor e varia constantemente consoante as notícias e rumores sobre o subjacente e a oferta/procura nas opções/warrants.

Agora investir em warrants como alternativa ao investimento nas acções? Acho errado, pelo menos para quem quiser andar a negociar o prémio dos warrants sem ter noção do que é a volatilidade.
Em minha opinião qualquer investidor que diz que o MM manipula os warrants não devia investir em warrants.

Em vez de considerarem warrants como alternativa ao investimento em acções deviam estudar os Discounts listados na Euronext, esses produtos são realmente uma alternativa às acções...e nem tão dificeis de entender.

Bons negócios.

DM
 
Mensagens: 278
Registado: 9/1/2004 10:01
Localização: Londres

Boas!

por TheMayan » 29/3/2006 11:40

Sim... mas eu não falei dos Writes por um lado porque aqui pouca gente anda em opções e por outro porque não quis estar a complicar.

Mas sim é uma das vantagens, em opções poderiamos ser os emitentes.

Todavia os spreads continuam a ter o seu peso. E quem faz writes arrecada o premio, mas se recomprar antes de expirarem com a maturidade perde provavelmente esse prémio.

Por outro lado aguardar até a maturidade, implica aguardar muito tempo, com o $ empatado.
E por ultimo o risco de fazer writes é também relativamente maior que o comprar puts ou calls.

Pois não há um valor maximo que se pode perder... é como fazer short seling. (se se tentar recomprar já teremos mesmo assim perdido bastante!)

Imagina amanha tinhamos um crash e tinha sido feito um write de calls...
Cumprimentos,
TheMayan

"A Verdade é Brevissima o resto é explicação".

"Qualquer comentário que faça nunca poderá ser visto como uma recomendação para alienar ou adquirir um determinado título. Deverá ser visto como uma mera opinião pessoal."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 108
Registado: 28/11/2005 1:09

por josecarlosvalente » 29/3/2006 11:20

Acabei de entrar no meu primeiro warrant.


Abraços e BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 612
Registado: 6/2/2006 13:23

Re: ....

por josecarlosvalente » 29/3/2006 10:55

TheMayan Escreveu:Um tentativa de explicação também da minha parte para os mais novos!

Os Warrants ou opções(são quase a mesma coisa, digamos que em opções teriam um spread sempre de 5 centimos o que tem uma dor adicional na compra ou venda, e por regra não se consegue vender ao ask, cá em pt por regra nos Ws consegue-se passar a frente no MM na venda (pelo menos é a ideia que tenho) nas opções isso não aocntece. (Mas isto são considerações acessórias.)




Desde já obrigado pelo seu comentário, partilhou a sua experiência e isso ajuda muito a quem quer entrar nesse tipo de produtos.

Só discordo com uma coisa que disse, pois opções financeiras são bastante diferente de warrants, pois opções limitam as perdas e ilimitam os ganhos através do pagamento ou recebimento do prémio (consoante seja call ou put, sabendo que existe longo na call, curto na call, longo na put e curto na put.) entre outras caracteristicas um pouco diferentes mas penso que esta é a mais gritante.

Abraço e BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 612
Registado: 6/2/2006 13:23

....

por TheMayan » 29/3/2006 2:24

Um tentativa de explicação também da minha parte para os mais novos!

Os Warrants ou opções(são quase a mesma coisa, digamos que em opções teriam um spread sempre de 5 centimos o que tem uma dor adicional na compra ou venda, e por regra não se consegue vender ao ask, cá em pt por regra nos Ws consegue-se passar a frente no MM na venda (pelo menos é a ideia que tenho) nas opções isso não aocntece. (Mas isto são considerações acessórias.)

É essencial escolher WArrants que estejam subavaliados. Isto acontece quando o preço do subjacente se desloca bruscamente, levando a uma grande desvalorização do warrant (mas com bastante espaço temporal antes da maturidade).

Claro que: quem é que depois de uma grande queda pensa em comprar acções! Mas em certas situações especialmente com fundamentais fiáveis esse devia ser o comportamto a seguir. (Mas sem uns bons ingredientes AT e AF atente-se que a queda continuará...).

Mas em acções haá uma vantagem, se continuam a cair, pode-se esperar até que subam... ou poder-se-ia. (O ideal será aguardar tb nas side lines.)

Em warrants, e naquele caso é possível comprar por uma bagatela o poder de controlar um stock durante x tempo.

Assim se se acertar devidamente no lado (se o stock subiu muito, "aposta-se" (aqui é algo mais parecido com uma aposta, se bem que em bolsa pessoalmente considere que nunca se aposta!) como dizia, aposta-se na descida, logo em princípio se se chega a conplusão por AF ou AT que o stock vai "respirar" ou cair, compra-se puts (que deverão estar baratos) se estivermos num topo do activo subjacente.

O inverso seria a comportamente viável num fundo, esperar que a seguir se siga uma subida, e a compra de Ws calls na altura em que estão subavaliados. (bagatélas)

Claro que em Warrants nunca se investe uma carteira! Note-se que esta é a forma mais certa de a queimar.
É essencial um bom money management... (pessoalmente penso que não se deve investir nunca mais que 2-5% em warrants. PAra quem começa talvez até menos... isto é um mecanismo interessante mas as probabilidades de perder todo o capital investido são muito elevadas.

Ou seja muitas das vezes o valor é perdido na totalidade (O ideial é nunca ficar num warrant quando falta menos de um mes até à maturidade, porque o valor temporal dele esta a arder e assim o valor deve desaparecerá ainda mais rápido.

Acrescento outro ingrediente que é essencial para Ws e opções: a períodos de alta volatilidade e range seguem-se (sempre) períodos de estagnação, é essencial entrar no final destes períodos de estagnação.

Acima de tudo lembrem-se que o negócio dos MM é vender Ws com prémios altos e depois esperar que eles se desvalorizem e aí readquirir, porque na practica ninguem exerce fisicamente os stocks.

Outra coisa essencial para o negócio dos MM é a inacção normal dos investidores, que investem e ficam a espera indefinidamente que o Ws vá a maturidade normalmente sem ter atingido o strike e por isso sem qualquer valor.
Ou seja o valor temporal é essencial para eles e aí reside o negócio. Daí que entrar quando se antecipa grande volatilidade seja essencial. (Aí há técnicas interessantes de comprar puts e calls ao mesmo tempo...)

A grande vantagem dos Ws é o controlo que com poucos centimos se exerce sobre uma acção/indice durante X tempo, permitido recolher os lucros ou perdas que essa tenha.
Ocorrido esse tempo perde-se esse direito ou tem-se a possibilidade de exercer.

Claro que depois há também umas coisas que eu considero "mafiosices" dos MMs... que ja desenvolvi um dia e poderei desenvolver de novo.

Outra coisa relativamente aos TurboWarrants, aí é ainda pior porque o strike significa não o poder exercer à final mas sim a perda total dos investimento. E são demasiado rápidos ardendo muito facilmente com as normais ascilações do mercado.

(Outra coisa um aviso: Tenham cuidado que depois de andarem em Ws perde-se a vontade de investir em acções, o que é um erro pois são mais consistentes e certas. È como trocar uma casa por um castelo de núvens.)


Naõ sei se isto ajudará alguem a clarificar alguma coisa ou pelo contrário complica.

De qualquer forma os que se pensam iniciar agora tenham um especial cuidado, (se esta análise não os fez desistir pelo menos que vos faça ter um cuidado extremo) Não sejam "ganaciosos"! Comecem com uma percentagem muito pequena, de modo a não queimarem a carteira e a serem "expulsos" antes mesmo de o jogo começar.

O essencial é consistência! Não ganhar hoje e perder amanha a dobrar!

Mais aconselho ainda mais cuidado com a "confiança" na verdade se tiverem a sorte de ganhar meia duzia de vezes seguidas, irão notão que "estão a ficar com uma incrível vontade de se atirarem para a fogueira".


Bem, posto isto, espero que repensem a entrada em Ws e caso se decidam por tal, estudem muito! Por ultimo: Bons trades (com -menos que- 5% da carteira)! :)


Espero ter ajudado alguma coisa!
Cumprimentos,
TheMayan

"A Verdade é Brevissima o resto é explicação".

"Qualquer comentário que faça nunca poderá ser visto como uma recomendação para alienar ou adquirir um determinado título. Deverá ser visto como uma mera opinião pessoal."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 108
Registado: 28/11/2005 1:09

por nunofaustino » 29/3/2006 2:23

Ainda bem que fui a procura do post que falava sobre esses W.. nao o encontrei mas encontrei uma excelente descricao pelo derivativesman sobre este assunto...

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... dividendos

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por josecarlosvalente » 29/3/2006 2:14

nunofaustino Escreveu:normalmente o w ja tem esse acontecimento incorporado (apesar de que o ano passado houve uns W em que o dividendo n estav incorporado e alguns foristas aproveitaram essa oferta).

Um abraco
Nuno


Aproveitaram nas puts digo eu!?

Porque numa call iria originar perdas!

Como é que eu sei que está incorporado. Não me digam que vão meter-me a olhar pros livros :p

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 612
Registado: 6/2/2006 13:23

por nunofaustino » 29/3/2006 2:09

normalmente o w ja tem esse acontecimento incorporado (apesar de que o ano passado houve uns W em que o dividendo n estav incorporado e alguns foristas aproveitaram essa oferta).

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por josecarlosvalente » 29/3/2006 1:56

Uma dúvida pertinente:

IMagine que entro numa call da edp, e existe distribuição de dividendos, logo a acção desce porque o dividendo é retirado ao preço da cotação!

Como reage o warrant?

Abraços e BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 612
Registado: 6/2/2006 13:23

Re: Warrants. Será uma alternativa às Acções???

por Ravintola » 29/3/2006 1:00

Profef Escreveu:Boa tarde. Sou um individuo que "acordou" recentemente para estas coisas da Bolsa. Procuro informar-me sobre o mundo da Bolsa e recentemente ouvi falar dos Warrants.
Queria ouvir opiniões acerca dos Warrants, se serão uma alternativa à aquisição de acções, qual o risco, como avaliar quais os melhores Warrants.
Agradeço opiniões

Muito obrigado


Como foi dito aqui, se é novo na bolsa, não deve de modo nenhum negociar warrants.

Quanto à comparação com acções, são completamente diferentes. Se se tem ideias quanto à evolução futura do preço de acções, o melhor é ter acções (ou posições curtas se se acha que vão descer). Tudo o resto é uma boa maneira de ganhar menos e dar algum dinheiro às corretoras, emitentes, etc. Se se quer fazer um trading a curto prazo e ganhar com variações pequenas, e a corretora cobra comissões altas, a alternativa parecida às acções seriam os CFD (claro que continuaria a preferir posições alavancadas em acções; e.g com conta margem).

Os warrants são completamente diferentes, sendo parecidos com opções, mas desiquilibrados (os emitentes vendem, nós compramos) o que leva a que os warrants sejam tipicamente um roubo, pois os emitentes fazem mais ou menos o que lhes apetece. Já vi um warrant a ser vendido a mais de 10 vezes o preço a que devia; era tão escandaloso que se via "a olho nú" , nem era preciso calculadora de warrants. Claro que às vezes até poderiamos encontrar um barato. Eu não estou para perder tempo. Em termos de os perceber, é como perceber opções, que são dos instrumentos mais complexos que existe (por acaso bem divertidas e fascinantes).

A minha opinião é que, seja para novos ou para experientes, os warrants valem a pena ... para os emitentes.

Cumps,
Rav
 
Mensagens: 27
Registado: 29/5/2004 13:24

comentário

por jotabil » 28/3/2006 20:22

Caro

Acresço mais esta distinção que julgo importante para o entendimento dos produtos derivados.......esttes produtos de bolsas...WAR/....CFD's....Futuros....são opcões que se tomam em face de uma prevista evolução de um título.....se estivermos do lado certo....tanto se ganha na depreciação do valor de um título ...como na sua valorização...ou seja....não é um mercado de compra e venda estilo alcontado....como a compra dos melões.....exige uma aposta racional sobre a previsível evolução de um título. Penso que é este o modo que consubstancia o cerne do mercador de bolsa.....e isso só se adquire com boas margens financeiras, um crédtito profundo.....e um espirito de verdadeiro mercador....enquanto não adquirir tais qualificações mantenha-se na expectativa....senão perde ....e pode ficar teso de um momento para outro...sem escapatória possível....existem mesmo por aqui alguns foreiros que se referem a essa coisas do WAR/ apenas por pura galanície e para armar ao pingarelho...no fundo ...no fundo...aquilo são bichos de rédea muito curta ....sempre....se ficam maduros demais...lá se vai a vaidade toda.
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

por Menor_Valia » 28/3/2006 20:05

Saudações!!

josecarlosvalente Escreveu:
Já agora qual é a call que aconselham?



Eu não sou pessoa habilitada para aconselhá-lo no call porque abri um tópico há dias com idêntica questão: http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=47720&highlight=warrants&sid=d0fbdc45d8be757c3293e254d3b96a99&js_link=1... talvez alguêm queira dar lá mais alguma achega...

Em todo o caso se ainda não tem posição na EDP, aconselho-o a investir preferencialmente em acções. Eu optei por um pequeno investimento num warrant sobre a EDP(call 7909Z), fazendo uma especie de "troca", por uma questão de falta de liquidez(alienando desse modo +- 10x o valor investido no warrant), de modo a poder reforçar noutras posições(confesso que fui em grande medida influenciado pela máquina visionária deste forum! :P) aparentemente promissoras e apenas por já ter um investimento elevado de vários anos em acções EDP.

Um abraço,

JR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 468
Registado: 3/12/2005 16:58

comentário

por jotabil » 28/3/2006 20:04

Caro

Se desejar meter-se nessa coisas dos WAR/....aconselho-o a iniciar-se nos CFD's que têm uma natureza quase idêntica....e são mais fáceis de manusear.
Como os WAR/, os CFD's são produtos derivados.....ou seja têm subjacente à sua variação a evolução do valor de um determinado título....também como os WAR/, os CFD's são valores alanvancados e têm uma valor reduzido face ao valor do título que subaz a ele...ou seja são apenas direitos de posse dos títulos.....e claro.....tanto se podem vender como comprar CFD's....se quisermos aproveitar mais valias,respectivamente,tanto na prevista descida como na prevista subida do valor de um título a que se encontram vinculados.
Penso que a JCarregosa é um MM que propicia uma explicitação muito completa deste produto.
Aconselho-o, portanto a começar por aí e não se deixe tentar pelos WAR/....pois estes exigem mais precisão e oportunidade dada a complexidade que envolvem os procedimentos e as relações com o MarketMaker...O tal MM.
cumps,
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

por josecarlosvalente » 28/3/2006 19:09

Menor_Valia Escreveu:Saudações!!

josecarlosvalente Escreveu:Poderei vender um call europeia como posso vender uma americana? Ou terei que aguentar a call europeia sempre até á maturidade?


Está a confundir "exercer" com "vender"...

Um abraço,

JR



Pois bem me parecia, o que era de mim sem a vossa ajuda :wink:

Obrigado.

Já agora qual é a call que aconselham?

Que é para eu ir fazer as minhas avaliaçõeszinhas e calcular o preço justo do warrant.

Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 612
Registado: 6/2/2006 13:23

Re: Warrants. Será uma alternativa às Acções???

por rnbc » 28/3/2006 18:55

Olá! Vou explicar ao amigo Profef aquilo em que se está a tentar meter. Se escrever alguma calinada avisem :)

Em primeiro lugar importa explicar que os warrants são, em abstracto, tipicamente instrumentos financeiros usados pela entidade emitente para se segurar junto do mercado contra perdas.

Grosso modo pode-se dizer que esse seguro paga um prémio, e o prémio é aquilo que o investidor em warrants procura.

Se a entidade emissora tiver feito realmente bem as contas a favor dela investir em warrants é jogar contra a casa (pensem num casino e esqueçam o bridge e a contagem de cartas) e portanto supostamente perde-se em média. Claro que isso nem sempre acontece porque os avaliadores de risco são também pessoas e enganam-se, nomeadamente se tiverem menos informações que o comprador de warrants.

Para investir em warrants duma forma correcta e ganhadora (em média, num número grande de negócios) há que saber avaliar o risco melhor que as entidades emissoras, o que tipicamente não está ao alcance de qualquer um, para não dizer mesmo que só está ao alcance de muito poucos.

Se não tem experiência não se meta nisso, muito sinceramente.

PS: Eu sei que teóricamente a redistribuição de risco associada aos warrants é benéfica em média a ambas as partes do negócio, mas para um investidor inexperiente está longe de ser assim.
However elegant the method we should occasionally look at the results.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 436
Registado: 8/3/2006 23:54
Localização: Lisboa

por Menor_Valia » 28/3/2006 18:52

Saudações!!

josecarlosvalente Escreveu:Poderei vender um call europeia como posso vender uma americana? Ou terei que aguentar a call europeia sempre até á maturidade?


Está a confundir "exercer" com "vender"...

Um abraço,

JR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 468
Registado: 3/12/2005 16:58

por josecarlosvalente » 28/3/2006 18:33

Eu estou a pensar seriamente entrar num warrant da EDP czb, numa call. Alguém aconselha-me alguma em especial. Já sei que devo entrar numa que deva estar in-the-money. Poderei vender um call europeia como posso vender uma americana? Ou terei que aguentar a call europeia sempre até á maturidade?

Abraços e desde já o meu obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 612
Registado: 6/2/2006 13:23

Re

por JAS » 28/3/2006 18:28

Os warrants são produtos complexos com uma variação temporal grande pelo que não são aconselháveis a quem está a começar.

Os turbo warrants são bem mais simples mas estão sujeitos a KO's.

A inexperiência nestes produtos conduz em geral a resultados negativos pois a tendência natural é sair dos trades positivos assim que há um pequeno lucro e sair dos negativos já com enormes perdas.

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por arocha » 28/3/2006 18:25

E muito menos em turbo warrants.....Amigo a minha opinião é que vá investindo em acções, daquelas que oferecem boas rendibilidades, vá adquirindo maturidade técnica, através do estudo e sobretudo da observação. Warrants.....deixe de lado.
 
Mensagens: 397
Registado: 12/12/2002 13:10

por silva_39 » 28/3/2006 18:13

Se é novo nestas andanças não começe já por negociar Warants, porque é quase certo que vai perder dinheiro. Vá ganhando experiença de mercado com acções.
A paciência é a chave do negocio
 
Mensagens: 1267
Registado: 5/11/2002 13:18
Localização: Aveiro

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, As_paus , Bing [Bot], Burbano, cali010201, Carrancho_, cftomas, Google [Bot], Goya777, iniciado1, Kooc, Lisboa_Casino, m-m, malakas, mjcsreis, MR32, Nietz19, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, Phil2014, SerCyc, Zecadiabo e 952 visitantes