Caldeirão da Bolsa

DAX: Uma opinião pouco ortodoxa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Previsões

por Cem » 29/3/2006 10:34

O meu obrigado ao Arocha e ao Ovos Moles, é sempre positivo saber o que todos têm a opinar e em particular sou um devorador de toda a informação relacionada com os principais índices bolsistas, divisas e commodities em geral.
É a resultante da paixão que nutrimos pelos mercados e da tentativa que fazemos permanentemente em tentar extrair deles aquilo que pode ser comprado ou vendido em nosso benefício. Um desafio às nossas capacidades intelectuais, se possível abstraindo-nos do nosso grande inimigo: as emoções compulsivas.

Embora me custe não resisto à tentação de fazer também uma previsão, extremamente falível mas neste caso esotérica pois recorre ao sempre misterioso Square of Nine de Gann que tornou célebre o seu autor e que nem todos conseguem acompanhar.

Comparando os picos que o DAX efectuou entre o máximo de 2000 e o mínimo de 2003 procurei estabelecer nos ricochetes de Fibonacci que ainda restam, visto que tudo o que está acima dos 61,8% já foi ultrapassado em alta, quais os quadrados de preço x tempo que coincidem com os retracements ainda por atingir.
Pois neste intervalo desta caminhada ascendente do DAX encontrei apenas um valor que satisfazia ambas as condições e que deverá tornar-se, pela teoria de Gann, a grande resistência de longo prazo do DAX: a zona dos 6670 pontos.
Repito, não levem esta previsão muito a sério mas para quem gosta de ondas de Elliott, de Gann e de relações quadráticas de preços a zona referida dos 6670 deverá ser o grande desafio do DAX a ultrapassar caso queira bater ou igualar o seu máximo histórico do ano 2000. Se tal for conseguido estará aberto o caminho para novos máximos históricos absolutos.
Vale o que vale mas fica a curiosidade satisfeita para muitos e em especial para aqueles que gostam de acompanhar estes métodos mais "misteriosos"!

Cumprimentos a todos, bons negócios e até um dia destes.

Cem
 
Mensagens: 715
Registado: 18/4/2003 1:58

por Ovos Moles » 29/3/2006 9:42

Correcção do DAX???? Quando houver uma inversão de tendência do DAX (mas uma a sério cerca de 500 a 1.000 pontos) vao haver sinais fortes no mercado: geralmente o fim do bull caracteriza-se por: aumento da volatilidade dos mercados; o eur vai ter de quebrar a barreira onde tem transaccionado (1.18-1.23); as taxas vão estagnar com propensão para inversão; as empresas vao começar a apresentar profit-warnings e as ondas de fusões e aquisições vao acalmar. Tecnicamente enquanto a LT ascendente de longo prazo não for quebrada, os indices deixarem de fazer novos máximos e os volumes aumentarem nas quedas, não há inversão de trend.
Enquanto isto não se verificar - meus amigos isto é apenas uma opinião pessoal -, as quedas são aproveitadas para entrar longos e quem entrar curto vai sempre estar stressado com os rebounds. Estamos na velha história que tambem vigorava quando estavamos em Bear mode, "isto já caiu demais agora tem de subir" e no dia a seguir caia mais, agora é o inverso "isto já subiu demais" e no dia a seguir novos máximos.
Eu pessoalmente não gosto de transaccionar em contrarium mas há quem ganhe muito em faze-lo. Abrir os olhos e ler o que o mercado nos dá, taxas, moedas, fundamentais e tecnicos.
1abraço
Desculpem o desabafo
Ovos
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 910
Registado: 5/11/2002 11:12
Localização: Aveiro

por arocha » 29/3/2006 8:33

Como sempre Cem, mais que elucidatico, é educativo...Parabens para quê?.....
 
Mensagens: 397
Registado: 12/12/2002 13:10

Resposta

por Cem » 29/3/2006 0:23

Oi, Pepe, obrigado pela simpatia.
Quanto aos indicadores, de facto a maioria foi programada nos meus tempos livres há uns anos atrás para fazer parte de alguns sistemas de trading que utilizo em diversos activos financeiros.
Precisamente pelo facto de serem muito pessoais e fazerem parte do conceito que adaptei à minha forma pessoal de encarar os mercados tecnicamente (ex: indicadores de medição do grau tendencial e grau oscilatório, de medição dos climas emocionais pessimista e optimista, etc) tive o cuidado de acrescentar que se tratava de uma visão muito pessoal e pouco ortodoxa, pouco relacionada com a Análise Técnica tradicional que muitos neste forum usam e muito bem.
Achei que repetir muitas das ideias formadas por bons Analistas que existem neste espaço daria lugar a uma opinião algo desinteressante e porventura repetitiva.
Abraço amigo,
Cem
 
Mensagens: 715
Registado: 18/4/2003 1:58

por PepeLegal » 28/3/2006 22:55

Excelente visão... :lol:

Foi muito elucidativo...

Já agora, que tipo de indicadores utiliza ? Alguns nunca ouvi falar...

Cumprimentos e Bons Negocios,
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 139
Registado: 25/2/2004 13:33

2ª Parte

por Cem » 28/3/2006 20:56

Quanto ao essencial para quem pratica position trading, é de continuar comprado ou devem-se fechar as posições longas?
Pessoalmente acho que é de manter as posições compradas, o mais provável é o DAX estar a fazer mais uma consolidação correctiva antes de partir para novos máximos.
Porquê? Porque os mínimos de cada correcção estão cada vez mais elevados (higher lows) e de acordo com as definições de tendências só se devem fechar posições tendenciais quando o anterior mínimo do swing anterior for quebrado em baixa.
No meu caso simplifico um pouco este conceito ao introduzir aquela linha branca de baixo (2º gráfico), que não é mais que o suporte do canal de trading por onde o DAX deve evoluir.
Se essa base, presentemente nos 5772 pontos, for quebrada em baixa, então aí a análise terá de ser feita de forma mais cuidadosa procurando confirmar nessa altura uma possível inversão da tendência dominante. Aí poderemos ter então a possibilidade de confirmação do fecho de posições longas através dos indicadores de tendência comparativos.
Um dos indicadores do grupo que atrás referi que poderá estar em perigo de viragem de longo para neutro, estando relacionado com comparações de ambientes de volatilidade relativa.
O DAX tem estado a cotar num regime de baixas volatilidades o que por um lado significa que a maioria esmagadora dos traders se encontra demasiado complacente e concentrado nas posições da trend dominante ascendente. Este regime de baixa volatilidade é perigoso porque pode rebentar repentinamente em qualquer das direcções e se essa direcção for a de baixa, então podemos ter o caldo entornado.
O indicador de volatilidade relativa referido tem de ser vigiado de forma muito cuidada a partir de agora e em especial se o DAX cair abaixo dos 5820 pontos. Aí o pessimismo reinante de curto prazo poderá ter um valor relevante a nível emocional no DAX, situação que provocará nos traders menos informados e mais emocionais uma vontade maior de vender contratos deste índice.
Em contrapartida os traders mais batidos, menos emocionais, estão exactamente à espera da vinda do DAX ao intervalo dos 5772 aos 5820 para acumular posições longas do tipo oscilatório / estocástico. A luta será ganha ou perdida no caso dos 5772 aguentarem de forma clara ou não a investida dos curtos. Cada macaco no seu galho e a seu tempo se verá!
De resto o que se pode acrescentar para completar a fotografia no DAX? O regime lateral está presentemente com 62% de grau de importância em relação aos 38% do grau complementar tendencial. Isto quer dizer que nas presentes circunstâncias se confirma que as trades do tipo oscilatório (comprar no tal intervalo a rondar os 5800) deverão ter mais êxito que as do tipo tendencial (comprar e esquecer, situação que já deveria ter ocorrido há muitos meses atrás para um trader estar descansado nesta altura ou em furturas correcções).
Quanto à resistência do canal, onde se deverão fechar as posições oscilatórias em causa, o nível aconselhado, coincidente com a resistência do canal de trading, tem a ver com a linha branca de cima do 2º gráfico que está agora próxima dos 6040 pontos.
Quanto ao equilíbrio emocional deste índice, onde as opiniões favoráveis e desfavoráveis de curto prazo se equilibram, devo acrescentar que se encontra actualmente nos 5903 pontos. Como o DAX fechou nos 5891 o pessimismo de curto prazo prevalece actualmente sobre o optimismo da mesma escala temporal. Nada de estranho, trata-se de uma situação pontual e excepcional que não representa mais de 15% ou 20% das sessões num mercado bull. Numa correcção normal de um bull market este período pode durar de meia semana a 3 semanas, é muito variável e não vale a pena especular acerca da possível duração de uma correcção. Amenos que seja mesmo uma inversão de tendência, aí o caso muda de figura mas só pode ser estudado a sério se o DAX vier claramente abaixo dos referidos 5772.
Então aí têm, nada de análises e apenas uma visão de cenários alternativos negociáveis auxiliados por alguns indicadores de trading que uso para o efeito.
Espero não estar a influenciar ninguém, gostaria que esta opinião fosse tomada como mais uma visão entre tantos milhares que certamente cada trader terá tomado para si próprio e que no meu caso terá talvez mais um pouco da experiência que adquiri ao longo de vários anos de trading nos mercados em geral.
Até porque certezas nos mercados não existem, esta é a única certeza que posso garantir como estando certa!

Cumprimentos e bons negócios.
Cem
Anexos
DAX_Em_MLP_060328.png
DAX_Em_MLP_060328.png (23.05 KiB) Visualizado 889 vezes
 
Mensagens: 715
Registado: 18/4/2003 1:58

DAX: Uma opinião pouco ortodoxa

por Cem » 28/3/2006 20:55

A recente correcção ocorrida no DAX veio lançar muitas vozes discordantes quanto à nova direcção do mercado: trata-se de apenas mais uma correcção normal ou do início duma possível inversão da tendência dominante?
A opinião que aqui estou a dar é apenas a de mais um trader e nada tem a ver com visões de analista, coisa que nunca fui nem espero ser.
Ora bem, o longo prazo do DAX está bem positivo e recomenda-se (gráfico 1), logo só posso aconselhar quem transacciona este mercado a alternar entre posições compradas e neutras, nunca curtas porque isso é deitar dinheiro pela janela fora.
(Continua)
Anexos
DAX_Em_LPA_060328.png
DAX_Em_LPA_060328.png (14.58 KiB) Visualizado 895 vezes
 
Mensagens: 715
Registado: 18/4/2003 1:58


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bing [Bot], Burbano, cali010201, Carrancho_, cftomas, Google [Bot], Goya777, iniciado1, joingue, Kooc, malakas, mjcsreis, MR32, Nietz19, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, Phil2014, SerCyc, Zecadiabo e 962 visitantes