Caldeirão da Bolsa

Dax...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JAOR » 28/3/2006 19:27

Cartago Escreveu:.....................
Podes postar também o volume? De certeza que ajudará a perceber melhor o movimento actual do DAX.

Não posso porque não o tenho faz muito tempo..sei o quanto é importante mas não tenho tempo para tentar resolver isto... aliás, só olho o volume( e todos os dias olho para ele) e o RSi e quanto a este e falando em divergências..ok..o que ensinaram é que para haver divergência teria um que estar a fazer higher-highs e higher-lows( tendência de subida) o outro a fazer lower-highs e lower-lows ( tendência de descida), aí sim, haveria divergência, por outras palavras, num conjunto de swings, um vai para cima e o outro para baixo :P ..a meu ver, ainda não se pode dizer que há divergência.. o que é diferente de dizer que a não há..

Abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por Cartago » 28/3/2006 18:27

Estamos em "divergência" quanto ao conceito de divergências nos mercados, Dwer. :lol:

O caso do DAX é bem representativo: o título fez novos máximos, mas o RSI não ultrapassou o pico alcançado no último up-swing. Para mim isto é uma divergência negativa - o RSI falhou em acompanhar a evolução positiva do índice, o que "pode" indicar fraqueza no futuro.

É claro que, como todos nós sabemos, a análise técnica carrega muita subjectividade, ou seja, o que para mim é importante pode não ser para outra pessoa. Mesmo alguns conceitos são subjectivos e mudam de acordo com a experiência de trading de cada um.

Registado: 28/3/2006 18:04

por Dwer » 28/3/2006 18:22

Uma coisita sobre convergências / divergências: na minha opinião uma divergência negativa, num trend de subida como no DAX, só existe se o indíce fizer um higher low e o indicador um lower low. Trocando por miúdos, as divergências, em alta, consideram-se analisando as linhas de suporte (LTAs) do título e do indicador. Em tendências de baixa serão as LTDs que poderão divergir / convergir. Neste caso, no DAX, para mim não há divergência.

Mas talvez mais alguém se queira pronunciar sobre esta questão.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Cartago » 28/3/2006 18:11

Jaor, repara naquela divergência negativa do RSI face à evolução do índice.

O último up-swing (finais de Janeiro até finais de Fevereiro) foi bem suportado por uma "convergência" entre o movimento do RSI e o índice, mas note bem que apesar do índice ter feito novos máximos nesta semana o RSI falhou e não conseguiu estabelecer uma marca superior à última, o que claramente indica uma divergência negativa importante.

Não me parece um bom momento para os touros, pois quer me parecer que o índice está a perder muito do seu momentum.

Podes postar também o volume? De certeza que ajudará a perceber melhor o movimento actual do DAX.

Registado: 28/3/2006 18:04

por JAOR » 28/3/2006 14:01

Boa tarde, fica o up date...

Cmpts
Anexos
dax.png
dax.png (14.02 KiB) Visualizado 580 vezes

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Dax...

por JAOR » 28/3/2006 9:43

Bom dia,

breakout falso?? esperemos para ver...

Cmpts
Anexos
dax.png
dax.png (9.87 KiB) Visualizado 705 vezes

Quem está ligado: