Caldeirão da Bolsa

API tem 'pipe line' de investimentos no valor de 12 mil milh

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

API tem 'pipe line' de investimentos no valor de 12 mil milh

por marafado » 21/3/2006 1:20

API tem 'pipe line' de investimentos no valor de 12 mil milhões de euros

DE com Reuters



A Agência Portuguesa para o Investimento (API) tem no 'pipe line' projectos de investimento em Portugal que representam um total de 12 mil milhões de euros, envolvendo mais de 20 000 postos de trabalho, disse Basílio Horta, presidente da API.

O Governo anunciou projectos de investimento que totalizam mais de 7,5 mil milhões de euros, excluindo os de energia eólica e de centrais de ciclo combinado.

Entre os principais estão o projecto da refinaria de Sines, no valor de 4,5 mil milhões de euros, o da nova máquina de papel da Portucel Soporcel no valor de 900 milhões de euros, e no turismo o projecto Costa Terra de 510 milhões de euros e Tróia da Sonae de 350 milhões de euros.

Basílio Horta adiantou que os sectores mais atractivos para os investidores são os da petroquímica, 'cluster' automóvel, indústria transformadora, sector energético, biotecnologia, turismo e serviços.

Acrescentou que se começa a sentir em Portugal um clima de confiança favorável ao investimento devido à estabilidade política, à prioridade dada pelo Governo ao investimento e a uma certa mudança de comportamentos na Administração.

Disse ainda que o país e a economia nacional estão a mudar, o que é comprovado pela balança comercial e pelo peso relativo das exportações por produtos e por sectores, que denota um declínio da oferta baseada no custo de mão-de-obra e um aumento significativo dos produtos com maior valor acrescentado e dos sectores de capital intensivo.

Contudo, podem surgir mais projectos se forem tomadas medidas estruturantes, como a melhoria do sistema de justiça e a reforma da Administração Pública, e também medidas relativas à gestão das infraestruturas - portos, ferrovia e energia.

"A API trabalha com mais de 400 empresas e tem no 'pipe line' dezenas de projectos de investimentos nacionais e estrangeiros alguns já concretizados, outros em vias de o serem e ainda outros que o poderão ser no curto-médio prazo, dependendo da rapidez e eficácia da respectiva apreciação pelas entidades competentes", afirmou o presidente da API.

"O conjunto de projectos de investimento em acompanhamento na API representam um potencial de investimento na ordem dos 12 mil milhões de euros, envolvendo mais de 20 000 postos de trabalho directos", adiantou.

Disse ainda que parte deste valor "será investido nos próximos anos".

Frisou que os investidores nacionais e estrangeiros interessados em Portugal são, normalmente, sociedades produzindo para os mercados externos e com elevado potencial de internacionalização.
 
Mensagens: 3433
Registado: 5/10/2004 16:59

cron