Caldeirão da Bolsa

EDP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rnbc » 19/3/2006 19:37

TRSM Escreveu:Provavelmente muitos pensam como eu, e quando todos pensamos o mesmo é sinal que estamos do lado correcto, desde que os big players tb estejam a pensar o mesmo.

Errado, se muitos usarem o mesmo método e fizerem o mesmo o ciclo estoira imediatamente porque toda a gente "salta" em cima do ciclo.

TRSM Escreveu:Não domino a A.F.,contudo sou um apreciador de quem a domina, mas como a A.T. a dispensa, tenho sempre possibilidade de negociar quer em Bullmarquet quer em Bearmarquet, com as devidas excepções.

Eu de certeza que não domino a A.F., só vou tendo umas ideias :lol: Agradeço que não lhes liguem muito!

TRSM Escreveu:Tem todo o direito de ser um discrente de A.T., mas está completamente errado quando diz que não é ferramenta para quem investe a longo prazo, caso esteja errado prove-me o contrário, caso não o prove, será sinal que não deveria falar do que não conhece. Possivelmente pensa que a AT é uma BD e uma dúzia de indicadores e outras tretas, mas se pensa que é isso então está errado

Eu não sou um descrente na AT, sou um descrente na AT pura que ignora factores extrínsecos. Aliás, num mercado cada vez mais dominado por jogadores que usam AT é fundamental perceber AT para conseguir saber o que pensam "as pessoas atrás do gráfico" e decidir com base nisso. Se quizerem pensem nisso com a análise fundamental das multidões que usam análise técnica :)

Porque é que a AT pura não funciona tão bem no longo prazo? Porque o universo de investidores num papel muda, eventualmente até a educação e a cultura deles muda e portanto os ciclos variam mais do que no curto prazo.

Mas por outro lado parte do padrão mantém-se. A piada está em perceber qual a parte do padrão que se vai manter e qual é que se vai alterar....

TRSM Escreveu:Desculpe a minha petulância, mas acho que a pediu e cá ficarei à espera da sua tese sobre a EDP

Não foi petulância, foi um bocadito de pimenta hehe

Só acho é que estamos ambos de acordo, embora por razões diferentes 8-)
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

por The Mechanic » 19/3/2006 17:35

ruiarnaldo , ruiarnaldo ,

...não te preocupes mais que o The Mechanic chegou para decifrar o gráfico do TRSM .

TRSM , se me permites , passo a explicar :

Isto é Método do Lobo puro !

...tás a ver a linha vermelha vertical ?!
Pois bem , ela representa 0,86 centimos , atenção !
...e atenção porque , pela Teoria de Parkinson , isto pode não querer dizer nada !!

...já a Teoria de Alzheimer , diz-nos que os riscos azuis querem dizer que a cotação já passou por lá e os riscos vermelhos , embora tenha passado por dois ...um ainda não !!!

Lógicamente , a conclusão que podemos tirar daquié que :
Embora nós queiramos que a cotação passe pelo próximo risco vermelho a toda a brida , ela pode não passar e pode inclusivé ...vir para baixo . Mas como o The Mechanic entrou na acção há pouco tempo, podemos concluir que vái passar por aquele risco vermelho como faca em manteiga numa noite de Verão...

Espero que tenhas ficado elucidado . TRSM , eu não sêi se concordas com a interpretação , mas daqui não sái mais nada de jeito ...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Rui A » 19/3/2006 16:32

Boa Tarde!

Por ultimo gostaria de referir que nas projecções há algo que lhe deve ter escapado e que é muito importante, mas como é um método dos mais simples que existe e não é cientifico ficarei à espera que o decifre.
Desculpe a minha petulância, mas acho que a pediu e cá ficarei à espera da sua tese sobre a EDP

O método, quer seja científico ou nem tanto, não o percebo. Quem me ajuda a decifrá-lo?

Registado: 10/3/2004 17:35

por josecarlosvalente » 19/3/2006 14:34

Não consigo perceber como será positivo para a EDP a liberalização do mercado energético e a construção de uma central nuclear??

A liberalização obrigará a uma maior concorrencia, com um impacto nas margens da EDP e possivelmente na sua quota de mercado.
A central nuclear irá substituir parte do valor energético produzido por via eléctrica.

Uma coisa é certa parece existir uma tendência ascendente com a EDP, mas o mesmo se passa com outros titulos e por vezes sem razões aparentes e pouco racionais.

Abraço

Registado: 6/2/2006 13:23

EDP

por jarc » 19/3/2006 13:16

Caro rnbc, haverá aspectos positivos para o futuro da edp e haverá outros que nem por isso. A central nuclear é uma quase inevitabilidade pois o preço a pagar pela poluição das térmicas é brutal e já não falta muito para ser a sério. Mas uma central é um investimento de monta. É verdade que há aspectos positivos sendo a possibilidade de concentrações no sector o mais significativo (atenção ao que se está a passar com a reacção do poder político às opas na Europa). Também é verdade que a energia está na moda e que o preço da electricidade reflectirá sempre os custos de produção. Portanto o melhor é mesmo olhar para o boneco do TRSM.

Registado: 23/7/2003 16:05

Re: EDP

por aa » 19/3/2006 12:58

TRSM Escreveu:bfs

Caro TRSM

Análise muito interessante e de fácil leitura... :wink:

cps

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

por TRSM » 19/3/2006 11:40

O que ele quer dizer é que se a EDP repetir o padrão anterior de crescimento vai ter o próximo ponto de inflexão nos 3.19€

Pode realmente ocorrer nesse valor uma inflexão, mas tb pode ocorrer simplesmente uma consolidação, ou nenhuma das duas

Repara como ele anotou as inflexões mais significativas e as repetiu deslocadas mais acima a vermelho.

Foi isso que fiz, mas os unicos pontos que conhece é o ínicio do movimento e a 1ª retracção, já que os outros 2 pontos é preciso fazer calculos muito simples e que não têm nada de cientifico

Agora, isto é muito pouco cientifico. Muito em particular, se todos os investidores significativos no papel pensarem como ele a coisa corre seriamente mal.

Provavelmente muitos pensam como eu, e quando todos pensamos o mesmo é sinal que estamos do lado correcto, desde que os big players tb estejam a pensar o mesmo

Sem ser por AT: Eu acho que a EDP pode subir bastante nos próximos anos porque o regulador lhe vai dar folego para aumentar as tarifas e porque o mercado da energia se vai expandir bastante mais. A última sondagem feita sobre a opção nuclear na vilória onde se pensa em instalar a eventual central também é animadora. E há mais umas quantas razões estruturais para o titulo subir, mas davam uma tese. Acho que sobe até aos 3.30 este ano (pelo menos) e depois continua a subir.

Não domino a A.F.,contudo sou um apreciador de quem a domina, mas como a A.T. a dispensa, tenho sempre possibilidade de negociar quer em Bullmarquet quer em Bearmarquet, com as devidas excepções.

PS: tenho EDP e recentemente reforcei.
PPS: eu sou um descrente na AT pura, acho que é apenas mais uma ferramenta, e não é de certeza "a ferramenta" para quem investe a longo prazo.

Tem todo o direito de ser um discrente de A.T., mas está completamente errado quando diz que não é ferramenta para quem investe a longo prazo, caso esteja errado prove-me o contrário, caso não o prove, será sinal que não deveria falar do que não conhece. Possivelmente pensa que a AT é uma BD e uma dúzia de indicadores e outras tretas, mas se pensa que é isso então está errado

Por ultimo gostaria de referir que nas projecções há algo que lhe deve ter escapado e que é muito importante, mas como é um método dos mais simples que existe e não é cientifico ficarei à espera que o decifre.
Desculpe a minha petulância, mas acho que a pediu e cá ficarei à espera da sua tese sobre a EDP

cumprimentos e bfs

Registado: 5/11/2002 11:30

por ASimoes » 19/3/2006 2:22

quando pagam, EDP, os dividendos!?
bfs
8-)
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por rnbc » 19/3/2006 2:14

O que ele quer dizer é que se a EDP repetir o padrão anterior de crescimento vai ter o próximo ponto de inflexão nos 3.19€

Repara como ele anotou as inflexões mais significativas e as repetiu deslocadas mais acima a vermelho.

Agora, isto é muito pouco cientifico. Muito em particular, se todos os investidores significativos no papel pensarem como ele a coisa corre seriamente mal.

Sem ser por AT: Eu acho que a EDP pode subir bastante nos próximos anos porque o regulador lhe vai dar folego para aumentar as tarifas e porque o mercado da energia se vai expandir bastante mais. A última sondagem feita sobre a opção nuclear na vilória onde se pensa em instalar a eventual central também é animadora. E há mais umas quantas razões estruturais para o titulo subir, mas davam uma tese. Acho que sobe até aos 3.30 este ano (pelo menos) e depois continua a subir.

PS: tenho EDP e recentemente reforcei.
PPS: eu sou um descrente na AT pura, acho que é apenas mais uma ferramenta, e não é de certeza "a ferramenta" para quem investe a longo prazo.
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

poderá explicar...

por npatriarca » 19/3/2006 0:59

.... a um personagem tão iniciado nestas coisas como eu o sentido das suas anotações a amarelo ?

Ou seja, o porquê dos dois pontos intermédios: 2,99 e 3,19 e o porquê da soma de 2,66 + 0,86

Agradeço desde já a sua explicação. Tenho 61% da minha carteira com EDP compradas a um preço médio de 2,18 e fiquei algo curioso com estes seus dados, pois invisto pelo que sinto das empresas e não através destas análises técnicas que me fascinam mas que não sei interpretar

Registado: 7/3/2006 1:13

EDP

por TRSM » 18/3/2006 20:31

bfs
Anexos
edp.png
edp.png (13.76 KiB) Visualizado 1305 vezes

Registado: 5/11/2002 11:30

Quem está ligado: