Caldeirão da Bolsa

Lucros EDP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Tarifas electricas com dias contados

por Açor3 » 4/3/2006 16:04

novo diploma para o sector eléctrico, em vigor há um mês, prevê a possibilidade de deixar de haver um comercializador sujeito a regulação, nomeadamente em matéria tarifária, quando o mercado liberalizado estiver em pleno. Ainda que não aponte datas, o decreto abre assim a porta à implementação de um sistema semelhante ao que vigora nos combustíveis ou gás engarrafado, por exemplo, em que os operadores são livres de fixarem preços, em função dos custos das matérias-primas.

Em causa está a criação do comercializador de último recurso (CUR) - papel que deverá começar por ser desempenhado pela EDP -, obrigado a garantir o fornecimento eléctrico "aos consumidores, nomeadamente aos mais frágeis". O CUR, sujeito à regulação da Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE), só actuará, contudo, "enquanto o mercado liberalizado não estiver a funcionar com plena eficácia e eficiência".

Ou seja quando se entender que a liberalização está a funcionar em pleno, o CUR pode acabar, restando aos consumidores fazer contratos com as empresas que actuam no regime livre - e que fixam preços segundo as regras de mercado. Para já, apenas os consumidores empresariais e os serviços são livres de optar por um fornecedor em regime de preços livres. Para os domésticos, a possibilidade de escolha começa a vigorar a 4 de Setembro.

"Se se verificar que daqui a alguns anos o sistema liberalizado funciona, por que é que esta figura [CUR] não pode ser extinta?", disse fonte oficial do Ministério da Economia. Já a ERSE disse não fazer "comentários a decretos do Governo".

Para Nuno Ribeiro da Silva, especialista em energia, a extinção do CUR só deverá ocorrer "numa lógica de longo-prazo e num quadro de verdadeira concorrência", mas a subida dos preços da electricidade vai ser "inevitável" no futuro, dentro e fora do sistema regulado, em linha com os preços das matérias-primas.

Este ano, o aumento de tarifas para os domésticos fixado pela ERSE foi de 1,2%, mas o presidente do organismo alertou que, se não fosse a imposição legal de limitar as subidas à inflação e se se tivessem repercutido todos os custos do sistema, o agravamento teria sido de 14%. Mas, a partir de 2007, a limitação da inflação acaba, ficando ainda os domésticos a suportar os sobrecustos das renováveis (cujas tarifas são subsidiadas) o que poderá, no actual quadro de preços do petróleo, levar a tarifa a subir 17%, segundo a Deco.

António Sá da Costa, da Associação dos Produtores de Renováveis, sublinha que a liberalização e eventual fim do CUR poderão, contudo, ter efeitos positivos, porque "terá de fazer-se uma gestão da produção mais eficiente". Já Jorge Morgado, da Deco, está "preocupado" com o fim do CUR, que pode ser "uma porta aberta para se desarticular o poder do regulador". O responsável lembra que as telecomunicações e os combustíveis estão já totalmente liberalizados e que os efeitos nos preços "foram os que temos visto".

"Inverdade" no decreto, diz a Deco
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa

por Açor3 » 4/3/2006 13:42

Primeiro tomada de mais valias.Depois não há como entrar novamente quando se preveêm resultados como estes e por isso nada melhor que primeiro baixar a cotação.Agora tudo aponta que em breve ultrapasse os 3 euros e porquê?Especulação em volta do sector energético,a EDP está em importantes concursos,bom dividendo e finalmente privatização da parte que falta ainda este ano.Bons negócios. :P :P
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa

por Grão a Grão » 4/3/2006 12:24

Que pensas desta queda da edp no dia de ontem?

Os resultados são apresentados dia 7 deste mês. És da opinião de que os resultados serão suficientemente positivos para fazer esta acção ultrapassar os 2,99 euros?

Um abraço.
 
Mensagens: 72
Registado: 11/2/2006 15:38

Lucros EDP

por Açor3 » 3/3/2006 20:32

Os analistas do Banif consideram que os lucros da EDP devem alcançar os 967 milhões de euros, impulsionados pelos ganhos de capital de 398 milhões da venda de 14,3% da Galp.
O Banif avança ainda que decidiu classificar os ganhos de capital de 398 milhões vindos da Galp como resultados não-recorrentes, mesmo que a EDP afirme que serão classificados acima do nível do EBITDA. Adiantam ainda que esta situação pode provocar alguma controvérsia em torno dos resultados já que o EBITDA em vez de ser de 2,448 milhões de euros seria os 2,050 milhões que estimam.

Quanto à sua politica de remuneração, O Banif prevê que o dividendo seja de 0,10 euros por acção ou de 3,4%, uma vez que a EDP deve utilizar os ganhos com a Galp para cortar a dívida em vez de aumentar os dividendos.

Para já, o banco mantém a sua recomendação de neutral a curto prazo inalterada. «Já que a EDP continua a ter um ângulo especulativo podendo haver alguma pressão de compra mais para a frente, é preciso reconhecer que há alguma incerteza no que diz respeito à nova estratégia de administração da empresa e, mais importante, riscos regulatórios em Espanha terem aumentado, mesmo que a EDP seja menos afectada que as suas concorrentes espanholas», adiantam.

O preço alvo anterior do Banif para a eléctrica era de 2,50 euros, e para já consideram-no sob revisão.

As acções da EDP fecharam hoje a perder 1,02% para os 2,92 euros.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Burbano, Ferreiratrade, goncaladas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, Jrelva531, Lisboa_Casino, m-m, malakas, mjcsreis, Mmmartins, Mr.Warrior, MR32, nbms2012, niceboy, nunorpsilva, O Magriço, paul_invest, PMP69, SerCyc, Sertorio, yggy e 992 visitantes