Caldeirão da Bolsa

Japão &, Fundos de Investimento ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por OPA » 18/2/2006 2:04

Hugo, antes de mais bem-vindo!

Quando investes em bolsa tens de estar preparado para isto mesmo.

Quando investes num fundo que te dá rentabilidades anualizadas de 44%, isso quer dizer uma coisa. Estás a participar num mercado volátil, de risco elevado! Por isso mesmo o risco o fundo em que investiste é de nível 5...além disso, não leste que rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras?

Digo-te também que estou contigo (eu e muitos mais neste fórum).

É normal os mercados corrigirem após fortes valorizações. Se fores ver o histórico do nikkei (finance.yahoo.com), verás que o nikkei subiu muito nos últimos meses. Quando isso acontece, os títulos costumam corrigir por variadíssimas razões.

Simplificando, os investidores mais atentos e informados tentam entrar nos títulos quando eles estão em baixo mas possuem boas perspectivas de futuro. Tu entraste num fundo que investe em títulos que se encontram em alta continuada...

Claro que as perspectivas de futuro, no meu entender, continuam a ser boas. Daí que estejamos tantos no mesmo barco que tu! Agora, não te admires que o nikkei desvalorize ainda uns bons pontos percentuais mais. Aproveita esta lição e informa-te sobre o funcionamento dos mercados. Mesmo que acabes por perder alguns €€€, ficas a ganhar no conhecimento. E vais ver que os €€€€ vêem logo depois!

Fica por aí e não desistas.

Se isto der para o torto, não vão faltar aqui sirenes a tocar!

Registado: 9/6/2005 11:19

Japão &, Fundos de Investimento ?

por hugo0000 » 18/2/2006 0:42

Boa noite,
Este é o meu primeiro post neste forum, e como novato que sou, perdoem alguma asneira que escreva.
A minha questão é a seguinte, há cerca de 2 semanas subscrevi o Fundo de Investimento Japão gerido pelo Millennium BCP e que teve no ano passado uma rentabilidade de aprox. 44%.
O risco estava avaliado em 5 numa escala de 6 pontos.
Acontece que no primeiro dia aquilo ainda valorizou, mas passado este tempo desvalorizou quase 15% (!!!)
Que raio terá acontecido que justificasse uma queda tão grande? OK há a balança comercial, o Iene está mais caro, as exportações diminuem, mas era caso para acontecer isto ao meu fundo?
Quem puder dar uma luz sobre o assunto agradeço.

Obrigado e bn

Hugo Oliveira

Registado: 9/11/2005 13:17

Quem está ligado: