Novo artigo: "A bomba de Belmiro"
Achei o máximo
Uma total surpresa que abalou muitos candidatos ao título.
Para mim desde que o tio Belmiro não revenda e não seja apenas para gerar mais valias, era bom que uma empresa destas ficasse em mãos nacionais.
Afinal.... o que é nacional é bom
Por outro lado, o timing foi estudado dando tempo à Telefonica para gastar uns trocos noutras andanças e agora...não lhe será fácil arranjar tostões...
Para mim foi o Tio Belmiro a fazer um valente CHEQUE MATE
Se tivessemos mais empresários assim... Portugal era lindo
Ulisses, concordo inteiramente contigo
O mercado é por vezes incoerente...
As minhas poucas que estava à espera de reforçar se viesse para baixo, lá as despachei. Exactamente como a tua opinião aponta, logo pela manhã despachei a menina.
Bn e um abraço
Bem haja pelo artigo.
Uma total surpresa que abalou muitos candidatos ao título.
Para mim desde que o tio Belmiro não revenda e não seja apenas para gerar mais valias, era bom que uma empresa destas ficasse em mãos nacionais.
Afinal.... o que é nacional é bom
Por outro lado, o timing foi estudado dando tempo à Telefonica para gastar uns trocos noutras andanças e agora...não lhe será fácil arranjar tostões...
Para mim foi o Tio Belmiro a fazer um valente CHEQUE MATE
Se tivessemos mais empresários assim... Portugal era lindo
Ulisses, concordo inteiramente contigo
O mercado é por vezes incoerente...
As minhas poucas que estava à espera de reforçar se viesse para baixo, lá as despachei. Exactamente como a tua opinião aponta, logo pela manhã despachei a menina.
Bn e um abraço
Bem haja pelo artigo.
Re
Pata-Hari Escreveu:Jas, para efeitos da tua análise quando compras acções para a carteira, interessa-te o que o mercado poderá pagar pelas tuas acções no teu time span ou quanto é que elas efectivamente valem?
Os targets reflectem o que os Analistas acham que a empresa cotará, em termos de bolsa, dentro do prazo de 1 ano.
Eles baseiam-se na cotação a que estavam, nas expectativas do sector, e nas próprias expectativas de lucros da empresa em causa.
Nada disso se alterou de ontem para hoje, pois não?
Beijinhos,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Não sei se será assim tão líquido, afirmar que ninguém sabia da operação. A subida da PT dos 7,5 euros em Novembro até aos cerca de 9 euros em Janeiro deste ano (+20%), pode não ter sido expontânea.
Além do mais o 'timing' do início da subida parece coincidir com a data em que a operação começou a ser cozinhada. É também de notar as cajadadas que a cotação levou durante essa subida, quando parecia querer subir descontroladamente (ver quedas violentas de -5% em 3 dias em meados de Dezembro, queda mais ou menos violenta desde o início do ano, e mais recentemente a queda de cerca de 3,5 % num só dia).
A ideia de que a operação foi imperceptível ao mercado não passa de um mito, no gráfico da PT ela está lá bem vísivel. Naturalmente que o 'timing' da operação era impossível prever olhando para o gráfico.
A OPA não teva qualquer surpresa, a surpresa foi ser a Sonae a lancá-la. A diferença para o forrobodó a que estamos habituados é que aqui muito poucos sabiam, e actuaram com discrição.
Além do mais o 'timing' do início da subida parece coincidir com a data em que a operação começou a ser cozinhada. É também de notar as cajadadas que a cotação levou durante essa subida, quando parecia querer subir descontroladamente (ver quedas violentas de -5% em 3 dias em meados de Dezembro, queda mais ou menos violenta desde o início do ano, e mais recentemente a queda de cerca de 3,5 % num só dia).
A ideia de que a operação foi imperceptível ao mercado não passa de um mito, no gráfico da PT ela está lá bem vísivel. Naturalmente que o 'timing' da operação era impossível prever olhando para o gráfico.
A OPA não teva qualquer surpresa, a surpresa foi ser a Sonae a lancá-la. A diferença para o forrobodó a que estamos habituados é que aqui muito poucos sabiam, e actuaram com discrição.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
Re
Pata-Hari Escreveu:E dado que a realidade da pt era um todo e não a soma das partes, fazia sentido que os analistas a avaliassem em termos de price target dessa forma mesmo conhecendo esse desconto. Ou seja, o cenário fundamental alterou-se, é natural que as análises se alterem. O jogo agora é outro.
O cenário fundamental não se alterou pois o valor da PTC é exactamente o mesmo de ontem para hoje.
O que se alterou foi a opinião dos analistas...
JAS
Castel branco, tens a maior operação financeira de sempre no nosso mercado, completamente inesperada, o mercado tem a reacção que teve com a euforia de todas as partes envolvidas (inacreditavel). Preferias o quê para te entusiasmar? que o dia fosse igual ao de sexta-feira? pensei que nem era para te responder e que era uma ironia e uma pergunta retórica. Desculpa se te ofendi.
Jas, eu não disse que os analistas não sabem fazer o calculo pela soma das partes, disse que um conglomerado ou um grupo como a pt transacciona a desconto face à soma das partes. E dado que a realidade da pt era um todo e não a soma das partes, fazia sentido que os analistas a avaliassem em termos de price target dessa forma mesmo conhecendo esse desconto. Ou seja, o cenário fundamental alterou-se, é natural que as análises se alterem. O jogo agora é outro.
Jas, eu não disse que os analistas não sabem fazer o calculo pela soma das partes, disse que um conglomerado ou um grupo como a pt transacciona a desconto face à soma das partes. E dado que a realidade da pt era um todo e não a soma das partes, fazia sentido que os analistas a avaliassem em termos de price target dessa forma mesmo conhecendo esse desconto. Ou seja, o cenário fundamental alterou-se, é natural que as análises se alterem. O jogo agora é outro.
Re
Ulisses, pois eu cá concordo contigo quanto ao facto dos Analistas andarem "cheios de medo" nos targets da PTC e agora, a posteriori, virem dar o dito por não dito e quererem emendar a mão.
E a desculpa da Pata, de que não sabem avaliar por partes, também não me convence.
Se não sabem deviam saber.
Pois em qualquer empresa se ela vale mais por partes, parte-se primeiro e vende-se por partes depois...
A Pata também considera que se deve somar os 0,385 aos 9,50 o que dá um preço de venda de 9,885.
Não concordo pois o dividendo não é um dado adquirido, ainda vai ser submetido a uma AG que só se realizará em 21 de Abril, e que nem sequer se sabe quando estará em pagamento...
A proposta da OPA "aceita e permite o pagamento desse dividendo" mas isso só ocorrerá se a OPA não for concretizada ANTES.
Mas falemos da hipótese da contra-opa por parte da Telefónica.
Para mim a conferência de imprensa de hoje foi muito esclarecedora.
Ter sido focado o "desencanto pelo Brasil" foi um claro sinal à Telefónica de que "se estiverem quietinhos pode ser que lhes vendamos os 50% da Vivo".
Para bom entendedor meia palavra basta.
Um abraço,
JAS
E a desculpa da Pata, de que não sabem avaliar por partes, também não me convence.
Se não sabem deviam saber.
Pois em qualquer empresa se ela vale mais por partes, parte-se primeiro e vende-se por partes depois...
A Comissão Executiva da Portugal Telecom anunciou hoje que irá propor ao Conselho de Administração que seja submetida à Assembleia Geral Anual de Accionistas a aprovação de uma distribuição de dividendos relativos ao exercício de 2005, no valor de 0,385 euros por acção, sujeita às condições de mercado e à situação financeira da empresa nessa data.
A Pata também considera que se deve somar os 0,385 aos 9,50 o que dá um preço de venda de 9,885.
Não concordo pois o dividendo não é um dado adquirido, ainda vai ser submetido a uma AG que só se realizará em 21 de Abril, e que nem sequer se sabe quando estará em pagamento...
A proposta da OPA "aceita e permite o pagamento desse dividendo" mas isso só ocorrerá se a OPA não for concretizada ANTES.
Mas falemos da hipótese da contra-opa por parte da Telefónica.
Para mim a conferência de imprensa de hoje foi muito esclarecedora.
Ter sido focado o "desencanto pelo Brasil" foi um claro sinal à Telefónica de que "se estiverem quietinhos pode ser que lhes vendamos os 50% da Vivo".
Para bom entendedor meia palavra basta.
Um abraço,
JAS
Re
castelbranco Escreveu:obrigado pela resposta
Tu andas mesmo de mau-humor...
Então com a PTC a subir 20% e as Sonaes a subirem 3% (em vez de caírem...) não vês entusiasmo?
Um abraço,
JAS
Excelente artigo. Concordo quando dizes que é sensato vender nesta altura. Já não concordo com a semi "euforia" na sonae.com. Pois ela é neste momento compradora da PT, portanto se tal vier acontecer prevejo valorização a médio\longo prazo, mas não tanto uma OPA sobre ela.
Abraço
Abraço
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Pata-Hari Escreveu:Ulisses há alguns pontos em que não concordo exactamente contigo.
onde tu não concordas é onde eu mais estou de acordo com o Ulisses.
Se realmente acreditavam que a empresa estava sub-avaliada pelo mercado era só fazerem um research sobre o assunto (nada que não se tivesse visto antes noutros títulos). Agora soa a uma só coisa..."Ganância"
- Registado: 15/12/2005 19:03
Ulisses há alguns pontos em que não concordo exactamente contigo.
"É aqui que entram os analistas. Nas últimas semanas, a esmagadora maioria dos analistas apontava para preços alvo da PT valores abaixo dos 10 euros. Alguns até a consideravam sobrevalorizada. Agora, quando confrontados com a justeza do preço da operação, todos são unânimes em o considerar abaixo do valor da empresa! Onde está a coerência?" A coerência pode-se prender com o facto de, analisada por partes, a pt vale mais. E neste momento está a pesar-se cada parte no valor. Uma empresa partida em partes valeu sempre mais que uma empresa por inteiro. Um pouco como o tal desconto do conglomerado que fez com que o Belmiro separasse a sonae em várias partes. Ora até agora ninguém olhou para a pt por esse prisma. Há também outras questões que se podem levantar, nomeadamente a nível de eficiência fiscal por via do endividamento da sonae (este foi um argumento levantado pelo incognitus). Há algumas razões para que a situação possa ser revista, sim.
A outra questão é que neste momento o mercado não está necessariamente a descontar a contra-opa. 9.50 mais o dividendo é 9.885 e é esse o valor a ter em mente se considerarmos que a opa terá sucesso. Ora estamos abaixo desse preço e não acima.
De qualquer modo, esta é uma situação incrível, ehheheheheh! Que entusiasmo!
"É aqui que entram os analistas. Nas últimas semanas, a esmagadora maioria dos analistas apontava para preços alvo da PT valores abaixo dos 10 euros. Alguns até a consideravam sobrevalorizada. Agora, quando confrontados com a justeza do preço da operação, todos são unânimes em o considerar abaixo do valor da empresa! Onde está a coerência?" A coerência pode-se prender com o facto de, analisada por partes, a pt vale mais. E neste momento está a pesar-se cada parte no valor. Uma empresa partida em partes valeu sempre mais que uma empresa por inteiro. Um pouco como o tal desconto do conglomerado que fez com que o Belmiro separasse a sonae em várias partes. Ora até agora ninguém olhou para a pt por esse prisma. Há também outras questões que se podem levantar, nomeadamente a nível de eficiência fiscal por via do endividamento da sonae (este foi um argumento levantado pelo incognitus). Há algumas razões para que a situação possa ser revista, sim.
A outra questão é que neste momento o mercado não está necessariamente a descontar a contra-opa. 9.50 mais o dividendo é 9.885 e é esse o valor a ter em mente se considerarmos que a opa terá sucesso. Ora estamos abaixo desse preço e não acima.
De qualquer modo, esta é uma situação incrível, ehheheheheh! Que entusiasmo!
re
o caso PTM está mais dependente do que os reguladores forem "obrigados" a fazer, que até hoje ficaram-se pelas intenções...
...e se a opa sobre a PTC vingar... uma das formas de financiar aquilo por parte da SON seja vender a PTM a curto-prazo?...médio-prazo?
reguladores e SON que mandem de sua justiça
...e se a opa sobre a PTC vingar... uma das formas de financiar aquilo por parte da SON seja vender a PTM a curto-prazo?...médio-prazo?
reguladores e SON que mandem de sua justiça
- Registado: 17/11/2005 1:02
birbante, confesso estar completamente às aranhas na PTM. A Sonae (neste caso através da SNC) era obrigada a lançar uma OPA e fê-lo mas a um preço inferior ao da actual cotação, limitando-se por isso a cumprir um requisito legal.
Confesso que tenho muitas dificuldades em perceber como pode evoluir a cotação da PTM face a este estranho acontecimento.
Um abraço,
Ulisses
Confesso que tenho muitas dificuldades em perceber como pode evoluir a cotação da PTM face a este estranho acontecimento.
Um abraço,
Ulisses
Eu tb fiquei surpreendido mas quem não terá ficado!... Mas tb digo que fiquei contente e mais contente ficarei se o ti’Belmiro conseguir os + de 50%... O momento parece o mais oportuno devido ao caso da mais que provável alienação por parte do Estado da golden share e ao facto da telefónica se ter acabado de meter na compra da 02...
Abraço
Abraço