Caldeirão da Bolsa

Fisco obriga a declarar compras

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Resina » 13/2/2006 2:39

Eu acho uma piada o fisco dizer que o pessoal nao declara! A maior das vezes é impressão deles! Fisco é sinónimo de otários!

Registado: 9/11/2005 17:56

por alexandre7ias » 12/2/2006 14:04

Benfica: Veiga acusado de evasão fiscal

A Direcção-Geral de Impostos acusou o actual director-geral do Benfica, José Veiga, e a sua empresa, a Superfute, de evasão fiscal, noticia a edição deste domingo do Correio da Manhã.

De acordo com o diário, em causa estão os rendimentos declarados pela empresa referentes aos anos de 1997, 1998 e 1999 que a DGI considera não corresponderem aos rendimentos reais.
E a título individual, para efeitos de IRS, o empresário não declarava nenhum rendimento da sua actividade.

Ainda vai dizer que a culpa é do Pinto :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Resina » 10/2/2006 14:46

Melhor, o pessoal que for fazer as declarações de irs este ano, não coloque nada! Se eles identificarem, o sistema funciona, senão melhor! Uma fugazinha! Até pode ser que eles não encontrem tudo, tipo um gajo comprou casa, carro, barco, moto tudo com valores superiores definidos no comentario anterior, e eles só encontrei a declaração da casa e carro, p.e.!

por Bond, Yeld Bond » 10/2/2006 11:29

O Ministério das Finanças emitiu esta quinta-feira um comunicado explicativo sobre as compras, e os processos a desenvolver em caso de fraude ou fuga fiscal, no que diz respeito à declaração de compras que os portugueses fizeram, em 2005, e que contarão para efeitos de IRS.
O facto é que a Lei já existia e se mantém em termos de conteúdo e de valores a declarar, ao contrário do que chegou ser noticiado, na altura já citando fonte das Finanças. O que mudou foi a atenção e fiscalização que o Fisco vai ter face a uma eventual falha nessa declaração.

Ou seja, os portugueses vão ter que preencher o Quadro 6 do anexo G1 do Modelo 3 sempre que tenham adquirido bens como imóveis de valor igual ou superior a 250 mil euros, automóveis ligeiros de valor igual ou superior a 50 mil euros, motociclos de valor igual ou superior a 10 mil euros, barcos de recreio de valor igual ou superior a 25 mil euros, aeronaves de turismo (independentemente do seu valor) e suprimentos ou empréstimos, feitos no ano, de valor igual ou superior a 50 mil euros.

A novidade é que a partir de agora sempre que a administração fiscal tenha registo de alguma destas compras que o contribuinte tenha omitido, ou declarado por valor inferior, vai poder recorrer à avaliação indirecta da matéria colectável. Um mecanismo que lhe foi consagrado através da «aplicação do disposto na alínea f) do artigo 87º da LGT, conforme a redacção que resultou da Lei 55-B/2004, de 30 de Dezembro (Lei do Orçamento do Estado de 2005)», refere a nota da tutela.

Quer isto dizer que se um contribuinte comprou uma casa, de valor superior a 250 mil euros, e não a declarou, mas o Fisco tem o registo da sua escritura, então automaticamente vai dá-la como um bem que foi adquirido e pelo valor que consta dos seus registos. Isto porque hoje tem acesso, ao que não tinha antes: cruzamento de dados.

Com estes novos instrumentos de fiscalização de manifestações de fortuna, e outros acréscimos patrimoniais não justificados, é bem possível que muitos contribuintes faltosos venham a ter uma surpresa na altura de receber, ou pagar, a liquidação de IRS, depois.

«O despacho do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais insere-se no âmbito do compromisso de simplificação e aperfeiçoamento das obrigações acessórias a que os contribuintes estão sujeitos, tal como consta do Programa de Governo, aprovado pela Assembleia da República, e como foi reafirmado no recente debate mensal no Parlamento, a 27 de Janeiro, pelo Governo. E fundamenta-se no facto de a declaração de elementos que permitam aferir do pressuposto da avaliação indirecta prevista no artigo 87º, alínea f), não impedir a administração fiscal de obter, por sua iniciativa, esses mesmos elementos», acrescenta o mesmo comunicado.

“Nenhum vencedor acredita no acaso"

Friedrich Wilhelm Nietzsche
1844-1900

Registado: 20/1/2006 14:10

por fproenca » 9/2/2006 21:15

De facto foi um balde de água fria, mas pelo menos ficou o aviso, não deve tardar a ser reposta a obrigatoriedade de declarar tudo, o futuro caminha para a transparência, quer queiram quer não o povo cada vez exigerá mais do Estado

Se calhar nâo querem sacrificar tanto de uma só vez os infractores, é que muitos deles estão a receber na sua caixinha de correio as dividas da segurança social, quantos se colectaram como trabalhadores independentes nas Finanças e não descontaram para a Segurança Social ? A Segurança Social renovou toda a base de dados e softwere, por sua vez já se pode cruzar dados entre este Organismo e as Finanças

Uma coisa de cada vez senão não haverá cadeias para todos :twisted:

Vou ver se consigo inserir aqui o despacho em forma de ficheiro acrobat:
Anexos
anexog1.pdf
(49.15 KiB) Transferido 214 Vezes
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por alexandre7ias » 9/2/2006 20:07

Surfer Escreveu:Apôs uma leitura atenta ao longo deste tópico, encontrei alguns comentários curiosos a demonstrar alguma tensão ou nervossismo.

É curioso observar o comportamento dos cidadãos quando o governo (seja ele qual for) mexe em matéria fiscal, nomeadamente quando as regras mudam. Mas o mais interessante de observar é que quando algo muda no sentido de maior transparência a favor dos cidadãos, o povo inquieta-se e logo surgem novos problemas.

Se os governantes não fazem nada é porque são maus politicos, não tem coragem, defendem interesses instalados... Quando há indicios de alguma mudança ou alteração da lei que ninguem gosta, logo os governantes são maus na mesma por outras razões.

A nossa cultura linguistica é muito rica em proverbios e ditados... «preso por ter cão e não ter»...

Enfim, como reza a história...«povo que não se governa e não se deixa governar»...
:oops:

Parece-me, que há por ai muita gente nervosa e espiritos incomodados...Ou será impressão minha?! :-k

Pelos vistos há alguem muito mais preocupado e com os espiritos incomodados... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Deve ser grande :( e eu a pensar que isto ia MUDAR :lol:
Android Mobile
Imagem

por pedras11 » 9/2/2006 20:01

Declaração de IRS, anexo G1
Finanças recuam na exigência de informação sobre manifestações de fortuna
O ministério das Finanças recuou nas informações exigidas quanto às manifestações de fortuna no anexo G1 da declaração de IRS. Um despacho do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais (SEAF) vem limitar a obrigatoriedade declarativa a bens cujo valor de aquisição ultrapasse um determinado valor.
Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt

O ministério das Finanças recuou nas informações exigidas quanto às manifestações de fortuna no anexo G1 da declaração de IRS. Um despacho do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais (SEAF) vem limitar a obrigatoriedade declarativa a bens cujo valor de aquisição ultrapasse um determinado valor.

Assim, no caso de imóveis a obrigação declarativa só existe a partir dos 250 mil euros. Para os automóveis ligeiros de passageiros o valor de referência passa a ser de 50 mil euros e no caso de aquisições de motociclos só é preciso fazer-lhes referência no preenchimento do Anexo G1 quando o seu valor de aquisição for igual ou superior a 10 mil euros.

Os barcos de recreio de valor igual ou superior a 25 mil euros e as aeronaves de turismo e suprimentos ou empréstimos, feitos no ano, de valor igual ou superior a 50 mil euros também têm que ser declarados.

O despacho de João Amaral Tomaz dita ainda que a Administração Fiscal tenha em atenção os casos em que haja uma divergência não justificada, de pelo menos um terço, entre os rendimentos declarados e o acréscimo de património ou o consumo evidenciados pelo sujeito passivo no mesmo período de tributação.

«O despacho do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais insere-se no âmbito do compromisso de simplificação e aperfeiçoamento das obrigações acessórias a que os contribuintes estão sujeitos, tal como consta do Programa do Governo, aprovado pela Assembleia da República, e como foi reafirmado no recente debate mensal no Parlamento, a 27 de Janeiro, pelo Governo», explica o comunicado das Finanças.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por Resina » 6/2/2006 13:13

Aí é que está, o meu belo dinheirinho pago a esses gatunos! Que não fazem nada, este governo, e este país é uma miseria!

por pedras11 » 6/2/2006 12:24

Coloco aqui esta noticia para ficarem a saber para onde vai parte do capital "recolhido" no cambate á fuga ao fisco.... :mrgreen: Infelizmente.

Dos cofres da Assembleia da República saíram, durante 2005, mais de 1,4 milhões de euros relativos a subsídios de reintegração pagos a ex-deputados.
Pelo menos 82 ex-deputados receberam dos cofres da assembleia da República, até ao final do ano passado, o subsídio de reintegração, avança o «Correio da Manhã».

Ao todo, a Assembleia da República recebeu, em 2005, 84 pedidos, dos quais dois ainda não foram atribuídos. De acordo com o orçamento da Assembleia da República, o parlamento tinha prevista uma dotação de 1,35 milhões de euros para os subsídios de reintegração, que foi extinto em Setembro passado.

No apuramento finaldas contas, verificou-se que à cifra prevista foram acrescentados cerca de 76 mil euros: passou-se de 1,35 milhões de euros para 1,42 milhões.

por ktm450sx » 5/2/2006 20:55

Se nos deixarmos de m..... e falarmos exactamente do que o estado quer, falemos do seguinte:

As despesas são maiores que os proveitos, logo (mentalidade estado) vamos aumentar os proveitos e manter ou aumentar um pouquito as despesas.

Não é preciso ser muito esperto para perceber que nunca vamos a nenhum lado. Isto vai ser sempre igual ou pior.

Por mim votava na privatização do estado.

Registado: 15/2/2005 16:56

por pedras11 » 5/2/2006 20:23

O Fisco penhorou as aplicações bolsistas de José Veiga, afirma o Correio da Manhã de domingo. Entre os activos confiscados ao responsável da Superfute e actual dirigente do SL Benfica estão 980 acções da sociedade FC Porto SAD, cotadas na Euronext Lisboa.

De acordo com a mesma fonte, o procedimento da Administração Fiscal constitui uma garantia para o pagamento de uma dívida superior a quatro milhões de euros (4 M€).

A notícia segue-se a outras publicadas ao longo dos últimos seis meses, segundo as quais, o director desportivo do SL Benfica ficou com parte do ordenado penhorado pela repartição de Finanças de Cascais, para pagamento de dívidas fiscais de montante superior a ummilhão de euros.

Mais, em Julho do ano passado, a própria CMVM, entidade reguladora do mercado de capitais, chegou a suspender os direitos de voto (directos e indirectos) de Veiga sobre cerca de 40% na SAD do Estoril Praia, por duvidar da transparência numa operação relacionada com a oferta pública de aquisição lançada em 2004.

huummmmmmmm!!!!!!!!

por ramix » 5/2/2006 2:09

Caros amigos, quero comprar uma televisão :idea: tenho de declarar?????? :shock: :roll:

Já agora também queria comprar um leitor de DVD, para ver uns filmezitos enquanto não há bolsa... também tenho de declarar???? :? Há, é verdade, entretanto também queria alugar um filmezito para ver na minha TV nova... também tenho de declarar??? ou so declaro se o filme for para maiores de 18??? :twisted: :roll:

Ena, lembrei-me agora que por vezes tomo café naquelas máquinas automáticas... também tenho de declarar??? é que aquilo não me dá nenhuma factura!!! :shock:

Enfim... talvez bom, talvez mau... a verdade é que os "grandes" passam quase sempre por cima...
Contudo sou a favor do crescimento (ou não)... mas deve-se ter cuidado com as medidas...

Bom fim de semana e bons negocios.

Abraço, Ramix :mrgreen:

Registado: 12/9/2005 11:24

por pedras11 » 4/2/2006 22:48

fproenca Escreveu:Tal como já disse aqui em tempos, não votei no Sócrates, mas reconheço que está a ter muita coragem, mexer no bolso doa grandes nunca foi fácil, se vai resultar ou não o tempo dirá ! Espero que o caminho seguinte seja fazerem o mesmo que fizeram aos TOC, responsabilizar cada profissional por aquilo que faz sob pena de perder a sua carteira profissional, estou farto de incompetentes desde médicos, professores, engenheiros, arquitectos, advogados e outros serviços ! Quando as coisas acontecem ninguém quer assumir (exemplos: queda da Ponte em castelo de Paiva e desabamento de obras) !

Abraço

Já viste se os politicos também fossem responsabilizados pelo estado do país! :mrgreen: Já não havia politicos. :mrgreen:

por fproenca » 4/2/2006 20:49

EMILIA Escreveu:Estou a negociar um leasing imobiliário para comprar um escritório.
A compra do escritório prende-se, não com o facto de o negócio estar a correr muito bem, mas porque fica mais barato pagar a renda ao banco do que pagar renda ao senhorio. Será isto uma manifestação de fortuna, não me parece, é apenas uma questão económica. Será fugir aos impostos, não vejo como.!
O estado vai ver as minhas contas ( EU NÃO FUJO AO FISCO) e vai chegar á brilhante conclusão que eu tenho certamente rendimentos não declarados, dado que os meus proveitos são minimos ( è um negócio que só ao fim de 2-3 anos dará para viver dele), e vão chatear-me o juizo, claro que se forem ver as contas bancárias verão que estou a depauperar os meus queridos euros. Agora, que me vão chatear, ai isso vão.
Ainda por cima vou trocar de carro, não porque me apetece mas, outra vez por questões económicas, dado que pelas minhas contas o que vou poupar em combustivel dá para pagar o leasing para o escritório. Tenho que declarar a compra do carro e a venda??? Vou trocar um carro gama média-alta por um de média-BAIXA. Os brilhantes senhores das finanças, vão ficar bravos comigo, Um Escritório e um carro num ano com os meus rendimentos. INCRIVEL!! E o resto, o que leva alguém a fazer isto, não pensam!!
É lógico que aprovo todas as medidas de combate á fuga fiscal, portanto espero que que isto funcione, mas lá que vou levar na cabeça, ai isso vou.

Por acaso também estou a negociar um escritório para comprar em Leasing pelos mesmos motivos, pago mais ao senhorio, e olha que é a melhor altura dos últimos 15 anos para comprar, quem comprou à 5 anos provavelmente está aperder diheiro, mas quem comprar agora, estou convencido que daqui a uns 5 anos estará a ganhar para não falar que pagar ao senhorio é deitar dinheiro fora.

Mas não estou minimamente preocupado com o Fisco por causa disso, mais ainda, na contabilidade a renda é custo total daquele ano, no leasing são apenas os juros e a respectiva amortização/reintegração (a taxa é baixinha) que serão custo, o que irá fazer com que os lucros ficais aumentem, mas na prática o dinheiro sai da mesma forma do bolso :wink:

Sempre que há uma alteração o cidadão acaba por ficar desconfiado, os meios de comunicação fazem muito barulho para nada, ainda há bem pouco tempo foi os livros de reclamações, depois a facturação obrigatória dos restaurantes acima de 9,98 euros e na prática vê-se agora que foram medidas acertada.

O Fisco não vai andar a perseguir ninguém, quem comprou porque conseguiu poupar não tem dificuldade em provar, basta extractos bancários anteriores, o Fisco quer apanhar quem aufere rendimentos para comprar carros topo de Gama sem que os rendimentos assim justifiquem, bem como pagar um Leasing ou empréstimo proporcionalmente acima dos rendimentos mensaís, as pessoas que não têm nada a temer não terão dificuldade em provar seja o que for.

Atenção que por causa de algumas "expertices" mesmo que comprem um carro através de uma empresa em que tenha participação maioritária direcra ou indirecta também devem declarar, para não falar da "expertice" dos suprimentos (emprestimos) das sociedades onde participem, os Portugueses semrpe foram conhecidos por serem "espertos" mas o Fisco também está a ficar com meios capazes de apanhar o "xico esperto", não é à toa que alguns TOC (Técnicos Oficiais de Contas) vão colaborar com a Judiciaria, e ninguém melhor do que nós para saber os "truques"

Espero que NÂO transmitam a ideia aos vossos amigos e conhecidos que o Fisco anda a perseguir alguém, pagar impostos já é injusto por natureza mas o que o Fisco quer é apenas distribuir o pagamento dos impostos de forma mais justa do que está, agora pensem bem nos vossos visinhos, amigos, familia ou alguém que conheçam que tenha grandes moradias, Ferraris, Jaguares, Audi, BMW e Mercedes topo de Gama, e depois tentem associar à actividade deles a esse património e tirem as vossas conclusões, por cá não preciso de ir muito longe, basta percorrer a Av. Boavista, Foz, Antas, etc., moradias a custar 400.000 contos !!! Será que há assim tantos ricos ? ...

Tal como já disse aqui em tempos, não votei no Sócrates, mas reconheço que está a ter muita coragem, mexer no bolso doa grandes nunca foi fácil, se vai resultar ou não o tempo dirá ! Espero que o caminho seguinte seja fazerem o mesmo que fizeram aos TOC, responsabilizar cada profissional por aquilo que faz sob pena de perder a sua carteira profissional, estou farto de incompetentes desde médicos, professores, engenheiros, arquitectos, advogados e outros serviços ! Quando as coisas acontecem ninguém quer assumir (exemplos: queda da Ponte em castelo de Paiva e desabamento de obras) !

Abraço
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

por Resina » 4/2/2006 19:40

Clepsidra Escreveu:Se eu comprei um carro, para o qual andei a fazer poupanças durante 4 ou 5 anos, como vos parece que conseguirão provar rendimentos desadequados face à aquisição?

Aí está um bom caso! Vamos supor que era fumador e que decide deixar de fumar, o que gastaria coloca a render ou deixa mesmo em casa quieto! Agora vamos supor que o faz durante 10 anos, todos os meses consegue colocar de lado 150 euros, o que perfez ao longo de 10 anos, 18000Euros, ganha em media 500 euros mensais e no ultimo ano esteve desempregado, vivendo do subsidio de desemprego! Entretanto nesse mesmo ano, não declarou como é obvio fortuna, mas que comprou um carro!? O fisco vai estranhar.... Irá responder que foi uma poupança, a resposta que irá receber certamente deverá ser de fuga.... Por uns pagam os outros!

SEM PREOCUPAÇÕES

por pvk » 4/2/2006 17:57

QUEM TEM CUMPRIDO COM AS SUAS OBRIGAÇÕES FISCAIS, NÃO TEM DE SE PREOCUPAR. PORRA!!!

MAS QUEM NÃO TEM CUMPRIDO, ESTÁ LIXADO!!!

Registado: 2/7/2004 18:11

por Clepsidra » 4/2/2006 13:34

Bom dia,

De facto, mais uma vez, o Estado muda as regras do jogo, com o mesmo a decorrer... E se calhar devíamos questionar o nosso Estado se este comportamento é ou não o adequado para uma "pessoa de bem".

No entanto, face à imposição de novas regras de preenchimento dos anexos do IRS, porventura à margem da lei, devíamos reagir face à violação dos nossos direitos e temos o direito à resistência.

Como me parece que esta medida é meramente para funcionar como "sonda", não estaria preocupado com o seu efeito que só será o de evidenciar uma atitude de que há mudanças com visibilidade. Não será o fisco a criar a sua base de dados para que no próximo ou próximos anos, aí sim, seja possível fazer o cruzamento correspondente?

Se eu comprei um carro, para o qual andei a fazer poupanças durante 4 ou 5 anos, como vos parece que conseguirão provar rendimentos desadequados face à aquisição?

Registado: 12/9/2005 19:19

por EMILIA » 4/2/2006 12:32

Estou a negociar um leasing imobiliário para comprar um escritório.
A compra do escritório prende-se, não com o facto de o negócio estar a correr muito bem, mas porque fica mais barato pagar a renda ao banco do que pagar renda ao senhorio. Será isto uma manifestação de fortuna, não me parece, é apenas uma questão económica. Será fugir aos impostos, não vejo como.!
O estado vai ver as minhas contas ( EU NÃO FUJO AO FISCO) e vai chegar á brilhante conclusão que eu tenho certamente rendimentos não declarados, dado que os meus proveitos são minimos ( è um negócio que só ao fim de 2-3 anos dará para viver dele), e vão chatear-me o juizo, claro que se forem ver as contas bancárias verão que estou a depauperar os meus queridos euros. Agora, que me vão chatear, ai isso vão.
Ainda por cima vou trocar de carro, não porque me apetece mas, outra vez por questões económicas, dado que pelas minhas contas o que vou poupar em combustivel dá para pagar o leasing para o escritório. Tenho que declarar a compra do carro e a venda??? Vou trocar um carro gama média-alta por um de média-BAIXA. Os brilhantes senhores das finanças, vão ficar bravos comigo, Um Escritório e um carro num ano com os meus rendimentos. INCRIVEL!! E o resto, o que leva alguém a fazer isto, não pensam!!
É lógico que aprovo todas as medidas de combate á fuga fiscal, portanto espero que que isto funcione, mas lá que vou levar na cabeça, ai isso vou.
Não lamentes as perdas

Registado: 25/10/2005 11:55

por saxo » 4/2/2006 2:21

Essa do Lesing não percebi. Tenho um carro que não sendo topo de gama não pude pagar a pronto. entre os vários modos de pagamento, recorri ao que me dava melhores condições: o Leasing.

Não foi uma pretenção de fugir ao fisco mas sim de conseguir pagar o carro que precisava.

Resumindo: não percebo a relação leasing / fuga ao fisco...
Ganhe 5 £ em compras. Clique em R-Points.

Queres um Gmail? Manda PM

Registado: 10/5/2004 13:42

por MP » 3/2/2006 23:12

Não estamos aqui a questionar se o Estado Governa mal ou bem os nossos impostos, já passaram vários Ministros por lá e quase todos são criticados por Governarem mal, se qualquer um de nós fosse para lá também acabariamso por ser criticados ...

Ora cá está uma opinião da qual discordo em absoluto!!!...
Estamos a discutir impostos, que atingiram tais proporções que "asfixiam" a generalidade dos contribuintes, e só porque tem sido uma regra a má governação damos isso como um dado adquirido pacificamente?!...
O mal, na minha opinião, reside exatamente aí, é que o povo protesta frequentemente por discordância de 1/2 ou 1 ponto percentual em negociações salariais, mas não vejo manifestações por derrapagens de muitos milhões que saem da bolsa dos contribuintes e que, não raro, representa mais que isso no seu rendimento..............
Não vai sendo tempo de o estado ter mais respeito pelos contribuintes?!...então as obrigações não devem ser recíprocas?!...

Bom fim-de-semana
MP

Registado: 10/9/2005 10:45

Na minha ...

por James Douglas Morrison » 3/2/2006 22:56

... muito modesta opinião, a declaração de bens móveis e imóveis (respeitantes a 2005 e, espero, nos anos subsequentes) é uma das vertentes no combate ao fisco, que se torna de extrema necessidade, numa sociedade como a nossa, onde impera a lei do "chico-esperto"!!!!!
Onde moro e, mais concretamente na minha rua, o lote de viaturas média-gama / topo de gama é de bradar aos céus!!!!!
Mas não estou a opinar, por dor de cotovelo, porquanto, independentemente de tudo, a minha viatura, também é (e não é cagança nenhuma), topo de gama!!!!!
MAS ESTÁ REGISTADA EM MEU NOME!!!!!!

Porque tenho conhecimentos, apurei que, na minha rua, na média gama / topo de gama, somente duas viaturas, estão registadas em nome individual!!!!!!!!

Nenhuma, está sequer registada numa firma!!!!!!

Estão todas em "leasing"!!!!!!

É pois, com base em "espertices" destas, que o actual governo (em que não votei e nada me diz), irá controlar todo o património fixo e adquirido, face aos proventos declarados!!!!!!

O grande problema de um País, como o nosso, é o total desrespeito de uns, para os outros!!!!!

Falando mal e porcamente, estamo-nos a c____, uns para os outros, individualmente e colectivamente!!!

Falta-nos o chamado Espirito de Corpo!!!!!

O Respeito e a Disciplina!!!!!

Formação civica e carácter!!!!!!

Poucos o têm, infelizmente :cry: :cry: :cry:

Registado: 13/1/2003 19:11

Re: quem paga ?

por charles » 3/2/2006 22:56

vmerck Escreveu:Mas afinal quem vai pagar ou ser fiscalizado ?
Pois é aquele q com muito trabalho, iniciativa e coragem consegui ganhar algum mas para fugir ao monstro q é o fisco(q lhe leva tudo ou quase) agora quer gastar algum num carro (20.000€) mas não pode pq senão o fisco pergunta de onde veio o $$$ ??
Ao rico q embora declare 100.000€ esta td bem por la o carro q comprou ele ganhou este $$$ e muito mais q isso mas perante o fisco tem cabimento so q se esquecem e dos 900.000 q não declarou !!!!!
Com estas medidas q batem sempre no mesmo faz-me ter vergonha de ser portugues
Querem combater a fuga fiscal??? pois bem começem por cortar os custos do Estado e toda esta maquina q de verdade não funciona !!
Melhor seria não haver Estado durante uns tempo só se poupava algum e vejamos a policia não pode prender, o juiz não julga, o medico não cura, o beneficio fiscal não existe..é só cobrar !!!
Por uma vez se não sabem q fazer entreguem isto aos privados ou aos espanhois......

Então mas se esses 20.000 mil euros que fala foram ganhos de forma legal honesta e com os impostos todos como manda a lei, onde está o problema...não entendo....eu parece-me que estes cruzamentos vão servir para apanhar o outro que vc diz que foge aos 900 mil euros ...não entendo as suas reservas...

Não sou da cor politica deste governo, logo julgo-me insuspeito na opinião que dou, nunca antes houve tanta coragem politica como a que o governo encabeçado por socrates esta a ter, parece-me tambem que nunca antes se foi tão longe na tentiva de acabar com a fraude e fuga aos impostos,com estas medidas que parece já estarem a mexer com as consciencias de todos, muito brevemente irão dar resultados, e não venham dizer que só o grande capital é que foge, á centenas de profissoes que o fazem e todos nós conhecemos alguem que o faz, só que agora gabam-se menos e calam-se mais.

Isto tinha de acabar ou melhor tinha de começar....falo de um combate serio com medidas conceretas e visiveis para acabar com est aimpunidade, bem haja.....

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por fproenca » 3/2/2006 22:45

Não estamos aqui a questionar se o Estado Governa mal ou bem os nossos impostos, já passaram vários Ministros por lá e quase todos são criticados por Governarem mal, se qualquer um de nós fosse para lá também acabariamso por ser criticados ...

Há que ter a consciência que a máquina do Estado está demasiado pesada, é muito dificil retirar os direitos adquiridos, temos ouvido quase todo o tipo de serviços públicos a criticarem por não haver aumentos, ou porque o aumento é baixo, etc., vide por exemplo os médicos, juizes, professores, policia, bombeiros, etc.

O Estado não consegue de um dia para o outro reduzir as despesas quando muitas delas dependem de Ministérios autónomos, o Estado não pode (nem deve) intervir por exemplo na gestão de uma Câmara, se calhar irá demorar gerações para que o Estado Português consiga equilibrar as despesas em relação aos serviços privados

O que efectivamente se discute é o controlo da fuga aos impostos, não é justo por exemplo um Empresário declarar o salário minimo e ter vários carros, moradias, etc., para todos os efeitos é um cidadão que ganha pouco, que se calhar até reúne as condições para ter acesso ao rendimento minimo garantido, isenção de propinas, etc.

Raramente nos dão um talão de despesa ou factura quando vamos ao café, restaurante, lojas tradicionais (as dos shoppings emitem), reparações, jardinagem, etc., basta contar quantos cafés e restaurantes que não emitem talões da nossa zona para percebermos o quanto se foge

Muitos de nós também fogem, mas se perguntarmos a cada um se aceitariam mudar de atitude se todos deixassem de fugir, quase todos diriam que sim, o problema é o efeito carrocel em que se um foge os outros também têm de fugir para conseguirem competir com eles, isso eu compreendo, mas se houver um mecanismo que detecte esse "carrocel" então todos são obrigados a mudar se quizerem ter a sua Empresa aberta.

Não há Leis justas, o facto de ser uma lei já é por si injusta, em quase todos os Países desenvolvidos da Europa já existe este controlo há muito tempo, a única coisa que eu discordo é a tributação dos direitos consagrados na nossa Constituição tais como o direito à habitação, saúde e alimentação, se para mim taxar as nossas habitações permanentes (excluo 2ªs habitações) é absurdo, pior ainda é taxar o pão o leite e os medicamentos, era preferível duplicar a taxa do IVA em bens não essenciais (barcos de recreio, carros topo de gama, joias, etc.) em detrimento daqueles

Quanto mais transparência o Estado exigir do cidadão mais ele vai exigir a ele, viu-se recentemente as criticas por comprar carros de topo de gama numa altura de contenção de despesas, é o efeito de reversão :mrgreen: ...

Abraço

por Pata-Hari » 3/2/2006 22:42

Fisco recupera 210 milhões

Máquina fiscal recorreu ao levantamento do sigilo bancário entre 2003 e 2005

O fisco conseguiu recuperar 210 milhões de euros entre 2003 e 2005. As Finanças entregaram esta semana no Parlamento um balanço do que foi feito, nesta área, nos últimos três anos.

SIC

O recurso a este tipo de mecanismo de combate à fraude e evasão fiscal é cada vez mais frequente e está a dar resultados. De acordo com dados das Finanças, divulgados pelo Jornal de Negócios, foram pedidos 1255 levantamentos do segredo das contas bancárias, entre 2003 e 2005.

Nem todos estes processos instaurados confirmaram as suspeitas de irregularidades fiscais. Mas no total, o fisco detectou mais de 210 milhões de euros desviados dos cofres do Estado.

Só em sede de IRS as infracções chegaram quase aos 83 milhões de euros em três anos. No IRC, as empresas não declararam mais de 70 milhões de euros.

O Fisco também já anunciou os dados da recuperação de receita em 2005: a cobrança coerciva de impostos rendeu às Finanças mais de mil e 300 milhões de euros.

Incriveis os montantes..... :shock: . E pergunto-me que parte disto deriva da mega operação que foi feita este ano que envolveu alguns bancos. Se calhar ainda nem há resultados disso.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por alexandre7ias » 3/2/2006 20:35

Cá por mim, esteja á vontade...Só não faz falta quem não está....Ou melhor dizendo, quem tem medo e não deseja a mudança!

Medo de quê? :-k Claro deve ser por isso que a autoeuropa recebe milhoes do estado (ou recebeu). Eu tenho toda a vontade para mostrar onde ganhei e onde gasto o meu dinheiro, quando os politicos me deram possibilidade de ver factura por factura, no que gastam. E por falar em fugir, porque será que nunca recebi uma factura quando compro um maço de tabaco, porque tenho sempre que pedir talão nem que seja para a seguir deitar o mesmo fora quando chego a uma portagem, etc etc etc
Agora que isto vai mudar vai, nem que seja para pior....temos que esperar

Deixo uma anedota que esta muito fixe \:D/ :clap: \:D/
Depois de um dia de conferências, muitos colegas
doutores encontram-se no Bar do hotel. E ai contam as suas últimas conquistas científicas.
O australiano começa - Tivemos um fulano que foi atropelado e a única coisa intacta que tínhamos era o seu dedo mindinho. Pois, a nossa equipa conseguiu, pelo DNA, refazer a mão, um novo braço, um novo corpo! O paciente ficou tão capacitado que ao ter alta, tirou o emprego de cinco pessoas
- Isso não é nada! - Diz o americano.
- Nós tivemos o caso de um operário que caiu no reactor atómico de uma central nuclear! A única coisa que sobrou dele foi um cabelo. Pois pelo DNA dele conseguimos reconstituir completamente todo o seu corpo. Depois de ter alta, esse paciente mostrou-se tão eficiente que cinquenta pessoas
perderam o emprego!
O português pede a palavra:
- O caso que vou contar é muito mais interessante:
um dia em que eu estava a andar pelo hospital senti o cheiro de um peido. Imediatamente,eu o capturei num saco que levei até ao laboratório. Chamei minha
equipe e começamos a trabalhar. Primeiro, a partir do peido, fizemos um ânus, em seguida reconstituímos o intestino, e depois, pouco a pouco,todo o corpo e por fim o cérebro.

O projecto desta criatura foi chamado José
Sócrates e está a ter um
desempenho tão fantástico que milhares de pessoas
vão perder o emprego!!!
Android Mobile
Imagem

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Esquinas3, Google Feedfetcher, Goya777, iniciado1, jprgodinho, LACSIM, Lisboa_Casino, m-m, malakas, mjcsreis, MP65, Mr.Warrior, nunorpsilva, O Magriço, PMP69, SerCyc, tami e 962 visitantes