Caldeirão da Bolsa

May be it's not easy... but Forex is simple and sleazy! :-)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Love erases everything that misfortune can bring!!! :-)

por leprechaun » 5/2/2006 22:00

Camisa Roxa Escreveu:
leprechaun Escreveu:mas o vento da sorte e da graça protege os audazes e aqueles que têm confiança em si próprios...

na minha opinião isso não se aplica ao forex, pelo contrário, no forex tudo o que puder correr mal, corre mesmo mal, as leis de murphy assentam aqui como uma luva...

Mas que pessimista... ó Camisa Roxa às listras! :)

Ná! Isto aqui é só gente de pouca fé... mas eu mostro-lhes como é! ;)

Quer dizer que não fizeste uma pipa de dinheiro no cable... ou lá o que é isso!... porque te enganaste e em vez de vender compraste? Esquece, que a desforra já lá vem e hás-de ganhar também... à tripa-forra!... e esse malvado que morra! :lol:

Mas esses enganos a carregar no botão podem ser um susto... ai não! :shock: É que já vi que no Forex não há o quadro de confirmação a que estou habituado no Big e na CDI. Claro, a ordem spot é uma ordem ao mercado... dás o clique... e nem demora um bocado!

Agora, mira só este exemplo de como sou tão sortudo, que até com os próprios erros ganho tudo! :clap:

Até hoje, em 6 meses apenas cometi 2 erros no envio de ordens, num TW do DAX - o mesmíssimo erro teu! - e, muito recentemente, numa acção do Nasdaq em que me enganei no preço de venda, troquei o 1º algarismo, pelo que efectuei involuntariamente uma venda ao melhor e 10 cêntimos abaixo do meu preço de entrada. Enfim, o prejuízo não foi de monta e alertou-me ainda mais para a necessidade de verificar tudo cuidadosamente e confirmar os dados do Big - mormente o quantitativo da operação - com aqueles que eu já tenho inscritos na folha do Excel.

Tinha essa acção há poucos dias e o preço até estava em ligeira baixa, a marinar numa zona de ninguém. Ora no dia seguinte, ela caiu subitamente uns 25 cêntimos abaixo do valor da minha venda e... zás!... aí está ela recomprada sem mais perguntas nem delongas! Resultado: venda no próprio dia e recompra de novo no seguinte, com mais 2 daytrades, e num par de dias se converte um prejuízo moderado num belo lucro... 3-1!... e eu a cantar de cuco! :mrgreen:

E é que se não fosse esse engano, ainda a tinha em carteira à espera... do Godot!... já que a última venda, ao preço máximo do dia, foi efectuada a um valor só 3 cêntimos acima da compra inicial, o que não daria para pagar sequer as comissões! Enfim, até co'os erros eu ganho milhões... sou um anti-Murphy... pois! 8-)

Mas melhor ainda me aconteceu há mês e meio, em que queria comprar um put do DAX e acabei incompreensivelmente a reforçar num call do Nasdaq que já tinha em carteira e... em vez de perder - com a minha ordem errónea - acrescentei ainda mais aos ganhos, que nesse dia os índices subiram bem e eu com eles também!

No Bigonline, para onde telefonei de imediato, espantado com o insólito caso, falaram-se de um erro informático raro - escuso de entrar nos pormenores técnicos - mas como fui beneficiado... e muito!... forget it man... e venham mais erros destes... até o Murphy joga a favor cá do Peter... olha só a minha dita, tanta sorte assim catita!!! :lol:

Já agora, o TW também foi recomprado mais abaixo, claro! Logo, 2 erros bem lucrativos...

...com desfechos positivos...

Rui leprechaun

(...é só golos decisivos!!! :))

PS: Ah! E só já faltam 56... prós 100-0!... fora o Murphy e as suas leis... longe de mim eu o quero!!! :lol: :mrgreen: :P
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

Re: May be it's not easy... but Forex is simple and sleazy!

por Camisa Roxa » 5/2/2006 20:49

[quote="leprechaun]mas o vento da sorte e da graça protege os audazes e aqueles que têm confiança em si próprios... [/quote]

na minha opinião isso não se aplica ao forex, pelo contrário, no forex tudo o que puder correr mal, corre mesmo mal, as leis de murphy assentam aqui como uma luva...
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

May be it's not easy... but Forex is simple and sleazy! :-)

por leprechaun » 5/2/2006 16:32

Value Investing is simple, but it's not easy - Warren Buffett

Bem, a frase acima não se aplica ao mercado cambial, propriamente, mas ilustra essa diferença crucial entre ser "simples" e ser "fácil".

Há apenas 2 semanas, inscrevi-me no site da LJ Carregosa, com o intuito de experimentar a plataforma de negociação do Forex que, afinal, até dá para negociar toda uma série de outros activos, incluindo os famosos CFD que já me estão na mira... still not for now!... não há pressa e cada coisa por sua vez. Para já, o Forex é o meu brinquedo – gnominhos são bichinhos lúdicos! :) – e depois quando já me tiver divertido muito... e bem!... talvez passe para outros jogos do tal bazar financeiro... mas que mina de dinheiro! :lol:

Aliás, há uma imensidade de produtos de que só ouvi falar e mal sei o que são ou como se negoceiam! Yes, I know... sou um ignorantinho descarado... não sei nada do Mercado... excepto ganhar com MUITO lucro amealhado! :P

Continuando... Feito o download da plataforma de trading... adorável!... comecei então a olhar para os gráficos do Forex – só o par Euro-Dólar, para já – e a ambientar-me a esse novo mecanismo de trading, que me tem agradado muitíssimo, aliás.

Agora a comparação que eu vou fazer para provar o meu ponto, a saber, negociar o Forex é infinitamente mais simples... IT IS!!!... do que os warrants a que eu estava habituado, é justamente mostrar quão mais difícil é amealhar um pequeno lucro nos call ou put do que directamente no Forex.

Em 1º lugar, os warrants são um instrumento de negociação indirecto, que representa uma espécie de intermediário em relação ao activo subjacente a que estão vinculados. Pior do que isso, e exceptuando o caso dos TW, que não existem para o par EUR/USD, possuem um sem número de variáveis – ele é a maturidade, e mais o delta, a sempre incerta volatilidade, o teta e o gama para medir a temível desvalorização temporal, e ainda os complexos cálculos dos juros e dividendos... e outras manigâncias tais! – que põem a cabeça em água e só nos trazem cãs e mágoa! :cry:

Ah! E ainda temos os in-the-money, out-the-money e at-the-money... todos a prometer o belo money... but they're fishy and not that funny! :roll:

Ou seja, escolher correctamente um bom warrant em função do comportamento que antevemos para um determinado activo, o par EUR/USD neste caso, é um quebra-cabeças de alto lá com ele, e uma chatice tal que por vezes até apetece desistir antes ainda de começar! Mas enfim, quem não conhece outra coisa lá se tem de sujeitar ao que lhe dão...

Como certamente todos sabemos, à custa da dura experiência própria, mesmo nos casos em que até acertamos na direcção do movimento, podemos – pasme-se! – perder no warrant escolhido ou ganhar um mísero par de cêntimos... e é se queres! E, claro, quando a movimentação é a nosso desfavor... nem te conto!... é um prejuízo tonto!!! :shock:

Obviamente, ganha-se e perde-se em qualquer activo ou produto, consoante se aposta correcta ou incorrectamente, e isto sem considerar o método de negociação ultilizado para entrar ou sair do mercado. Aquilo que eu quero salientar é que, para um dado activo representado em warrants, existe uma tal variedade de call e put – só no EUR/USD são mais de uma dúzia!... 16 no Bigonline – que destrinçar o que melhor nos convém em função da estratégia para o movimento... up or down... que prevemos, é mesmo um fabuloso labirinto em que, muitas vezes, nenhum fio de Ariadne nos vale e lá somos mas é papados pelo MM... Minotauro! :evil:

Ou seja, o PLPINTO tem toda a razão, quando me dizia que se eu consigo negociar com êxito a "porcaria" dos warrants, devo é mudar-me com armas e bagagens para fazer fortuna directamente no Forex... deixar os tostões e ir à cata dos milhões! 8-)

Mas atenção!... don't get me wrong! É claro que é possível ganhar MUITO dinheiro em warrants... ou perdê-lo! O meu ponto não é esse, note-se! Apenas quero enfatizar que é incomparavelmente mais simples... simple! not necessarily easy!... negociar um activo de forma directa, como é o caso do Forex, do que por intermédio de um outro produto – o warrant – que com ele se relaciona de uma forma muito enviezada...

A este propósito, os TW são, de facto, muitíssimo mais justos, mas encerram perigos que não se devem ignorar. Da mesma forma, os CFD têm uma relação muitíssimo mais directa com o seu activo subjacente, e o mesmo acontece com os futuros, embora aqui o capital exigido é já um pouco substancial para carteiras depenadas... I mean, isso era no passado que agora já estão bem mais recheadas! :clap:

Mas é claro que nem tudo podem ser rosas e a maior alavancagem na negociação de TW, CFD, futuros e no Forex trazem um elemento de risco acrescido com o qual é preciso lidar muito bem! E é de facto esse o ponto em que me quero aperfeiçoar na conta de demonstração. Aliás, vou inclusive aplicar o mesmo princípio à negociação dos TW, afinal talvez ainda não abandone os warrants, para já, há mais uma nova experiência que desejo fazer... e tem a ver com as fantásticas previsões das Elliot Waves, diga-se! Ora como os gnomitos não têm segredos... são uns fala-barato desbocados!... :lol: hei-de explicar melhor o que estou a congeminar no tema do JAS, que é o máximo perito do DAX cá na aldeia... ;)

Por fim, e numa nota pessoal para justificar o inabalável optimismo... ALWAYS!... com que abordo este novo passo num mercado super-competitivo e difícil... so they say!... se com todas as desvantagens acima descritas que os warrants têm em relação ao Forex, no caso vertente, eu tenho conseguido lucros em TODOS os trades, com a infeliz excepção do call de strike a 1.18 e que resolvi deixar ir até à maturidade... e o Euro ainda foi lá no último dia!... oh, but it was such a BIG LOSS!!! :( – então a negociar directamente o par só posso esperar recompensas bem melhores ainda! E, para já, na demonstração do Carregosa Trader, foi preciso eu ter adormecido para registar a única perda até agora... e já lá vão 2 semanas!... so what shall I fear if from success I'm so near? :P

Enfim, posso ser muito sortudo... I am, I surely am!... e até estar numa espantosa maré de graça, como até aqui nunca experimentei tão fortemente nestes seis meses, mas o vento da sorte e da graça protege os audazes e aqueles que têm confiança em si próprios... and I do... I do... I DO!!!

É que se levo a bagatela de 29 trades consecutivos positivos, sendo 27 em put e só 2 em call, no par EUR/USD, desde 20 de Dezembro até hoje, não vejo por que razão não poderei ser ainda mais bem sucedido a negociar directamente este mercado que... repito e insisto!... é MUITO simples e directo! Se é facil ou não ganhar nele, bem, isso verei e o tempo mo dirá... Mas, à partida, não tenho razão alguma para supor que o não seja, se... e SE!... houver uma correcta e prudente, bastante conservadora de preferência, gestão do risco. Ou seja, maior prudência e menor ambição, uma fórmula que me serve muito bem... que eu sou manhoso e maganão e ganhar dá cá um gozo! :mrgreen:

So... Forex is a simple game... I say it again!...

Rui leprechaun

(...and I shall WIN it in the end! :))

PS: Só UM em Cem?! Ora, até pode ser em Mil ou num Milhão... I am the ONE...

...I will win and have my fun!!!!!!!!!!!!!!!!!! :clap: :\:D/ :clap:
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, cali010201, carlosdsousa, cmsbarros, Google [Bot], iniciado1, Kooc, latbal, m-m, mjcsreis, Mr.Warrior, PAULOJOAO, Pmart 1, SerCyc, Xacal e 909 visitantes