E esta hem?
1 Mensagem
|Página 1 de 1
E esta hem?
Como ganhar na bolsa ao fim-de-semana
Nos mercados financeiros existem muitos adágios para a negociação de acções. Manda a tradição que «comprar no rumor e vender na notícia» e «buy in may and dont came back until de labour day (sair do mercado em Maio e só regressar em Novembro)» são estratégias acertadas.
--------------------------------------------------------------------------------
Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
Nos mercados financeiros existem muitos adágios para a negociação de acções. Manda a tradição que «comprar no rumor e vender na notícia» e «buy in may and dont came back until de labour day (sair do mercado em Maio e só regressar em Novembro)» são estratégias acertadas.
Outra das máximas dos mercados diz que o investidor deve vender a sua carteira de acções na sexta-feira e recompra-la na segunda-feira, isto para fugir ao risco do impacto das notícias e acontecimentos que podem ocorrer enquanto goza os dias de descanso semanais.
Contudo, uma análise efectuada pelo Millennium bcp investimento mostra que esta poderá ser uma estratégia errada, pois a inversa (comprar à sexta-feira e vender na segunda-feira), apesar de ser mais arriscada, apresenta um retorno positivo e mais elevado que o mercado.
Para testar esta teoria, o banco de investimento «comprou» o PSI-20 na abertura das sextas-feiras (desde o início de 2005 até Novembro) e «vendeu» o índice ao preço de fecho de segunda-feira.
O resultado, no espaço de 11 meses, foi um «ganho» de 657,17 pontos positivos no PSI-20, apesar de em alguns meses a estratégia de estar exposto ao mercado no fim-de-semana ter sido negativa.
Estes pontos acumulados representam uma valorização de 8,51% no período, o que contrasta com os 5,70% de evolução do PSI20 com um ganho de 440,24 pontos no mesmo período de 11 meses. «Se tivéssemos investido 10 mil euros directamente no índice em 7 de Janeiro de 2005 e utilizasse-mos esta estratégia, reinvestindo o montante acumulado todos os fim de semana até 28 de Janeiro de 2005, teríamos atingido um valor de 10.875,00 euros, o que representa uma valorização, no período, de 8,75 % não contando com comissões», explica o Millennium.
O custo de passar um fim-de-semana descansado. Mas e se o investidor quiser mesmo ter um fim-de-semana descansado, sem estar atento ao que se passa no mundo das notícias? O custo pode ser uma desvalorização da sua carteira, tendo em conta o resultado da análise do Millennium. Aplicando a estratégia «normal», de vender sexta-feira (no fecho) e comprar segunda-feira (abertura) o resultado é negativo em 126,20 pontos.
«Leva-nos a crer que este é o prémio que se paga pela anulação ou atenuação do risco», refere o Millennium, acrescentando que esta experiência «não deve ser considerada como um modelo de ganhos infalível na Bolsa. O bom senso tem que imperar, mas por vezes estas estratégias mostram-nos outra perspectiva dos mercados que tendemos a não conhecer e muito menos a testar».
Mas fica a saber, que se quiser passar um fim-de-semana totalmente descansado, pode estar a perder a oportunidade ver a sua carteira de investimentos valorizar.
Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável
1 Mensagem
|Página 1 de 1