Ajuda em fundos
23 mensagens
|Página 1 de 1
É verdade que se pode diluir o risco diversificando o investimento entre sociedades gestoras diferentes.Mas este será o nível que menos influência o risco.Já que existe um padrão homogénio entre as diferentes gestoras.Depois mais rentabilidade implica mais risco/volatilidade.
Será sempre melhor concentrar o investimento no melhor fundo do sector ou área geografica em questão.
No caso dos fundos de acções dos mercados emergentes, será melhor escolher os melhores em cada mercado: europa de leste, asia e america latina.Aqui os sectores ficam em 2º plano, já que se está a investir numa zona geografica.
Se o objectivo for investir num sector especifico, existem os fundos sectoriais, que investem num sector, mas estão geograficamente dispersos.
Ao se investir em mais que um fundo do mesmo sector ou zona geografica esta-se a aumentar a exposição a alguns activos que esses fundos têm em comum.
É óbvio que se estivermos perante uma carteira de fundos dinamica, temos a oportunidade de adaptar a carteira a todo o momento no sentido de aumentar a rentabilidade, mantendo o risco em niveis confortaveis.Mas como em todo é bom acertar à primeira!
Será sempre melhor concentrar o investimento no melhor fundo do sector ou área geografica em questão.
No caso dos fundos de acções dos mercados emergentes, será melhor escolher os melhores em cada mercado: europa de leste, asia e america latina.Aqui os sectores ficam em 2º plano, já que se está a investir numa zona geografica.
Se o objectivo for investir num sector especifico, existem os fundos sectoriais, que investem num sector, mas estão geograficamente dispersos.
Ao se investir em mais que um fundo do mesmo sector ou zona geografica esta-se a aumentar a exposição a alguns activos que esses fundos têm em comum.
É óbvio que se estivermos perante uma carteira de fundos dinamica, temos a oportunidade de adaptar a carteira a todo o momento no sentido de aumentar a rentabilidade, mantendo o risco em niveis confortaveis.Mas como em todo é bom acertar à primeira!
The dreams in which I'm dying are the best I've ever had
- Registado: 30/3/2005 20:54
Vou dar-te o meu exmplo. Tinha 2 mercados emergentes (DWS BRIC e UBS Central Europe).
Eram duas apostas completamente diferentes. O BRIC aposta no Brasil, India e China. O UBS fica-se pela Europa central e de leste.
O BRIC aposta no sector primário da economia, o UBS aposta mais nos serviços.
É claro que o BRIC teve melhor performance em 2005 pois o petróleo/gás russo disparou, mas é muito mais volátil que o UBS que aposta mais na banca e retalho da Rep. Checa/Hungria/Polónia para as suas valorizações.
Eram duas apostas completamente diferentes. O BRIC aposta no Brasil, India e China. O UBS fica-se pela Europa central e de leste.
O BRIC aposta no sector primário da economia, o UBS aposta mais nos serviços.
É claro que o BRIC teve melhor performance em 2005 pois o petróleo/gás russo disparou, mas é muito mais volátil que o UBS que aposta mais na banca e retalho da Rep. Checa/Hungria/Polónia para as suas valorizações.
XP, não estou aqui a defender o rainmaker, mas não concordo contigo.
Ele tem a carteira há aprox 6-7 meses e dispersou os mercados com maior risco por fundos que têm características diferentes, uma vez que cada gestor tem o seu método e cada um dos fundos aloca diferentes pesos a países e sectores diferentes.
Provavelmente daqui a pouco tempo ele terá de reavaliar a performance relativa de cada um deles, descartando os que tiveram pior evolução, mas só se estiverem muito para trás e dentro do mesmo sector/região. Caso contrário, porque não dispersar se em todos os lados obténs resultados identicos? Não é esta a forma ideal de reduzir o risco dentro de activos de risco?
E não percebi o teu comentário das valorizações relativas: se tens 4 fundos a valorizarem em média na casa dos 20% ao ano (p.ex.), em termos de carteira total, a valorização será exactamente igual se tiveres apenas 1 fundo (sendo o capital investido igual) com valorização de 20%. Certo?
Dois fundos com performance semelhante e que se sobrepõem não é mau. Estás a proteger-te dos erros humanos dos gestores de cada um deles.
Ele tem a carteira há aprox 6-7 meses e dispersou os mercados com maior risco por fundos que têm características diferentes, uma vez que cada gestor tem o seu método e cada um dos fundos aloca diferentes pesos a países e sectores diferentes.
Provavelmente daqui a pouco tempo ele terá de reavaliar a performance relativa de cada um deles, descartando os que tiveram pior evolução, mas só se estiverem muito para trás e dentro do mesmo sector/região. Caso contrário, porque não dispersar se em todos os lados obténs resultados identicos? Não é esta a forma ideal de reduzir o risco dentro de activos de risco?
E não percebi o teu comentário das valorizações relativas: se tens 4 fundos a valorizarem em média na casa dos 20% ao ano (p.ex.), em termos de carteira total, a valorização será exactamente igual se tiveres apenas 1 fundo (sendo o capital investido igual) com valorização de 20%. Certo?
Dois fundos com performance semelhante e que se sobrepõem não é mau. Estás a proteger-te dos erros humanos dos gestores de cada um deles.
Tens alguma razão XP, mas a minha carteira vai sendo construida mês a mês. Isto é , todos os meses entram novos fluxos de capital no portfolio.
Relativamente aos mercados emergentes se está quente há que aproveitar.
Relativamente aos mercados emergentes se está quente há que aproveitar.
You tell me we can start the rain. You tell me that we all can change. You tell me we can find something to wash the tears away.
Rainmaker:
Julgo que a tua carteira esta demasiadamente diversificada.Acho mesmo que esta muito dispersa.
Na minha opinião primeiro esta a rentabilidade absoluta, só depois vem a rentabilidade relativa.Quero eu dizer com isto que com os valores investidos,mesmo que tenhas boas rentabilidades relativas, o valor absoluto não será atractivo.
Porque tens 4 fundos de acções dos mercados emergentes que decerteza se sobrepõem?
Na minha carteira, tenho 2 fundos de acções dos mercados emergentes.Actualmente a rentabilidade da carteira é de 11,80%.
Julgo que a tua carteira esta demasiadamente diversificada.Acho mesmo que esta muito dispersa.
Na minha opinião primeiro esta a rentabilidade absoluta, só depois vem a rentabilidade relativa.Quero eu dizer com isto que com os valores investidos,mesmo que tenhas boas rentabilidades relativas, o valor absoluto não será atractivo.
Porque tens 4 fundos de acções dos mercados emergentes que decerteza se sobrepõem?
Na minha carteira, tenho 2 fundos de acções dos mercados emergentes.Actualmente a rentabilidade da carteira é de 11,80%.
- Anexos
-
- Dossier.bmp (343.95 KiB) Visualizado 1039 vezes
Aqui vai o meu portfolio de «fundinhos» constituido em Julho passado. A data das posições não é facil, porque faço rebalancing de 20 em 20 dias aproximadamente, por isso tenho fundos mais antigos com posições em varios pontos do tempo, como o Japão. O Mellon Intrepid por exemplo é meu top pick desde anteontem...
- Anexos
-
- funds.JPG (68.99 KiB) Visualizado 1104 vezes
You tell me we can start the rain. You tell me that we all can change. You tell me we can find something to wash the tears away.
Pata-Hari Escreveu:Vinas, já agora, referes-te à oferta BPI ou aos fundos da casa gestora BPI?
Refiro-me aos fundos Bpi
Quanto ao BPI Brasil, nota que é um fundo misto (obrigações e acções), ou seja, tens que analisar os dois lados da questão.
- Registado: 2/3/2005 17:12
bolinha Escreveu:Aqui vai a minha carteira de fundos, constituida faz aprox. 1 semana. Só o ML World Energy e o FF Iberia Fund tem aprox. 3 meses.
Que sorte do "caneco"! Apanhas-te o Franklim Japão mesmo no último fundo!
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
eu só pedia que o pessoal colocasse aqui alguma informação sobre os fundos sobre os quais querem opiniões. Epá, é que para responder uma pessoa teria que ir estudar os sites de cada casa gestora, né?! tenham lá santa paxênxa. Rentabilidades, volatilidades, asset mix. É o minimo.
Quanto a termos uma area de fundos... hmmm, nós temos tido a politica que quanto mais se dispersam as coisas, mais complicado é de seguir... podemos sempre tentar concentrar os topicos acerca de fundos.. não?
Quanto a termos uma area de fundos... hmmm, nós temos tido a politica que quanto mais se dispersam as coisas, mais complicado é de seguir... podemos sempre tentar concentrar os topicos acerca de fundos.. não?
Era bom que os administradores do Caldeirão pudessem criar uma área sobre fundos
.
Pois cada vez são mais as pessoas que aplicam o seu dinheiro em fundos, mas que não percebem nada sobre o que são os fundos
.
Gostaria também de saber a opinião dos membros do Caldeirão. Obrigado
.
Pois cada vez são mais as pessoas que aplicam o seu dinheiro em fundos, mas que não percebem nada sobre o que são os fundos
Gostaria também de saber a opinião dos membros do Caldeirão. Obrigado
"Não retificar um erro cometido involuntariamente é cometer um erro maior"
"Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu carácter"
Confúcio
"Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu carácter"
Confúcio
Para decidires em que fundos investir, tens de definir qual é o teu perfil de risco,qual o prazo temporal em que vais investir ou ainda melhor que tipo de rentabilidade queres ter.
Para teres uma ideia,eu já tive um fundo de tesouraria durante 118 dias que só me deu 0,30% de rentabilidade.Ou ainda um fundo de obrigações, durante 214 dias que deu 1,00%.
Por outro lado já tenho um fundo de acções do mercado emergente à 133 dias e que está a dar 25,24%.
A minha carteira de fundos está com 12,69% em que o fundo mais antigo tem 194 dias.
Para teres uma ideia,eu já tive um fundo de tesouraria durante 118 dias que só me deu 0,30% de rentabilidade.Ou ainda um fundo de obrigações, durante 214 dias que deu 1,00%.
Por outro lado já tenho um fundo de acções do mercado emergente à 133 dias e que está a dar 25,24%.
A minha carteira de fundos está com 12,69% em que o fundo mais antigo tem 194 dias.
O melhor é abrires conta no BEST, no Activo ou no BIG para teres acesso a fundos geridos por estrangeiros. Tens por exemplo o DWS BRIC (investe em Brasil, Cinha, India e Russia) e alguns fundos de acções globais bastante interessantes, como o Mellon Global Intrepid ou o Fidelity European Growth.
Se te ficas só pelo BPI estás a perder grandes oportunidades.
Se te ficas só pelo BPI estás a perder grandes oportunidades.
Ajuda em fundos
Gostava que me ajudassem a decidir em que fundos do BPI devo investir ,tenho investido em alguns com bastante sucesso , mas agora recebi um capital extra que gostava de aplicar em fundos só que estou na dúvida , pois todos eles têm valorizado bastante nos últimos tempos e tenho algum receio que invertam a tendência.
Relativamente ao fundo BPI Brasil acham um bom investimento ou já estará muito inflacionado?
Agradeço a ajuda e opiniões.
Bons negócios a todos
Relativamente ao fundo BPI Brasil acham um bom investimento ou já estará muito inflacionado?
Agradeço a ajuda e opiniões.
Bons negócios a todos
- Registado: 2/3/2005 17:12
23 mensagens
|Página 1 de 1