Caldeirão da Bolsa

Reformas de luxo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pvg80713 » 27/1/2006 14:58

Já agora juntemos a saúde toda, do porteiro ao médico e ao administrador
Listas de espera gigantescas.........

e a justiça, que só funcionou 'bem' um só dia e para uma só pessoa... Fátima Felgueiras, que chegou de manhã a lisboa foi logo transportada para o norte foi imediatamente ouvida e libertada, eu ou vocês ou até pelo menos nesse dia ficavamos em lisboa na prisão a aguardar transporte .

O tempo que se espera por um julgamento.

Registado: 19/4/2005 11:11

Re: Notícia

por Gambitt » 27/1/2006 14:58

devastador Escreveu:Para Gambitt.
Professores portugueses são dos mais mal pagos
Teresa Lima | 15.09.2004
http://www.educatore.com/noticia_novo.a ... 40915_3829

Esta notícia também apareceu no jornal "Público".

Sou professor de Matemática com muito gosto. E sou professor dessa disciplina porque sempre o QUIS ser.
Não foi para fugir de alguma disciplina papão. Terá sido o seu caso? :mrgreen:
No meu primeiro ano de faculdade quase metade dos alunos que entraram no mesmo ano mudaram de curso.
Qual terá sido a razão? Será que também estarias no grupo dos que partiu com o rabinho entre as pernas?

Caro devastador,
permita-me um quote à sua notícia:
Os professores portugueses estão entre os mais mal pagos dos países desenvolvidos, enquanto que os alunos são os que têm menos horas de aulas.

Posso-lhe sugerir que, em vez de ler uma notícia que limita-se a transcrever partes dos dados do relatório da OCDE, se dê ao trabalho de olhar para o relatório no seu todo, e fazer a sua própria análise? Nomeadamente, as relações vencimento/horas de aula, e vencimento/salário minimo nacional. É que se um professor lá fora ganha 2 vezes mais, mas o salário minimo nesse país é 4 vezes mais, as coisas mudam de figura, ou não? Afinal, é professor de matemática, deve saber disso.

Ah, já agora. Eu estudo Engenharia, porque gosto, não ando a fugir de certas disciplinas ;) E penso que ninguém disse que os professores escolheram a profissão que não fosse por gosto (embora, como em todas as outras profissões, aconteça). Porque veio isso à baila?

Registado: 28/11/2005 17:07

por Gambitt » 27/1/2006 14:31

josema Escreveu:Gambitt, já dei para esse peditório. Vê o telejornal da CIC no domingo e depois diz-me quanto tempo será preciso (se fores capaz de o calcular - o desafio é lançado a todos os iluminados que aqui postam postas de coisa nenhuma-) para ser professor assim.
Ps: Não sou legislador, nunca fui e sempre vivi de acordo com as leis que nos regem. Se um raio fulminasse todos aqueles que aqui têm despejado carradas de moral a cêntimo o K, amanhã o Caldeirão estaria praticamente deserto.
Bons sonhos e trades afinados que a fúria contra os que, lutando a vida toda, conseguiram um lugar ao sol, passa. Garanto-vos que passa.

josema, a questão do legislador é mesmo essa. Alias, eu disse que na tua situação, provavelmente faria o mesmo! Mas que não é "correcto", terás que concordar comigo, ou não?
Quanto à fúria, também te respondi: os que realmente trabalharam e deram o melhor de si, têm o meu respeito. Os que estão lá na mentalidade de fazer o mínimo possivel no dia-a-dia, mas para fazer greves no centro comercial já estão disponiveis, NUNCA vão ter o meu respeito.

Às vezes, fico com a impressão que as pessoas não lêm os meus posts, passam os olhos por cima, e clicam em reply.

Registado: 28/11/2005 17:07

por Incognitus » 26/1/2006 10:34

Sobre as reformas, tenham consciência de uma coisa: Praticamente ninguém está a descontar os valores que possibilitem a SUA própria reforma com as regras actuais, portanto quase todas as pessoas que se estão agora a reformar estão a contar que sejam OUTROS a pagar a SUA reforma (o que é impossível). Isto é particularmente verdadeiro para os trabalhadores do Estado, em que não existe a contribuição (gigantesca) da entidade patronal.

Sobre os professores, devastador, esse artigo do Público já aqui foi vastamente desacreditado com links directos para as páginas relevantes da OCDE. Infelizmente penso que o tópico foi apagado.

Sobre médias, a conversa lírica que deram para desacreditar o poder explicativo de uma média é surreal. Pode-se dizer que existindo 50% de homens e 50% de mulheres, em média cada pessoa tem uma mama e uma bola, mas o pior é que isso É VERDADE, em média.

Só que para 50% ter 2 mamas, e 50% ter 2 bolas, a OUTRA metade tem 0 mamas e 0 bolas.

O mesmo se aplica aos professores. Em média dão 11 horas de aulas por semana (isto é indesmentível). Só que para muitos darem 22 ou mesmo mais que 11, MUITOS outros têm que dar 0 ou menos que 11.

Parece-me que não compreender isto, como não compreender que 11 horas lectivas em média é incrivelmente baixo, é de alunos burros.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

Os sem vergonha

por Col » 26/1/2006 5:57

O que mais me espanta è alguns destes filhos da ... não terem vergonha na cara, ao virem para a praça pública defender o aumento da idade da reforma, è preciso mesmo ter lata!. Segundo me apercebi na noticia da o SIC houve um politico, BAGÃO FELIX, que embora tendo direito à reforma renunciou a ela, o que a ser verdade só vem aumentar a consideração que eu já tinha por ele, porque foi o único que disse que aumentar a idade da reforma não resolve qualquer problema financeiro, não pagam as reformas mas pagam subsidios de desempregos, vem dar ao mesmo só que com mais injustiças e também foi o único que disse que as reformas deveríam ser pela antiguidade contribuinte e não pela idade, o que parece muito mais justo.

Registado: 6/7/2005 3:58

Vamos a ver a que se dedican los funcionarios públicos....

por alexandre7ias » 26/1/2006 3:17

O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Zimix » 26/1/2006 2:35

Caro forista p. coelho,

Fizeste me lembrar os tempos em que andei na Universidade (Faculdade de Ciências de Lisboa)!

Nas cadeiras de matemática os chumbos eram mais que muitos - nos dias de exames dessas cadeiras, a gente era mais que muita...

A algumas cadeiras as aprovações rondavam os 10% a 15%. E as notas eram bem baixas. Dizia-se até que o melhor professor era aquele que mais chumbos conseguia causar! :evil:

Eu também sou da tua opinião que, nem todos os alunos são nabos ou calões! A grande maioria não o é!
Haverá certamente menos (calões+nabos) do que os 85% ou 90%!

Mas o que é certo é que as reprovações eram mais que muitas e não era isso que causava algum mal estar interior aos professores que leccionavam as cadeiras.

Qual quê! Os professores a partir de determinada altura ganham anti-corpos e estão-se a marimbar para os alunos. É o que eu acho...obviamente que há execepções, mas!

O traço geral da coisa é mais ou menos isto..

Eu já me safei há uns 6 anitos da faculdade, agora toca a outros! :mrgreen:

Zimix

Registado: 5/11/2002 1:37

MAU exemplo de professor e organização

por p. coelho » 26/1/2006 2:06

Tenho um cunhado que anda a tirar o curso de engenharia mecanica automovel numa ESCOLA publica em leiria e ele como é um estudante mediano tem muitas dificuldades e um dia foi ter com o professor para ele o tentar ajudar e qual não foi o espanto que o professor não sabia o nome dele e pior do que isso quando lhe foi pedido explicações de materia dada a resposta foi "vá estudar " e virou-lhe as costas , resta dizer que a disciplina que acho que é matematica ou algebra não tenho a certeza é dada num anfiteatro com mais de 100 alunos e que a estas disciplinas passa 1 ou dois alunos com medias de 10 e se chumba por ,meia decima . Pergunto eu é admissivel esta situação o professor perante este panorama não terá um pensamento de tristeza Sim que o bom professor é aquele que quer que o aluno seja um dia o orgulho proprio , este professor não teria que ser avaliado o porquê desta situação acontecer e não acredito que em 100 alunos sejam todos uns nabos .
"O que hoje são recordações amanhã serão novidades!"

Registado: 5/9/2005 21:20

Sindicatos

por devastador » 26/1/2006 2:05

Infelizmente existem muitos sindicatos :( . É bom para o estado. Quanto maior a desunião da classe melhor para o estado (bastaria pensar um bocadinho). Com os médicos não se passa o mesmo. Porque será?

Registado: 8/5/2003 14:26

Notícia

por devastador » 26/1/2006 2:01

Para Gambitt.
Professores portugueses são dos mais mal pagos
Teresa Lima | 15.09.2004
http://www.educatore.com/noticia_novo.a ... 40915_3829

Esta notícia também apareceu no jornal "Público".

Sou professor de Matemática com muito gosto. E sou professor dessa disciplina porque sempre o QUIS ser.
Não foi para fugir de alguma disciplina papão. Terá sido o seu caso? :mrgreen:
No meu primeiro ano de faculdade quase metade dos alunos que entraram no mesmo ano mudaram de curso.
Qual terá sido a razão? Será que também estarias no grupo dos que partiu com o rabinho entre as pernas?

por charles » 26/1/2006 2:01

Xé Escreveu:Incógnitus
Na verdade é uma vergonha o que se passa em algumas situações, entre elas, o número de profs que estão nas tarefas sindicais.Já ouvi falar em mais de mil

Porque razao existem tantos sindicatos de professores?

A tarefa dos novos profs é árdua e de grande relevância. Só para teres uma ideia da coisa: um dia destes vi uma mocinha muito desinquieta e interroguei-a sobre a alteração do seu estado normal.A resposta foi esta:« não quero passar de ano porque a minha avó manda-me para o meu pai e eu não o posso ver porque em pequena ,ele era motoqueiro, quiz-me trocar por uma mota».

diga-nos que isto não é verdade :shock: !!

cumpt.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por charles » 26/1/2006 1:48

Actividades escolares

Distribuição de serviço numa escola secundária de Lisboa:

35 horas semanais - horário de um professor

15 horas - Actividades para preparação de aulas (11 horas ), correcção de testes, fichas, etc. (4 horas). Estes trabalho é realizado em casa ou na escola.

20 horas - Actividades na escola. Este tempo é distribuído por aulas e outras funções não-lectivas.

Os professores "dispensados" da componente lectiva, desempenham durante 35 horas outras tarefas na escola (biblioteca, etc).

desta vez sem contas cada um que faça as suas

uma pergunta de quem não sabe, quantos sindicatos de professores existem e porquê?
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por charles » 26/1/2006 1:42

Esqueceu-se do adjectivo!!!!

se são incorrectos nao foram inventados por mim!!!!

http://educar.no.sapo.pt/reformas3.htm
Cumpt

por devastador » 26/1/2006 1:30

A distribuição horária feita pelo charles é incorrecta.
A distribuição das horas lectivas não depende de escola para escola. AS ordens a serem cumpridas vêm do ministério:
24 (e não 22) Horas são lectivas:
* Uns podem ter redução na componente lectiva atendendo à idade, estando assima fazer outras tarefas.
* Outros podem ter menos horas lectivas por não haver horas lectivas para esse professor. Mas ele é preciso pois caso contrário alunos ficariam sem aulas a essa disciplina.
E agora são mais 2 horas na escola para outras tarefas. No início do ano lectivo era a escola que decidia o nº de horas para essas actividades.
9 horas são para trabalhar em casa ou na escola.
Será que a dita escola não têm horas para dar a todos os professores? Será que todos os professores têm idade avançada? Estranho!!!

Re: Reformas de luxo

por alexandre7ias » 26/1/2006 1:18

luiz22 Escreveu:Publicação: 25-01-2006 11:14 | Última actualização: 25-01-2006 11:53

Arquivo SIC

As reformas no Banco de Portugal chegam aos oito mil euros

Reformas de luxo

Políticos recebem pensões elevadas por terem exercido funções no Banco de Portugal

Bastam cinco anos de serviço no Conselho de Administração do Banco de Portugal para receber uma reforma de luxo. Segundo a edição de hoje do Correio da Manhã, Campos e Cunha, Tavares Moreira, Miguel Beleza e Cavaco Silva são alguns dos políticos que integram a lista de beneficiados.

Dezenas de ex-governantes e deputados recebem reformas de luxo do Banco de Portugal. Para além da pensão, os reformados mantêm as regalias sociais a que tinham direito quando estavam em funções, como o carro e o cartão de crédito.

Ao mesmo tempo, as reformas são actualizadas a cem por cento e podem ser acumuladas com qualquer outra pensão da Caixa Geral de Aposentações.

Campos e Cunha usufrui da reforma mais elevada. O ex-ministro das Finanças de José Sócrates foi vice-governador do Banco de Portugal. Em 2002 terminou as suas funções, tendo ficado com uma reforma de oito mil euros.

Tavares Moreira e Miguel Beleza recebem, cada um, 3062 euros depois de se terem reformado do cargo de técnico consultor.

O recém-eleito Presidente da República, Cavaco Silva, reformou-se da função de técnico consultor em 2004 por ter atingido o limite de idade. Ficou a receber uma reforma de 2679 euros.

A SIC contactou o Banco de Portugal que se recusou a prestar qualquer comentário.

Podia ter sido na sexta feira, mas não foi....
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por » 26/1/2006 1:17

Incógnitus
Na verdade é uma vergonha o que se passa em algumas situações, entre elas, o número de profs que estão nas tarefas sindicais.Já ouvi falar em mais de mil!

Aliás, nunca percebi a necessidade de sindicatos num regime democrático.

No ministério aglomeram-se outros tantos ou mais! Ora, os profs que estão no terreno, não têm culpa nisso. Há culpas é de quem tem governado a tasca.

A mim pareceu-me que tu atiravas tudo para cima dos profs que nada têm com isso. Aliás, se alguém faz alguma coisa na F.P, entre eles, estão os profs. Ainda se vão fazendo uns dótores ........ E digo-te que, se existisse trabalho nas bolsas que chegasse para todos, não havia profs nas escolas.........

A tarefa dos novos profs é árdua e de grande relevância. Só para teres uma ideia da coisa: um dia destes vi uma mocinha muito desinquieta e interroguei-a sobre a alteração do seu estado normal.A resposta foi esta:« não quero passar de ano porque a minha avó manda-me para o meu pai e eu não o posso ver porque em pequena ,ele era motoqueiro, quiz-me trocar por uma mota».

Registado: 23/11/2005 18:26

por charles » 26/1/2006 1:14

eu comi um frango tu comeste 3 isso dá uma média de 2 a cada um, queres com ou sem picante!? :mrgreen:
gostei desse raciocinio da negociaçao em sociedade, hehehehe não sabia que tinha haver € mas este ano temos que fazer um aumento de capital para fazer face aos prejuizos, tamos sempre lixados.
Cumpt

Quantos licenciados em 80 e quantos agora?

por devastador » 26/1/2006 1:11

Quem diz que a situação em Portugal não mudou?
Em 1974, 1980, quantos licenciados havia? Quantos pessoas com o secundário?

Quem imigrou nos anos 60 tinha baixa escolaridade. Contudo não o impediu de ser visto como um excelente trabalhador.
Nessas fábricas a produtividade é elevada porque têm excelentes GESTORES, bons salários, o que estimula o trabalhador. A organização não é a organização à Portuguesa (chamada de desenrasca).A Auto Europa é um bom exemplo.

Há 70000 formadores acreditados. Também sou formador mas nunca dei formação (estou é inscrito).
E já agora quem destruiu as Escolas Comerciais e Industriais? O estado (não foram os professores).
Há muitas escolas profissionais que trabalham muito bem (muitas delas ficam em primeiro lugar em provas internacionais; basta procurar na net).

Lisboa não é a realidade nacional. O nosso mundo rural ainda é bem rural.
Num pais com mais desigualdade social torna-se cada vez mais difícil o professor chegar às mentas das crianças que não têm um computador, uma enciclopédia, um livro, um jornal em casa e uma alimentação correcta. E quantas ainda trabalham na terra depois de vir da escola? E quantas famílias destruídas pelo álcool (problema nacional)? E quantas famílias separadas, os pais a trabalhar no estrangeiro (número elevado) e eles entregues aos avós?
Nas sociedades desenvolvidas a mãe fica em casa e apoio o aluno nas tarefas escolares. Cá têm que trabalhar os dois, pai e mãe (e muitas das vezes com baixa escolaridade). O filho tem toda a liberdade para ver horas e horas televisão. Somos o pais da Europa que vê mais televisão (adultos e jovens). E que rica programação cultural...
Já tive alunos a dizer que não valia a pena estudar. Como pedreiro, electricista ou canalizador como o pai, iriam ganhar mais do que eu!!!

por scpnuno » 26/1/2006 1:07

Porém, se tu fizeres 22 horas por semana, ALGUÉM tem que fazer 0 horas. E se metade dos professores fizerem as 22 horas, então a OUTRA metade tem que fazer 0 horas.

É inevitável, é matemático. É mecânico. Não são palavras ocas que mudam essa realidade.

Um FACTO é que a dar aulas, em média, só estão 11 horas por semana

Bem, eu adoro médias... :twisted:

Vejamos, se por motivos que desconheço, a media inclui todos os professores, como a media é má, os professores são maus...

Na construção civil, por exemplo, há uma media de 10% de trabalhadores de baixa medica. Uma empresa que tenha 1.100 operarios, tem 1000 a trabalhar. Nesta empresa faz-se, em média 8+2 horas por dia - logo 1.000x10 = 10.000 horas trabalhadas. Mas, para a média, as 10.000 dividem-se por 1.100...o calculo de produtividade dá 9,09 horas trabalhadas em 10. Isto passado para orçamento dará um agravamento nos custos que se irá reflectir nas propostas aos clientes, que serão mais caras.
Duas hipoteses:
1 - as propostas são tão caras que se entrega as obras aos espanhois, e os portugueses vão para o desemprego
2 - Utiliza-se mão de obra ilegal, que não tem baixa, manda-se embora e arranja-se outro - os portugueses vão para o desemprego

Moral da historia - paga o contribuinte porque a media foi mal feita, paga Portugal

Bolas para as medias

Em todas as profissoes há bons, maus e medianos. Nos professores também. Estão bem pagos? Talvez. Ou os outros é que estão mal pagos? Eu também não concordo com o ordenado do Vitor Constancio , dos administradores da Galp, etc, etc, que também paga o contribuinte. Mas aqui resolvemos dar cabo dos professores, pronto. Coisa que não sou nem tenho ninguem proximo que seja.

Mais medias? Vamos pra bolsa, é o nosso tema por aqui. A unica pessoa que publica resultados aqui é o Jas. Se ele teve 80% o ano passado, como costumo negociar "com ele" isto dá 40% a cada um (alguem me deve dinheiro :mrgreen: ). Como ás vezes somos 10, dá 8% a cada um (estão a entrar no meu bolso). Como ele faz parte da comunidade caldeirão, como é que fica a media de rentabilidade do pessoal?

Eu peso 45kg e o charles 85. Quando estamos no msn, os dois, passo a pesar 65kg?
È matemático...

Abraços, e ha tanta coisa neste país que está mal, vamos deixar de considerar os professores o "alvo a abater"

Registado: 6/11/2004 17:26

por charles » 26/1/2006 1:06

joaocosta Escreveu:
charles Escreveu:Se alguem souber e quizer postar aqui qual o valor mensal que o estado despende com reformas superiores a 10 ordenados minimos,ja digo dez para nao dizer menos, só estes para podermos ter ideia de quanto esses senhores que serviram a pátria durante alguns anos, custam ao estado e aos contribuintes.

Charles, é difícil ter uma ideia concreta, porque só conheço os dados disponibilizados pela CGA.

Tendo em conta um ordenado mínimo de 374€, entre Abril 2004-Novembro 2005, existem 500 reformas superiores a 3750€, num total de cerca de 27000 pessoas que se reformaram pela CGA nesse periodo.

Destas 500, 218 estão no ministério da saúde, 106 na justiça, 80 no da ciência e ensino superior.

O valor mensal destas 500 reformas é de 2.3 milhões de euros, o que ao longo de 20 meses dá uma média de crescimento de 115 mil euros/mês.

Mas lá está, isto não inclui artistas do banco de portugal.

obrigado joão , era interessante termos os dados globais para ver qual o peso desses valores, pode ser que alguem poste esses dados.

cumpt.
Cumpt

por valves » 26/1/2006 1:01

Esta guerra parece não ter fim ... os professores aqui do Forum foram chamar os "amigos" e os argumentos refinam-se moderação impõe-se e precisa-se
porque senão isto não tardará em degenerar :wink:
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por joaocosta » 26/1/2006 1:01

charles Escreveu:Se alguem souber e quizer postar aqui qual o valor mensal que o estado despende com reformas superiores a 10 ordenados minimos,ja digo dez para nao dizer menos, só estes para podermos ter ideia de quanto esses senhores que serviram a pátria durante alguns anos, custam ao estado e aos contribuintes.

Charles, é difícil ter uma ideia concreta, porque só conheço os dados disponibilizados pela CGA.

Tendo em conta um ordenado mínimo de 374€, entre Abril 2004-Novembro 2005, existem 500 reformas superiores a 3750€, num total de cerca de 27000 pessoas que se reformaram pela CGA nesse periodo.

Destas 500, 218 estão no ministério da saúde, 106 na justiça, 80 no da ciência e ensino superior.

O valor mensal destas 500 reformas é de 2.3 milhões de euros, o que ao longo de 20 meses dá uma média de crescimento de 115 mil euros/mês.

Mas lá está, isto não inclui artistas do banco de portugal.

Registado: 29/3/2004 6:31

por longBlackCandle » 26/1/2006 0:53

josema Escreveu:Se um raio fulminasse todos aqueles que aqui têm despejado carradas de moral a cêntimo o K, amanhã o Caldeirão estaria praticamente deserto.

E para cúmulo, alguns desses individuos têm o desplante de afirmar que não pagam todos os seus impostos porque isso lhes daria muito trabalho e, também, porque acham que já pagam muito. :shock:

Assim, o tempo que não perdem a pagar os impostos que devem, sobra-lhes para as postas de pescada aqui no Caldeirão.

Registado: 2/6/2005 13:54

por Incognitus » 26/1/2006 0:47

Um lugar ao sol, não.

Um lugar à sombra das carteiras dos contribuintes.

Já agora, o rácio correcto é de 11.5 professores por cada 100 alunos, OCDE "dixit".

Isso dá 156000 professores.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

por josema » 26/1/2006 0:38

Gambitt, já dei para esse peditório. Vê o telejornal da CIC no domingo e depois diz-me quanto tempo será preciso (se fores capaz de o calcular - o desafio é lançado a todos os iluminados que aqui postam postas de coisa nenhuma-) para ser professor assim.
Ps: Não sou legislador, nunca fui e sempre vivi de acordo com as leis que nos regem. Se um raio fulminasse todos aqueles que aqui têm despejado carradas de moral a cêntimo o K, amanhã o Caldeirão estaria praticamente deserto.
Bons sonhos e trades afinados que a fúria contra os que, lutando a vida toda, conseguiram um lugar ao sol, passa. Garanto-vos que passa.

Registado: 11/2/2004 18:30

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, cali010201, carlosdsousa, cmsbarros, Google [Bot], iniciado1, latbal, m-m, mjcsreis, Mr.Warrior, PAULOJOAO, Pmart 1, SerCyc, Xacal e 866 visitantes