Caldeirão da Bolsa

Assalto ao comboio do dinheiro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Assalto ao comboio do dinheiro

por ACM-SUIÇA » 24/1/2006 10:34

Bom dia e saudações de Genebra

De Portugal vêm noticias de que o governador do Banco Central o sr. Vítor Constâncio concordou em ficar mais um mandato de cinco anos a convite do ministro das Finanças o sr. Fernando Teixeira dos Santos. O sr. Constâncio é governador do banco desde 2000 e o seu mandato acaba agora em Março. Já foi líder do partido socialista e já foi chefe do banco central de 1985 a 1986.

O Dólar caiu para um mínimo de quatro meses contra o Euro após alguns dirigentes do Banco Central Europeu terem sinalado que poderão aumentar as taxas de juro para prevenir que a inflação acelere, por causa de um aumento dos preços do crude. O economista principal do BCE o sr. Otmar Issing disse em Londres que os preços do crude, que chegaram a um máximo de quatro meses ontem poderão contribuir para o acelerar da inflação. O assalto contra o dólar é bem capaz de persistir durante pelo menos sete semanas á medida que o sentimento negativo perante o dólar aumenta, empurrando o Euro para $1.25 a $1.26.

O enfraquecimento do dólar não deverá no entanto ultrapassar em muito este ponto uma vez que existe imenso pedido estrangeiro para activos Americanos. Ontem a moeda Americana estava rodeada de negativismo, em muito ligado a discursos de dirigentes tanto na Reserva Federal Norte Americana com no BCE sugerindo que o diferencial entre as taxas de juro da Europa e dos Estados Unidos poderão encolher este ano.

Existe também uma série de situações políticas no mínimo desconcertantes a pesar sobre o dólar. A lista é vasta mas aqui estão os mais pertinentes começando com a estratégia do Irão para continuar com as suas pesquisas nucleares, não conseguindo convencer ninguém que não é para fabricar armas de destruição maciça. Planos pouco claros para o pagamento da divida por parte da Rússia. As eleições Canadianas. Para finalizar uma cassete do Terrorista supremo o Bin Laden, a pedir tréguas mas ao mesmo tempo dizendo que vão ser perpetrados mais ataques em solo Americano, aparentemente o Bin Laden é capaz de apanhar moscas com vinagre. Mas também não estou a ver os Americanos a perdoar um ser que perpetrou um ataque não provocado a civis indefesos.

O dólar tem estado sobre grande pressão este ano devido a especulação de que os aumentos das taxas de juro estariam a chegar ao fim entretanto. Os investidores institucionais, que tem bolsos fundos tem estado a apostar na queda do dólar, estes investidores não se costumam enganar muito.

O Euro tem atraído muita atenção precisamente porque paira no ar que poderão começar com aumentos das taxas de juro enquanto que a América parece estar a terminar com os seus aumentos. Um membro do BCE o sr. Christian Noyer disse ontem que o BCE tudo fará para manter a estabilidade dos preços, o BCE está-se a preparar para começar a agir num período de mês a mês e de acordo com os dados financeiros. Embora não diga de caras que haverá um aumento de taxas, os comentários parecem estar a ficar mais agressivos.

Haverá quem pense que o crescimento Europeu está lento demais para justificar um aumento superior a dois quartos de ponto este ano, isto tudo vai depender dos dados de crescimento, e em grande medida dos preços do crude.

Tecnicamente o EUR/USD tem uma tendência para subida a curto prazo esta manhã a 1.2280, se este suporte se quebrar de manhã poderemos ver a moeda a recuar para o próximo suporte a 1.2230. Existe resistência chave a 1.2365, com resistência inicial a 1.2325 e mais forte a 1.2420. Abriu a sessão a cotar-se a 1.2304, está neste momento a cotar-se a 1.2274 a descer 0.21%.

O USD/JPY tem um suporte chave a 114.20, se for testado a este nível poderá recuar a 113.70 de há duas semanas. A resistência de 114.85 é inicial e não foi tocada, abaixo desta resistência há a de 114.20, há resistência forte a 115.10. Abriu a sessão a cotar-se 114.44. Está neste momento a cotar-se a 114.65 a subir 0.18%

A GBP/USD tem suporte inicial a 1.7820, com suporte chave a 1.7750, existe grande força para que chegue aos 1.7920, poderá ser possível tirar lucros acima de 1.7900. Poderá haver algum movimento lateral na zona de 1.7750 a 1.7950 antes de partir para a barreira psicológica dos 1.8000. Abriu a sessão a cotar-se a 1.7863, está neste momento a cotar-se a 1.7821 a descer 0.23%.

O USD/CHF tem a sua resistência chave a 1.2660, para baixo o suporte chave é de 1.2445, com suporte fraco a 1.2570. Existe resistência inicial a 1.2660, resistência forte a 1.2720. Está neste momento a cotar-se a 1.2606 a subir 0.28%.

Podem seguir os nossos gráficos em tempo real na nossa página da net e através das nossas plataformas de negociação para terem uma noção clara dos objectivos que deverão traçar para o dia de hoje, com uma análise completa como conseguem fazer com os elementos presentes no nosso site poderão fazer bons negócios.

Só resta desejar que tenham uma excelente sessão hoje que tirem o máximo proveito das oportunidades que surgirem.

Até já.

ADVANCED CURRENCY MARKETS, S.A.
Genebra (SUÍÇA)
 
Mensagens: 232
Registado: 12/1/2006 16:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, cali010201, carlosdsousa, cftomas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, Kooc, latbal, m-m, mjcsreis, Mr.Warrior, PAULOJOAO, PMP69, rosaa, SerCyc, severalmal e 866 visitantes