Caldeirão da Bolsa

Preciosidades sabem bem

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Preciosidades sabem bem

por ACM-SUIÇA » 16/1/2006 18:58

Boa tarde e saudações de Genebra

O dólar tem-se mantido ao seu nível mais baixo dos últimos três meses hoje contra o Euro após o presidente do Banco Central Europeu o sr. Jean-Claude Trichet ter aumentado as expectativas de que a Zona Euro irá aumentar as taxas de juro em breve. Na sexta viu-se que os investidores estavam algo incertos com os comentários do sr. Trichet quando ele disse que o BCE teria que estar vigilante em relação á inflação. Apesar de ter desiludido os investidores mais optimistas em relação a comentários que aludiam aos riscos de uma economia crescente, os dados de crescimento da Zona Euro não param de surpreender pela positiva. O BCE decidiu manter a taxa aos 2.25 pontos percentuais para já.

O dólar poderá manter-se debaixo de forte pressão uma vez que existe o sentimento muito forte de que a sua vantagem sobre as outras moedas poderá estar a faltar, a venda de dólares tem estado a acelerar devido precisamente ao sentimento que as taxas de juro terão atingido o seu auge.

Entretanto do lado da China chegam dados que mostram que as reservas de moeda estrangeira deste país estão no seu auge com um valor de 818.9 biliões no último período do ano de 2005, dando mais força ás moedas asiáticas contra o dólar. Este valor claramente exagerado está a fazer com que muitos críticos digam que o Yuan deverá ser ainda mais liberto depois de ter sido reavaliado em Julho último.

O medo dos investidores em tomar posições fortes por causa de recentes desenvolvimentos mundiais que poderão afectar a curto prazo o preço do crude poderá contribuir para o enfraquecimento do dólar ainda mais. Hoje está marcada uma reunião entre os Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, China e Rússia aonde irão discutir o problema do Irão precisamente e as suas ambições nucleares.

O Irão tem feito enorme pressão junto do Ocidente para que sejam autorizados a desenvolver as tecnologias necessárias para o enriquecimento do urânio. Dizem eles que será para fins pacíficos principalmente para gerar energia eléctrica, mas com o discurso radical do seu Líder o mundo não está pelos ajustes. Ninguém neste momento acredita numa única palavra que os lideres de Teerão estão a dizer a este respeito, o mundo está todo convencido que o Irão só quer desenvolver armamento nuclear. A retórica de que é um direito que Deus lhes dá em ter tecnologia nuclear também não cola muito bem.

Ao mesmo tempo o crude que está a sair da Nigéria também está sob a ameaça da escalada de violência que se está a fazer sentir na região. Está demonstrado o nível muito frágil da segurança política na Nigéria, com as tensões políticas a aumentar também no Iraque e no Irão a volatilidade dos mercados de crude mundiais está a aumentar mais uma vez. A Shell o maior operador na Nigéria está a considerar retirar mais pessoal por causa dos ataques que estes têm sofrido. O movimento para a emancipação do Delta Nigeriano tem feito promessas de afectar seriamente as exportações de crude do país que é o oitavo maior exportador de crude do mundo.

Entretanto existem muitos investidores que se continuam a refugiar no ouro. O valor do ouro saltou para o seu valor mais alto desde há 25 anos hoje, precisamente por causa de todo o turbilhão á volta da questão do crude, e também pelo facto de o dólar estar a mostrar sinais de enfraquecimento. O valor ouro chegou a estar a $561.25 a onça, enquanto que o valor da platina está no seu valor mais alto dos últimos 26 anos.

Tecnicamente o EUR/USD abriu a sessão a cotar-se a 1.2144 a subir 0.02%. Tinha resistência inicial de 1.2175, suporte inicial de 1.2120 era fraco mas se se tivesse mantido poderíamos ter visto a subir aos 1.2230. Existe suporte forte a 1.2085. Fechou a sessão a cotar-se a 1.2118 descendo 0.19%.

O USD/JPY tem um suporte chave a 113.60, esta manhã caiu para os 113.85 antes de recuperar para 114.50. Parece que está neutro á volta da marca 113.80/114.80. A tendência está para o fortalecimento do dólar, a próxima resistência esta a 115.10 mas o alvo esta semana será de 116. Abriu a sessão a cotar-se 114.34, fechou a cotar-se 114.99 subindo 0.72%.

A GBP/USD está com resistência chave a 1.7785 de longo termo, com suporte chave a 1.7660, hoje abriu a 1.7764. Tinha suporte inicial a 1.7735, se não fecha-se acima de 1.7785 poderia ver a sua posição recuar para os níveis de 1.7500 o que de resto se veio a verificar. Fechou a sessão de hoje a cotar-se a 1.7664 descendo 0.59% em relação ao preço de abertura.

O USD/CHF a sua resistência chave a 1.2780 abrindo a sessão a cotar-se 1.2759 a cair 0.06%, tinha suporte inicial a 1.2725, tinha também resistência inicial a 1.2780, fechou a sessão acima da resistência inicial a cotar-se a 1.2797 subindo 0.23% em relação ao preço de abertura.

Esperamos que tenham conseguido seguir os nossos gráficos das principais moedas mundiais em tempo real na nossa página da net, e que tenham conseguido antecipar um bom negócio.

Só resta desejar que tenham um resto de um bom dia e que amanhã consigam tirar o máximo proveito das oportunidades que forem surgindo.

Até amanhã.

ACM - ADVANCED CURRENCY MARKETS, S.A.
Genebra (SUÍÇA)
 
Mensagens: 232
Registado: 12/1/2006 16:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, cali010201, carlosdsousa, cftomas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Kooc, latbal, m-m, mjcsreis, Mr.Warrior, PAULOJOAO, PMP69, rosaa, SerCyc, severalmal e 861 visitantes