Caldeirão da Bolsa

Portugal no seu melhor

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por suica » 16/1/2006 10:24

Acho este estudo um bocado linear; A Suiça tem neste momento cerca de 700 000 individuos no limiar da Pobreza, como dizia o estudo e um mal Global, onde as causas sao varias , se que em Portugal esses 2 milhoes de portugueses serao principalmente os nossos reformados!penso.

Registado: 30/12/2003 13:05

por jim » 16/1/2006 9:35

Os Pobres teem uma vida mais feliz que os mais ricos e é por isso que não me importo de ser "pobre"

Registado: 5/1/2006 0:21

por ptmasters » 16/1/2006 3:39

ptmasters Escreveu:Tirando Lisboa e Porto - e mesmo assim nem todos os empregos oferecem isso - que outras regiões do país encontra para esses rendimentos?

Sinto-me obrigado a fazer uma correcção: nem todos não. A pergunta é quantos oferecem isso.

1 ab

Registado: 31/1/2005 4:04

por ptmasters » 16/1/2006 3:37

Boas XP,

E consegue encontrar - limitando a este país - muitos empregos / trabalhos / negócios onde consiga auferir um rendimento de 2000 € líquidos mensais?

Tirando Lisboa e Porto - e mesmo assim nem todos os empregos oferecem isso - que outras regiões do país encontra para esses rendimentos?

A um rendimento líquido mensal de 2000 € corresponde um ordenado bruto entre os 2750 € e os 3100 € brutos mensais, isto para as 3 principais tabelas de IRS de 2005 - Trabalho Dependente, não casado; Trab. Dep., casado único titular; Trab. Dep., casado 2 titulares - e já contando com 1 filho.

E sozinho, 800€ num grande centro urbano, onde a pessoa procure mais oportunidades para melhorar o seu nível de vida, serão suficientes para suportar mesmo renda de casa e restantes custos na cidade sem apoio de ninguém?

Concordo quando diz que existirão pessoas que não souberam gerir as necessidades de consumo, mas seguramente não foram os "verdadeiros" pobres, mas sim aqueles que gostam de dar uma imagem daquilo que não são, ou seja, riqueza aparente, que se for preciso andam todos os dias bem montados e uma vestimenta nova, e em casa se for preciso têm uma TV em cima das listas telefónicas e falta de comida.

Um abraço

por bmiguelmf » 16/1/2006 3:13

XP

Só que tu não percebes que as coisas não são tão lineares, mais uma vez acusas a minha mãe de uma coisa que ela não tem culpa.

Ela já nasceu numa família pobre foi como que obrigada a trabalhar desde cedo, hoje em dia não se pode dar ao luxo de mudar de trabalho ou mesmo deixar de trabalhar para estudar tu não percebes isso?

Lá porque tu te esforçaste e agora até estás bem na vida, isso não te dá o direito de falar como falas.

Ela tem mais mérito que tu, que vens para aqui falar sem pensar, trabalhou desde cedo, passou por coisas que nem podes imaginar, hoje em dia sustenta 4 filhos para poderem estudar para terem um futuro melhor. SOZINHA palhaço SOZINHA

Registado: 16/11/2004 22:07

por XP » 16/1/2006 2:55

Para uma pessoa que viva sozinha 800 euros serão suficientes para as necessidades básicas e para o pagamento da casa.O carro não está incluido.
Para uma familia de 4 pessoas 2000 euros servirão para pagar uma casa com as dimensões necessarias,sustentar 2 carros e os estudos dos filhos,para além das necessidades básicas.

Mas se não se pode sustentar 2 filhos,então fica-se pelo 1º!
Se financeiramente não é possivel viver sozinho, então por muito que custe, continua-se a viver com familiares!
Se não há possibilidades de ter carro,apesar de ser bastante útil,não se compra!

A pessoas que são "pobres",são-no porque exederam as possibilidades dos rendimentos que auferem!

Depois há as escolhas estratégicas que cada um toma na vida,de forma a dar frutos no longo prazo.

Queixarmo-nos da nossa situação socio-economica, é a mesma coisa que um trader queixar-se de um mau trade,cujo o unico responsável é ele proprio!!

Registado: 30/3/2005 20:54

por ptmasters » 16/1/2006 2:08

Caro XP,

Com o devido respeito pela sua opinião, podia dizer o que pensa sobre:

:arrow: qual considera ser o rendimento mínimo mensal para um agregado familiar de 1 pessoa
:arrow: qual considera ser o rendimento mínimo mensal para um agregado familiar de 4 pessoas
:arrow: quantos empregos/trabalhos conhece que ofereçam esses rendimentos
:arrow: se todas as regiões do país oferecem as mesmas oportunidades

1 abraço

por labaca » 15/1/2006 23:22

xp Escreveu:Provavelmente essas pessoas não souberam gerir as necessidades de consumo.Quando as despesas são superiores aos rendimentos, o resultado normalmente é mau!

Gerir necessidades de consumo com 350 euro/mês? :mrgreen:
Qual é a gestão que se pode fazer com este valor? Como é que neste caso as despesas podem não ser superiores ao rendimento disponível? Alimentação, vestuário, habitação, são despesas obrigatórias e para além de certos limites não há gestão possível para elas.
Sejamos sérios! Parece-me que as afirmações são tão irracionais que devem ter como único objectivo provocar uma discussão perfeitamente estéril. Há gente assim...[/quote]

Registado: 4/11/2005 1:46

por mealheiro » 15/1/2006 22:47

Por alguma razão o sistema ( tv. jornais etc.)encondeu e deturpou a mensagem de Jerónimo de Sousa num Pavilhão do Atlântico tão cheio que 4.000 pessoas ficaram cá fora a assistir no ecrã panorâmico...ele há coisas!
parábula dos talentos.

Registado: 20/11/2005 19:17

por francan » 15/1/2006 21:00

XP Escreveu:
francan Escreveu:(...)que tiram as férias para trabalhar noutro local e nem assim conseguem equilibrar a vida(...)

Provavelmente essas pessoas não souberam gerir as necessidades de consumo.Quando as despesas são superiores aos rendimentos, o resultado normalmente é mau!
Aqueles que se tornaram pobres, pela má gestão,má organização da vida, não têm "moral" para criticar a desigualdade entre ricos e pobres.

Há pouco tempo fiquei desempregado,mas durante 3 anos trabalhei e tive oportunidade de comprar um carro ou mesmo uma casa.Mas não o fiz,pois o vinculo laborar não era estável e os níveis de realização profissional não eram os melhores.
Se me tivesse comprometido financeiramente com algo no médio/longo prazo, agora estaria em apuros ou seria "obrigado" a trabalhar num local onde a minha desmotivação era extrema.

A vida de cada um de nós deve ser gerida de forma rigorosa,com o objectivo de não nos tornarmos pobres.

Caro amigo,

As pessoas que tiram férias para trabalhar noutro local, para tentar equilibrar a vida, trabalham para conseguir viver condignamente e nem carro têm, para que conste! Trabalham para pagar os gastos diários com alimentação, saúde, educação etc e para não ter dividas, quando mais para enriquecer! Ou por acaso julga que nascemos todos ricos!

Registado: 21/3/2005 16:20

por bmiguelmf » 15/1/2006 20:23

Tudo bem XP agora falas-te bonito

Há pouco tempo fiquei desempregado,mas durante 3 anos trabalhei e tive oportunidade de comprar um carro ou mesmo uma casa.Mas não o fiz,pois o vinculo laborar não era estável e os níveis de realização profissional não eram os melhores.
Se me tivesse comprometido financeiramente com algo no médio/longo prazo, agora estaria em apuros ou seria "obrigado" a trabalhar num local onde a minha desmotivação era extrema.

A vida de cada um de nós deve ser gerida de forma rigorosa,com o objectivo de não nos tornarmos pobres.

Não gostei de ver a minha mãe criticada ao fim de longos e arduos anos de trabalho, para sustentar uma familia.

por bmiguelmf » 15/1/2006 20:20

Que estupidamente linear!

Eu não sei se já tiveste de passar por dificuldades na vida, nem sei se sabes ao certo o que isso é.
Mas a maneira fria como expressas o teu pensamento...
Fico mesmo revoltado, as
tuas palavras são um insulto ao pobre que anda a trabalhar durante uma vida cheio de sacrifícios para poder viver dignamente sustentar os filhos pagar as contas (desta sociedade cada vez mais cara feita para os ricos) e tu chegas aqui e dizes que só é pobre quem quer e que a culpa ainda por cima é dessa mesma pessoa!!!

Tu sabes o que custa por comida todos os dias na mesa, pagar os passes, comprar roupa para 5 pessoas pagar casa, luz, agua, prestações etc...

por XP » 15/1/2006 20:12

francan Escreveu:(...)que tiram as férias para trabalhar noutro local e nem assim conseguem equilibrar a vida(...)

Provavelmente essas pessoas não souberam gerir as necessidades de consumo.Quando as despesas são superiores aos rendimentos, o resultado normalmente é mau!
Aqueles que se tornaram pobres, pela má gestão,má organização da vida, não têm "moral" para criticar a desigualdade entre ricos e pobres.

por XP » 15/1/2006 19:55

Mas Bro do que é que te estás a queixar?
Tens um carro,frequentas a universidade ou escola privada,tens casa e o teu irmão mais novito tem uma ama!!!!
O que queres mais?
Que o dinheiro não chegue para tudo é outra coisa.
Mas existe uma ciência que trata exatamente deste problema: a economia.

O que me parece é que os teus recursos não são suficientes para as tuas necessidades.Mas a culpa é tua!Ou aumentas a tua capacidade de produzir, ou diminuis as tuas necessidades de consumo.

por francan » 15/1/2006 19:54

XP Escreveu:No que diz respeito à desigualdade entre os mais ricos e os mais pobres, acho que se trata de um processo de evolução natural.Há-de sempre haver ricos e há-de sempre haver pobres.

Por outro lado a riqueza está com aqueles que produzem,que inovam, que progridem.Mesmo que todos fizessem por merecer, haveria sempre alguém que seria o melhor.

Para uma amostra limitada a Portugal, seria útil defenir o perfil individual dos que são pobres e daqueles que são ricos,comparando individuos da mesma geração.

Imaginem:
Dois individuos da mesma geração ficam desempregados.O 1º vai para o fundo de desemprego, o 2º vai à procura de trabalho.Passado alguns meses o 1º ainda continua no fundo de desemprego, enquanto o 2º já se empregou e está a ganhar muito mais do que o 1º.

Ser rico ou ser pobre é uma questão de atitude perante a vida.Por isso no fundo,no fundo, não tenho pena da maior parte dos pobres.Principalmente dos pobres da minha geração, se são pobres é porque querem!!

Caro XP conheço gente, familiares inclusive, que tiram as férias para trabalhar noutro local e nem assim conseguem equilibrar a vida, aconselhava-o a meditar bem naquilo que disse.

Registado: 21/3/2005 16:20

por DOW » 15/1/2006 18:15

Depois ainda há aqueles que já nascem com o cuzinho virado para a lua e não precisam de se esforçar ou lutar pela vida...

XP Escreveu:Imaginem:
Dois individuos da mesma geração ficam desempregados.O 1º vai para o fundo de desemprego, o 2º vai à procura de trabalho.Passado alguns meses o 1º ainda continua no fundo de desemprego, enquanto o 2º já se empregou e está a ganhar muito mais do que o 1º.

O XP não deixa de ter um pouco de razão, mas não acho que seja o individuo que começa a trabalhar que fica rico em comparação com o outro.
O problema está nos niveis superiores, por exemplo Patrões, engenheiros, doutores, médicos, advogados, etc, que ganham o mesmo, e em alguns casos até mais, que a média Europeia, enquanto os outros trabalhadores, Funcionários Fabris, Motoristas, Funcionários Administrativos, etc, ganham uma miséria, em comparação com a Europa, para os primeiros poderem levar o nivel de vida que levam.
Aí é que está o desiquilibrio da balança...

Registado: 29/12/2005 1:10

por bmiguelmf » 15/1/2006 17:44

Desculpem mas quando vejo gente assim a falar mais uma evz de boca cheia tenho de falar!

Então és tu XP que me vais pagar 200 contos de propinas este anos mais material escolar. Depois pagas-me a gasolina, pagas tambem roupa e comida do meu irmão mais novito, e a ama já agora. Já me esquecia falta pagar a prestação da casa e do carro o resto eu pago deixa estar.

Abraços!

por XP » 15/1/2006 17:10

No que diz respeito à desigualdade entre os mais ricos e os mais pobres, acho que se trata de um processo de evolução natural.Há-de sempre haver ricos e há-de sempre haver pobres.

Por outro lado a riqueza está com aqueles que produzem,que inovam, que progridem.Mesmo que todos fizessem por merecer, haveria sempre alguém que seria o melhor.

Para uma amostra limitada a Portugal, seria útil defenir o perfil individual dos que são pobres e daqueles que são ricos,comparando individuos da mesma geração.

Imaginem:

Ser rico ou ser pobre é uma questão de atitude perante a vida.Por isso no fundo,no fundo, não tenho pena da maior parte dos pobres.Principalmente dos pobres da minha geração, se são pobres é porque querem!!

Portugal no seu melhor

por luiz22 » 15/1/2006 16:11

Publicação: 15-01-2006 14:00 | Última actualização: 15-01-2006 14:01

Arquivo SIC

Cerca de dois milhões de portugueses vivem com menos de 350 euros por mês

Portugal é o mais pobre

Aumento do fosso entre os mais ricos e os mais pobres

Portugal é o país mais pobre e mais desigual da União Europeia, segundo um estudo divulgado hoje pelo jornal “Público”.

SIC

O fosso entre ricos e pobres aumentou significativamente desde 2001, havendo uma maior desigualdade entre os dois grupos de pessoas situados nos extremos da pirâmide social.

Há cerca de dois milhões de pessoas a viver com menos de 350 euros por mês.

A comparação entre os rendimentos acumulados pelos 20% mais ricos e os 20% mais pobres provam que os mais ricos detêm mais de sete vezes o rendimento dos mais necessitados.

A tendência para a desigualdade não é só nacional, mas também mundial.

O último relatório da ONU refere que nos últimos 20 anos, num grupo de 73 países, a desigualdade aumentou em mais de 50.

Neste quadro, Portugal desceu de 26º lugar para 27º na lista do Desenvolvimento Humano das Nações Unidas.

Portugal possui a pior taxa de abandono escolar da União Europeia, o maior índice de pobreza relativa e uma das maiores percentagens de crianças pobres, só aqui ultrapassada pela Irlanda e pela Itália.
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.

Registado: 26/11/2004 23:00

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Burbano, Esquinas3, Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, iniciado1, jeronimovaldemars, latbal, mjcsreis, PAULOJOAO, SerCyc e 887 visitantes