Caldeirão da Bolsa

Mais um fim de ano á porta

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Mais um fim de ano á porta

por castelbranco » 28/12/2005 17:13

com o aproximar de mais um ano sentimos tambem alguma espetactiva como irá ser o novo ano, será bom será mau, enfim um mar de perguntas que fazemos a nós proprios, no entanto eu estou muito cauteloso em relação a este novo ano que aí vem, por varios motivos,

o primeiro é o o famoso ponto onde o dow jones se encontra a zona dos 11000 pontos, o lugar onde bateu em 2000 depois de ter feito duas cavalgadas de 1000% a primeira foi de 1942 até 1966 e a segunda foi de 1982 até 2000 tendo lateralizado de 1966 até 1982

a primeira perna de alta durou 24 anos a segunda durou 18 anos sendo assim mais rapida 6 anos.

o segundo ponto que me preocupa é o ciclo de 4 anos pois se for respeitado esse ciclo deveremos ter então o ano de 2006 negativo, uma vez que o anterior foi em 2002 e o outro antes desse foi em 1998 e por ai fora tendo só falhado em 1986 mas depois deu-se aquilo que todos sabemos que foi o poderoso crash em 1987 que apanhou muita gente de surpresa.

eu tenho vindo a falar nisto já desde meados do ano até a esta parte tenho tambem falado em muitos outros aspectos tecnicos que entre os quais tenho vindo a referir os novos maximos e os novos minimos e tambem os avanços e declinios de nyse composite e do nasdaq, verificamos que desde agosto para cá esses indicadores tem-se vindo a deteriorar o que é muito estranho num mercado de alta e onde os indices se encontram em maximos de tres anos,

hoje eu fui buscar dois indices londrinos

um é o ftse100 o outro é um indice de pequenas empresas
este ultimo não tem estado a acompanhar o primeiro eu assinalei com um circulo os pontos de retorno e verificamos que este tem estado a fazer desde março para cá topos cada vez mais baixos, precisamente ao contrario do outro que faz topos cada vez mais altos confirmando assim falta de força nas subidas, este ultimo movimento deste pequeno indice tem aspecto de muita fraqueza estando quase deitado e muito longe do topo feito em março deste ano.
Anexos
QQQQQ.png
QQQQQ.png (17.18 KiB) Visualizado 262 vezes
QQQ.png
QQQ.png (8.54 KiB) Visualizado 262 vezes

Registado: 10/11/2002 12:19

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], icemetal, iniciado1, LCRLCR, mjcsreis, PAULOJOAO, PMP69, SerCyc e 863 visitantes