Caldeirão da Bolsa

Probabilidade (muito mais) elevada de Crash

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 10/12/2005 15:58

Ulisses Pereira Escreveu:...

Infelizmente verifico que, nas últimas semanas, a agressividade com que as opiniões são recebidas aqui tem vindo a aumentar para um nível que nunca foi o padrão aqui no Caldeirão.

Se as pessoas não entendem os avisos e pedidos que aqui deixamos nesse sentido, infelizmente voltaremos a ter que aumenta ro número de posts apagados no Caldeirão.

Queremos que quem tem a coragem de escrever no Caldeirão e deixar aqui a sua opinião sobre os mais diversos assuntos não tenha que ser recebido com pedras na mão. O mais provável é que percam a vontae de voltar a participar.

Espero que todos percebam isto e percebam o que é o Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses

Recupero este post do Ulisses neste mesmo tópico, um entre os muitos avisos e solicitações neste mesmo sentido que temos vindo a deixar, dado que mais uma vez um tópico - este mesmo - degenera numa troca de galhardetes que nada beneficia o forum.

Este tipo de situação não nos deixa outra alternativa que não seja a retirada dos respectivos posts.

Não podemos permitir uma escalada de agressividade e de ataques pessoais que destruam o forum e o bom ambiente que sempre pretendemos que aqui se vivesse, independentemente das pessoas - naturalmente - concordarem ou discordarem sobre os mais diversos assuntos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por valves » 10/12/2005 2:28

Esta semana, foi a semana em que o Dollar perdeu mais valor, desde Outubro...

e você a dar-lhe com as semanas o que me interessa a mim prazos de 1 semana se basicamente estamos a falar em cenarios de crash para os quais o que se passa na semana X ou semana Y não interessa ... um crash pode levar1 ou 2 anos a formar-se ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por MarcoAntonio » 9/12/2005 22:04

Eu já abordei essa questão neste tópico. Para ocorrer um crash tem de existir algo para crashar, nomeadamente uma euforia (não tenho conhecimento de qualquer crash que não tenha sido antecedido por uma euforia).

Ora, eu até compreendo que existam perspectivas pessimistas e que se defenda que vêm aí quedas, bear market, etc.

Agora, relativamente a um crash (que é algo específico) não vejo sequer que haja condições ou sequer que haja algo para crashar.

Repito: todos os crashs têm sido antecedidos por euforia (não existe, os níveis de confiança são antes pelo contrário relativamente baixos); volatilidade (não existe, mais uma vez estamos em valores historicamente bem baixos); bolha (podemos falar de bolha num ou noutro sector específico mas não no mercado em geral que passa por um bull market moderado).

Posto isto, compreendo que hajam investidores com visões e perspectivas pessimistas sobre o mercado (das quais não partilho mas que aceito perfeitamente e compreendo). Agora, quanto a um crash, isso custa-me realmente a aceitar como uma hipótese plausível.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por OPA » 9/12/2005 21:57

entra quando ninguem fala em bolsa reforça quando os "experts" mandam bitaites e foge quando o tema fôr falado no taxi

Concordo em absoluto e digo mais, ou melhor, atacho isto:

http://www.americanresearchgroup.com/economy/

É impressionante como a maioria dos americanos se queixa, está descrente, mas depois até considera a situação financeira do seu agregado familiar como boa ou melhor ainda!

Os factores psicológicos do povão também estão prontos para nos "oferecer" bons negócios...para cima!

Deixo só mais um bitaite: não se fiem cegamente numa só opinião/guru/teoria, abram os horizontes!

Abraços

Registado: 9/6/2005 11:19

por Jack » 9/12/2005 19:33

valves Escreveu: proprio USD teria levado no pelo o que acontece é que o USD tem se aguentado até muito bem

Esta semana, foi a semana em que o Dollar perdeu mais valor, desde Outubro...

Registado: 2/10/2005 12:32

por valves » 9/12/2005 19:30

seja,a tendência de subida mantém-se, mas a natureza da subida é muito diferente dado que este ano o Dollar valorizou-se, provocando o actual nível de "instabilidade" no equilíbrio geral. Fazendo portanto saltar à vista a real pressão inflacionista

não sendo eu economista gostaria de passar a mensagem
se a pressão inflacionista fosse de facto uma ameaça muito seria teria havido uma fuga maçica de liquidez para ouro e o proprio USD teria levado no pelo o que acontece é que o USD tem se aguentado até muito bem tendo em conta que as contas externas dos States com o exterior continuam desiquilibradas pode ser que quem ande a procurar USD ande pelo mesmo motivo que procura Ouro para escoar a liquidez crescente que está a acumular no comercio com o exterior.
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

por MarcoAntonio » 9/12/2005 19:19

Quico Escreveu:- Uma vez que estava a ser chato e andava, entre outras coisas, a pedir opiniões a mais, deixei de "postar" por cá com tanta frequência - não sei se reparou. Cometi o "disparate" de pedir opiniões num forum aberto a todos! Onde estaria eu com a cabeça?! :roll:

Quico, por favor não te coíbas de colocar questões ou pedires opiniões. Essa é a função principal do forum e ninguém é chato por colocar questões...

Podem ocorrer diversas coisas no entanto (niguém responder por este ou aquele motivo, responderem que essa questão já foi respondida e sugerir para pesquisar, etc) e tb terá de haver alguma compreensão do lado de quem coloca as questões.

Mas de resto, repito, a principal função do forum é esta: trocar opiniões, o que inclui dar e pedir...

Quanto ao resto, deixem para lá a troca de galhardetes (ou então recorram às mp's).
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por Jack » 9/12/2005 19:17

Já agora acrescento que, a meu ver, esta recente subida não pode ser comparável, na sua natureza, à que se verificou dos $350 até aos $450 (mais ou menos).

A subida inicial, a meu ver, está relacionada com um aumento de liquidez em US Dollars. Ou seja,a tendência de subida mantém-se, mas a natureza da subida é muito diferente dado que este ano o Dollar valorizou-se, provocando o actual nível de "instabilidade" no equilíbrio geral. Fazendo portanto saltar à vista a real pressão inflacionista e não um simples "equilibrar de contas" devido à liquidez.

Cumprimentos

por valves » 9/12/2005 19:16

uma questão: pq é q o ouro está tão alto??passou os 500euros sem grandes dificuldades e não parece dar sinais de parar!!

não será também motivado pelo um aumento da procura por parte de bancos centrais de economias emergentes China etc como forma de aplicar o enorme excedente monetario criado pela intensificação do comercio internacional desses mesmos paises com o exterior ?

por Jack » 9/12/2005 19:03

Uma subida do Ouro costuma ser um leading indicator de pressões inflacionista.

As acções têm uma simpatia por inflação, como o Diabo pela Cruz... :mrgreen:

por lazarus » 9/12/2005 18:59

n m parece q possa haver um crash nas bolsas a curto/medio prazo... outra coisa é um abrandamento da economia americana. Há quem aponte isso mas para ja parece-me prematuro mas tb tou pouco informado :oops:

uma questão: pq é q o ouro está tão alto??passou os 500euros sem grandes dificuldades e não parece dar sinais de parar!!! :shock: eu ainda sou do tempo :lol: , em que passou uma noticia na SIC sobre o ouro estar a quebrar maximos nos 350$ e isso ser sinal da instabilidade/crise
"ATÉ AO INFINITO E MAIS ALÉM!" - Buzz Lightyear in Toy Story;)

Registado: 24/9/2005 19:33

por Quico » 9/12/2005 17:51

(Desculpem este parêntesis a meio da discussão, mas é só para dizer uma coisa...)

valves Escreveu:...faço aqui a excepção do senhor Quico e dos seus francesismos porque esse senhor limita-se a pedir opiniões ainda por cima numa escrita altiva ora como Quico ora como James Bond etc etc Touché ? :wink:

valves (Não uso "Caro valves", porque posso parecer "altivo".):

- Sempre que escrevi neste forum foi com o pseudónimo de Quico. Por isso em relação à insinuação de eu ser um tal James Bond, não me sinto "touché". :mrgreen:

- Se a minha escrita lhe parece "altiva", lamento mas não é intencional.

- Uma vez que estava a ser chato e andava, entre outras coisas, a pedir opiniões a mais, deixei de "postar" por cá com tanta frequência - não sei se reparou. Cometi o "disparate" de pedir opiniões num forum aberto a todos! Onde estaria eu com a cabeça?! :roll:

- Curiosamente, as suas hostilidades em relação à minha pessoa começaram, não quando pedi uma opinião, mas quando caí na asneira de dar uma opinião (acerca da Alstom, lembra-se?).

- Por fim, não pense que guardo grandes ressentimentos em relação a si. Pelo contrário. Até costumo ler com muito interesse as suas opiniões. Em relação a este tópico, saiba que concordo plenamente consigo; só mandei a minha piada porque, sei lá... não resisti ao seu tom incendiário. Não leve a mal.

Melhores cumprimentos. :wink:

Registado: 12/5/2004 19:52

por Jack » 9/12/2005 16:48

Update a 10-Y.

E EURUSD em alta a ameaçar fazer o mais alto fecho desde 4 de Novembro.
E Wall Street abre em baixa.
E Ouro renova máximos de 24 anos, nos $525.
Anexos
10-Y.JPG
10-Y.JPG (36.6 KiB) Visualizado 2327 vezes
10-Y Daily.JPG
10-Y Daily.JPG (35.59 KiB) Visualizado 2316 vezes

por valves » 8/12/2005 17:07

Os riscos para o mercado americano não estão aí, a meu ver, mas antes na "bolha" do sector imobiliário e no problema do endividamento americano ao exterior
( defice externo).

Boa tarde a todos estive a ler um livro recentemente em que se conta a anatomia do crash bolsista de 1929 e o que lá vem escrito é que por em 1925 uma bolha expressiva no mercado imobiliario que rebentou em 1926 e ocorreu em estados como na Florida e não foi esse movimento que impediu os mercados na sua subida vertiginosa durante os anos seguintes ...

por INICIADO_2000 » 8/12/2005 17:02

O que a noticia diz não é um facto negativo para os mercados, antes pelo contrário, refere que as taxas dos juros nos EUA se aproximam da neutralidade.
Ou seja , um facto positivo para os mercados.

Os riscos para o mercado americano não estão aí, a meu ver, mas antes na "bolha" do sector imobiliário e no problema do endividamento americano ao exterior( defice externo).

Cumps
user

Registado: 12/12/2004 18:57

por Jack » 8/12/2005 16:40

Começam-se a ouvir os tambores a rufar...

U.S. 10-Year Treasuries Increase Before Government's $8 Bln Debt Auction

Dec. 8 (Bloomberg) -- U.S. 10-year Treasuries rose before the year's last auction of the notes today, a sign of optimism that the Federal Reserve may stop raising interest rates early next year as inflation remains in check.

The Treasury will sell $8 billion of debt at 1 p.m. New York time. The Fed may lift its target rate to 4.25 percent from 4 percent when it meets on Dec. 13, according to all 72 economists surveyed by Bloomberg News. Bill Gross, manager of the world's biggest bond fund, said on the CNBC television network that an increase to 4.5 percent on Jan. 31 will be the Fed's last move.

``If you think the Fed stops at 4.50 and is forced to ease in the latter part of '06, then you can see value in the 10- year'' note, said Gerald Lucas, chief Treasury and agency debt strategist at Banc of Securities LLC in New York. ``I'm not in that camp, but you have to respect it.''

The yield on the benchmark 10-year note fell 2 basis points, or 0.02 percentage point, to 4.49 percent at 9:43 a.m. in New York, according to bond broker Cantor Fitzgerald LP.

Yields move inversely to bond prices. The price of the 4 1/2 percent note maturing in November 2015 rose 3/16, or $1.88 per $1,000 face amount, to 100 3/32. A decline in the 10-year note one day has been followed by a rally the next each day this week.

A sale of $13 billion of five-year notes yesterday received fewer bids than at the last auction of the same securities, causing bonds to fall.

`Accommodative'

Gross, chief investment officer at Pacific Investment Management Co. in Newport Beach, California, said the Fed at next week's meeting is likely to alter the language of its statement on interest rates by no longer describing monetary policy as ``accommodative.''

Fed policy makers have raised their target overnight lending rate between banks 12 times since June 2004, from 1 percent, to contain inflation. Treasuries rallied on Dec. 6 after a government report showed labor costs fell for a second straight quarter in the three months through September.

Anticipation of a peak in the central bank's target for the overnight lending rate between banks may spur purchases of Treasuries, said Scott Peng, head of interest-rate strategy at Citigroup Global Markets Inc. in New York.

``The behavior of the market this time around has been to anticipate some of these moves,'' and for yields to peak ``slightly ahead of the last move,'' Peng said.

Citigroup and Banc of America are among the 22 primary dealers of U.S. government securities that trade with the Fed.

Auction

Ten-year notes are sold eight times a year. Today's sale is a reopening, meaning that the securities to be sold pay interest at the same rate and mature on the same date as the ones sold the ones in the last auction.

Recent reopenings have received more bids for every note sold than the first time the securities were sold, according to Wrightson ICAP, a Jersey City, New Jersey-based research firm specializing in Treasury finance.

In the last five 10-year note reopenings, there were $2.47 worth of bids for every $1 sold, on average, compared with an average of $2.38 for every $1 sold in the last five new-issue auctions. When the November 2015 10-year notes were first sold on Nov. 10, the so-called bid-to-cover ratio was $2.24. Previously, the Sept. 8 reopening of the August 2015 10-year note attracted $2.68 of bids per $1 sold.

Foreign Demand

Recent reopenings have attracted less interest than new- issue sales from the class of investors that includes foreign central banks. Foreign investors owned $2.06 trillion, or 51 percent, of the marketable Treasuries outstanding as of September, up from $1.17 trillion, or less than 40 percent, three years ago, according to the Treasury.

Indirect bidders bought an average of 11.5 percent of the last five 10-year reopenings, compared with an average of 40.6 percent of the last five 10-year new-issue auctions, according to Treasury Department data.

Those bidders bought 55.6 percent of the 10-year notes sold on Nov. 10, and only 22.1 percent of the reopening on Sept. 8.

Since the Treasury started releasing bidder-participation figures in May 2003, the share of 10-year note sales won by indirect bidders has ranged from 2.9 percent to 55.6 percent, and averaged 30.1 percent.

Range for Yields

Ten-year yields have held in a range approximately between 4.40 percent and 4.60 percent since October.

``There's been consistent demand for Treasuries as yields get near 4.6 percent,'' said John Wraith, head of interest-rate strategy at Royal Bank of Scotland Group Plc in London. ``When they drop to 4.4 percent people think they get expensive'' given prospects for growth and Fed rate increases.

Yields on Treasury Inflation Protected Securities, or TIPS, which provide a hedge against rising consumer prices, show expectations for inflation have declined.

The gap in yields between Treasuries and U.S. inflation- linked debt due in 10 years narrowed to 2.32 percentage points, from 2.55 percentage points a month ago. The difference represents the average rate of inflation traders expect over the life of the securities.

Today's gain also coincided with a Labor Department report showing the number of Americans filing first-time claims for unemployment benefits rose last week as delayed filings from the Thanksgiving week inflated the tally. Initial jobless claims rose by 6,000 in the week that ended Dec. 3 to 327,000 from the prior week's revised 321,000.

Confidence

An industry report tomorrow may show consumer confidence strengthened this month, reinforcing the case for more Federal Reserve interest-rate increases. The University of Michigan may say its consumer sentiment index rose to 85 this month from 81.6 in November, according to the median estimate of 51 economists surveyed by Bloomberg.

``Given the outlook of further Fed tightening, we see the current level of yields as low,'' said Michael Markovic, a fixed- income strategist in Zurich at Credit Suisse Group. ``There is no reason yields will fall much below 4.50 percent.''

The yield may rise to 4.80 percent in three months, Markovic said.

The Commerce Department on Nov. 30 said the economy grew an annual 4.3 percent last quarter, compared with a previous estimate of 3.8 percent. The Labor Department on Dec. 2 said the U.S. economy added 215,000 jobs in November, the most since July.

To contact the reporter on this story:
Elizabeth Stanton in New York at estanton@bloomberg.net

Last Updated: December 8, 2005 09:53 EST

Manda a sabedoria popular que

por p. coelho » 8/12/2005 4:13

entra quando ninguem fala em bolsa reforça quando os "experts" mandam bitaites e foge quando o tema fôr falado no taxi.
bons negocios :!:
"O que hoje são recordações amanhã serão novidades!"

Registado: 5/9/2005 21:20

por mca » 8/12/2005 2:19

""""
Foram detectados possíveis sinais de subida na IMPRESA e a evolução da cotação parecia confirmar isso...
No entanto, segundo o meu gráfico poderia dar-se uma entrada com mais segurança com o rompimento dos 4.83 e fecho acima destes valores.
Mas ao olhar para o volume efectuado dia 30/11 (mais de um milhão de acções) optei por antecipar o tal possível movimento de alta que poderia estar a surgir... com um stop apertado nos 4.75.
A entrada foi feita a 4.78 com o desenrolar da sessão... a boa opção (antecipação) foi confirmada pelo dia seguinte com um fecho a 4.90, já longe dos 4.83... Um sinal que me fez entrar foi, no dia 30 a IPR cotar acima da MM21 dias, o que já não acontecia há bastante tempo e eu sabia que a MM50 dias estava por volta dos 4.92 que poderia ser valores onde poderia aparecer alguma resistência, caso a subida se viesse a verificar. Com um fecho a 4.90 (abaixo da MM50 dias) foi-me dado o alerta de que poderia recuar, mas com a sessão de hoje (ainda não chegou ao fim, é certo) penso que está confirmado o bom momento da IPR para os próximos dias e para a qual aponto o preço perto dos 5.15 para a minha saída... A não ser que os 5.00 euros se mostrem bastante difíceis de serem rompidos, pois como poderão ver no "boneco" temos agora uma zona de resistência entre os 5.00 e os 5.15.
Para que não perca a oportunidade de ganho, saio da IPR logo que ela faça um valor abaixo da MM50 dias ou que mostre perda de força (sinal mais subjectivo, pois depende da nossa interpretação).
""""""

LITERACIA.

Registado: 19/11/2005 0:32

por MarcoAntonio » 8/12/2005 1:31

Pela enésima vez, será possível discutirem o tema com maior moderação?

:roll:
Imagem

Administrador Fórum

Re

por JAS » 8/12/2005 0:55

No Bear não há correlação só no Bull...
Quer dizer deixamos o Bear de fora?

Eu não tenho culpa que ele só tenha durado 2 anos.

O que eu digo é que as "yelds" baixaram porque o juro base baixou.
E não porque isso tenha a ver com os movimentos das acções.

Se o juro estava a 10% a yeld girava em torno dos 10%.
Se é 10,1% ou 9,9% isso pode ter a ver com maior ou menos procura das obrigações.
Quando o juro está a 3%, a yeld gira em torno dos 3%.

Tão simples como isso.
É isso que vês no gráfico, tu é que queres ver outras coisas.

JAS

P.S. - E vai chamar intelectualmente desonesto ao teu avôzinho...
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Jack » 8/12/2005 0:55

Aproveito, já que hoje o Greenspan falou da curva estar um bocado pro flat (e dizer-se, mas o JAS até deve achar o contrário...) que quando a curva fica invertida, teremos recessão, fica então um link para observar a evolução da curva neste último ano.

http://www.yieldcurve.com/marketycgraph.asp

PS-Curioso os UK terem baixado esta semana as previsões de crescimento em cerca de 2%, e a curva deles estar invertida...

por Jack » 8/12/2005 0:43

És desonesto inteletualmente. Desculpa se te ofendo com esta afirmação mas não tenho outras palavras para dizer o que penso.

Então tu olhas para um movimento de 21 anos em que mostra que a tua opinião está errada (ou seja, as acções sobem quando sobem as bonds) e porque depois desses 21 anos, temos 2 em que essa relação directa e practicamente linear entre bull acções - bear yields já não é tão notória mas mesmo assim não é inversa, afirmas que a correlação não existe.

Ainda por cima, tive o cuidado de salvaguardar no post inicial e posteriormente que esta relação serve de "guidance line" e não deve ser tomada de forma dogmática... mas a tua conclusão é que o passado de décadas é que está errado e os dois últimos anos é que estão bem (em que nem sequer se verifica o que afirmas).

Enfim...

Re: Re

por JAS » 8/12/2005 0:24

Jack Escreveu:Depois estragas a pintura toda ao concluires precisamente o contrário da realidade, que ta mostrei no gráfico...

O teu gráfico das Yelds representa uma descida acentuada de 1982 a 2003.
Ou seja tu concluis dali que:
Durante o Bull as acções subiram e as Yelds desceram.

Mas esqueceste-te de explicar porque continuaram a descer nos anos do Bear...

Eu falei-te em inflacção, falei-te em juros...
Se tens inflação alta os juros são altos e as yelds por muito que possam oscilar pela flutuação das obrigações continuam a oscilar em torno dos juros.
E portanto enquanto a taxa de desconto foi diminuindo elas foram caindo.
Atravessaram um Bull Market e um Bear Market em queda.
E isso significa que a conclusão que se tira é que não há relação com as acções.

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por BullPower » 7/12/2005 23:46

JACK escreveu:

Quando as bonds descem, descem as acções.

Quando o UD Dollar desce, descem as bonds

Boas. Bem ,acho que não é bem assim. As bonds normalmente são um excelente produto em épocas de recessão, deflacção. Se as acções descem não implica que as bonds desçam. É mais provável que aconteça o contrário, ou seja, as bonds subirem pois quando as acções descem é porque provavelmente a economia está fraca (fundamentais), juros baixos e os investidores normalmente refugiam-se nas bonds.

Se o dólar desce, possivelmente é porque se prevê redução dos juros ou os dados económicos são fracos ou os EUA estão em recessão (juros baixos) ou à beira da mesma. Então com economia fraca e dólar baixo, as bonds tendem a subir. Penso eu de que...

O possível fim do boom no mercado imobiliário (diminuição da inflacção) é talvez o responsável pelo crescente interesse pelo mercado da dívida.

Tirando esses pormenores todos, o mercado da dívida é na minha opinião sempre uma excelente via para diversificar a carteira. É um mercado muito líquido. I Love the Bunds Market :mrgreen:

Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

por valves » 7/12/2005 23:35

Valves, discordares da opiniºao dos outros não te dá direito a chamares de calinada, disparates ou outros.

Repara não foi um ataque a ninguem foi antes uma consideração de ordem generica sobre a naturaza das "discordancias"que por cá se vêm no caldeirão e aliás frisei bem isso logo no primeiro post ... :wink:

Abraço

Vasco

AnteriorPróximo