Caldeirão da Bolsa

Portugal e o Ambiente - Ainda as energias renováveis...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 2/12/2005 20:22

Governo desvaloriza aumento das emissões poluentes

O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, desvalorizou esta sexta-feira a conclusão do relatório da Comissão Europeia sobre as emissões poluentes de Portugal, refere a Lusa. Humberto Rosa diz que Portugal tem intenção de cumprir os objectivos definidos em Quioto.

«Não fiquei surpreendido com o relatório, mas sim com o facto de a projecção ser feita com base no cenário macroeconómico alto e sem ter em conta a possibilidade de virmos a ter novas politicas e medidas», afirmou o secretário de Estado.

O relatório divulgado, na quinta-feira, indica que Portugal vai aumentar as emissões de gases com efeitos de estufa em 42,2 por cento em 2012, face a 1990. Diz o secretário de Estado que este é um alerta que Portugal vai encarar «com toda a atenção» e garante que o Governo está a tomar medidas para que o aumento das emissões até 2012 não exceda os 27 por cento permitidos pelo protocolo de Quioto.



LOL, se isso espanta até os nossos ministros..... :roll: . Gostei também do resto da frase em que ele se espanta por partirem do principio que não implementaremos novas medidas. Se calhar eles já nos conhecem melhor do que nós gostariamos.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

O que demonstra isto...

por wuzzu » 2/12/2005 17:55

Coloquei esta noticia pois infelizmente o grande interesse repentino que o estado (= EDP) esta a ter nas energias renovaveis demonstra um total falhanco na nossa politica de investigacao e desenvolvimento tecnologico.

A verdade e' que a UK e a espanha (holanda etc) estao ha ja muito tempo nesta onda. Nos so agora e' que acordamos. Porque? Penso que e' uma total demonstracao de incapacidade para tracar metas e objectivos estrategicos mesmo na area da investigacao.

Ja agora, nos ate temos um centro (no antigo INETI) que sempre se dedicou a energias renovaveis. Nunca conseguimos (ou nao quisemos, ou deixaram...)e' dar o passo seguinte.

Enfim, vejo esta noticia de uma forma triste, e mais uma demonstracao de como todos os que se debrucaram sobre o topico investigacao e inovacao (Mariano Gago incluido pois nao e' a primeira vez que la esta...) falharam.

Pode ainda nao ser tarde, mas poderiamos aprender a deixar de confiar em quem ja falhou...


wuzzu.
 
Mensagens: 560
Registado: 31/8/2005 10:51
Localização: ilhavo

noticia do jornal de negocios

por wuzzu » 2/12/2005 17:49

Investimento pode ascender a 500 milhões
EDP entrega hoje proposta para comprar empresa de parques eólicos espanhola
A Energias de Portugal é uma das três empresas que deverá entregar hoje uma proposta com vista a adquirir os activos de parques eólicos detidos pela empresa holandesa Nuon em Espanha, que os analistas avaliam entre 400 e 500 milhões de euros, noticiou a Europa Press.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt



A Energias de Portugal é uma das três empresas que deverá entregar hoje uma proposta com vista a adquirir os activos de parques eólicos detidos pela empresa holandesa Nuon em Espanha, que os analistas avaliam entre 400 e 500 milhões de euros, noticiou a Europa Press.

Segundo a agência de notícias espanhola, também a Acciona e a Endesa vão hoje entregar as suas propostas, no último dia do prazo definido pela companhia holandesa para vender os seus activos em Espanha.

Citando analistas e fontes do sector, a agência afirma que a Desarrollos Eólicos, empresa que Nuon pretende alienar para se centrar nos países da Europa central, está avaliada entre 400 e 500 milhões de euros.

A Iberdrola, que também chegou a demonstrar interesse nestes activos, afastou-se do concurso, por considerar que a o projecto da Desarrollos Eólicos não é rentável. Já a Unión Fenosa, até ao final do dia de ontem, não tinha ainda decidido se iria entregar uma proposta.

A Desarrollos Eólicos tem parques eólicos já instalados com uma capacidade de produção de 260 MW, sendo que tem projectos em construção e licenciados com capacidade para mais 1.100 MW.

A EDP está presente em Espanha através da HC Energia (antiga Hidrocantábrico), companhia que já tem activos na área da energia eólica. Em Portugal a EDP tam,bem tem reforçado a sua presença nas energias renováveis, através da Enernova, e está a concorrer à atribuição de potencia eólica.
 
Mensagens: 560
Registado: 31/8/2005 10:51
Localização: ilhavo

Portugal e o Ambiente - Ainda as energias renováveis...

por MarcoAntonio » 2/12/2005 9:41

Um pouco no seguimento do tópico que surgiu há algum tempo aqui no Caldeirão acerca das diversas soluções no campo das Energias, aqui fica o link para a notícia do dia sobre o Ambiente, em particular sobre a emissão dos gases poluentes:

Ambiente - Portugal vai ser o pior emissor de gases da UE (TSF)


Extracto:

• AMBIENTE - Portugal vai ser o pior emissor de gases da UE

Portugal vai ser o país da União Europeia mais poluente. As previsões indicam que as emissões de gases com efeitos de estufa vão aumentar em 42,2 por cento em 2012, segundo um relatório da Comissão Europeia.

(...)


Não se trata apenas de um imperativo moral ou social. Portugal tem agora de pensar seriamente sobre as diversas alternativas aos combustíveis fósseis, dos quais se encontra actualmente altamente dependente, também pelo ponto de vista económico dado que começará a incorrer em pesadas multas ao abrigo do Protocolo de Quioto.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41756
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO, SerCyc e 822 visitantes