Novo artigo: As minhas verdades
6 mensagens
|Página 1 de 1
Quando estiver preocupado, provavelmente, não deverá negociar. Os anos passam e a importância que eu dou a esta “minha verdade” é cada vez maior. Exceptuando aqueles que negoceiam através de sistemas automáticos, a componente psicológica do “trading” assume um papel decisivo. .
Eu aqui não seria tão fundamentalista em relação ao estados de espirito o que me parece é que não existem bons traders que não tenham uma personalidade bem estruturada e bem amadurecida e pronto eu pessolmente quando estou a analisar abstraio-me de tudo e durante o tempo que estou focado no mercado esqueço tudo e obviamnente como toda a gente tem altos e baixos ... mas gostei mto do artigo parabens !
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Os artigos do Ulisses, simples e sempre cheios de sabedoria, nunca me passam despercebidos e tb quero deixar aqui a minha assinatura.
Sim é inquestionável. No entanto repara que se podem projectar extremos em diversos time frames. Qualquer vértice nos moves intraday, no gráfico diário, no semanal, etc. deve ser considerado um momento de opinião contrária. O grande conflito é o de como se pode identificar esses momentos... Depois a função dos stops tanto é válida nos trades de longo como de curto prazo. É tudo uma questão de adaptação do profit/loss... neste caso eu não diria á personalidade mas sim á preferência ou á objectividade de cada um...
Estaria a 100% de acordo se o teu nunca estivesse entre aspas...
Esta para mim deve ser a maior lição/preocupação do trader, não cair em tentações no futuro pois... quem já não caiu no passado...
Abraço
maisum
· A teoria da opinião contrária, normalmente, funciona apenas num momento: nos extremos
Sim é inquestionável. No entanto repara que se podem projectar extremos em diversos time frames. Qualquer vértice nos moves intraday, no gráfico diário, no semanal, etc. deve ser considerado um momento de opinião contrária. O grande conflito é o de como se pode identificar esses momentos... Depois a função dos stops tanto é válida nos trades de longo como de curto prazo. É tudo uma questão de adaptação do profit/loss... neste caso eu não diria á personalidade mas sim á preferência ou á objectividade de cada um...
· Os gráficos podem levá-lo a conclusões erradas mas nunca mentem. Contudo, as pessoas podem mentir. Isto é algo para os analistas fundamentais meditarem...
Estaria a 100% de acordo se o teu nunca estivesse entre aspas...
· Por norma, os meus piores dias de negociação foram quando eu violei o meu método e não quando o mercado esteve mau.
Esta para mim deve ser a maior lição/preocupação do trader, não cair em tentações no futuro pois... quem já não caiu no passado...
Abraço
maisum
Karamba Escreveu:Li com muita atenção o teu artigo, cheio de verdades, faz-me sempre bem, ler e reler.
Uma verdade no que a mim me diz respeito é, periodicamente, fazer uma pausa sem ouvir uma palavra que seja sobre bolsa. É como fazer um reset ao nosso sistema. Para quem tem outras actividades, é indispensável. As férias no verão não chegam.
Um abraço
Palavras sábias. Visto que não faço da bolsa a minha profissão, e sou um investidor de curto (curtíssimo prazo às vezes) prazo, faço pelo menos 3 a 4 paragens dos mercados por um mês ou dois pelo menos.
Exactamente para fazer um reset.
Uma verdade "minha": se estás de férias, leva à letra essa palavra e não julgues que tens mais tempo para os mercados por causa disso.
1 ab
Meu comentário e apenas uma constatacao com 1 exemplo
Caro Ulisses,
Como sempre, li atentamente o teu artigo superiormente escrito.
Concordo em tudo com o que dizes, comecando logo pelo "abstracto" onde a tua verdade pode nao ser a minha... e isso é a maior verdade nos mercados.
Temos sempre tendencia a seguir os outros, aqueles a quem damos algum credito do que acreditarmos em nós proprios. Talvez este fosse um dos pontos que deverias adicionar às tuas verdades.
Quanto ao ponto onde dizes:
Dou-te um exemplo onde um breakout aconteceu com pouco volume e que as cotacoes subiram, subiram, subiram, desde os minimos... Talvez devido a falta de volume que levou poucos a acreditar --> IPR.
Quanto a verdade dos GAPS. Essa verdade é uma grande mentira já que leva muita gente a ser enganada. O dax ainda tem um gap na zona dos 3900 e muitos andaram meses a negociar em baixa com a expectativa de que o DAX iria voltar lá. Puro engano e veja-se onde o DAX anda. Talvez num futuro longiquo.
Conclusao: muito bom artigo!
Como sempre, li atentamente o teu artigo superiormente escrito.
Concordo em tudo com o que dizes, comecando logo pelo "abstracto" onde a tua verdade pode nao ser a minha... e isso é a maior verdade nos mercados.
Temos sempre tendencia a seguir os outros, aqueles a quem damos algum credito do que acreditarmos em nós proprios. Talvez este fosse um dos pontos que deverias adicionar às tuas verdades.
Quanto ao ponto onde dizes:
Um “breakout” sem volume forte não significa nada. Hoje, dois anos depois de ter escrito esta “minha verdade”, talvez não fosse tão peremptório ao abordar este assunto. Muitas vezes “breakouts” sem volume acabam por ter sucesso e gerar um bom movimento. É evidente que um forte volume me dá mais confiança na eficácia de um “breakout” mas o fraco volume deve apenas deixar-nos alerta, não desvalorizá-lo por completo.
Dou-te um exemplo onde um breakout aconteceu com pouco volume e que as cotacoes subiram, subiram, subiram, desde os minimos... Talvez devido a falta de volume que levou poucos a acreditar --> IPR.
Quanto a verdade dos GAPS. Essa verdade é uma grande mentira já que leva muita gente a ser enganada. O dax ainda tem um gap na zona dos 3900 e muitos andaram meses a negociar em baixa com a expectativa de que o DAX iria voltar lá. Puro engano e veja-se onde o DAX anda. Talvez num futuro longiquo.
Conclusao: muito bom artigo!
Cumprimentos,
Alex Tomás
Alex Tomás
- Registado: 3/5/2005 12:47
Li com muita atenção o teu artigo, cheio de verdades, faz-me sempre bem, ler e reler.
Uma verdade no que a mim me diz respeito é, periodicamente, fazer uma pausa sem ouvir uma palavra que seja sobre bolsa. É como fazer um reset ao nosso sistema. Para quem tem outras actividades, é indispensável. As férias no verão não chegam.
Um abraço
Um abraço
- Registado: 11/12/2002 2:48
Novo artigo: As minhas verdades
Acabei de publicar na Primeira Página o artigo "As minhas verdades":
http://www.caldeiraodebolsa.com
Ulisses
http://www.caldeiraodebolsa.com
Ulisses
6 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], jprgodinho, PAULOJOAO, PMP69, SerCyc e 843 visitantes