Caldeirão da Bolsa

Banif :-k

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 30/11/2005 19:29

A Novabase deverá regressar ao PSI-20 em 2006, na revisão semestral do índice, e o Banif poderá fazer a sua estreia, de acordo com uma poll de oito analistas.

Estes analistas acrescentam que a Reditus e a Corticeira Amorim são as principais candidatas a abandonar o índice, nesta revisão ordinária baseada em vários factores como a capitalização bolsista dos títulos, o volume de negócios dos últimos seis meses ou o free-float.

Serão também excluídas algumas passagens ou negócios não representativos.

A comissão gestora do PSI-20 deverá anunciar, em meados de Dezembro, a composição da carteira para o próximo semestre.

A Novabase lidera a lista de espera das empresas candidatas a entrar no índice, seguida da Efacec e do Banif.

"A Efacec não faz sentido que entre, uma vez que foi alvo de OPA, o mesmo acontece com a Ibersol , a Gescartão tem pouco free-float e a SAG pouca liquidez", disse Cristina Fonseca, analista da Espírito Santo Research.

"A principal candidata a entrar é a Novabase e a sair a Reditus. Mas também pode acontecer que o índice se mantenha como está", acrescentou.

Para alavancar a liquidez, a Reditus celebrou três contratos de liquidity provider com o BCP Investimento, com a Caixa Banco de Investimento e com o BIG.

A Novabase conta com dois liquidity providers - Caixa BI e BIG - enquanto o Banif tem um acordo com o Banif Banco de Investimento para a criação de mercado.

O Banif apresentava, no final de ontem, uma capitalização bolsista de 614 milhões de euros (M?), a Novabase contava com 182 M?, a Corticeira Amorim registava 193 M? e a Reditus 22 M?.

Já em termos do volume médio diário transaccionado nos últimos seis meses, a Corticeira conta com uma média de 93 mil acções diárias, a Reditus regista 36 mil enquanto a Novabase e o Banif apresentam uma média diária de 43 mil e 26 mil acções negociadas, repectivamente.

O volume da Corticeira tem vindo a acentuar-se desde o passado mês de Outubro.

"A Novabase tem um market cap semelhante à Corticeira Amorim mas negoceia 2,5 vezes mais", explica Filipe Rodrigues, gestor de fundos da Allianz.

Registado: 2/9/2005 12:45

por lazarus » 29/11/2005 12:58

é obrigatório que na revisão do psi-20 entrem e saiam duas empresas???

Não se pode dar a situação de entrar só uma, ou não entrar nenhuma???

É que tenho ideia de uma vez ter havido só a troca de um papel. Não sei se estou a "imaginar" coisas mas nessa situação o Banif podia, ainda que tendo volume, não entrar no psi já que o volume que teve foi graças aos rumores de uma OPA que depois foi desmentida, não e assim??? :-k
"ATÉ AO INFINITO E MAIS ALÉM!" - Buzz Lightyear in Toy Story;)

Registado: 24/9/2005 19:33

por SMALL2004 » 28/11/2005 20:14

Tu primeiro precisas de consolidar o português, que isto não é só ficar rico na bolsa, eheh.

Enquanto não iniciar a queda é de esperar. Não me parece que vá para o psi20, mas tb qual a importância de tal facto?
O volume na Reditus, Corticeira e mesmo na SAG indica que valores mais altos se levantam para tentarem manter as duas primeiras em bolsa e introduzir posteriormente a segunda. Na minha opinião, claro.
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

Banif :-k

por Nyk » 28/11/2005 20:03

Nas últimos dias o banif tem vindo a consulidar, com pouco volume de venda, até quando irá durar esta consulidação? E com um volume de vendas baixo, não se arriscará a ficar fora do psi20? Alguem sabe quando se fica a saber quem vai sair e entrar no psi20?

Registado: 2/9/2005 12:45

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO, SerCyc e 815 visitantes