Portátil a 100 euros avança
1 Mensagem
|Página 1 de 1
Portátil a 100 euros avança
Uma ideia fantástica para os países em desenvolvimento .....desenvolvida por cidadãos e empresas americanas ( não resisti... eheh )
http://mandatariodigital.blogspot.com/2005/11/notas-de-tunes-4-porttil-100-euros.html
Um dos momentos mais esperados aqui em Tunes foi a apresentação do portátil a 100 euros, uma iniciativa de Nicolas Negroponte, destinada a cada um dos estudantes dos países em desenvolvimento. O seu proptótipo esteve em exposição no stand da ONU, perante grande curiosidade dos visitantes (foto ao lado).
Anunciada pelo Presidente do MIT Media Lab em Janeiro deste ano, em Davos, no World Economic Forum, a iniciativa "One Laptop per Children" baseia-se num conjunto de inovações, ao nível do produto, e modelo de negócio. De pequenas dimensões (faz lembrar o antigo Libretto), este computador terá capacidade para tudo, menos para guardar grandes quantidades de dados. Preparado para acesso WiFi e dotado de portas USB, disporá de um processador de 500MHz e de um disco de um 1 Gb. O écran vira-se sobre o teclado, dando origem a uma espécie de livro electrónico. Particularmente interessante é a pequena manivela lateral, que garante o carregamento da bateria, em caso de inexistência de energia eléctrica.
O portátil não será vendido pelos canais tradicionais, mas entregue directamente às escolas pelos governos, os quais terão de assegurar ordem minimas de fabrico na casa do milhão de unidades. O Governo da Califórnia, as Nações Unidas e o Google (doação de 2 milhões de dólares) encontram-se entre os primeiros sponsors desta iniciativa.
Acaba de ser criada uma organização sem fins lucrativos - a One Lapton per Children - para implementar o projecto, que promete revolucionar o acesso ao conhecimento.
Segundo me disse Michail Bletsas, Director of Cumputing no MIT Media Lab, ainda não há encomendas firmes até ao momento, apesar do interesse que o projecto suscitou em cinco governos - Brasil, China, Tailandia, Egipto e África do Sul. A expectativa é ter esse "comitment" até Maio do próximo ano. No dia 24 de Maio de 2006, realiza-se no Kesge Auditorium do MIT, em Boston, uma conferência sobre os sistemas, aplicações, conteúdos e potencial pedagógico do portátil dos 100 dólares.
Cinco empresas estão a trabalhar com a equipa liderada pelo fundador da Wired para assegurar as primeiras 5 a 15 milhões de unidades para teste, já no próximo ano: Google, Advanced Micro Devices, News Corp., Red Hat e BrightStar. O objectivo é produzir 100 a 150 milhões em 2007.
Leia mais sobre esta iniciativa que promete revolucionar a educação nas escolas dos países em desenvolvimento. Consulte o site oficial e as mais recentes noticias publicadas pela Fortune , BBC , Reuters e Chistian Science Monitor
1 Mensagem
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, jprgodinho, PAULOJOAO, PMP69, trend=friend e 781 visitantes
