Caldeirão da Bolsa

Ser Investidor Profissional

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

...

por englishman » 22/11/2005 13:05

Concepções Erradas muito comuns nos novos investidores (iniciantes) :wink:
-pensam que podem negociar consistentemente com uma "performance" de 80%.
-pensam que podem "transformar" 1000 euros em 100.000 num curto período/espaço de tempo (por exemplo, 6 meses).
-pensam que podem predizer consistentemente para onde se dirigem os mercados e ainda, pensam que conseguem fazer essa predição dentro de um intervalo de tempo muito curto (como por exemplo, no daytrading).
-pensam que podem ter um sistema que seja 100% exacto (com 100% de ganhos). Deste modo, pensam que são investidores infalíveis e este sentimento é tanto maior quanto o seu início é carregado de sucessos. Ou seja, perder... NUNCA... mas como há sempre uma primeira vez... :)
-pensam que podem deixar os seus empregos/trabalhos (os estudos até) e que terão uma vida para desfrutar a tempo inteiro após alguns meses de negociação.
Alguns falam em carros de alta cilindrada, barcos, aviões.....

Não quero ser "desmancha-prazeres" mas investidor profissional só a pessoa que está em financeiras/correctoras e que lida com os mercados no dia-a-dia... mas é pago para isso. :wink:
Agora ser investidor profissional, individualmente, é impossível, a não ser que tenha já bastante dinheiro... e mesmo assim. :roll:

Quem continua a ter algum dos anteriores pensamentos continua a ser um investidor iniciante, mesmo que tenha já alguns anos de experiência. :wink:

Para além destes pensamentos, considero que qualquer investidor (ou que se apelide assim) que utilize os seus únicos rendimentos (de sobrevivência) com o objectivo de ganhar dinheiro na bolsa e pagar as suas contas, está a errar profundamente.
Porquê? Porque existe a obrigação de ganhar o que é contrário à sensação de segurança e confiança que o investidor deve atingir para ter sucesso... apenas e só porque assim, cada investimento ("trade") vai ser sentido como se fosse um caso de vida ou de morte. :idea:

Abraços e boas reflexões.
EnglishMan

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por costarios » 21/11/2005 18:55

Pata-Hari Escreveu:Bem, e a parte dos impostos? 500 mil euros aplicados a 12% ano ano rendem 60 mil brutos. Com uma taxa de imposto de 20 sobre os fundos estrangeiros (nos nacionais o valor já é liquido e os impostos são descontados na propria cotação). Nas acções é de 10% sobre as mais valias se não se optar pelo englobamento ( coisa que não se fará se se tiver mais valias de 60 000 euros porque significaria ir-se pagar 42% sobre esse montante em vez de 10%).

Pata-Hari, tens toda a razão! Portanto, nos valores que coloquei no meu post só temos que acrescentar 10% ou 20%, consoante a praça onde o pretendente a Warren Buffet esteja a actuar. :)
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.

Registado: 16/10/2003 9:41

...

por redart » 21/11/2005 3:07

perfeitamente de acordo, eu não falei em espaços temporais, simplesmente me limitei a referir rentabilidades.

O que num Ano é perfeitamente atingível pode ser no ano seguinte impossível. A que saber administrar, gerir o capital.

cumprimentos,

redart

Registado: 18/10/2005 0:06

por Ulisses Pereira » 21/11/2005 1:50

Nem sem ser notado, nem sendo notado. Ninguém o consegue fazer consistentemente.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por valves » 21/11/2005 1:42

Mas digo-vos, rentabilidades acima dos 100% são totalmente atingíveis, acima dos 250% alguns chegam lá, acima dos 500%, bem só um punhado de iluminados as atingem.

Também estou de acordo que para montantes de capitais relativamente modestos esta frase está correcta embora para montantes elevados não o esteja e conseguir 250& consistentemente durante 30 anos sem se ser notado parece -me impossivel
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por FRM » 20/11/2005 23:25

costarios Escreveu:FRM, sei que a pergunta não foi endereçada directamente a mim, portanto, me desculpe pela intromissão mas considero a tua pergunta um tanto sem sentido. Passo a explicar:

Ficou claro aqui neste tópico que existem um sem número de perfis de investidores. Alguns são mais tradicionais, outros são mais avessos ao risco e outros são mais "atirados" e estão sempre a procura de produtos alavancados. Para estes investidores, qualquer coisa abaixo dos 10% ou 15% ao mês é pouco!

Portanto, a tua pergunta só pode ser respondida por uma única pessoa: tu! :)

O teu perfil de risco é o que irá determinar a tua rendibilidade nos mercados financeiros. És avesso ao risco? Então vais passar longe de CFD's e Warrants. És um investidor arrojado? Então de certeza que vai procurar por produtos alavancados, forex, etc.

Só mais um comentário: 60 mil euros líquidos por ano? Uma boa quantia, sim senhor! Para seres capaz de gerar 60 mil euros líquidos, ou seja, 60 mil euros que irão directamente parar nas mãos do vendedor daquela tua loja de sapatos favorita, ou do revendedor de carros, ou do agente de viagens, tens que gerar um valor consideravelmente maior se queres continuar vivo nesta profissão (investidor privado) pelos próximos anos.

Ou seja, não podes pensar em simplesmente retirar todo o lucro que obter com um trade. Digamos que consegues um lucro de 1.000 € após uma entrada bem sucedida de 10.000 €. Não podes simplesmente pegar nestes 1.000 € e embolsá-los. Tens que pensar que para manter o teu capital inicial vais ter que reinvistir uma parte dos lucros, nem que seja para compensar a inflação. Entretanto, se o que desejas é mesmo viver da bolsa até a tua reforma (que pode ainda levar umas 2 ou 3 décadas), então tens que pensar em aumentar progressivamente o teu capital inicial com um reinvestimento considerável de parte considerável dos teus ganhos.

Voltando a tua pergunta e a muito grosso modo, para conseguires 60 mil euros líquidos por ano terias que investir por mês:

:arrow: Investidor conservador (apenas acções e alguns fundos) = 500 mil euros (rendibilidade entre 10% e 12% ao ano)

:arrow: Investidor tradicional (acções, fundos e "de vez em quando" alguns warrants e CFDs) = 200 mil / 300 mil euros (rendibilidade mínima de 20% à 25% ao ano)

:arrow: Investidor arrojado (acções? que acções! o que eu quero são CFDs, warrants, forex e... existe algo mais alavancado por no mercado? :) ) = 100 mil / 150 mil euros (rendibilidade mínima a rondar os 40% ao ano)

:arrow: O super homem (tal e qual alguns que opinaram aqui no tópico :roll: ) = ???, é difícil dizer mas, em vista de algumas mensagens no tópico, com 15 mil euros e com uma rendibilidade a rondar os 20% AO MÊS eu já estaria a pensar seriamente em abandonar o meu emprego. 8-)

Alerta importante! Quanto mais arrojado for o teu perfil, maiores são os riscos inerentes ao trade. A volatilidade dos teus rendimentos será MUITO superior ao do mercado, ou seja, hoje pode estar a somar um ganho líquido de 40% no mês corrente, mas amanhã e devido a uma queda qualquer nos mercados, os teus investimentos alavancados sofrerão à dobrar (ou a triplicar, ou a quadruplicar, ou...).

Eu sei que não ajudei... mas é só para teres uma ideia de que as coisas não são tão simples assim! ;)

Agradeço desde já a resposta que contem precisamente o que procurava saber.

Efectivamente só passei a olhar os mercados pela óptica dos "analistas" desde há pouco mais de meio ano, pois anteriormente investia em bolsa com base nos conselhos do corretor, OPV e situações pontuais. Estou pouco por dentro do assunto...

Claro que muito mudou nos últimos anos e considero arriscado qualquer investimento em bolsa sem o necessário acompanhamento. Assim procurei estudar pelos "livros" dos profissionais e usar as mesmas ferramentas á minha escala e perfil. No entanto ainda estou no início mas a seu tempo dedicarei mais tempo a este assunto. Para ter ideia só recentemente há coisa de meio ano entendi/conheci o conceito de warrant e outros produtos alavancados.

E apesar de estar numa área profissional bastante diferente dos mercados financeiros sempre tive interesse em saber como e com quanto um trader que apenas aplica capitais próprios se consegue governar. Não sei se há algum nome específico para este tipo de investidores que trabalham por "conta própria", mas creio que me fiz entender quanto ao seu perfil. Talvez o que designa como "investidor privado". Ou seja, o mais independente de terceiros a quem prestar contas quanto é possível.

No entanto o meu perfil de risco, a minha formação e acompanhamento dos mercados e os meus gastos não me permitem pensar nisto como mais que um "part-time" pelo menos nos próximos 10 anos.

Mas isso não me impede de reconheçer o mérito a todos os investidores que conseguem, desde sustentar-se a viver á grande, com base apenas nos mercados.

No meu caso provavelmente até seria mais seguro e proveitoso investir o valor da minha carteira num fundo de acções ou entregá-la a um profissional para gestão, mas tenho interesse em acompanhar os mercados e participar nos ganhos e saber lidar com as perdas.

Quer tenham herdado, quer tenham começado do zero...

... cumprimentos ao caldeirao e em especial ao costarios.

Registado: 21/10/2005 14:03

por Pata-Hari » 20/11/2005 23:22

Bem, e a parte dos impostos? 500 mil euros aplicados a 12% ano ano rendem 60 mil brutos. Com uma taxa de imposto de 20 sobre os fundos estrangeiros (nos nacionais o valor já é liquido e os impostos são descontados na propria cotação). Nas acções é de 10% sobre as mais valias se não se optar pelo englobamento ( coisa que não se fará se se tiver mais valias de 60 000 euros porque significaria ir-se pagar 42% sobre esse montante em vez de 10%).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por César » 20/11/2005 22:55

costarios Escreveu: :arrow: Investidor conservador (apenas acções e alguns fundos) = 500 mil euros (rendibilidade entre 10% e 12% ao ano)

:arrow: Investidor tradicional (acções, fundos e "de vez em quando" alguns warrants e CFDs) = 200 mil / 300 mil euros (rendibilidade mínima de 20% à 25% ao ano)

:arrow: Investidor arrojado (acções? que acções! o que eu quero são CFDs, warrants, forex e... existe algo mais alavancado por no mercado? :) ) = 100 mil / 150 mil euros (rendibilidade mínima a rondar os 40% ao ano)

:arrow: O super homem (tal e qual alguns que opinaram aqui no tópico :roll: ) = ???, é difícil dizer mas, em vista de algumas mensagens no tópico, com 15 mil euros e com uma rendibilidade a rondar os 20% AO MÊS eu já estaria a pensar seriamente em abandonar o meu emprego. 8-)

Olá costarios!
Falta juntar mais um tipo de investidor... :mrgreen:

:arrow: Trader do futuro - Forex Trader - que acções, warrants ou Fundos? É só Forex! Sempre a bombar! :mrgreen: :wink:

Um abraço! :wink:
F.C.PORTO - CAMPEÃO NACIONAL
SPORTING - VICE-CAMPEÃO
benfica - estou sim? quem fala?

Registado: 22/9/2005 0:53

Opinião

por pericos » 20/11/2005 22:52

Costarios, se me permites acrescentava ainda um cenário ou mesmo condição para esses sonhos cor de rosa.

É que para tudo isso funcionar, implica que na 1ª operação, o investidor obtenha logo um trade positivo. Caso contrário e principalmente no cenário mais arrojado, a situação complica-se ou mesmo torna-se impossível.

Não esquecer que é fácil alcançar grandes resultados em certos trades. Agora durante vários anos ???

Não me parece.

A minha experiência prova que quando negoceio sem objectivos, atingo melhores resultados. Quando meto na cabeça algum cenário, por vezes cometo grandes erros. É claro que os mesmos saiem bem caros.

Os exemplos que falaste, creio serem correctos. Mas para maior sossego, o investidor deve e ao exemplo de uma empresa apresentar disponibilidade financeira.

Nunca se investe a totalidade de tesouraria, quanto mais a totalidade do activo.

Eu não abandono o meu emprego. Nem por sombras. Nem posso :shock:

Agora costumo dizer que tenho 2 salários, um PPR e um só emprego, o qual gosto muito.

BN

João
Mais vale um razoável dia de bolsa que um bom dia de trabalho.

Registado: 29/8/2005 12:13

por MarcoAntonio » 20/11/2005 22:49

Bom post, costarios.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por costarios » 20/11/2005 22:36

FRM, sei que a pergunta não foi endereçada directamente a mim, portanto, me desculpe pela intromissão mas considero a tua pergunta um tanto sem sentido. Passo a explicar:

Ficou claro aqui neste tópico que existem um sem número de perfis de investidores. Alguns são mais tradicionais, outros são mais avessos ao risco e outros são mais "atirados" e estão sempre a procura de produtos alavancados. Para estes investidores, qualquer coisa abaixo dos 10% ou 15% ao mês é pouco!

Portanto, a tua pergunta só pode ser respondida por uma única pessoa: tu! :)

O teu perfil de risco é o que irá determinar a tua rendibilidade nos mercados financeiros. És avesso ao risco? Então vais passar longe de CFD's e Warrants. És um investidor arrojado? Então de certeza que vai procurar por produtos alavancados, forex, etc.

Só mais um comentário: 60 mil euros líquidos por ano? Uma boa quantia, sim senhor! Para seres capaz de gerar 60 mil euros líquidos, ou seja, 60 mil euros que irão directamente parar nas mãos do vendedor daquela tua loja de sapatos favorita, ou do revendedor de carros, ou do agente de viagens, tens que gerar um valor consideravelmente maior se queres continuar vivo nesta profissão (investidor privado) pelos próximos anos.

Ou seja, não podes pensar em simplesmente retirar todo o lucro que obter com um trade. Digamos que consegues um lucro de 1.000 € após uma entrada bem sucedida de 10.000 €. Não podes simplesmente pegar nestes 1.000 € e embolsá-los. Tens que pensar que para manter o teu capital inicial vais ter que reinvistir uma parte dos lucros, nem que seja para compensar a inflação. Entretanto, se o que desejas é mesmo viver da bolsa até a tua reforma (que pode ainda levar umas 2 ou 3 décadas), então tens que pensar em aumentar progressivamente o teu capital inicial com um reinvestimento considerável de parte considerável dos teus ganhos.

Voltando a tua pergunta e a muito grosso modo, para conseguires 60 mil euros líquidos por ano terias que investir por mês:

:arrow: Investidor conservador (apenas acções e alguns fundos) = 500 mil euros (rendibilidade entre 10% e 12% ao ano)

Alerta importante! Quanto mais arrojado for o teu perfil, maiores são os riscos inerentes ao trade. A volatilidade dos teus rendimentos será MUITO superior ao do mercado, ou seja, hoje pode estar a somar um ganho líquido de 40% no mês corrente, mas amanhã e devido a uma queda qualquer nos mercados, os teus investimentos alavancados sofrerão à dobrar (ou a triplicar, ou a quadruplicar, ou...).

Eu sei que não ajudei... mas é só para teres uma ideia de que as coisas não são tão simples assim! ;)
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.

Registado: 16/10/2003 9:41

por César » 20/11/2005 22:15

Claro que faltaram entre outros o "resto da nata", tais como o goldilocks, o benavas, o bluexip, o naskalmo, maquinista, etc etc! :mrgreen:
SPORTING - VICE-CAMPEÃO

Re: Caros Investidores/as

por FRM » 20/11/2005 21:23

redart Escreveu:Muito li aqui sobe investidores profissionais, rentabilidades, enfim um sem numero de comentários.

Se vos disser a minha rentabilidade irão certamente rir e chamar-me maluco, por isso prefiro nem fazer comentários quanto a isso. Nao vos censuro porque se ha uns anos atrás aparece-se alguem a dizer as mesmas coisas eu iria ter a vossa reacção ou ainda pior. Estou a falar nos tempos áureos do canal de bolsa no irc, dos comentários do ToTo, do bolsainvest, etc..

Ja tive o prazer de almoçar com alguns de vocês, num celebre almoço em Leiria, onde se juntou a "nata" do canal nessa altura.

Mas digo-vos, rentabilidades acima dos 100% são totalmente atingíveis, acima dos 250% alguns chegam lá, acima dos 500%, bem só um punhado de iluminados as atingem.

O pior inimigo dos investidores é a falta de disciplina, o medo e a ganância, dai 5% deles ganharem dinheiro e 95% darem o seu dinheiro a esses 5%, eu digo darem , porque muitas vezes investe, baseados em "feelings", a unica pessoa que ganhou dinheiro com o feeling foi o cantor, que nao me recordo o nome.

Dai vos dizer que com um bom sistema de trading, mecânico ou nao, consegue-se alcançar o patamar dos 5% de investidores que ganham dinheiro em bolsa.

Em relaçaõ aos activos, bem isso fica ao criterio de cada um. Este ano decidi fazer algumas mudanças e dei-me mal, andei a vaguear cerca de 2 meses e como se costuma dizer, em equipa vencedora nao se mexe e eu feito aprendiz fui mexer, certo que levei porrada e acima disso, o que me dava tanto gozo de fazer aos poucos começou a ser muito stressante e o prazer foi diminuindo. Bem decidi retornar as origens e agora encontrei de novo o meu rumo.

Mas isto tudo são lições que vamos tirando, assim como diariamente ao olhar para o mercado vou retirando conclusões, novas opiniões, verificando mudança de padrões, etc...

Deixei de transaccionar mercado português em 2001, aliás quando é o "enterro do menino"(mercado). Nao levem a mal esta expressão, e simplesmente um desabafo de um investidor que adorava o nosso mercado, onde fazia futuros do psi20 e da portugal telecom, e que agora vê o mercado onde nasceu, a morrer de dia para dia.

Esta morte antecipada deve-se a muitos factores, mas culpo mais quem esta na frente e não quer dinamizar, não quer inovar, não quer criar, isto é de lamentar, mas e como em tudo no nosso pais a beira mar plantado.

Bem para acabar, que isto ja vai longo, quero dizer que nunca desistam do sonho de viver dos mercados,ele é atingível e está ao alcance de todos.

Cumprimentos,

RedarT

Tenho grande curiosidade sobre os investidores que conseguem viver apenas dos seus ganhos nos mercados financeiros, operando apenas com base em capital próprio, o que me parece ser o seu caso.

Sem ter alguma pretensão a fazer o mesmo, gostava de saber qual será na sua opinião o montante de capital inicial necessário, tendo em conta a sua rendibilidade ao ano, para ter uma remuneração de cerca de 60000euros liq./ ano? Qual o risco inerente ao seu perfil de investidor?

Entendo se preferir guardar sigilo sobre este assunto.

Cumprimentos.

Registado: 21/10/2005 14:03

por César » 20/11/2005 21:05

Ora cá está a lista:
- Palves. Trader, Swordboy, Investor, Daytrader, Kevin, Joe, Dalila, WhyTwo, Panoramix,Listen, Kidee, Foofighterman, Mancha Jormig, SirLancaster e Psieu!
Foram 74.965$ no dia 09/12/2000!
De facto foi um excelente dia! :wink:
Um abraço!

p.s- redart qual era o teu nick?
SPORTING - VICE-CAMPEÃO

por redart » 20/11/2005 20:55

Oi redart!
Agira fiquei curioso...esse almoço foi do pessoal do canal do irc "mundo_financeiro"? Entre eles estava o kidee, o panoramix o foofighterman e muitos outros?
Se sim...qual era o teu nick da altura?
É que se foi desse almoço penso que no "Restaurante Morgatães" eu ainda guardo o talão com o nome do pessoal todo!
Um abraço!

Caro César foi esse mesmo .O meu nome é telmo , decerto que o terás ai.

Cumprimentos,

RedarT

por César » 20/11/2005 19:45

redart Escreveu:Ja tive o prazer de almoçar com alguns de vocês, num celebre almoço em Leiria, onde se juntou a "nata" do canal nessa altura.

Oi redart!
Agira fiquei curioso...esse almoço foi do pessoal do canal do irc "mundo_financeiro"? Entre eles estava o kidee, o panoramix o foofighterman e muitos outros?
Se sim...qual era o teu nick da altura?
É que se foi desse almoço penso que no "Restaurante Morgatães" eu ainda guardo o talão com o nome do pessoal todo!
SPORTING - VICE-CAMPEÃO

Caros Investidores/as

por redart » 20/11/2005 19:33

Muito li aqui sobe investidores profissionais, rentabilidades, enfim um sem numero de comentários.

Se vos disser a minha rentabilidade irão certamente rir e chamar-me maluco, por isso prefiro nem fazer comentários quanto a isso. Nao vos censuro porque se ha uns anos atrás aparece-se alguem a dizer as mesmas coisas eu iria ter a vossa reacção ou ainda pior. Estou a falar nos tempos áureos do canal de bolsa no irc, dos comentários do ToTo, do bolsainvest, etc..

Ja tive o prazer de almoçar com alguns de vocês, num celebre almoço em Leiria, onde se juntou a "nata" do canal nessa altura.

O pior inimigo dos investidores é a falta de disciplina, o medo e a ganância, dai 5% deles ganharem dinheiro e 95% darem o seu dinheiro a esses 5%, eu digo darem , porque muitas vezes investe, baseados em "feelings", a unica pessoa que ganhou dinheiro com o feeling foi o cantor, que nao me recordo o nome.

Dai vos dizer que com um bom sistema de trading, mecânico ou nao, consegue-se alcançar o patamar dos 5% de investidores que ganham dinheiro em bolsa.

Em relaçaõ aos activos, bem isso fica ao criterio de cada um. Este ano decidi fazer algumas mudanças e dei-me mal, andei a vaguear cerca de 2 meses e como se costuma dizer, em equipa vencedora nao se mexe e eu feito aprendiz fui mexer, certo que levei porrada e acima disso, o que me dava tanto gozo de fazer aos poucos começou a ser muito stressante e o prazer foi diminuindo. Bem decidi retornar as origens e agora encontrei de novo o meu rumo.

Mas isto tudo são lições que vamos tirando, assim como diariamente ao olhar para o mercado vou retirando conclusões, novas opiniões, verificando mudança de padrões, etc...

Deixei de transaccionar mercado português em 2001, aliás quando é o "enterro do menino"(mercado). Nao levem a mal esta expressão, e simplesmente um desabafo de um investidor que adorava o nosso mercado, onde fazia futuros do psi20 e da portugal telecom, e que agora vê o mercado onde nasceu, a morrer de dia para dia.

Esta morte antecipada deve-se a muitos factores, mas culpo mais quem esta na frente e não quer dinamizar, não quer inovar, não quer criar, isto é de lamentar, mas e como em tudo no nosso pais a beira mar plantado.

Bem para acabar, que isto ja vai longo, quero dizer que nunca desistam do sonho de viver dos mercados,ele é atingível e está ao alcance de todos.

Cumprimentos,

RedarT

pois

por vmerck » 17/11/2005 17:40

mas quantos voltas-tes a ver nesses ditos jantares?.Os que não apareceram mais foi pq foram para outro tipo de vida, talvez mais rentavel para estes.... A vida é mesmo assim e por vezes é muito cruel....sobretudo na bolsa

Registado: 2/12/2002 0:22

Resposta á questão inicial

por pericos » 17/11/2005 16:07

Viva,

Respondendo á questão inicial, eu costumo dizer que trabalho apenas para garantir o necessário para a vida que levo, transmitir a imagem daquele que terminou a sua licenciatura e tem uma vida estável (esta é para a família comprar) e obviamente gostar de trabalhar e da profissão que exerço actualmente.

Agora dinheiro, isso meus amigos, é no escritório todos os dias com o 2º computador aberto no BEST, Caldeirãodebolsa, DAX, NASDAQ e mais algumas janelas abertas. Muitas vezes nem vou almoçar. Peço umas sandochas e uma coca-cola.

No entanto, não encaro esses ganhos para o dia-a-dia. Vejo-os como créditos.

Ou seja, encaro esta profissão camuflada como um jogo. Apenas isso.

É claro que de vez em quando as fichas são transformadas em compras na vida real.

É assim que encaro este hobbie/poupança/profissão camuflada/etc...

Bons negócios,

João
Mais vale um razoável dia de bolsa que um bom dia de trabalho.

Registado: 29/8/2005 12:13

por fproenca » 17/11/2005 14:54

Não se pode ficar muito tempo sem vir ao Caldeirão sob pena de perder assuntos interessantes :|

Já foi falado anteriormente alguns assuntos aqui descritos, mas não me lembro de colocarem a questão tão abertamente tal como como fez o Mapfler.

Em alguns almoços/jantares que participei (não só do caldeirão) fui conhecendo alguns investidores, e em alguns casos fiquei admirado alguns (pouco conhecidos em fóruns) dizerem que viviam sómente de investimentos financeiros

Lembro-me que em dois casos não foi uma opção mas sim alternativa pelo facto de ter ficado desempregado, com o dinheiro da indemnização que a Empresa lhe deu serviu como capital e o tempo a receber subsidio de desemprego para garantir temporariamente os rendimentos fixos, o desemprego foi a alavanca para verem este meio uma forma de obter rendimentos, sinceramente nunca mais falei com eles e não sei se ainda vivem sómente disso (um deles sabe que estou a falar dele porque aparece periodicamente aqui)

Quando se discute rentabilidades acaba-se por bater sempre no risco, quanto maior for a rentabilidade maior é o risco e não adianta nada tentar arranjar um ponto de equilibrio entre essas duas vertentes porque são opostas. Comparar rentabilidades acumuladas é outro erro porque parte do prencipio que reinveste o ganho quando é sabido que quem viver somente da bolsa, retira um "salário" periódicamnete, só quem tem outras fontes de rendimentos que satisfaçam as suas necessidades pode falar em rentabilidade acumulada.

Ser investidor profissional em Portugal é visto pela sociedade como uma pessoa rica e que ganha muito dinheiro, é por essas e por outras que raramente falo a amigos, colegas e familia de bolsa, consta-se que na América por boa parte das familias investem na bolsa como alternativa aos seus rendimentos e são vistos como incentivo à capitalização das Empresas, acho que aqui em Portugal essa profissão deveria ser mais divulgada nas escolas de forma a haver mais formação nessa área, porque no futuro a entrada e gestão de capitais na bolsa pode fazer expandir e internacionalizar mais as nossas Empresas, poucos serão os investidores que dizem como disse atras o redart "...e quando me perguntam o que faço, respondo com todo o prazer, Sou Um DayTrader..."

Não há dúvida que para se ter sucesso é preciso ter uma mentalidade forte, mentalidade essa que depende muito do nosso estado emotivo, falou-se várias vezes de prencipios, regras, sistemas, experiência, etc. e pouco se fala do indices de confiança, é aqui que deve haver um grande equilibrio porque se o investidor tem pouca confiança precipita-se demais, se tem excesso de confiança antecipa-se demais levando a perder muito dinheiro principalmente se for em activos de maior risco (futuros, opções, etc.)

Como dou muito valor ao equilibrio do indice de confiança emocional, acho muito importante não viver somente da bolsa para assim poder desviar a sua atenção periódicamente, de perferência uma profissão sazonal que requeira periodos de maior e menor atenção, aproveitando-se assim os periodos de menor trabalho para dedicar-se à bolsa.

Já disse aqui várias vezes que a meu ver uma pessoa para se sentir realizada profissionalmente deve fazer algo em que o factor de sucesso dependa muito da sua dedicação, sabedoria, experiência, ou seja, sentir que tem o controlo da situação, pelo seu elevado risco este grau de controlo diminui substancialmente, basta uma má noticia, divulgação de um mau resultado, um ataque terrorista, um desastre natural, para pôr em causa a rentabiliadde acumulada em vários dias/meses/anos.

Em suma, acho que deve haver incentivo à profissionalização do investidor, nomeadamente na formação, divulgação, desmitificação junto da opinião pública para não ficar a ideia que são ricos, e sobretudo ser encarado como uma profissão de risco e como tal ser beneficiada nos impostos tal como são os jogadores de futebol e demais profissões de desgaste rápido.

Um abraço a todos, principalmente a quem participou neste debate, porque é partilhando que vamos crescendo cada vez mais.

Nota: por andar muito ocupado profissionalmnete vou continuar a vir aqui poucas vezes pelo menso até ao final do ano

Só para leprechaun: o teu discurso faz-me cada vez mais lembrar uma pessoa que conheci e desapareceu do mapa, que por sinal também se chamava Rui, se sim ... um abraço se não um abraço na mesma
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por LPP » 17/11/2005 12:54

raulribeiro,

Introduzir directamente a fórmula no "Indicator Builder" do Metastock.
Criar uma nova janela e arrastar para lá o indicador.
No gráfico gerado ler o valor no cabeçalho ou colocar o rato sobre o último segmento da linha do gráfico: esse valor é a quantidade de títulos a comprar.
Da multiplicação desse número pela cotação temos o valor da exposição naquele título com o risco limitado a perdas BEM definidas, sem limitar os ganhos...

Um americano muito bom nisso de explicar o MM e expectancy chama-se Van Tharp (penso que está bem escrito, porque depois de desenvolver o meu ST dedico-me a ganhar $ com ele e deixei-me de pesquisas). É só procurar na net.

Cem,

Utilizando o conceito de MM e position size diversifica-se o risco por vários títulos (e aquela fórmula é extraordinária!) até completar o valor do capital em trading, com alavancagem ou sem ela.

À medida que se aumenta o capital inicial, dois cliques sobre a linha do gráfico, fórmula, e correcção do montante investido. A nova exposição no próximo título já considera esse valor!

Nos meus negócios de bolsa, a análise do "Broad market"/Títulos é sempre o primeiro passo.
A seguir é definir o position size com esta formula optimizada.
Depois o ST. O sistema de trading que utilizo (sistema simples que define o momento de entrada e saída) é trend following com correcção do noise (filtragem dos falsos sinais) e secundado pelo oscilador IFT.
Sempre com stop loss... quando a plataforma de negociação o permite, não é verdade?!

Um abraço e até qualquer dia!

Registado: 2/5/2005 0:09

Re: MManagement e sistemas.

por César » 17/11/2005 12:26

LPP Escreveu:Uma vez deixei um método de gestão do MM para o Meta no tópico:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hlight=lpp

Nimguém ligou patavina.
Está ali a base de não perder, mas... não de ganhar automaticamente!

Caro LPP e caro amigo D1as, tanto este método, como o enunciado pelo D1as são sempre bem-vindos! Para verem mais "métodos" também podem ir a moneytec.com! Pelo menos uns 500 devem encontrar!
SPORTING - VICE-CAMPEÃO

por D1as » 17/11/2005 12:26

Exacto Cem. É também o que eu penso :)

Abraço

Registado: 7/11/2002 19:47

Comentários

por Cem » 17/11/2005 12:11

Aos amigos LPP e D1as:
As alavancagens optimizadas para money management não precisam de ser fórmulas mágicas ou especiais do tipo universal, acho isso errado.
Ao contrário do que muitos autores estabelecem como capitais máximos de 1% ou 2% do total da carteira a arriscar por trade e coisas do género, o que poderá ser um conselho razoável para não tomar riscos desmedidos de usar toda a conta margem em derivados para quem se está a iniciar no trading, a alavancagem óptima está apenas relacionada com um factor muito simples: a performance do sistema de trading utilizado, é simples! As fórmulas estatísticas dependem do Optimal f relacionando a taxa de sucesso com o profit factor.
Abraço,
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

por raulribeiro » 17/11/2005 11:23

Bom dia,

Em relação ao primeiro sistema. Como é que deve ser feita a interpretação do grafico ?

Obrigado

Registado: 8/9/2005 9:42

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO e 804 visitantes