Caldeirão da Bolsa

Ota: de quem são os terrenos?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por zé povinho » 21/11/2005 9:39

no "#Correio da Manhã" de hoje vem uma entrevista com o dono de boa parte dos terrenos.

é o "homem" do avião confiscado na Venezuela:

[quote]
António Varela, um engenheiro civil de 55 anos, é o maior proprietário de terrenos para construção imobiliária em redor do futuro Aeroporto da Ota: o equivalente a 650 campos de futebol ou duas Expo’98. O dono da Tiner chegou a comprar propriedades por dez euros por metro quadrado. Hoje, algumas valem 250. E daqui a cinco anos, talvez 500.

O empresário aguarda com confiança a proposta do ministro das Obras Públicas, Mário Lino, sobre os destinos da Ota, na próxima terça-feira, 22. Tem razões para isso. A sua empresa factura 100 milhões de euros. E num futuro próximo poderá chegar aos 500 milhões. No entanto, neste último ano teve dissabores igualmente ligados à aviação. O seu Citation X foi apreendido na Venezuela com cocaína a bordo.
[/quote]
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por fproenca » 18/11/2005 21:03

Quem viu ontem o debate na TV ficou com uma clara ideia do tremendo erro que o nosso Giverno vai cometer, o presidente da Associação Comercial do Porto Rui Moreira disse tudo o que ninguem quer ouvir, e não é por ser grande adepto do FCP :mrgreen:

Pelo que se vê o Governo já decidiu, portanto não lhes interessa ouvir quem realmente percebe do assunto, cada vez vemos mais um País centralizado em Lisboa que quer ser o palco de atracção do resto da Europa, bem se diz por aí que Portugal é uma Cidade de Espanha, Lisboa deve ser o centro dessa cidade

Quando muito a prioridade deveria ser dada dada à ligação de Aveiro a Vilar Formosolinha, quando mais não seja seria mais ou menos a meio do País, e se o grande objectivo é aumentar a circulação de mercadorias por estas vias nem se lembram que a maior fonte de produção está no Norte e Centro do País com destaque para Ovar e Aveiro

Enfim ... quem mora no Minho ou no Algarve já se sente mais Espanhol do que Português, eu estou em Gaia mas ainda este fim de semana estive junto dos galegos (identificam-se muito com os Portugueses) para passear e meter gasolina, só em gasolina poupei 15,00 só espero que o Governo não se lembre de activar as Portagens das Scut :mrgreen:
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por nunofaustino » 18/11/2005 17:25

LOL... 400 euros? Nem sabia que a RB fazia estudos por esses precos...

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
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por Jameson » 18/11/2005 11:59

Com novo aeroporto Lisboa perderá 16% dos turistas

A construção do aeroporto internacional de Lisboa na Ota provocará uma perda de 16% do total de turistas na região, noticia hoje o semanário 'Independente', citando um estudo que "o Governo guarda em segredo desde 2000".

Segundo o jornal, em 2000 o então ministro do Equipamento, Jorge Coelho, encomendou, a pedido da Associação de Turismo de Lisboa, um estudo à consultora Roland Berger & Partners que nunca divulgou e que revela "o impacto devastador do aeroporto da Ota no turismo de Lisboa".

O estudo, que custou 400 euros :?: , aponta para uma perda de 16% do total de turistas e um prejuízo directo superior a 96 milhões de euros por ano só no sector hoteleiro, um "efeito negativo" que se multiplicará "nos sectores das viagens aéreas, restauração, comércio em geral e, entre outros, agências de viagens", escreve o jornal.

"As estimativas apontam para uma perda de 50% dos turistas estrangeiros do segmento de "estadas curtas", um dos "segmentos mais importantes do turismo na capital", uma consequência do "efeito de dupla periferia", acrescenta o 'Independente'.

Em causa está a distância que separa a capital do "centro de mercado europeu" (cruzamento dos eixos de Barcelona, Madrid, Paris, Londres, Amesterdão, Roma, Milão, Munique e Berlim), do qual Lisboa dista 2:32 de viagem aérea , e a distância que separará o novo aeroporto da cidade de Lisboa (53 quilómetros).

"Na Europa, só Dublin tem um aeroporto mais longe da capital (56 quilómetros)", acrescenta o estudo citado por 'O Independente'.

Sublinhando que "79% dos turistas que visitam a região de Lisboa chegam por via aérea", o jornal adianta que a Roland Berger & Partners afirma que "a proximidade do aeroporto da Portela do centro da cidade de Lisboa constitui uma vantagem competitiva", porque os custos da viagem aérea "são compensados com custos menores na deslocação terrestre".

Segundo o jornal, o Governo já gastou cerca de 12,7 milhões de euros em sete dezenas de estudos, 6,6 milhões dos quais financiados por Bruxelas, reservando o Programa de Investimentos em Infra-Estruturas Prioritárias mais 650 milhões de euros para novos estudos.

O projecto de investimento no novo aeroporto internacional de Lisboa vai ser apresentado na próxima terça-feira, numa cerimónia que contará com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates
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por Jameson » 18/11/2005 11:10

Encerramento do aeroporto da Portela
custará 21 milhões de euros > PÁG. 5


O Independente
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por Jameson » 18/11/2005 10:12

Imagem
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por pedrom » 26/10/2005 12:20

[quote="Jameson]

leste o artigo sequer ?

[/quote]

Claro que li, mas não me expliquei bem. Basta falar com quem já vendeu (normalmente pessoas de mais idade) ver as escrituras, tirar o número dos artigos e ir às finanças pedir uma certidão desses artigos.
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por Jameson » 26/10/2005 12:18

zé povinho Escreveu:
Outro nome, referido ao PortugalDiário pela população de Alenquer como sendo detentor de diversas propriedades, foi o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. «Às vezes aparece aí. Tenta passar despercebido, mas nós sabemos quem


"Jameson"

eu sou da zona, e posso avançar que por todo o lado correm inumeros boatos quanto à posse de várias quintas e outros terrenos que referem o Eduardo dos Santos.

porque o assunto não é novo, tem já 3/4 anos, foi possível indigar em vários lugares quanto à presença dele por lá.

e em todo o lado a resposta foi "foi visto" e "dizem que a quinta x é dele"

mas ninguém o viu de facto e toda essa história parece não ser mais que uma história.



acredito ... o que eu acho uma anedota no nosso pais é que uns jornalistas vão investigar de quem são os terrenos no local de grande projecto publico em que é garantido que vai haver muita especulação e não há maneira de o fazerem através das repartições de finanças e nas conservatórias pelo que tiveram que andar a perguntar "aos velhotes" de quem eram os terrenos
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por zé povinho » 26/10/2005 12:10

[quote]Outro nome, referido ao PortugalDiário pela população de Alenquer como sendo detentor de diversas propriedades, foi o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. «Às vezes aparece aí. Tenta passar despercebido, mas nós sabemos quem [/quote]

"Jameson"

eu sou da zona, e posso avançar que por todo o lado correm inumeros boatos quanto à posse de várias quintas e outros terrenos que referem o Eduardo dos Santos.

porque o assunto não é novo, tem já 3/4 anos, foi possível indigar em vários lugares quanto à presença dele por lá.

e em todo o lado a resposta foi "foi visto" e "dizem que a quinta x é dele"

mas ninguém o viu de facto e toda essa história parece não ser mais que uma história.
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por Jameson » 26/10/2005 12:02

pedrom Escreveu:A melhor maneira de saber de quem são os terrenos é ir ao terreno e falar com os velhotes de lá, pois eles costumam saber essas coisas, no entanto não vejo ninguém interessado nisso.


leste o artigo sequer ?

isso foi o eles fizeram na impossibilidade de o saber nas repartições de finanças e nas conservatórias, mas convenhamos que não é um método muito fiável

lazarus Escreveu:n foi em jornais nem na net q ouvi o nome de Mario Soares. Dai a necessidade de uma candidatura a Belem. Assim facilitaria o avanço do projecto.
Pura especulação ou ha fumou ha fogo


a história do Mários Soares não tem fundamento, como já foi aqui esclarecido:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 932#248932
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por pedrom » 26/10/2005 11:57

A melhor maneira de saber de quem são os terrenos é ir ao terreno e falar com os velhotes de lá, pois eles costumam saber essas coisas, no entanto não vejo ninguém interessado nisso.

A respeito deste projecto e do TGV, e admitindo que o que o governo diz está correcto (....o pais está bastante mal de finanças!!!!), para mim avançar com os mesmos é como ter uma familia que já não tem dinheiro para pagar a escola dos filhos, comer, médicos, e ir comprar um carro novo para poupar no combustivel que não pode pagar.
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por lazarus » 26/10/2005 11:31

n foi em jornais nem na net q ouvi o nome de Mario Soares. Dai a necessidade de uma candidatura a Belem. Assim facilitaria o avanço do projecto.
Pura especulação :?: :!: ou ha fumou ha fogo :!: :?:
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por fproenca » 26/10/2005 10:29

José Sócrates decidiu apostar em grandes investimentos como a Ota e o TGV para animar a economia nacional.


Não é para animar a economia, é para "alimentar" as grandes Empresas de construção civil (todos sabemos quais são) que normalmente estão envolvidas na construção de estradas e outros grandes projectos, que vêm na crise actual falta de trabalho, os pequenos construtores entram apenas alguns e só como subcontratados, com lucros muito reduzidos.

Por outras palavras, há que "alimentar" os grandes que por sua vez usam os pequenos para obter o seu "alimento"

O PortugalDiário tentou aceder aos nomes dos verdadeiros donos dos terrenos junto das repartições de finanças e conservatórias de Alenquer e Azambuja, mas tal revelou-se uma tarefa impossível sem as «matrizes» das propriedades. Apesar dos registos serem públicos sem o número identificativo do terreno não se pode procurar esta informação.


Isto é perfeitamente normal neste País, neste caso é para divulgar dados públicos, pior é quando alguém está interessado em determinado terreno ou casa e quer saber se está hipotecado e tem a mesma dificuldade, a culpa aqui é dos funcionários, a mim também já me recusaram e o imovel em causa era de um familiar que estava ao meu lado, eu só pedi o livro de reclamações tive o que queria e de boa vontade (por isso eles não gramam os TOC e outros profissionais) porque se fosse mal atendido também escreveria no mesmo livro.

O Estado nem sempre é culpado do que funciona mal, as pessoas é que muitas vezes abusam do "poder" que têm, mas nem todos são iguais, há muitos funcionários públicos que merecem muita consideração
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por ScrappeR » 26/10/2005 10:29

Meu deus... Pura especulação....Cheira-me a mim que é tudo do Zé Povinho e vão ter sorte pois vai lhes sair o OTALoto. :D
No mercado quase tudo é positivo até o panico,pois só é negativo o prejuizo.
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Ota: de quem são os terrenos?

por Jameson » 26/10/2005 8:47

Ota: de quem são os terrenos?

2005/10/26 | 00:15 || Patrícia Pires
Após o anúncio do novo aeroporto de Lisboa, valor dos terrenos subiu. Agora pergunta-se quem os comprou. Da especulação imobiliária passou-se para a «pura especulação» dos nomes dos proprietários. O PDiário foi à procura dos donos


José Sócrates decidiu apostar em grandes investimentos como a Ota e o TGV para animar a economia nacional. O projecto ainda não avançou, mas como assunto de debate o novo aeroporto tem lugar de destaque nas conversas dos portugueses. Os estudos, que justificam a escolha de localização, continuam no gabinete do ministro das Obras Públicas e o adensa-se o mistério quanto aos proprietários dos terrenos que circundam a área envolvente ao anunciado novo aeroporto.

Quanto aos maiores proprietários do concelho não parece haver dúvidas em Alenquer. «O maior é a empresa "Renit/Tiner"», garantiram ao PortugalDiário. Um nome facilmente constatável num passeio pela zona, devido aos outdoors da empresa. Este é um grupo ligado ao imobiliário, à construção civil e à aeronáutica, com 12 firmas em Portugal. António Varela é o rosto do grupo em território nacional.

Mas esta não é a única referida ao PortugalDiário. A "Turiprojecto" também surge como grande proprietária. Em 2000, o grupo trabalhava com a norte-americana "Trizechann" e a espanhola "Riofisa". À época o seu maior objectivo era a promoção de dez retails parks no país. José António Carmo é o representante do grupo em Portugal.

A banca também tem interesses na zona e o BES surge na lista de alegados proprietários através da ESAF. A "Espírito Santo Activos Financeiros SGPS, SA" é uma holding de investimentos mobiliários e imobiliários.

Outro nome, referido ao PortugalDiário pela população de Alenquer como sendo detentor de diversas propriedades, foi o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. «Às vezes aparece aí. Tenta passar despercebido, mas nós sabemos quem é».

Mas as dúvidas sobre os verdadeiros proprietários das terras no concelho de Alenquer têm tido a sua grande divulgação na Internet e nos blogues. Vários nomes de dirigentes socialistas têm sido divulgados no espaço cibernético, mas se existem provas concretas da sua veracidade elas ainda não foram reveladas.

O PortugalDiário tentou aceder aos nomes dos verdadeiros donos dos terrenos junto das repartições de finanças e conservatórias de Alenquer e Azambuja, mas tal revelou-se uma tarefa impossível sem as «matrizes» das propriedades. Apesar dos registos serem públicos sem o número identificativo do terreno não se pode procurar esta informação.

No fim dos anos 90, após o anúncio da escolha da localização da Ota para o novo aeroporto de Lisboa, a procura de terrenos disparou. Este ano, e apesar de Sócrates ter reiterado a construção do aeroporto como prioritária, poucos negócios foram feitos. Os detentores dos terrenos não estão interessados, neste momento, em vender as propriedades, preferindo aguardar a decisão governamental.

Os terrenos mais valiosos não são os mais próximos da localização do novo aeroporto, porque esses estão condicionados pela infra-estrutura. Mas os que se situam nas freguesias circundantes podem ser essenciais para logística do aeroporto: uma nova centralidade pode nascer ali baseada num afluxo de milhares de pessoas.

Apesar do atraso na concretização do novo aeroporto, não é difícil encontrar anúncios nos jornais, onde se vende habitações e terrenos «perto do novo aeroporto da Ota» ou a «9 km da Ota, em Aveiras de Cima».

Os terrenos na Ota não são os únicos à mercê da especulação imobiliária nem do empreendedorismo dos homens de negócios. Afinal, com a Ota e o desmantelamento da Portela, quanto podem valer os terrenos na Alta de Lisboa? E de quem são? Os blogues garantem que Stanley Ho, presidente da Sociedade Gestora da Alta de Lisboa, tem 300 hectares para este mega-projecto imobiliário já em construção.

Com a saída da Portela, ficam livres os terrenos onde está instalado o Aeroporto. Em 1998, esta zona foi avaliada em 245 milhões por peritos de um tribunal
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