Caldeirão da Bolsa

Calculo de rendibilidade

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jack » 18/11/2005 0:02

Joao5,
Muito obrigado pelo seu post. Fez-me relembrar um doce sabor que infelizmente ja ha muito tempo nao saboreava: aprender muito num post.
Cumprimentos

Registado: 2/10/2005 12:32

por MarcoAntonio » 17/11/2005 23:23

GAB, ambos os termos estão correctos: rentabilidade e rendibilidade.

Rendabilidade é que não...
:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por GAB » 17/11/2005 22:28

Queria dizer RENTABILIDADE em vez de rendabilidade, fui induzido pelo titulo do tópico (calculo de rendibilidades).

exemplo:

supondo que tem uma rentabilidade anual de 100%( significa que tem 200% - valor de carteira inicial).

Abriu uma posiçao que corresponde a 10% da carteira inicial, esse trade se vai vender é ganhador em 10% = que será 1% de impacto, se vender( passaria a ter 201% da carteira inicial). :wink:
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

por GAB » 17/11/2005 22:09

como é que isso afecta a minha rendibilidade anualizada e absoluta e como posso computar isso em excel.

tem de numa " celula " inserir a formula feita por si . tem de ter uma célula com a rendabilidade anual e outra com a rendabilidade(boa ideia se for em %) da venda para depois fazer a formula de forma que seja calculado O IMPACTO QUE TAL VENDA TEM NA R_ANUAL....( convem formatar a célula tb)
Imagem

por GAB » 17/11/2005 21:50

Penso que o melhor é mesmo voçe fazer sua folha...( personalizada como deseja)

Os negócios fechados devem ser REGISTADOS numa folha com respectiva soma dos ganhos/perdas e ai terá o cumulo(depois só terá de "calcular com a carteira de activos do momento)

depois no EXCELL pela data PODE ANALISA_LOS USANDO os FILTROS
COM oS FILTROS pode "filtrar" só determinados titulos ou datas etc etc etc
Imagem

Rentabilidade - Uma abordagem mais complexa

por joao5 » 17/11/2005 20:31

Como acho que a questão suscitada pelo Rainmaker ainda não teve uma resposta adequada, aqui vai o meu contributo:
1º PASSO
Distinguir claramente "Ganhos Concretizados" de "Ganhos Potenciais" (por exemplo 1 folha para cada)
Sugiro os seguintes campos para "Ganhos Concretizados":
DataC Tit Quant PCompra DespesasCompra Investido DataV PVenda Dividend Desp Dividend DespVenda Realizado Result Rentab Duração TAE % Invest Contrib CDM
As primeiras 13 colunas dispensam qualquer comentário (somas e subtracções);
A 14ª é a rentabilidade aparente (=13ª/6ª);
A 16ª é a TAE (= (Um+14ª)^(360/(15ª+Um))-Um
A 17ª é o peso relativo da operação (6ª/Total 6ª)
A 18ª é 16ª*17ª
A CDM é a Duração * Peso do Investimento
A RENTABILIDADE DAS OPERAÇÕES FECHADAS É
(Um + TOT14ª)^(360/TOT19ª)- Um
2º PASSO
Definir um Critério Valorimétrico para as operações fechadas (Esssencial quando tem momentos de compra, quantidades e preços diferentes para o mesmo título). 5 Hipóteses académicas:
. FIFO - O valor do preço de compra a considerar é o mais antigo;
. LIFO - O valor do preço de compra a considerar é o mais recente;
. Custo Médio do Título na carteira;
. WIFO - O valor do preço de compra é o mais baixo;
. HIFO - O valor do preço de compra é o mais elevado do lote que possui.
Embora o critério mais utilizado seja o do custo médio, prefiro o HIFO.
3º PASSO
ANÁLISE GLOBAL
Nesta 3ª Folha, deduzo ao valor dos "Ganhos Potenciais" o Resultado dos "Ganhos Concretizados" e obtenho assim uma Rentabilidade Efectiva da Carteira e dos valores investidos que não é influenciada por qualquer "cash" que possua.
Só espero que a utilidade que este post tenha venha a ser proporcional ao tamanho da mensagem...

Registado: 2/9/2005 17:52

por ppferreira » 17/11/2005 18:19

Vê lá se ajuda...
Anexos
Trading.xls
(31 KiB) Transferido 373 Vezes
"Don´t take tips before tips take you"

Registado: 8/11/2002 2:03

por MarcoAntonio » 17/11/2005 18:11

Rainmaker, o mais simples é calculares a cada momento o valor actual da carteira (cash/liquidez + activos) e comparar com o inicial, isto independentemente dos movimentos que já realizaste.

Por exemplo, se começaste com 1.000 e a certa altura tens 500 euros em cash + 1200 em acções, o valor glogal dessa carteira encontra-se nos 1.700 euros, tendo tido portanto uma valorização de 70%.

Os movimentos que fizeste pelo meio não interessa (podes ter feito poucos ou muitos)...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Calculo de rendibilidade

por Rainmaker » 17/11/2005 15:17

Tenho uma dúvida no calculo de rendibilidades.É um bocado elementar, mas vale a pena perguntar.

Vamos imaginar que compramos 100 unidades do titulo A por 2 euros cada e 70 unidades do título B por 10 euros cada. O valor da nossa carteira será 900 euros. Se ficarmos com os títulos indefinidamente é relativamente calcular as rendibilidades anualizadas e absolutas. Se continuarmos a COMPRAR estes títulos ou a adicionar outros ao portfolio, também é fácil calcular as rendibilidades absoluta e anualizada. Basta ter o preço médio de compra e o valor actual e ponderar com o holdin (em número de dias de cada título).

A mína dúvida é: Como incorporar no modelo as VENDAS. Isto é, se eu fizer vendas em determinados períodos, como é que isso afecta a minha rendibilidade anualizada e absoluta e como posso computar isso em excel.
You tell me we can start the rain. You tell me that we all can change. You tell me we can find something to wash the tears away.

Registado: 7/6/2005 11:12

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, PAULOJOAO e 783 visitantes