Caldeirão da Bolsa

Os próximos a entrar no psi 20...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por SMALL2004 » 14/11/2005 21:08

Quanto a mim, até é bom que a Reditus e a Corticeira saiam.

A ibersol e a Efacec também sairam, e é só ver o que subiram.

Mas antes de sairem, normalmente sobe. Aliás, a Corticeria e a Reditus andaram a subir na semana passada. Acho que ainda podem fazer um novo esforço, até para ver se não saem.

Veremos como é que este jogo acaba.

Para já, nem entendo como é que o Banif entra e a Corticeira sai.
Só se for pela cotação em si, porque volume a corticeira este ano teve imenso. Fora este mês, o Banif até teve dias sem qq volume.
cumprimentos,
SMALL,
 
Mensagens: 618
Registado: 5/8/2005 11:27

por Nyk » 14/11/2005 8:42

No final deste mês a Comissão Gestora do PSI-20 vai fazer as contas para escolher as 20 cotadas que vão integrar a carteira do principal índice nacional a partir do início de Janeiro. Quando faltam apenas 13 sessões para terminar este período, a Novabase e o Banif são os títulos mais bem posicionados para integrar o PSI-20

Segundo noticiou hoje o Jornal de Negócios, a Corticeira Amorim e a Reditus são as candidatas a abandonar a carteira do índice.

(leia mais na edição de hoje do Jornal de Negócios)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12186
Registado: 2/9/2005 12:45

por valves » 13/11/2005 14:42

Olá achei interessante colocar aqui este artigo embora muitos de vós já a lerem de certo no negocios.pt

Portugal tem a menor capitalização bolsista em percentagem do PIB da União Europeia pelo que o mercado de capitais português não reflecte devidamente a situação económica do país, revelou Athayde Marques, acrescentando que é necessário haver mais empresas cotadas.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt


Portugal tem a menor capitalização bolsista em percentagem do PIB da União Europeia pelo que o mercado de capitais português não reflecte devidamente a situação económica do país, revelou Athayde Marques, acrescentando que é necessário haver mais empresas cotadas.

A capitalização bolsista em Portugal em percentagem do PIB é inferior a 40%, um valor que compara com os 155% verificados no Reino Unido, o pais da UE em que este rácio é maior. A Finlândia é um caso excepcional, «por causa do efeito Nokia» este rácio atinge os 200%, disse o presidente da Euronext Lisbon na conferência organizada pelo «Diário Económico».

«A representação da economia portuguesa no mercado de capitais é insuficiente», disse Athayde Marques para quem é essencial que haja mais empresas cotadas na bolsa e mais liquidez nas que já estão cotadas.

Empresas portuguesas aplicam mais regras de boa governação

O presidente da Euronext Lisbon diz que as empresas portuguesas têm subido na tabela de aplicação de regrar de boa governação. Athayde Marques citou um estudo que mostra que, em 2003, Portugal ocupava o último lugar na lista de países em termos de aplicação destas regrar e agora encontra-se a meio da tabela à frente de países como a Alemanha.

A aplicação das regras de «corporate governance» é cada vez mais necessária às empresas até porque a pressão dos investidores e restantes «stakeholders» é cada vez maior.

«Os próprios investidores exigem que a empresa cumpra determinados códigos de conduta, critérios de responsabilidade social, a pressão dos investidores, mas também dos outros "stakeholders"», disse Athayde Marques chamando a atenção para o facto da Euronext, como empresa, estar sujeita a ratings financeiro mas também não financeiros.

Cumspts
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2861
Registado: 17/4/2004 15:36

Os próximos a entrar no psi 20...

por Nyk » 13/11/2005 13:03

O Banif subiu ao terceiro lugar na lista de espera para entrada no cabaz do PSI 20 referente a Novembro, logo a seguir à Novabase e à Efacec Capital.

Tendo em conta que esta última empresa vai ser alvo de uma oferta pública de aquisição (OPA), o que diminuirá o seu ‘free-float’ ou poderá mesmo resultar na sua saída de bolsa, a terceira posição ocupada pela instituição financeira corresponde a um segundo lugar. Outra das novidades, é a integração do Finibanco nesta lista, ocupando o sétimo lugar. O feito alcançado pelos dois bancos não será alheio ao facto de, nos últimos meses, as duas instituições terem sido alvo de uma forte pressão compradora, o que resultou numa valorização dos dois títulos e num aumento da sua liquidez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12186
Registado: 2/9/2005 12:45


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, PAULOJOAO e 815 visitantes