Caldeirão da Bolsa

Preços dos combustiveis em Portugal é algo .........

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rmachado » 24/10/2005 15:26

Só uma achega.

Curiosamente, a tal dita cartelização na prática existe. Pois quem estabelece os preços são "as casas mãe" e não os postos, embora teoricamente sejam entidades autonomas na maior parte dos casos.

O mais estranho ainda é que eles, trocam entre eles quem vende mais barato e mais caro e sempre com diferenças de 0.001... (ou perto). Se isto não é verdade como é que se explica que os lucros das mesmas tenham aumentado? Só pela procura? Não me parece.

Não há verdadeira concorrência neste mercado, esteja a Gasolina cara ou barata, tenha a mesma muitos ou poucos impostos...

Registado: 24/8/2004 10:42

por Elias » 24/10/2005 15:08

Incognitus Escreveu:O facto de o governo saber que as pessoas aí pagarão na certa, não justifica a falta de moral ou ética que implica taxar um produto que corresponde à liberdade do povo, da forma abusiva como o faz.

Incognitus,

Concordo inteiramente no que diz respeito ao ponto de vista moral. Mas nota que nos comentários anteriores eu não me referi aos aspectos morais.

Do ponto de vista do mercado, as coisas funcionam assim mesmo: as pessoas pagam por opção (ninguém é obrigado a ir de carro, embora muitos tentem fazer crer o contrário, argumentando com o seu caso pessoal), o Estado tira partido disso, aplicando uma carga fiscal elevada. Do ponto de vista moral e ético, é questionável, sobretudo tendo em conta os impactos sociais de tais medidas e sabendo da forma como alguns dinheiros públicos são gastos. Do ponto de vista estritamente económico, e sabendo que as pessoas não abdicam de andar de carro apesar dos sucessivos aumentos dos preços, parece-me inquestionável que do ponto de vista do Estado a aposta nos ISP é ganhadora, porque o MERCADO, mesmo sabendo que a carga fiscal é elevada, mesmo sabendo que está a alimentar a máquina do Estado e mesmo sabendo da forma como Estado gasta o dinheiro, continua a financiar esse sistema.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por PJBM2 » 24/10/2005 14:35

Uma dúvida:

não é obrigatório por lei as gasolineiras colocarem os preços afixados para serem vistos antes de entrar na estação?
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por Incognitus » 24/10/2005 14:16

O facto de o governo saber que as pessoas aí pagarão na certa, não justifica a falta de moral ou ética que implica taxar um produto que corresponde à liberdade do povo, da forma abusiva como o faz.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

por Elias » 24/10/2005 14:11

Incognitus Escreveu:A Gasolina em si está barata, o que está caro são os impostos absurdos que sobre ela incidem, como se se tratasse de um bem do mais puro luxo apesar de ser utilizado por praticamente toda a população.

Sim, é verdade, mas do ponto de vista do consumidor o que conta é o preço final e mesmo com essa carga fiscal agravada as pessoas continuam a comprar.

Aliás, toda a gente sabe que a carga fiscal nos produtos petrolíferos é pesada, por isso quem compra gasolina sabe que está a financiar o Estado. Ninguém está a ser enganado. E o Estado vai agravando a carga fiscal sobre o ISP porque sabe que são impostos que as pessoas acabam, inevitavelmente, por pagar. As pessoas queixam-se mas lá vão comprando. Compram porque querem. Porque fazem essa opção. Porque acham que é a que se ajusta mais ao seu caso pessoal. E quem ganha é o Estado.

De vez em quando recebo uns e-mails daqueles tipo corrente a dizer "no dia tal não metam mais gasolina", "vamos deixar de meter gasolina na Shell ou na Repsol ou na GALP para eles baixarem os preços". Toda a gente passa esses e-mails a todos os seus contactos e de vez em quando recebo mais umas cópias, mas na prática ninguém faz aquilo que lá se advoga (ou seja, deixar de meter gasolina). Está tudo à espera que sejam os outros a passar à acção e muitos dos que passam o e-mail acham que "já fizeram a sua parte". Na prática continuam a usar tanta gasolina como usavam anteriormente e por isso nada muda.

É por esta não mudança de comportamentos que a gasolina irá continuar a subir.

Saudações,
Elias

por Incognitus » 24/10/2005 13:49

A Gasolina em si está barata, o que está caro são os impostos absurdos que sobre ela incidem, como se se tratasse de um bem do mais puro luxo apesar de ser utilizado por praticamente toda a população.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

por Elias » 24/10/2005 12:30

tiopatinhas Escreveu:acho que o país continua a gastar petróleo de forma irresponsável, nada racional. Lembro-me antigamente que os professores iam da Guarda para Trancoso e os carros rodavam (faziam uma vaquinha como antigamente se chamava). Pois meus amigos, agora ninguém dá boleia a ninguém :!: :!:
Cada um leva o seu carrinho (que convém seja superior ao do colega :P :P ) e não se espera pelos outros. Por vezes vários carros de colegas circulam à mesma hora. Em Lisboa a mesma coisa :shock: . Filas insuportáveis :shock: . Porque não usam mais o transporte publico?

tiopatinhas, concordo com os aspectos que referes.

Em minha opinião toda a gente se queixa do preço dos combustíveis mas a verdade é que todos continuam a usar o carro individualmente e a abastecer sem parar.

Eu acho que quem faz o preço dos combustíveis não são as gasolineiras mas sim o mercado. Claro que são as gasolineiras que os fixam o preço final de venda, mas isso é um reflexo da evolução do preço do petróleo que por sua vez reflecte a procura no mercado. Ora, a procura continua a aumentar, tanto lá fora como cá.

E o que se passa emn Portugal? Toda a gente se queixa da crise mas toda a gente continua a andar de carro. Mais curioso ainda, as vendas de carros não abrandam (ainda esta manhã vi um carro com uma matrícula das novas com as letras "AS", ou seja em apenas 5 meses já esgotámos quase todas as combinações começadas por A, pois já vão 18 combinações em 5 meses o que dá uns 35000 carros novos por mês, pelo menos - crise? :twisted:) e certamente as pessoas nao compram carros novos para andarem de transportes. A procura de combustíveis aumenta, a oferta não aumenta, logo o preço sobe. Isto é básico.

A verdade é que as alternativas de transportes públicos existem (pelo menos em meio urbano e suburbano, como acontece na Grande Lisboa), só que as pessoas (o tal "mercado") não parecem muito interessadas nessa opção, preferem ir de carro. Claro que cada um terá as suas justificações, nem isso está em causa, mas olhando para as respostas que já li (e ouvi) sobre este assunto identifico uma variedade de motivos para as pessoas continuarem a usar o carro:
1 - estatuto
2 - comodismo
3 - inércia de mudar o hábito já adquirido e enraizado de vir de carro
4 - vontade de chegar mais depressa (mesmo que se esteja 45 ou 60 minutos numa fila de trânsito, a ânsia de chegar instantaneamente a todo o lado, que nos dias de hoje domina quase toda a gente, elimina à partida a opção "transporte público")
5 - total desconhecimento do preço dos transportes públicos; se todos os utilizadores de transporte individual fizessem as contas ao que gastam em combustível + estacionamento + portagens (quando aplicável) e comparassem com o preço dos transportes para fazer o mesmo percurso, talvez chegassem a umas conclusões interessantes (aliás o transporte público em Portugal é MUITO BARATO se compararmos com os outros países europeus).

Como diz o outro: "não há dinheiro mas vai-se arranjando para o tabaco". Eu digo: "não há dinheiro mas vai-se arranjando para a GASOSA". Toda a gente se queixa mas todos continuam a usar.

E digo mais: em minha opinião a gasolina não está cara. O conceito de CARO que toda a gente refere tem a ver com valor passado (está certamente MAIS CARA do que no passado), mas não com preço (valor) presente. Em termos presentes (e tentando ignorar a evolução passada), a gasolina nao se pode considerar cara. Senao, vejamos: quem PAGA a gasolina ao preço a que ela está hoje é porque acha que ela vale esse preço. Ou seja, é porque face às necessidades que cada um tem ("preciso do carro para ir a tal parte"), considera que é a melhor opção em termos de custo / benefício / rapidez, face às outras alternativas existentes. É um pouco com as acções. Uma dada acção pode estar "CARA" em termos fundamentais, mas se o mercado continua a comprá-la a um preço exagerado, é porque mercado "acha" que ela vale isso.

No dia em que o MERCADO (como um todo) achar que a gasolina está cara, deixará de comprar e então o preço irá descer. Não sei é quando virá esse dia, pois não há sinais de abrandamento de consumo e da procura.

Saudações,
Elias

por ScrappeR » 24/10/2005 11:02

Daqui a pouco vai haver um avalanche de portugueses em Espanha para encher o deposito e barris. ehehheh

Começa outra vez a onda de crime de guardar gasolina em garagens..... :mrgreen: :mrgreen:
No mercado quase tudo é positivo até o panico,pois só é negativo o prejuizo.

Registado: 9/6/2005 0:48

Agora não descem...

por MP » 24/10/2005 10:42

Então agora os combustíveis não descem?!...

Registado: 10/9/2005 10:45

por ptmasters » 20/10/2005 21:40

tiopatinhas Escreveu:Porque não usam mais o transporte publico? O estado que legisle para penalizar quem não usa o transporte publico e facilite para quem use.

Caro, quando o estado (ou as empresas de TP, ou alguém para aumentarmos o leque de opções) a traçarem percursos, em que as pessoas que têm de mudar de transporte não cheguem à estação / paragem 5 minutos após o último transporte ter saído e terem de esperar mais 25 minutos pelo próximo, de certeza que continuarão a usar carro.

Conheço pessoas (zona de Lisboa) que saiem de casa às 7:30 para conseguirem chegar aos locais de trabalho às 9:30. E ainda assim usaram carro para se deslocarem de casa até à estação (3 kms de distância), que se não fosse assim, o autocarro (não pontual) passa só de 30 em 30 minutos para apanhar 1 primeiro comboio que só passa de 20 em 20 minutos (hora de ponta). Agora faça a viagem de retorno...

Infelizmente, só agora (mais vale tarde que nunca), começa a existir uma rede de metropolitano em lisboa. Depois, é preciso integrar (correctamente) essa rede, com os comboios sub-urbanos e autocarros; continuar com o plano de expansão da rede de metropolitano; atrevia-me a dizer também estender a rede de comboios sub-urbanos (tipo, acompanhando a CREL, fazendo a ligação da zona sub-urbanda oriental de lisboa à zona sub-urbana ocidental; os comboios sub-urbanos poderem "entrar" mais em Lisboa (quem sabe, usando a próprio estrutura do metro, tal como acontece nas grandes cidades europeias)

No Porto então, imagino o salto qualitativo que sofreu a mobilidade com a existência da rede (ainda pequena) do metro.

tiopatinhas Escreveu:Que ao fim de semana obrigue alguns (muitos)carros a pararem (lembro-me da paragem ao fim de semana por matriculas pares e impares).
Acreditem, poupariamos muito, mas muito dinheiro :wink:

Concordo plenamente com isso.

1 ab

Registado: 31/1/2005 4:04

por Incognitus » 20/10/2005 19:38

Se existisse justiça, o Gasóleo estaria é para aí nos 1.15, e a gasolina também ...

DAQUI A 10 DIAS

por vmerck » 20/10/2005 18:56

o gasoleo DEVERIA estar a 0.96.. alguem acredita nisso?

Registado: 2/12/2002 0:22

por MP » 20/10/2005 18:37

Vamos estar atentos à evolução do preços dos combustíveis nos próximos dias...

http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=266392

Alguém no meio disto se anda a "safar" à grande, pois eatamos nos limites superiores do preço dos combustíveis, quando tudo indica que não deveria estar a acontecer...

haja paciência para tamanha.......!!!

por R_Martins » 19/10/2005 12:59

Alguém está a lucrar com estes fabulosos lucros dos combustíveis. A pergunta: Para onde serão canalizados estas montanha de euros?
Não será que o Estado está a ficar podre de rico e um dia destes o ...crates vem dizer que não precisamos de trabalhar nos próximos 50 anos?
Que gracinha...
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

Abuso

por Pé Grande » 19/10/2005 10:24

A média de aumentos no preço dos combustíveis na Europa foi de 13%.
Em Portugal foi 20%.

Até 2004, o lucro por barril de petróleo refinado na Galp era de 2 Euros.
Hoje o lucro por barril practicado pela Galp é de 7 Euros.

Há 2 anos o preço do petróleo esteve a 9 Dolares, sem que as petrolíferas acompanhassem a baixa do preço.
A nossa Comunicação Social nada disse.
A preocupação em nos "manter informados" é somente quando os preços sobem.

Os interesses neste negócio são enormes.

Registado: 26/8/2005 16:19

por fproenca » 19/10/2005 10:15

Acho que se está a distorcer o que o Marco disse, o que ele disse foi que o aumento em Portugal foi inferior à média europeia.

Todos nós estamos indignados com os aumentos, com a carga fiscal sobre os combustiveis tal como diz Icognitus, com o nosso salário médio, etc., mas não vamos é distorcer o contexto das coisas.

O preço dos combustiveis têm muita importancia no desenvolvimento de um País, quer no lado da despesa (consumidores) como na receita (financiamento do Estado), mas não há nada a fazer porque o crude está caro, resta apenas arranjar alternativas...

Curiosamente fala-se pouco do aumento do imposto sobre o tabaco, eu não fumo, mas quem fuma vai sentir muito a diferença na sua carteira, tudo bem que é um vicio indesejável, mas quem já tiver viciado vai comprar na mesma o que também irá agravar a sua situação económica
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por César » 19/10/2005 10:04

tiopatinhas Escreveu: Porque não usam mais o transporte publico? O estado que legisle para penalizar quem não usa o transporte publico e facilite para quem use.

Para andar no meio de pulgas, carteiristas e maus cheiros? :mrgreen:

Registado: 22/9/2005 0:53

por Incognitus » 19/10/2005 10:03

Que ao fim de semana obrigue alguns (muitos)carros a pararem (lembro-me da paragem ao fim de semana por matriculas pares e impares).

Se pensarem em fazer isso, vão faze-lo durante a semana. Depois, seria curioso pensar quem iria buscar a minha filha ao colégio nos dias pares/impares, e de que forma.

Bem, eu sei a resposta, eu iria, estivesse o carro legal ou não. Aceito as regras até certo ponto, depois isto passa mais a uma batalha do que a uma sociedade.

por Incognitus » 19/10/2005 10:01

O estado que legisle para penalizar quem não usa o transporte publico e facilite para quem use.

Nota que o Estado JÁ FAZ ISSO. Ou o que chamas a impostos sobre os combustíveis de aproximadamente 150% do custo destes?

Lembras-te de algo mais que seja taxado a esse nível?

por Incognitus » 19/10/2005 10:00

tiopatinhas, eu uso o Metro todos os dias.

E acredita uma coisa, se existisse estacionamento para onde eu tenho que ir, não usava.

Enquanto transportarem pessoas como se fossem gado (que é o que se faz presentemente no Metro), é surreal pedir-se a essas mesmas pessoas para usarem esses meios.

por tiopatinhas » 19/10/2005 9:29

Pois, por tudo isto hoje pedi à minha mulher para me abastecer o carro a gasolina em Espanha :lol: :lol:
Mas, acho que o país continua a gastar petróleo de forma irresponsável, nada racional. Lembro-me antigamente que os professores iam da Guarda para Trancoso e os carros rodavam (faziam uma vaquinha como antigamente se chamava). Pois meus amigos, agora ninguém dá boleia a ninguém :!: :!:
Cada um leva o seu carrinho (que convém seja superior ao do colega :P :P ) e não se espera pelos outros. Por vezes vários carros de colegas circulam à mesma hora. Em Lisboa a mesma coisa :shock: . Filas insuportáveis :shock: . Porque não usam mais o transporte publico? O estado que legisle para penalizar quem não usa o transporte publico e facilite para quem use.
Que ao fim de semana obrigue alguns (muitos)carros a pararem (lembro-me da paragem ao fim de semana por matriculas pares e impares).
Acreditem, poupariamos muito, mas muito dinheiro :wink:

Registado: 17/3/2005 14:58

por R_Martins » 19/10/2005 8:33

Incognitus Escreveu:MP os preços são livres por isso não tem que existir entidade nenhuma para os controlar.

O que podes controlar, e para isso já existe a entidade, é se existe coordenação entre as diversas petrolíferas no estabelecimento dos preços.

...as farmaceuticas, diz-se, vão pagar 16 milhões de multa. Quanto terão de pagar as petroliferas, sorelas das farmaceuticas?...
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por Incognitus » 18/10/2005 19:28

MP os preços são livres por isso não tem que existir entidade nenhuma para os controlar.

O que podes controlar, e para isso já existe a entidade, é se existe coordenação entre as diversas petrolíferas no estabelecimento dos preços.

por MP » 18/10/2005 19:21

Incognitus,

Que é um dado adquirido, que os governantes já não sabem mais o que fazer para "raparem” os bolsos aos contribuintes disso parece não restar dúvidas!!! Digamos que essa é a burla estabelecida com cobertura democrática.

A outra burla, é a que eventualmente possa estar para além dessa, ou seja, não termos a certeza que pagamos só a aprovada pelos nossos eleitos.

Quero crer que haverá alguma entidade que controle as sucessivas alterações de preço, eu é que não sei qual e onde posso satisfazer a minha curiosidade na tal definição do preço…

errata

por MP » 18/10/2005 19:06

Errata:

porventura e não proventura
burlado e não borlado

sorry!

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO e 389 visitantes