Caldeirão da Bolsa

Estratégias de Bolsa - BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por heterocedastico » 24/10/2005 10:35

Então se a rentabilidade líquida é de 1.73% e a do índice foi de 3.24% como é que esta aplicação ultrapassa claramente qualquer aplicação tradicional existente no mercado? Basta comprar o índice e estamos a ganhar mais...

Registado: 8/5/2004 16:38

bcp

por GRodri » 23/10/2005 22:11

entre comprar e vender todos os dias......quem ganha com isso?.....parece-me claro! E se são caras as comissões do BCP....aargggghhhhhhh!

Registado: 7/5/2005 21:41

por pedras11 » 23/10/2005 12:13

Ó Pedras:

Mas essa estratégia é tua ou de outrem? É que vem tudo como citação... de quem?

É do BCP.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

Com ou sem comissão... eis a questão!!!

por leprechaun » 23/10/2005 1:23

Ó Pedras:

Mas essa estratégia é tua ou de outrem? É que vem tudo como citação... de quem?

Parece interessante, sim, mas já deixa mais a desejar quando relatas o seguinte:

No quadro abaixo apresentamos a evolução diária do valor da nossa carteira, dos 20.000 Eur iniciais em 1 de Setembro, até aos 21.670 Eur finais apurados em 30 de Setembro, acrescentando que não estão espelhados os custos de transacção.

Numa base idêntica de comparação registámos um retorno de 8,35% da nossa estratégia contra os 3,24% que o Índice PSI 20 obteve no mesmo período. Considerando desta vez os custos com comissões das operações realizadas, chegamos ao resultado de 1,73% de rendibilidade liquida, que atendendo ao período de 30 dias, ultrapassa claramente qualquer aplicação tradicional existente no mercado.

Pois é, de mais de 8% para menos de 2% vai uma ENORME diferença!!! Estamos a falar de praticamente 1/5 do valor inicial calculado sem comissões... é uma discrepância abismal! Ou seja, se os lucros brutos foram de 1670 euros, então as comissões representaram 1670-346 = 1324 euros. Sendo feitas 2 vendas e 2 compras cada dia, com excepçãpo dos 2 primeiros em que só houve compras, isso deve ter dado um total de 84 negócios (22 trading days).

Assim sendo, a comissão paga por cada transacção terá sido de 1324/84 = 15,76 euros (!) o que se me afigura muito elevado! Pelo menos, eu pago 8,19 euros na Bigonline e apenas 4,16 na Caixa Directa Investe, mas aqui com um limite até 1000 euros. Mas, por curiosidade, até posso ver o preçário. Ora aí está, 0,20% com um mínimo de 2 e um máximo de 8 euros. Ora isto com a taxa de bolsa mais o imposto de selo deve dar cerca de 10,40 euros para ordens no valor de 10000 euros, efectuadas num só negócio.

Enfim, é uma chatice isto das comissões! Ainda me mudo para o forex onde só se paga o apread... ao que oiço! E também estou Bull no dólar, o que me convém imenso nos meus negócios americanos! :lol:

Assim sendo, prefiro o meu método, mais discricionário e trabalhoso, mas onde os 7,5% aprox. ao mês, em 2 meses e 3 semanas (20,24% no total) já incluem os custos em comissões, claro está! Só não incluem é as posições ainda em aberto, o que pode originar algumas flutuações importantes aquando do fecho das mesmas, em especial se efectuado com perdas... ná, é só lucros... at least, most of the time... :P

And I feel fine...

Rui leprechaun

(...the world is mine! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

Estratégias de Bolsa - BCP

por pedras11 » 23/10/2005 0:16

Estratégias de Bolsa : Ganhámos no PSI 20

Existem várias estratégias de mercado que os investidores aplicam no seu dia a dia numa tentativa de obter ganhos, o que deu origem a um número elevado de modelos que, não podendo ser considerados científicos, resultam no aparecimento de derivações mais conhecidas como estratégias comportamentais.

Numa perspectiva de experimentação, resolvemos testar uma estratégia em particular, aplicada estritamente ao mercado nacional e nomeadamente ao índice PSI 20.

O que fizemos foi simples:

1. registámos diariamente as duas maiores quedas da sessão

2. comprámos esses títulos na sessão seguinte ao preço de abertura

3. vendemos dois dias depois igualmente ao preço de abertura.

Com o investimento a ser dividido em partes iguais pelos dois títulos, começámos com 10.000 Eur, sendo que a exposição no mercado era constantemente de 20.000 Eur, visto que só tínhamos a entrada relativa à venda dois dias depois e efectuámos compras todos os dias.

Esta experiência efectuou-se durante o mês de Setembro e apurámos que dos 20 títulos que compõem o Índice PSI 20 apenas três não fizeram parte da nossa lista de compras. As acções da Brisa, Cimpor e BES, registaram níveis de volatilidade baixos em comparação aos restantes títulos.

No quadro abaixo apresentamos a evolução diária do valor da nossa carteira, dos 20.000 Eur iniciais em 1 de Setembro, até aos 21.670 Eur finais apurados em 30 de Setembro, acrescentando que não estão espelhados os custos de transacção.

Numa base idêntica de comparação registámos um retorno de 8,35% da nossa estratégia contra os 3,24% que o Índice PSI 20 obteve no mesmo período. Considerando desta vez os custos com comissões das operações realizadas, chegamos ao resultado de 1,73% de rendibilidade liquida, que atendendo ao período de 30 dias, ultrapassa claramente qualquer aplicação tradicional existente no mercado.

Relembramos que a estratégia adoptada se trata de uma experiência com base num modelo comportamental e num determinado período de tempo e que não deve ser considerada como uma fórmula infalível de se ganhar dinheiro na Bolsa.

Como sempre o bom senso tem que imperar, mas não podemos ignorar estes pequenos sinais que nos indicam que, com alguma estratégia, investindo uma proporção adequada do seu património e estando ciente dos riscos em que incorre, a Bolsa pode ser rentável.

Anexos
grf3_379468a.gif
grf3_379468a.gif (5.01 KiB) Visualizado 824 vezes
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO e 619 visitantes