Olha, afinal é fácil, Portugal!
9 mensagens
|Página 1 de 1
Nmho ele é economista e professor universitário e alguma coisa ele deve fazer (quanto mais não seja ensinando os seus alunos !).
Temos que ter coragem de aguentar com as medidas que se impõem e como sabemos não vão ser simpáticas.
A título de exemplo lembro só que na RFA em 1983 os funcionários públicos viram os seus salários reduzidos (isto eu sei pois um amigo meu professor universitário sofreu com isso !).
Há que ter coragem de tomar as medidas certas nos momentos certos , mas elas também devem ser tomadas pelas pessoas certas e não por um bando de políticos que se assemelham perigosamente à Cosa Nostra (sejam eles PS, PSD ou CDS). Do PC eu não falo pois do que conheço, o PC costumas ter excelentes autarcas , mas Deus Nos livre deles no Poder Central !
Não há nem nível, nem competência nem honestidade na maiorida dos políticos em cargos de poder actualmente.
Estadistas precisam-se e que sejam altruistas !
Temos que ter coragem de aguentar com as medidas que se impõem e como sabemos não vão ser simpáticas.
A título de exemplo lembro só que na RFA em 1983 os funcionários públicos viram os seus salários reduzidos (isto eu sei pois um amigo meu professor universitário sofreu com isso !).
Há que ter coragem de tomar as medidas certas nos momentos certos , mas elas também devem ser tomadas pelas pessoas certas e não por um bando de políticos que se assemelham perigosamente à Cosa Nostra (sejam eles PS, PSD ou CDS). Do PC eu não falo pois do que conheço, o PC costumas ter excelentes autarcas , mas Deus Nos livre deles no Poder Central !
Não há nem nível, nem competência nem honestidade na maiorida dos políticos em cargos de poder actualmente.
Estadistas precisam-se e que sejam altruistas !
Dark Escreveu:Jameson,
O João César das Neves tem razão ! Vai uma bejeca ?![]()
Muito bom.
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=bohemia
Olha, afinal é fácil, Portugal!
joão césar das neves
Olha, Portugal, vou dar-te uma escolha. Podes optar entre estimular a economia, entrando em prosperidade, ou, em vez disso, irmos os dois beber uma cerveja e conversar de futebol. São duas coisas fáceis, sem dificuldades. É só escolher. Que me dizes?
Queres estimular a economia, sair da crise e ter abundância e riqueza? Muito bem! Nada mais simples! Vais ver que se consegue sem quaisquer problemas.
Quem faz a produção e a prosperidade são as empresas e os trabalhadores. E o que é que elas têm de fazer para isso? Muito simples precisamente aquilo que fazem todos os dias. Procurar oportunidades de negócio, investir, trabalhar e lançar os seus produtos. É a actividade normal e é desse esforço que sai a riqueza de todos os países. É uma tarefa exigente e complexa, mas muito simples de identificar. Faz isso e a crise acaba.
Não me venhas com desculpas! Nem a China, nem o preço do petróleo, nem os riscos do mercado, nem a incompetência dos políticos. Isso não são dificuldades, é a própria natureza do problema. Claro que é custoso! Achas que alguém te pagaria se a tarefa fosse agradável e elementar? Sempre foi assim e sempre será. Em todos os tempos existiram barreiras dessas; quando não era isto, era aquilo. O teu pai e o teu avô enfrentaram coisas muito piores, com instrumentos muito mais fracos que os teus.
Aliás, as épocas más, como esta, até são vantajosas. São os tempos em que os azelhas saem, os bons empresários e trabalhadores vêem as boas oportunidades e a necessidade aguça o engenho. Julgas que as empresas só existem para os anos prósperos? Se achares que o desafio da iniciativa, imaginação e trabalho é de mais para ti, podemos sempre ir à cerveja e à conversa.
Mas, se quem faz são as empresas, quem fala sobre progresso e recuperação é o Governo. Esse é que está aflito. E, afinal, é tão simples obter tal coisa! Quer o Governo estimular a economia? Quer ter um surto de crescimento económico? Nada mais fácil! Desça a sério os impostos. Corte os regulamentos estúpidos e os obstáculos à produção das empresas e trabalhadores. Faça isso e vai ver resultados imediatos. Muito mais rápidos e eficazes que os investimentos mirabolantes e programas pomposos que anda a congeminar.
Só que, dizes tu, não é nada fácil cortar os impostos num momento em que temos um grande problema de défice orçamental. Claro que é! É só preciso descer a despesa mais depressa do que descem os impostos. Se o fizeres, Portugal, não só estimulas a economia como resolves o tão falado problema do défice.
E não me venhas com a treta de que é muito difícil reduzir a despesa. Reduzir despesa é a coisa mais fácil do mundo. É só não gastar. Cobrar impostos é difícil, pedir empréstimos é complicado, trabalhar custa. Mas cortar despesas é imediato. Basta não largar o dinheiro. O que o sector público gasta hoje é, em termos reais, o dobro do que gastava há 20 anos, altura em que já se dizia que o Estado era muito grande. Não me venhas dizer que é difícil reduzir despesas!
Nem sequer há muitas dúvidas sobre quais os enormes desperdícios, quais os sítios onde grandes cortes não afectariam o País. Os estudos são miríades. Todos os Governos anteriores já os fizeram e toda a gente na política e na Administração sabe onde se pode e deve cortar a sério. Só falta cortar. Se o Estado reduzir o seu peso esmagador, a economia entra logo em prosperidade. Não tenhas dúvidas! E se sair pessoal do Estado aumenta-se o potencial económico, porque passam a produzir, coisa que nunca fizeram.
Mas dizes-me que haverá muita contestação, muitos interesses beliscados, muitas greves e má imagem política. Dizes-me que nem todos vão entender e a popularidade do Governo vai cair. Falas das críticas das ordens, associações e sindicatos, das censuras dos jornais e televisões.
Está bem! Já percebi, Portugal. Queres vida fácil! Afinal não te apetece estimular a economia e entrar no progresso. Não faz mal. Tenho outra alternativa óptima que tal uma cervejinha para falarmos da bola?
naohaalmocosgratis@fcee.ucp.pt
9 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], bpcolaco, Burbano, cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, jguerreiro.network, Kooc, m-m, paul_invest, PAULOJOAO, Pmart 1 e 364 visitantes