Caldeirão da Bolsa

E a Delta Air lines aí vai em aterragem ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por CAFLX » 15/9/2005 15:08

pORRA... foi a 1 USD... 38%... e no BEST não me colocaram o título a negociação... merd*
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 214
Registado: 1/2/2005 10:28

atenção

por vmerck » 15/9/2005 13:48

menos risco será comprar empresas do sector, uma vez q a concorrencia ira diminuir, assim será + facil aumentar os preços , logo os lucros.
A DAL não ira ter hipoteses dada a elevadissima divida
 
Mensagens: 1453
Registado: 2/12/2002 0:22
Localização: viseu

por Jameson » 15/9/2005 10:14

Hooray for Bankruptcy!
By Shannon Zimmerman (TMF Zman)
September 14, 2005

Well, well, what do you know? The New York Times is reporting that both Delta Air Lines (NYSE: DAL) and Northwest Airlines (Nasdaq: NWAC) are close to filing for bankruptcy, and that the deed may even be done today.

Yeah, that's a surprise.

In a textbook example of the law of unintended consequences, both of these legacy carriers are contemplating going belly-up on paper in order to avail themselves of, among other things, debt and pension-plan regulations that allow them to sidestep payments if they're operating under bankruptcy protection.

The likes of United Airlines (OTC BB: UALAQ) and U.S. Airways (OTC BB: UAIRQ) are already operating under Chapter 11, of course, a dynamic that makes declaring bankruptcy tantamount to a competitive advantage in the industry.

Indeed, if Delta and Northwest weren't contemplating these moves, industry analysts would likely be scratching their heads. Current common shareholders should be scratching their heads if they still own the stock, rather than having taken their money and run to the likes of JetBlue Airways (Nasdaq: JBLU), Ryanair (Nasdaq: RYAAY), and Southwest Airlines (NYSE: LUV). Even amid surging fuel costs, these low-cost airlines have found ways to remain profitable.

The $64,000 question with respect to Northwest and Delta, however, is this: Will going the way of their weaker brethren make either company a more compelling investment opportunity?

In a word, no. In two words, absolutely not.

Bankruptcy protection is a nice safe harbor for both, but it's only a temporary solution. Eventually, both airlines will have to put up viable plans for their fiscal future or shut up. Given the feisty, low-cost competition they face, the lumbering giants of the airline business desperately need an extreme financial makeover.

Will one be forthcoming? Only time will tell. For now, though, the legacy carriers are looking more and more like dodo birds, while their sprightly low-cost rivals just keep humming along.


E o artigo do Inc. para quem tiver interessado:

Trading - Acções Falidas

Um dos padróes mais estranhos a emergir nos últimos anos, é o que toca à forma como transaccionam as acções das empresas que acabam de falir.

Basicamente, estas acções abrem com uma queda forte (que começa no pre-market do dia em que anunciam a falência), mas imediatamente encetam uma subida fortíssima ainda nesse mesmo dia, e que por vezes dura até vários dias ou semanas.

Foi o caso de falências bem conhecidas dos últimos anos, como a K-Mart (KM), Enron (ENE), Worldcom (WCOM), US Air (USAIR), etc. Ou menos conhecidas, como a ATAH.

Na realidade, virtualmente todas as falências que foram precedidas de rumor de falência e de quedas e liquidez elevadas tiveram depois, no dia em que faliram, e por vezes nos dias e semanas seguintes, subidas (desde o ponto o­nde abriram depois de falir) que facilmente foram a 50-200%.

Este parece o caso mais extremo e aberrante de “Sell the Rumor, Buy the News”. Ou, “O pior já estava descontado”. Não vamos especular sobre o que leva estas subidas a acontecer, resta apenas saber que estas acontecem em praticamente todas as falências, pelo que podemos retirar 3 conclusões para como actuar nestas situações.

1º Se for apanhado numa acção que faliu.

NÃO venda imediatamente após o anúncio da falência. Espere que a acção transaccione pelo menos 6-12 horas com o mercado já aberto, ou se tiver mesmo muita coragem, 1-2 dias. Depois venda. Venda, porque em virtualmente todas as falências as acções existentes no momento da falência são depois canceladas, ou seja, valem zero. Só não venda se conseguir efectuar uma análise que lhe permita concluir que a empresa conseguirá satisfazer todos os credores durante o processo de falência (o que é altamente dúbio, já que de outra forma dificilmente teria falido).

2º Se for um especulador destemido

Se for um especulador destemido, fica agora a saber que este fenómeno de subida das falidas existe e é real. Como tal, é aproveitável do lado longo. Assim, dentro das falências que foram especuladas “à priori” e cairam com liquidez, compre no “pre-market” ou poucos minutos depois da abertura. Venda da mesma forma que foi aconselhado no ponto 1, e terá uma probabilidade muito elevada de realizar mais valias. Claro, não faça o trade com muito capital, já que estemos a falar de acções de empresas falidas!

3º Se planeia fazer trading dias depois de a empresa falir

Não faça. A sua vantagem neste trade é conhecer o fenómeno descrito neste artigo, mas esse fenómeno só é sólido imediatamente após a falência da empresa em questão. Após essa recuperação inicial, tenderá a acontecer a essa acção o que acontece a quase todas as acções de todas as empresas falidas: deslizará para zero e será cancelada por emissão de novas acções.

Ou seja, não detenha em carteira acções de empresas falidas após o rebound inicial. Aproveite o rebound para minimizar perdas ou realizar ganhos, mas não se prenda à esperança, pois a esperança foi-se no momento em que a empresa faliu. (Isto, salvaguardando a capacidade de análise da situação que lhe permita encontrar as muito raras situações o­nde a empresa possa emergir da falência sem cancelar a totalidade das acções – sendo raro, o melhor mesmo é não contar com isso).

SALVAGUARDA

Este fenómeno só se verifica nos mercados americanos. Não tente aplicar este conhecimento a acções acabadas de falir em mercados Europeus.

Comentários

Existe no fórum o seguinte tópico destinado a comentar este artigo:

http://www.******.com/forum/viewtopic.php?t=665

Até à próxima. O meu Mail é incognitus@******.com. Agradeço informações e perguntas interessantes. Nunca se esqueçam de ler os artigos que estão no histórico, não olhem só para o último.

Disclaimer: Este comentário é um artigo de opinião e nunca uma recomendação de compra ou venda. Alerta-se ainda que a compra ou venda é da responsabilidade do investidor bem como o lucro ou perda daí existente. O Autor pode ter, e provavelmente tem, posições nos títulos referidos neste artigo. Em caso de dúvidas, deverá o investidor procurar um intermediário financeiro, a Euronext, ou a CMVM.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1009
Registado: 1/5/2005 20:31

por nunofaustino » 15/9/2005 6:13

Marco... le o excelente artigo que o Icg escreveu... esta la a papinha toda :). So falta dar na boca...

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

E amanhã, que tipo de carrossel esperar?!?!

por Marco » 15/9/2005 1:15

tombo, seguido de tombo, ou tombo seguido de trambolhão com uma ligeira inversão nofundo da montanha?!

O que dizem os mais experimentados em situações deste tipo? ficar de for a assistir, ou tentar a ir "jogo", com o dedo muito ligeiro!=!=!
 
Mensagens: 148
Registado: 27/3/2005 23:31

por nunofaustino » 14/9/2005 22:30

dito e feito... a northwest tb submeteu o capitulo 11...

Amanha estas sao duas accoes para ter debaixo de olho (para quem gosta de emocoes fortes).

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por nunofaustino » 14/9/2005 21:55

Ca esta o anuncio esperado... (http://biz.yahoo.com/cbsmb/050914/8b3f3 ... .html?.v=1)
Mais uma companhia aerea americana falida... e nao deve ficar por aqui..

Um abraco e olho em cima da Dal amanha
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por nunofaustino » 14/9/2005 0:16

N e pelo facto de uam empresa abrir falencia que desaparece... olha para a Kmart, a Uniter airlines, a US airways, ... o invocar do capitulo 11 significa que a empresa tem mais dividas que bens proprios e necessita de se reorganizar, nao que va fechar as portas...

No entanto, o facto de invocar o capitulo 11 significa que provavelmente as accoes valem 0 (ou muito perto disso)...

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

Qual a alternativa à falência?!?

por Marco » 13/9/2005 23:14

Alguém tem palpites!

Efectivamente se a falência não vier a ser o destino (o mais provável perante os resultados e perespectivas furturas!), quando as cotações cairem abaixo dos 10 cents de dolar (igualmente provável face à trajectória seguida), poder-se-ia estar perante uma boa oportunidade!

Que vos parece, Céus da América e do Mundo, no próximo ano, com ou sem Delta Air Lines?!??!
 
Mensagens: 148
Registado: 27/3/2005 23:31

por Dealer » 13/9/2005 15:48

raulribeiro Escreveu:Boa tarde, já agora em que banco é que têm disponivel compra e venda de acções dessas empresas.

Estive a dar uma olhadela no BIG e eles não as têm la.

Obrigado.


Por exemplo, na CaixaInvest, consegues.
Abraço,
Dealer
 
Mensagens: 161
Registado: 14/2/2004 23:15
Localização: Braga/Oeiras

por raulribeiro » 13/9/2005 15:38

Boa tarde, já agora em que banco é que têm disponivel compra e venda de acções dessas empresas.

Estive a dar uma olhadela no BIG e eles não as têm la.

Obrigado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 113
Registado: 8/9/2005 9:42
Localização: 16

por nunofaustino » 13/9/2005 15:19

entao amanha esta com os olhos bem abertos :) pois os rumores indicam que amanha e o dia D...

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por Incognitus » 13/9/2005 9:54

Ou seja, nesta como em outras (por exemplo FLYI) eu tb estou à espera da falência para fazer um trade rápido ... eheh.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

por Incognitus » 13/9/2005 9:53

Bem, imediatamente depois de ela falir (e após a queda forte que isso costuma implicar) curiosamente existe um padrão transaccionável, que é até bastante seguro. Embora menos seguro no caso de serem falências na NYSE (porque são logo "delisted").

Eu descrevi esse padrão aqui:
http://www.******.com/artigo.php?id=185
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

Re: ..

por otcbb » 12/9/2005 22:40

andrade Escreveu:Amigo otcbb

acredita que eu não quis estar a mandar bocas mas sim alertar-te para o perigo dessa situação, apesar de eventualmente poder ter esse ressalto.

1 abraço
andrade


obrigado andrade, eu entendi que a tua msg era no sentido de alertar o perigo, e fizeste bem.
Mas como o meu proprio nick indica, eu negoceio muito empresas à beira da falência, com falência anunciada, ou em situações financeiras muito dificeis. Bem negoceio essas e outras também. :wink:
 
Mensagens: 17
Registado: 12/9/2005 18:14

por nunofaustino » 12/9/2005 22:30

Nesse artigo tb diz qual e a data em que as leis que permitem a falencia mudam... dia 17 de Outubro... e provavel que caso as companhias de aviacao n tenham aberto falencia ate entao, que as suas accoes valorizem bastante...

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

....

por andraderui » 12/9/2005 21:41

aqui fica mais um texto:

Delta stock plummets as bankruptcy looms
09/12/2005 14:13:48
NEW YORK (Reuters) - Delta Air Lines' <DAL.N> shares fell more than 20 percent on Monday on widespread market speculation that the No. 3 U.S. airline was close to filing for Chapter 11 bankruptcy protection. The sharp stock decline, which pushes the company's shares to less than $1, follows a special board of directors meeting on Friday, a source close to board members said.

According to the source, who asked not to be named, the board met in New York weeks ahead of its next scheduled meeting, amid mounting financial pressure from debt and fuel costs.

Several analysts said on Monday that they expect the cash-strapped carrier to file for Chapter 11 protection before October 17, when the bankruptcy laws change, making it tougher and more expensive for companies to seek protection.

"It could be as early as this week, but it will definitely be before mid-October," Fitch Ratings analyst William Warlick said in an interview.

A Delta spokeswoman declined comment.

Delta shares recovered slightly in afternoon trade, down 16.36 percent, or 18 cents, to 92 cents in midday trading on the New York Stock Exchange. The shares have traded as high as $8.16 in the past year.

Standard & Poor's analyst Jim Corridore also said he expects Delta to file for bankruptcy protection by mid-October.

Gimme Credit analyst Kimberly Noland said a bankruptcy filing was "almost inevitable" in the wake of Hurricane Katrina. The storm, which pounded U.S. Gulf Coast states on August 29, damaged oil refineries and drove jet fuel prices higher.

A source familiar with the situation said General Electric Co. <GE.N> and other creditors are in negotiations with Delta to finalize debtor-in-possession financing, which would fund the airline's operations while it restructures.

Delta's assets, which include planes, parts, regional carrier Comair and gates, have a value of about $3 billion.

Atlanta-based Delta has lost almost $10 billion since 2001, struggling with rising oil prices and steep competition from low-cost rivals. In a filing with the Securities and Exchange Commission earlier this year, the carrier said it did not have enough cash to meet its needs in 2005.

Last week, Delta sold its regional unit, Atlantic Southeast Airlines, to feeder airline Skywest Inc. for $425 million, but several analysts said the move was "too little, too late," noting the cash was not enough to save the carrier from a bankruptcy filing.

Last week, Delta announced plans to downsize its Cincinnati, Ohio hub by eliminating 1,000 jobs, selling 11 wide-body jets and cutting capacity at the airline's No. 2 hub by 26 percent.

Delta Chief Executive Gerald Grinstein has said that cost cuts of $5 billion through 2006 would not alone be enough to stave off bankruptcy.

Overall 2005 cash needs total $2.4 billion, not including operating losses. Delta had $1.7 billion in cash, cash equivalents and short-term interest at the end of June, but it estimated that payments for leases, interest capital expenses and pension obligations would total at least $2 billion through December.

In 2005, Delta faces $470 million in maturing debt, $550 million in interest payments, $460 million due for operating leases and $135 million in pension payments.

The carrier's costs could go up further if more pilots retire. About 1,200 of Delta's 6,300 active pilots are at or over 50 and eligible to retire.

Delta is saddled with $14 billion in debt. "Delta's problem is not labor, it's debt," said Michael Boyd, an aviation industry consultant. "They have achieved labor cuts, and can achieve more because they have only two unions. But until they can restructure their debt, they are in big trouble."
 
Mensagens: 1330
Registado: 12/11/2002 16:18
Localização: Santarém

..

por andraderui » 12/9/2005 21:21

Amigo otcbb

acredita que eu não quis estar a mandar bocas mas sim alertar-te para o perigo dessa situação, apesar de eventualmente poder ter esse ressalto.

1 abraço
andrade
 
Mensagens: 1330
Registado: 12/11/2002 16:18
Localização: Santarém

Re: .

por otcbb » 12/9/2005 20:55

andrade Escreveu:Amigo otcbb

só depois de comprar é que vais esperar que abra falência?????

1 abraço e cuidado
andrade


O que queria dizer é que antes dela falir (ou ser delisted) deve dar um segundo arranque. Mas sim, tens razão, é preciso ter muito cuidado, e certamente há negócios com menos risco mais interessantes por ai.
 
Mensagens: 17
Registado: 12/9/2005 18:14

.

por andraderui » 12/9/2005 20:51

Amigo otcbb

só depois de comprar é que vais esperar que abra falência?????

1 abraço e cuidado
andrade
 
Mensagens: 1330
Registado: 12/11/2002 16:18
Localização: Santarém

por otcbb » 12/9/2005 20:28

se for a 0.75 acho que compro, não estou a espera que vá a falencia.
 
Mensagens: 17
Registado: 12/9/2005 18:14

No yahoo.com

por Iced » 12/9/2005 20:07

AP
Source: Delta Plans to File for Bankruptcy
Monday September 12, 2:51 pm ET
By Harry R. Weber, AP Business Writer
Delta Plans to File for Bankruptcy Protection As Early As Wednesday, Consultant Says

ATLANTA (AP) -- Delta Air Lines Inc., the nation's third-largest carrier, plans to file for bankruptcy protection in New York as early as Wednesday, according to an industry consultant who has been informed of the company's plans.

ADVERTISEMENT
click here
The consultant, who was not authorized to disclose the information and thus spoke on condition of anonymity, said Delta is working with GE Commercial Finance and other creditors to arrange roughly $2 billion in debtor-in-possession financing. The money would allow the airline to operate in bankruptcy.

Delta, which has lost nearly $10 billion since January 2001, likely will pledge the few remaining assets not already pledged as collateral for loans as part of the bankruptcy financing agreement, the consultant said. "There is nothing unencumbered after this," according to this consultant.

The consultant said the filing was expected to come Wednesday afternoon but could be pushed to Thursday depending on when the bankruptcy financing is completed.

A Delta spokeswoman declined to comment, saying no decision about bankruptcy has been made. Two spokesmen for GE Commercial Finance also declined to immediately comment. Reached at his Connecticut home Monday, Delta director Edward H. Budd said, "Anything that's going to be talked about at Delta is going to come from Delta." Calls to the homes of four other company directors were not answered.

The bankruptcy filing would come as Atlanta-based Delta has been unable to right itself amid persistently high fuel costs and heavy debt and pension obligations.

The filing would make Delta the third major U.S. carrier to enter Chapter 11 since the 2001 terrorist attacks, joining Elk Grove Village, Ill.-based UAL Corp., parent of United Airlines, and Arlington, Va.-based US Airways Group, Inc., which has filed twice in the last three years.

Some smaller carriers, including Honolulu-based Hawaiian Airlines and Indianapolis-based ATA Airlines Inc., also have filed for bankruptcy in recent years.

If it follows the pattern of most big airline bankruptcies, Delta's existing shares would eventually become worthless and portions of the airline's existing debt would be exchanged for equity in a reorganized Delta. One major question is whether Delta would go the route of UAL and US Airways and seek to turn over its pilot and other employee pension plans to the federal government.

Delta's total debt is roughly $20.5 billion, and it listed $21.6 billion in assets as of June 30. The asset figure would make Delta's bankruptcy the ninth-largest in U.S. history, according to bankruptcy tracker New Generation Research, Inc.

Delta has announced up to 24,000 job cuts over the last four years. In September 2004, it also said it would shed its Dallas hub as part of a sweeping turnaround plan aimed at saving the airline. The plan was hampered, however, by soaring fuel costs.

Fort Worth, Texas-based AMR Corp., the parent of American Airlines, the nation's biggest carrier, teetered on the verge of bankruptcy before winning deep concessions from its employees.

The other legacy carriers, those with a large presence in multiple regions prior to deregulation in 1978, are Eagan, Minn.-based Northwest Airlines Corp. and Houston-based Continental Airlines Inc.

Northwest has also been said to be close to bankruptcy.

Delta's stock tumbled 19 cents, or 17.3 percent, to 91 cents in afternoon trading Monday on the New York Stock Exchange.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 79
Registado: 26/8/2005 11:05
Localização: Porto/Portugal

por nunofaustino » 12/9/2005 19:42

O aspecto mais importante para as empresas de aviacao americanas e que a partir do fim do mes (penso que a partir do dia 26) entra em vigor uma nova lei sobre as falencias menos favoravel para as companhias... ou seja, as empresas sao capazes de preferiri abrir falencia antes dessa data...

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

E a Delta Air lines aí vai em aterragem ...

por Marco » 12/9/2005 19:16

E a Delta Air lines aí vai em aterragem ...que daqui em dainte será bem menos suave, pois a queda do dolar foi o canto do cisne, não vos parece?


Intraday
http://finance.yahoo.com/q/bc?s=DAL&t=1 ... z=m&q=l&c=

Histórico
http://finance.yahoo.com/q/bc?s=DAL&t=m ... z=m&q=l&c=
 
Mensagens: 148
Registado: 27/3/2005 23:31


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Anexo600, Berganza, Burbano, cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, Kooc, m-m, machadosoares31, paul_invest, PAULOJOAO, Pmart 1, Àlvaro e 432 visitantes