Caldeirão da Bolsa

Mota-Engil vai vento em poupa com perspectivas -analistas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por luiz22 » 14/9/2005 12:04

14/09/2005 12:09

Por Henrique Simões de Almeida

LISBOA, 14 Set (Reuters) - A Mota-Engil tem superado sucessivos máximos históricos, suportada nas excelentes perspectivas de crescimento, no seu posicionamento estratégico e no recente road-show pela Europa e Estados Unidos, podendo ainda subir mais a curto/médio prazo, disseram três analistas.

Além de estar na 'poll position' para beneficiar dos 25.000 milhões de euros (ME) do Programa de Investimentos em Infraestruturas Prioritárias, do Governo, a Mota-Engil vai concorrer a um concurso para produzir energia eólica com a Galp Energia e a Enersis, num projecto cujo investimento poderá ultrapassar os 1.000 ME.

Alguns analistas referiram que, apesar do elevado potencial de crescimento da Mota-Engil, o prémio a que negoceia face ao sector europeu da construção poderá condicionar subidas mais acentuadas.

Negociaram-se 238.930 acções da Mota-Engil a subir 0,88 pct para os 3,43 euros depois de ter tocado no máximo histórico de 3,54 euros por acção.

"Há um momentum forte por detrás da empresa relacionado com o crescimento do negócio das concessões de auto-estradas, investimentos públicos na construção e no posicionamento da empresa no sector das energias alternativas, por isso, movimentos de subidas como os actuais não são completamente inesperados", disse António Seladas, analista do Millennium bcp.

"Mantenho-me optimista relativamente ao título e acredito que ainda existem triggers de crescimento", disse Sónia Baldeira, analista do Caixa BI.

Outro analista apontou para os bons resultados semestrais da Mota-Engil e lembrou que a empresa pode ainda estar a beneficiar do road-show, por Londres, Paris e EUA, que terminou no final da semana passada.

A construtora e operadora de auto-estradas lidera as subidas do índice PSI20 desde o início do ano, com uma subida de 57 pct.

"2005 vai ser um ano histórico para a Mota-Engil, em grande medida, devido ao excelente posicionamento da empresa nas várias áreas de negócio onde actua", concluiu António Seladas.

No primeiro semestre do ano a Mota-Engil aumentou os seus lucros para 11,4 ME de 8,2 ME, no período homólogo do ano passado, tendo as suas receitas aumentado para 635,4 ME de 540,1 ME.

Apesar do elevado potencial de crescimento da Mota-Engil um dos factores que poderá vir a impedir maiores valorizações é o facto deste estar a negociar a prémio face ao sector da construção europeu com um Price Earnings Ratio (PER) estimado em 22,21 pontos versus 13,70 pontos do sector.

O Banco Espírito Santo reiterou recentemente a sua recomendação de 'buy' para o título e o target de 3,88 euros por acção com base nos bons resultados da empresa e no seu posicionamento no sector das energias renováveis.

Já o BPI, apesar de ter baixado a sua recomendação para o título para 'accumulate' de 'buy', aumentou o seu preço alvo para a acção para 3,40 euros dos 3,20 euros anteriores.

((---Henrique Simões de Almeida, Lisboa Editorial, 351 21 3509206, lisbon.newsroom@reuters.com, Reuters messaging: Henrique.almeida.reuters.com@reuters.net))
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.

Registado: 26/11/2004 23:00

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Anexo600, Berganza, bpcolaco, Burbano, cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, Kooc, m-m, machadosoares31, paul_invest, PAULOJOAO, Pmart 1 e 427 visitantes