Caldeirão da Bolsa

Weekly Report - PTC 10-09-2005

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Garfield » 11/9/2005 23:13

arnie :

de facto misturar AT com AF pode dar sinais opostos e confusos. e contra um "trend" não há noticias nem nem fundamentais que mudem alguma coisa.

o mercado é soberano :)

no caso da PT poderemos de facto ter um "counter trend" apenas para distribuição dai que estar de olho nos valores opostos é saudavel e um boa forma de protecção contra surpresas.

é obvio que a certa altura um "counter trend" deixará de o ser para passar a ser o verdadeiro inicio de um novo "trend", apesar de todo o cuidado que se possa ter será sempre preferivel perder 1 a 2% do inicio desse novo "trend" do que arriscar perder muito mais do que isso por ser apenas outro "counter trend".
por exemplo no ultimo perderiamos 8% quando viemos dos 8,21€ até aos 7,52€.
o mesmo se voltaria a aplicar dos 7,98€ até aos 7,33€.

em relação aos fundamentais;

de facto a separação dos negocios seria um aboa hipotese mas a PT por enquanto nao aplica essa esolução pois a mesma poderá vir a ser lhe imposta pela propria Comissao Europeia pois existe a regra de que as operadoras incumbentes não podem deter em simultaneo uma rede fixa e uma rede de cabo.
esse processo encontra-se a decorrer pelas vias judiciais e aguarda-se um desfecho brevemente.

o mais provavel e natural será a PT ter de alienar a rede de cabo a um concorrente com a contrapartida de poder liberalizar finalmente os seus proprios preços na rede fixa.

seria o fim da assinatura mensal e a massificação do VoIP.

o 3G por enquanto tambem me parece um enorme fracasso pela demora na sua implementação que agora entra em conflito com novas plataformas já em lançamento.

a sonae.com nesse aspecto parece ter uma forma mais inteligente de rentabilizar o custo da licença estando a preparar uma solução de internet e banda larga sem fios num estilo similar ao Home no fixo.

a sonae.com parece ter percebido de que so poderá fazer verdadeira concorrencia com estruturas proprias e para cumprir essa necessidade decidiu apostar na rentabilização do GSM para fornecer telefonia fixa e no 3G para banda larga.

posto isto à PT apenas resta um problema juridico ( separação da rede cabo ) e um problema politico ( internacionalização ) e enquanto ambos nao se resolverem teremos um horizonte algo cinzento.

cumprimentos

Registado: 9/2/2005 4:29

por arnie » 11/9/2005 16:45

para mim o 3G ainda está para ser provado

começo a ver a tecnologia a avançar depressa demais sem que se veja uma real aplicação

salvo erro, o Japão para o ano que vem espera começar a fornecer a nova tecnologia 4G

tal como saiu furado o leilão para as licenças 3G que apenas serviu para roubar dinheiro às empresas telefonicas, eu pergunto se os largos investimentos em 3G serão algumas vezes rentabilizados relativamente à velocidade a que novas tecnologias aparecem

isto começa a parecer o negocio dos pc's

compramos hoje um PC, e depois de amanhã sai um novo processador ou uma nova placa mãe e placa grafica que nos obriga a que num upgrade, temos que comprar tudo de novo

ou seja, as empresas que vão criando tecnologias novas, obrigam a que elas proprias e as fornecedoras de serviços estejam sempre a fazer upgrade o que provoca um enorme desgaste financeiro.

eu pergunto, até que ponto os clientes estão dispostos a comprar hardware para que assim fiquem sempre actualizados com o que de novo aparece
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por pvg80713 » 11/9/2005 16:23

Caro Arnie,
Eu vejo as coisas assim :
1. Existe alguma àrea em que a PT possa conquistar mais negócio ? Cá ? Não ! Lá fora ? Eu penso que não !
2. Existe alguma àrea em que possa aumentar os lucros
aumentando os preços ? Não ! Diminuindo os custos ?
Não tem gigantescos custos fixos ... e planos de reformas iguais aos bancos.

Por isso não vejo o futuro com nenhum optimismo !

Lembram-se do Kuweit ? Destruido, fez uma rede GSM !
Nao fez nada fixo.
A Optimus já tem um pacote 3G de dados que pode começar a rivalizar com as redes baseadas em cabo 1Gb de trafego aprox 50€ / mes (?) mas a ideia será que para 2006 não vai dobrar o trafego e cortar a metade o custo ? e a vodafone ?
e a quarta licença UMTS da ONI quando o investimento
baixar logaritmicamente? será que nao vai reaparecer ?

Eu acho que o futuro nao é brilhante...
mas até lá vamos usando... se forem baixando os preços.
cumprimentos a todos

Registado: 19/4/2005 11:11

por arnie » 11/9/2005 16:00

isto de misturar AT com AF para mim nunca foi opção por isso os resultados da empresa pouco ou nada interessam

uma empresa pode apresentar bons resutados e no entanto continuar a cair no mercado tal como o inverso é tb possivel

se o trend é de alta e se os resultados sairem bons o que dizer? ela subiu porque os resultados foram bons? mas sendo o trend de alta porque razão iria ela cair? alias bons resultados num trend de alta pode até despoletar uma inversão pois a euforia dos resultados pode ser o ambiente favoravel para distribuir papel e assim que a procura se esgotar, bastará um pequeno despejo para o titulo cair que nem um bloco de cimento atirado de um 15º andar :P

neste caso, temos um trend de baixa e bons resultados podem ter 2 variantes, um rallie que até sinal em contrario teria que ser sempre considerado de counter trend e como tal propicio a ser vendido ou acelerar ainda mais a queda pois apesar de terem sido bons ficaram aquem das espectativas

é simplesmente impossivel negociar ao sabor das noticias/resultados. as variantes são demasiadas e para informação em excesso já basta um simples grafico e os 4 valores que cada barra fornece :|

Garfield

tem cuidado com os counter trends, são eles que nos dão o trend mas tb são eles que invertem esse mesmo trend

é necessário saber em que situação se encontra o trend para que se possa "ler" o que um counter trend nos indica

relativamente aos negocio das telecomunicações em si...sinceramente n vejo como a PTC possa sofrer muito com a concorrencia, aliás é atraves da concorrencia que as grandes empresas consolidam o negocio, apesar de que, também é verdade, que é atraves da concorrencia que se separa o trigo do joio, ou seja, as boas empresas ficam e as más vão à falencia.

A PTC tem a netcabo e o sapo ADSL que apesar das qeixas de muitos dos seus utilizadores, continua a ser dona e senhora do acesso de banda larga. Sim, tem concorrencia com preços mais vantajosos e até no futuro com serviços identicos ou melhores mas n estou a ver um cliente que está a ser bem servido mudar por mudar.

Existe no entanto um problema na PTC e é este problema que a impede de atingir melhor serviço e rentabilidade. Enquanto a TVcabo e o sapo se manter debaixo da sua asa, o mais provavel é perder alguma % de assinantes para os seus concorrentes. Não uma perda de assinantes seus mas sim novos assinantes.

O caso da tvcabo é flagrante. O facto de pertencer à PTC impede-a de concorrer no mercado de telefonia fixa. Nesta area a cabovisão rouba muitos clientes à tvcabo. É obvio que a tvcabo não pode fornecer um serviço telefonico pois seria considerado de "canabalismo". Isto é compreensivel, no entanto, deixa-o de ser quando a PTC continua a manter a tvcabo no seu conglomerado.

O Sapo ADSL mostra uma historia identica. Com o novo serviço VoIP entra em colosão frontal com a casa mãe. Daqui a uns meses/anos, quando a tecnologia estiver em pleno andamento não sei se a PT irá tolerar a concorrencia.

A meu ver a PTC só tem a ganhar com a separação fisica dos negocios. Aliás, tal separação iria beneficiar largamento os seus serviços.

A PT começa daqui a pouco a entrar no caminho da AT&T. Quando esta empresa atingiu um tamanho colossal e monopolista, o congresso "ordenou" a separação das suas areas de negocio. Resultado, 21 anos depois "Ma Bell" é comprada por uma "Baby Bell", SBC Communications.
Temos aqui um caso classico que depois de uma separação "forçada" dos seus negocios, AT&T não consegui adaptar-se e acabou por ser comprada por uma das suas "filhas".

Se a PT souber gerir bem as coisas, só terá a lucrar em tomar a iniciativa e separar as suas areas de negocios.Sabendo como o nosso estado gosta de interferir na gestão das empresas, talvez o maior problema da PT seja governamental.

Lembro-me de ler algures que o estado à uns tempos obrigou, literalmente, a EDP a comprar a divida de uma empresa estatal qualquer para que ela se aguentasse. Ora com uma gestão assim, onde está o verdadeiro problema da PT?

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Garfield » 11/9/2005 14:18

pvg80713 :

em qualquer titulo tudo é possivel daí a tecnica "counter trend" pro caso de o diabo não tecer alguma das dele :)

quanto aos resultados a longo prazo da PT não sou assim tao pessimista, de facto haverá mais concorrencia mas isso é no mercado interno, e mesmo aí as apostas com força da TMN no 3G terão os seus frutos no longo prazo.

e não nos esqueçamos que a migração para 3G será penosa para qualquer um dos operadores ( TMN, Optimus e Vodafone ).

quanto ao VoIP esse sim poderá ser o grande "inimigo" das operadoras de rede fixa mas no fundo nem roubará quota de mercado mas sim obrigará as operadores a baixarem as tarifas.

quanto ao pagar ordenados aos funcionarios das corretoras todos nós contribuimos com uma parte não haja dúvida mas qual o motivo para tantas entradas e saidas? se for para ganhar pequenos trades não haveria motivo para queixas, se é para ter consecutivos trades negativos entao talvez seja altura de repensar a tactica.

esta semana será realmente critica, quem puder acompanhar só tem de estar com o dedo no gatilho, os outros ou ficam de fora ou com stops muito bem definidos.

os valores que referi no "post" anterior são para mim os pontos de referencia.

o futuro esse ninguem o adivinha...

ps: nunca mais é quinta feira :)

por F.VIEIRA » 11/9/2005 11:07

Obrigado Arnie pela sua perspectiva.
Cumprimentos e bons negócios

Registado: 1/6/2005 20:27

caros arnie e garfield

por pvg80713 » 11/9/2005 11:06

Como ja devem ter percebido, a minha vida é ptc.
Pode ser pouca coisa, mas é assim.
Agradeço os avisos do Arnie, que eu ataquei
sem qualquer fundamento nem base tecnica,
porque numa análise anterior já tinha falado em suportes da PT na profundeza dos infernos.
tudo é possível.
A minha formação em telecomunicações leva-me a acreditar que os resultados da PT no longo prazo,
vão ser cada vez MENORES !!!!!!!!3G e VoIP...
A PT 'deve-me' 3% de prejuizos a 7,98 preço medio. Mas começo a acreditar que este valor pode aumentar e
muito.
Nao gosto de desistir e não há nada pior que a ´maria' dona de metade deste dinheiro a achar que
a minha teimosia é idiota.
Todos os dias entro e saio varias vezes.... da pt.
O ab7 deve ter pelo menos um funcionario pago com as
minhas comissões.
esta semana é critica. mas penso que vai ser melhor
estar com um pé fora do que com os dois dentro.
Obrigado
Por favor vão escrevendo

Registado: 19/4/2005 11:11

por Garfield » 10/9/2005 16:58

boas,

parece que a tactica de "counter trend" começa a paegar moda :)

pois de facto a hipotese de quebra dos 7,50€ já tinha sido amplamente explorada aquando do ultimo low nesse valor.

nessa altura foi atribuido um "target" na casa dos 7,33€ à possivel quebra em baixa pelo que os 7,27€ referidos pelo arnie apenas reforçam aquele nivel de preços.

para que esses valores voltem a estar na nossa mira bastará que os 7,71€ não suportem o titulo, sendo os 7,64€ motivo para alarme total.

no sentido oposto temos os 7,87€ como resistencia a um possivel teste aos 7,98€.

caso não se consiga ultrapassar este ultimo valor teremos um lower high e tudo indicará o inicio do downtrend até aos 7,33€

cumprimentos

por Iced » 10/9/2005 16:27

Obrigado pela análise pertinente arnie! Vou estar atento a esta menina :roll:

Registado: 26/8/2005 11:05

Weekly Report - PTC 10-09-2005

por arnie » 10/9/2005 15:40

como não publicava uma colherada à já uns meses, foi para matar saudades :P

poderão encontrar o weekly report aqui:

http://www.caldeiraodebolsa.com/member. ... icleId=225

um abraço
Fernando Santos
Bons negocios,
arnie

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @Mensageiro, Bing [Bot], Burbano, cali010201, carlosdsousa, farami, Google [Bot], J.f.vieira, latbal, m-m, macau5m, PAULOJOAO, PMP69 e 408 visitantes