Caldeirão da Bolsa

Um Filme Mudo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por castelbranco » 28/8/2005 13:50

Boas tardes a todos.

em relação a esta encruzilhada que coloquei eu gostaria de dar a minha opinião escrevendo aqui os fundamentos da mesma.

começo pelas commodities.
ao olhar para o indice das commodities verifico que a nivel tecnico estamos num topo, ora havendo aqui um topo, então iremos ter descidas certo? ora a composição do indice são os produtos basicos aço,cobre,ouro/prata,energia/crude/carvão e agricultura. Estes são os principais produtos que o compõem.

Agora em relação ao dolar, o dolar já há muitos anos que foi preferido em relação ao ouro pelos bancos centrais para efeitos de reserva, daí este activo ser contraciclico com o ouro ou seja o ouro desce o dolar sobe e vice versa, daí podermos pensar que o dolar deverá subir pelo facto de o ouro tambem apresentar sinais de querer mudar de rumo, vejam os graficos que coloquei do ouro e do dolar, pois um e outro estão praticamente em extremos de preço.

As taxas de juro essas estão a niveis historicamente baixos, ora seguindo a teoria que tudo o que desce sobe...
Mas a teoria não é só essa mas sim outra que se chama inflação, e porque inflação? eu respondo, que a inflação é algo que aparece em força a seguir a um aumento de preços e esse aumento está a verificar-se nos produtos basicos como todos sabemos, ora havendo aumentos brutais que é o caso nestes produtos então eu pergunto será que inflação vai ficar bem acomodada no seu canto? acho que não vai ficar acomodada, foi assim nos anos setenta primeiro foi o choque petrolifero depois foram as taxas de juro a fazer seu pico em 1981/82, poderemos ainda pensar de outra forma que é a seguinte: então se os produtos basicos inverterem para baixo será que não vai diminuir esse risco? eu penso que não pelo facto de existir aqui um factor que se chama tempo, o tempo costuma ser uma peça fundamental em tudo o que se move e quase sempre com intervalos significativos, vamos ver se desta vez vai acontecer a mesma coisa.

Registado: 10/11/2002 12:19

O ouro ,o dolar ,as materias primas e a taxa de juro

por Jobeta » 27/8/2005 23:31

Boa noite a todos
Salvo confirmaçao das previsoes.
Do ponto vista qualitativo acho que as taxas de juro v~~ao subir (concordamos) que as comodities tambem vao subir (embora estejam numa fase de correcç~~ao duma 5.
Quanto ao ouro e ao dolar .
O grafico do dolar nao me indica inversao a seguir a 5 (correcçao e continuara a descer) Partilhamos de pontos de vista e numeraçao dos graficos diferentes aqui.Podera acontecer duplo fundo para o dolar e duplo maximo para o euro mas haver vamos.
E a minha modesta opiniao
Cmps
A vidinha segue

Registado: 29/7/2004 20:58

por castelbranco » 26/8/2005 12:04

Olá Ptmasters

não, gratis não sei onde ir buscar o crude para metastock.

abraços

por Garfield » 25/8/2005 22:57

Interessante era ver os graficos dos mercados alvos da compra de dolares.

Que tal o SP500? A compra de dolares sera para alimenta-lo?

A saida das commodities e do ouro tem de se reflectir noutro sitio, qual?

Aceitam-se reflexoes...

Registado: 9/2/2005 4:29

por ptmasters » 25/8/2005 22:54

Boas castelbranco,

Desde já desculpe estar a colocar neste tópico esta pergunta:

Sabe onde se pode obter "data" (grátis) do crude para alimentar a base dados do metastock?

Um abraço

Registado: 31/1/2005 4:04

Um Filme Mudo

por castelbranco » 25/8/2005 22:46

este filme é só para quem o sabe decifrar, opinem com força.

coloquei o ouro o dolar o indice das commodities (crb) e as taxas de juro a 10anos.
Anexos
OURO.png
OURO.png (60 KiB) Visualizado 677 vezes
DOLAR.png
DOLAR.png (46.59 KiB) Visualizado 677 vezes
CRB.png
CRB.png (47.5 KiB) Visualizado 672 vezes
TNX.png
TNX.png (43.06 KiB) Visualizado 672 vezes

Quem está ligado: