off topic para o fim de semana : água do mar dessalinizada
Bom dia,por acaso estive em P. Santo a semana passada e reparei na dessalinizadora .Mas P. Santo nao tem agua doce em quantidade para toda a população , no entanto cada vez fazem mais casas e acho que ate campo de golfe
querem criar.Um absurdo.O problema não é a falta de agua ,mas sim a maneira como gastamos a agua que temos,e ai sim,como quase tudo em Portugal é uma desgraça.Não vale a pena dizer mais nada.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
por vezes fico estupefacto com a nossa comunicaçao social...
por vezes fico estupefacto com a nossa comunicaçao social, que transmitem ao povo determinadas noticias sem antes as investigarem e explicarem devidamente, isto a proposito da questão levantada da dessalinizaçao da agua num qq hotel do algarve, é aquilo que eu chamo a bescoberta da polvora, que no nosso pais que todos sabemos que é atrasado em tudo esta é mais uma.......
Dessalinização Em lugares onde chove pouco, como no Oriente Médio, ou mesmo a onde o consumo é grande, pode-se obter água doce do a mar. A água é aquecida a baixa pressão, evapora e depois é condensada, pura, em bandejas coletoras. Sobra o sal, na forma de solução concentrada. Os países que mais utilizam essa técnica são Arábia Saudita, com 5 milhões de litros de água por dia e os Emirados Árabes com 2,5 milhões, seguidos por Kuwait, Líbia e Japão.
Já agora a este proposito a quantas pessoas ja deu de beber a barragem de foz coa
Dessalinização Em lugares onde chove pouco, como no Oriente Médio, ou mesmo a onde o consumo é grande, pode-se obter água doce do a mar. A água é aquecida a baixa pressão, evapora e depois é condensada, pura, em bandejas coletoras. Sobra o sal, na forma de solução concentrada. Os países que mais utilizam essa técnica são Arábia Saudita, com 5 milhões de litros de água por dia e os Emirados Árabes com 2,5 milhões, seguidos por Kuwait, Líbia e Japão.
Já agora a este proposito a quantas pessoas ja deu de beber a barragem de foz coa
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Já disse e volto a dizer...
Isto do incendios... quando alguém tiver interessado em investigar e tiver muita coragem para isso... o escandalo vai ser maior que o da casa Pia.
Anda ai muito politiqueiro e afins a engordar com isto...
pois é impossivel que esta inércia ano após ano se deva somente a incompetencia destes "pimps"!! São os pimps de todos nós.
Isto do incendios... quando alguém tiver interessado em investigar e tiver muita coragem para isso... o escandalo vai ser maior que o da casa Pia.
Anda ai muito politiqueiro e afins a engordar com isto...
pois é impossivel que esta inércia ano após ano se deva somente a incompetencia destes "pimps"!! São os pimps de todos nós.
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
Mesmo esse senhor, que ninguem conhece com vontade de fazer por Portugal, teria de pedir sacrificios para acertar as contas e como nao consegue fazer tudo sozinho, tinha de arranjar uns amigos, mas tudo gente seria.
É muita gente junta com vontade de fazer alguma coisa, nao me parece real.
A guerra civil era para acbar com o resto, nao me parece que fosse resolver alguma coisa.
Protestar sim destruir nunca.
É muita gente junta com vontade de fazer alguma coisa, nao me parece real.
A guerra civil era para acbar com o resto, nao me parece que fosse resolver alguma coisa.
Protestar sim destruir nunca.
Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
Alex Tomás
Boa tarde!
Escrevo este post para dizer apenas o seguinte:
Desde quando o governo ou os que tem poder de decisao no pais, leêm o Caldeirao de Bolsa? Que lhes interessam a eles o que voces escrevem?
Há sempre muitos posts off-topic, certamente que devem servir como desabafo. Hoje foi o problema de utilizar agua do mar. Na semana passada, as causas e solucoes para acabar com os incendios; há umas semanas, a candidatura do Mario Soares...
Mas voces vivem onde? Sei que este é um local de discussao, mas nao está na altura de deixarmos todos de discutir isto e mais aquilo e ir para a rua?
O Governo faz o que quer e só podemos decidir em cada 4 anos quem sao os novos melros que para lá vao. Cada dia pedem mais dinheiro aos contribuintes (em forma de impostos directos/indirectos) e o Zé Povinho protesta no Caldeirao de Bolsa e paga em seguida... mas para ir fazer uma mega manifestacao, isso já nao temos gente.
Acordem e toca a dominar este pais enquanto é tempo.
Nao sao só os funcionários publicos que estao a ser afectados... mas todos nós. Todos... sem excepcao!
Enquanto nao tivermos na politica alguem que ninguem conhece de nenhuma parte e com vontade de fazer de Portugal um pais melhor, continuamos com esta pouca vergonha de arranjar tachos para os meninos e o deixar andar tipico do portugues.
Acho que já esteve mais longe uma guerra civil em Portugal.
Escrevo este post para dizer apenas o seguinte:
Desde quando o governo ou os que tem poder de decisao no pais, leêm o Caldeirao de Bolsa? Que lhes interessam a eles o que voces escrevem?
Há sempre muitos posts off-topic, certamente que devem servir como desabafo. Hoje foi o problema de utilizar agua do mar. Na semana passada, as causas e solucoes para acabar com os incendios; há umas semanas, a candidatura do Mario Soares...
Mas voces vivem onde? Sei que este é um local de discussao, mas nao está na altura de deixarmos todos de discutir isto e mais aquilo e ir para a rua?
O Governo faz o que quer e só podemos decidir em cada 4 anos quem sao os novos melros que para lá vao. Cada dia pedem mais dinheiro aos contribuintes (em forma de impostos directos/indirectos) e o Zé Povinho protesta no Caldeirao de Bolsa e paga em seguida... mas para ir fazer uma mega manifestacao, isso já nao temos gente.
Acordem e toca a dominar este pais enquanto é tempo.
Nao sao só os funcionários publicos que estao a ser afectados... mas todos nós. Todos... sem excepcao!
Enquanto nao tivermos na politica alguem que ninguem conhece de nenhuma parte e com vontade de fazer de Portugal um pais melhor, continuamos com esta pouca vergonha de arranjar tachos para os meninos e o deixar andar tipico do portugues.
Acho que já esteve mais longe uma guerra civil em Portugal.
Cumprimentos,
Alex Tomás
Alex Tomás
- Registado: 3/5/2005 12:47
tavaverquenao Escreveu:Já existe a tecnologia para resolver-mos os nosssos problemas, quer para produzir energia de forma economica/limpa quer para nos abastecermos de agua.
Em relaçao aos incendios, acho que deviamos (humanidade) repensar a maneira como os apagamos, se nao vejamos, comparem a maneira como se fazia uma guerra à 50 anos e como se faz nos dias de hoje, evoluçao logaritmica. Agora comparem a maneira como se combatem os incendios no mesmo periodo, pouca evoluçao houve.
Muito bem dito, e quais serão as causas dessa falta de evolução?
tavaverquenao Escreveu:É verdade que há milhares de anos, quando nao havia bombeiros, os incendios deveriam se prolongar por meses a fio, mas hoje, estao os bens das pessoas no caminho do fogo, e esse é que é para mim o maior problema.
Acho que tambem se deveria reflorestar, logo que possivel, as zonas ardidas e proibir a utilizaçao dos terrenos para outros fins. Se assim fosse o numero de indencios iria deminuir.
Estive ainda a semana passada a ver algumas fotos (com uma década) tiradas de avião em algumas zonas desde o norte (Trás-os-Montes) ao Algarve, e comparei com algumas tiradas à menos de 1 ano, verifiquei que nada se fez pela reflorestação por onde os incêndios lavraram, vieram tantos milhões da CEE para projectos de reflorestação e não sei afinal onde foram gastos
Gostaria de ver este "simples" estudo feito por mim e com base em fotos de férias, de uma forma mais profunda, ou até aproveitar este tema ou esta matéria para alguém que queira fazer o mestrado e que seja da área Eng. Florestal, ou outra, e descobrir soluções ou então os "podres" que vai neste País começando pelos "carteis" e políticos comandados pelo "apoio$$" das campanhas politicas
Pela simples observação das fotos, cerca de 60% das principais áreas florestais portuguesas estão queimadas, as zonas que foram criadas como "depósitos de água" para combater os possíveis incêndios, não existem ou foram "abandonadas" neste últimos 10 anos, pergunto: Qual foi a prevenção que se fez neste País nesta última década?
Muito possívelmente vão começar a fazê-la agora, mas para os 30% ou 40% que faltam arder ou para os 60% ou 70% que já ardeu?
Agora que já desapareceu a maior parte da floresta portuguesa é que se lembram de "trancar as portas", mas muitos já encheram os bolsos, e o País ficou cada vez mais pobre. Mas não me sai da cabeça, aquelas fotos comparadas ao longo destes 10 anos e ver aqueles empreendimentos turisticos, campos de golfe e belas vivendas, no lugar das reflorestações
- Registado: 4/12/2002 19:08
interessante
Tal como o Opa disse ;Pessoal, a primeira coisa a fazer para combater a falta de água é poupá-la!
Por exemplo: A rede de abastecimento de água da região de Lisboa tem 37% de perdas!
Nao deixa de estar correcto, qundo me veio a ideia de lançar este topico foi ;fala-se de seca (que tem sido ciclica e que os entendidos no meio dizem ; com tendençia a repetir-se no futuro), entao se actualmente estamos, quase sem agua quer dizer que porventura se passar 2 anos consecutivos, assim ou mais , nao sei onde vamos parar! nem com a poupança na ordem dos 30% nem possivelmente com novas barragens que tambem fazem falta, agora somos rodeados de Agua do mar , podemo-la tratar se necessario transporta-la ate 200km da costa e com isso resolver possivelmente aquele que vai ser um grave problema no futuro nao so aqui mas em todo o mundo.
Porque nao se faz uma bandeira nesta materia ,è como o Accionar o pedido internacional de ajuda de meios para combater os fogos , meus amigos salvo erro em Março tivemos os primeiros inçendios , sabia-se que o Verao iria ser dificil (devido a seca que estamos a atravessar)e vem-nos com fabulas e parabolas .
Haja vontade!
Por exemplo: A rede de abastecimento de água da região de Lisboa tem 37% de perdas!
Nao deixa de estar correcto, qundo me veio a ideia de lançar este topico foi ;fala-se de seca (que tem sido ciclica e que os entendidos no meio dizem ; com tendençia a repetir-se no futuro), entao se actualmente estamos, quase sem agua quer dizer que porventura se passar 2 anos consecutivos, assim ou mais , nao sei onde vamos parar! nem com a poupança na ordem dos 30% nem possivelmente com novas barragens que tambem fazem falta, agora somos rodeados de Agua do mar , podemo-la tratar se necessario transporta-la ate 200km da costa e com isso resolver possivelmente aquele que vai ser um grave problema no futuro nao so aqui mas em todo o mundo.
Porque nao se faz uma bandeira nesta materia ,è como o Accionar o pedido internacional de ajuda de meios para combater os fogos , meus amigos salvo erro em Março tivemos os primeiros inçendios , sabia-se que o Verao iria ser dificil (devido a seca que estamos a atravessar)e vem-nos com fabulas e parabolas .
Haja vontade!
- Registado: 30/12/2003 13:05
Já existe a tecnologia para resolver-mos os nosssos problemas, quer para produzir energia de forma economica/limpa quer para nos abastecermos de agua.
Em relaçao aos incendios, acho que deviamos (humanidade) repensar a maneira como os apagamos, se nao vejamos, comparem a maneira como se fazia uma guerra à 50 anos e como se faz nos dias de hoje, evoluçao logaritmica. Agora comparem a maneira como se combatem os incendios no mesmo periodo, pouca evoluçao houve.
É verdade que há milhares de anos, quando nao havia bombeiros, os incendios deveriam se prolongar por meses a fio, mas hoje, estao os bens das pessoas no caminho do fogo, e esse é que é para mim o maior problema.
Acho que tambem se deveria reflorestar, logo que possivel, as zonas ardidas e proibir a utilizaçao dos terrenos para outros fins. Se assim fosse o numero de indencios iria deminuir.

É verdade que há milhares de anos, quando nao havia bombeiros, os incendios deveriam se prolongar por meses a fio, mas hoje, estao os bens das pessoas no caminho do fogo, e esse é que é para mim o maior problema.
Eu já faço isso tudo mas continuo a achar que precisamos mesmo da dessalinização, e nao é por temos outros problemas que deves deixar este para trás. A agua é prioritario, o nosso país é pequeno logo, nao deve ser muito violento o investimento.

Pessoal, a primeira coisa a fazer para combater a falta de água é poupá-la!
Quantos deixam a água a correr enquanto lavam os dentes? quantos não fecham a torneira enquanto se ensaboam? quantos é que têm torneiras a pingar lá por casa?
O problema da seca não está só na falta de chuva, está também na forma irresponsável como gastamos água!
Dessalinização é tapar o sol com a peneira. E quem fala em água fala em electricidade/nuclear, resíduos/incineradoras.
Antes de nos pormos a pensar em soluções "milagrosas", há que pensar em REDUZIR:
- É mais barato
- É mais eficiente
- É mais ecológico
- Obriga-nos a levantar o traseiro da cadeira, que é algo que bem precisamos!
Quantos deixam a água a correr enquanto lavam os dentes? quantos não fecham a torneira enquanto se ensaboam? quantos é que têm torneiras a pingar lá por casa?
O problema da seca não está só na falta de chuva, está também na forma irresponsável como gastamos água!
Dessalinização é tapar o sol com a peneira. E quem fala em água fala em electricidade/nuclear, resíduos/incineradoras.
Antes de nos pormos a pensar em soluções "milagrosas", há que pensar em REDUZIR:
- É mais barato
- É mais eficiente
- É mais ecológico
- Obriga-nos a levantar o traseiro da cadeira, que é algo que bem precisamos!
Pata-Hari Escreveu:A reportagem que vi na televisão dizia que o processo de filtragem ea água a deixava demasiado pura para o nosso organismo a conseguir digerir, que para consumo humano é necessário adicionar alguns minerais para que a possamos consumir. Daí que fosse necessário juntar ao processo de filtragem um processo em que se adicionavam minerais à àgua para que fosse utilizada "normalmente".
É verdade, pelo que o processo mais rápido é adicionar uma % de água doce dita de furo/nascente, etc. Posso estar enganado mas não é israel o país mais avnçado nessa tecnologia?
Abraço
Quererias dizer "ordenamento" mas assim
Obrigado JAS
Eu sabia que ornamento não soava bem mas é daqueles lapsos que nos acontecem
a ideia que deste é boa
o mesmo se podia dizer do nosso exercito, onde existem dezenas/centenas de militares a olhar pro tecto sem fazer ponta de um cauda e o mesmo se podia dizer dos presos. Não basta terem cometido um crime e serem presos, a sua vida na prisão é um autentico "resort", onde apenas dormem, comem, drogam-se, infectam-se e matam-se. Tudo isto pago pelos contribuintes.
You got to love this country...
um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Eu acho que a dessalinização é a soluçao para o problema da falta de agua, mesmo ficando caro o m3, é melhor do que nao ter agua. Ja o fazem no medio-oriente há bastante tempo, e com bons resultados.
Contratar os desempregados era uma ideia, até porque o durao começou a cobrar uma taxa nos combustiveis em 2003 para o efeito.
Acho que é em cabo verde que estao mais avançados na dessalinização, até vai haver uns acordos com Portugal.
Contratar os desempregados era uma ideia, até porque o durao começou a cobrar uma taxa nos combustiveis em 2003 para o efeito.
Acho que é em cabo verde que estao mais avançados na dessalinização, até vai haver uns acordos com Portugal.
arnie Escreveu:...o que nos traria para outro complexo problema deste pais que é o seu ornamento.
Quererias dizer "ordenamento" mas assim também não fica mal pois neste mais liga-se muito mais ao supérfluo e ornamental do que ao essencial...
Por exemplo temos Bombeiros voluntários a quem o Estado não paga (ainda por cima pede aos patrões que os dispense do serviço nas empresas...) e temos desempregados a quem o Estado paga para ficarem em casa (e se fizerem uns trabalhinhos por fora também ninguém dá por isso...).
Porque não contratar os desempregados como Bombeiros e pô-los todo o ano a limpar as matas?
Mas o essencial é fazer um novo aeroporto na Ota, ou noutro lado qualquer.
Será que ele se torna necessário quando o País estiver todo ardido e já nem tivermos turismo?
E o essencial também é fazermos uma ligação de TGV de Lisboa ao Porto pois ganhamos 30 preciosos minutos quando formos ver o futebol.
Não é comprarmos helicópteros nem aviões para combater incêndios...
Quanto à água dessalinizada é uma questão de custo de produção e apenas isso.
Quando não arranjarmos outra teremos essa e, nessa altura, a qualquer preço.
Nas Maldivas apenas existe essa e é perfeitamente potável.
JAS
Ao Sol, Energias Renováveis grupo Galp
Dessalinização
A Ao Sol tem desenvolvido para projectos nesta área da dessalinização de água para consumo humano e para a agricultura utilizando a energia solar neste processo. A empresa integra o projecto de Aproveitamento de Novas Tecnologias destinadas ao tratamento de águas para consumo humano do sub programa VI do Programa CYTED, juntamente com o INETI, DER. Existe em estudo o desenvolvimento de um produto industrial para a produção de água à escala de uma família rural.
A Ao Sol tem desenvolvido para projectos nesta área da dessalinização de água para consumo humano e para a agricultura utilizando a energia solar neste processo. A empresa integra o projecto de Aproveitamento de Novas Tecnologias destinadas ao tratamento de águas para consumo humano do sub programa VI do Programa CYTED, juntamente com o INETI, DER. Existe em estudo o desenvolvimento de um produto industrial para a produção de água à escala de uma família rural.
A reportagem que vi na televisão dizia que o processo de filtragem ea água a deixava demasiado pura para o nosso organismo a conseguir digerir, que para consumo humano é necessário adicionar alguns minerais para que a possamos consumir. Daí que fosse necessário juntar ao processo de filtragem um processo em que se adicionavam minerais à àgua para que fosse utilizada "normalmente".
lagosta Escreveu:Que a água não sirva para beber, muito bem
É própria para consumo, tal como a água a bordo dos navios de cruzeiro. Pelo menos eu passei uns meses a bebê-la e ainda cá estou. A dessalinização costuma ser feita por osmose inversa, tal como os filtros de água que muita gente já começa a ter em casa.
- Registado: 10/10/2003 10:04
Será certamente um processo com imemso futuro, mais uma vez nuestros hermanos a darem cartas, visitei há pouco tempo uma das ilhas canárias, que para quem não conhece é extremamente árida, de origem vulcânica, logo água é algo que não abunda, mas tem uma estrutura hoteleira que não é pequena totalmente suportada por esse processo.
Que a água não sirva para beber, muito bem, mas tantas utilizações se podiam dar, especialmente em em aplicações "futeis" em tempos de crise...campos de golf...piscinas, etc
Que a água não sirva para beber, muito bem, mas tantas utilizações se podiam dar, especialmente em em aplicações "futeis" em tempos de crise...campos de golf...piscinas, etc
- Registado: 23/8/2004 12:32
Exacto Emanuel, também vi isso mas não me recordo do custo por metro cúbico. Há umas semanas atrás, o herald tribune tinha também um artigo acerca do mesmo processo e que estava a ser utilizado em espanha. Francamente parece-me ser uma das tecnologias com imenso futuro e fará sentido pensar que com o tempo o processo também se tornará menos caro. Permite resolver problemas gravissimos que afectam uma parte muito grande do globo e parece a forma mais óbvia de os resolver.
Por acaso
... deu uma reportagem na TV no outro dia em que falavam precisamente na dessalinização da água que já está a ser feita hoje em dia em... Porto Santo. Pois é, mesmo ali ao lado da Madeira. Não tenho a certeza, mas parece-me recordar o preço por m3 da ordem dos 30 centimos.
n
mas............... como tudo neste pais se resume a impostos, parece que já estou a ver o governo a aproveitar-se disso e colocar um qualquer tipo de imposto sobre cada metro cubico de agua.
O interessante e que mesmo face ao custo , continua a nao ser uma opçao valida , agora pergunto , e se por acaso esta seca extrema durar dois anos consecutivos ou mais, por ex?.
Sei por ex, que grupo Pestana no Algarve esta usar esta tecnologia nao sei em que escala .
E que tem-se a possibilidade de se conseguir levar ate cerca de 200km da costa , sera que um pais nao tira riqueza quer na agricultura , ou mesmo no turismo.
O interessante e que mesmo face ao custo , continua a nao ser uma opçao valida , agora pergunto , e se por acaso esta seca extrema durar dois anos consecutivos ou mais, por ex?.
Sei por ex, que grupo Pestana no Algarve esta usar esta tecnologia nao sei em que escala .
E que tem-se a possibilidade de se conseguir levar ate cerca de 200km da costa , sera que um pais nao tira riqueza quer na agricultura , ou mesmo no turismo.
interessante esse artigo
mas............... como tudo neste pais se resume a impostos, parece que já estou a ver o governo a aproveitar-se disso e colocar um qualquer tipo de imposto sobre cada metro cubico de agua.
Hoje junto com a conta da agua, já se paga uma quantia para os residuos solidos urbanos e outra quantia para os residuos liquidos urbanos. Com o uso da agua do mar, acrescenta-se uma quantia para os residuos maritimos urbanos
Hoje junto com a conta da agua, já se paga uma quantia para os residuos solidos urbanos e outra quantia para os residuos liquidos urbanos. Com o uso da agua do mar, acrescenta-se uma quantia para os residuos maritimos urbanos

Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Ano nimus, Burbano, Caelito Telles, darkreflection, Google Adsense [Bot], Kiko_463, m-m, malakas, Manchini888, MarketGodzilla, MR32, navaldoc, nickforum, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, SerCyc, serdom, trilhos2006 e 186 visitantes