Caldeirão da Bolsa

off topic - temperatura do CPU

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

cooler instalado

por arnie » 28/7/2005 13:19

Olá

Bem, já está instalado o novo cooler e uma ventoinha de 120.

Este cooler é um autentico monstro, faz quase 2 do outro :shock:

As diferenças são enormes, logo no arranque, tenho agora uns 50/52 graus bo arranque quando anteriormente ia aos 72/74 graus.
Com a torre aberta, funciona entre os 45/47 graus e com a torre fechada ronda os 50/52 graus quando anteriormente, com a torre aberta andava sempre entre os 58/64 graus e certos spikes ia logo aos 73 graus.

Este sistema de segurar o cooler é que n me parece lá muito eficaz :?
Quando parecia estar bem seguro, fiz um pouco de força e desagarrou-se logo, voltei a fixar e já n me atrevi a fazer tanta força. Aparentemente tá fixa :pray:

Agora o silencio....... oh que bom não ouvir practicamente o som das ventoinhas :-$

como agora sobra-me a ventoinha de 80 vou colocar à frente para fazer entrar ar mas tenho que primeiro furar o painel frontal pois o esperto que a desenhou esqueceu-se desse pormenor, coloca o sitio para a ventoinha mas esquece-se de deixar tb os buracos :wall:

Mais uma vez, obrigado a todos
arnie
Anexos
tower2.jpg
tower2.jpg (77.14 KiB) Visualizado 1478 vezes
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por luis.gomes » 28/7/2005 12:11

Boas,

Só para informação!
Os meus computadores nunca tiveram tampa lateral... é algo q nunca utilizei e os resultados são bastante diferentes.

Um abraço,

Luís Gomes

Registado: 4/1/2005 2:03

por Lykan » 28/7/2005 10:12

Boas

Tente ir a estes sites e pode ser que encontre os drivers que quer. Podem nao ser oficiais mas se funcionarem bem penso que isso e o menos importante.

http://www.network-drivers.com/
http://members.driverguide.com/
http://www.driversplanet.com/

Um abraco

Lykan
Fool me once
Shame on you
Fool me twice
Shame on me

Imagem

Registado: 2/6/2005 17:54

...

por englishman » 27/7/2005 18:17

Já que falam de computadores...
e para não abrir outro "off-topic"...
Gostaria de saber se é possível arranjar os "drivers" para Win2000 ou WinXP (para este era melhor) de uma placa Lan com alguns anitos (1996) da New Media Corporation... acho que é uma Ethernet Lan Adapter (Basics Lan), ou se posso enganar o XP para ele aceitar esta placa?

Obrigado.
EMan

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por Lykan » 27/7/2005 12:15

o que aconselha para limpar restos da pasta antiga já que li que é necessário limpar bem antes de colocar a nova?

alcool com um cotonete? será neste caso preferivel tirar o processador da placa?

Há produtos próprios para limpeza mas são quase todos baseados a propanol ou acetona. Eu aconselho a ir a uma drogaria e comprar um pouco de propanol (é tipo etanol mas menos volátil... C3H7OH) pelo que quanto mais puro for, melhor. Um pouco disto ou de acetona num cotonete são mais que bons para o trabalho, se bem que prefiro o álcool :)

Para ter uma ideia dos preços vá a este link:

http://www.sigmaaldrich.com/catalog/sea ... LUKA;82092

Escolha um com mais de 99% pureza e o mais barato que encontrar (como não deve dar-lhe grande uso tente comprar o frasco mais pequeno e o que sobrar guarde num sítio escuro e fresco)

Um abraço
Lykan
Fool me once
Shame on you
Fool me twice
Shame on me

Imagem

por arnie » 27/7/2005 11:49

bem, resta-me que chegue e depois de a montar logo se vê :wink:

já agora uma pergunta

o que aconselha para limpar restos da pasta antiga já que li que é necessário limpar bem antes de colocar a nova?

alcool com um cotonete? será neste caso preferivel tirar o processador da placa?

isto já me está a dar demasiado trabalho :|

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Lykan » 27/7/2005 11:18

A maior parte dos cooler trazem a massa térmica mas alguns metem uma porcaria qualquer que não faz grande coisa :(

Pelo que vejo das especificações do que encomendou a massa térmica que vem com o cooler não é má de todo, mas há bem melhores (eles comparam a performance com a artic silver 2 mas se o fizessem com a Artic Silver 5 ficavam a milhas).

Um abraço
Lykan
Fool me once
Shame on you
Fool me twice
Shame on me

Imagem

por arnie » 27/7/2005 10:53

olá Lykan

ora aí está uma pergunta interessante :oops:

não é previsto que o cooler traga a massa termica incluida ? :-s

mandei vir este

http://www.arctic-cooling.com/cpu2.php?idx=34&disc=

pelo que pude ler por aí, é dos melhores que existe :-k

a exame informatica este mês tras um video de como montar um water cooling dessa mesma marca mas a versão mais "pro" mas tb fala desse que mostras.

vamos ver o que o futuro imediato me reserva :P

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

por Lykan » 27/7/2005 10:30

ArnieApesar de já ter tomado medidas aqui vai um link que poderá ser interessante, principalmente quem tiver problemas de espaço na caixa

http://www.rbmods.com/Articles/Coolerma ... gate/1.php

Arnie

Quando encomendou um novo cooler tb escolheu a massa térmica? é que o desempenho de uma massa má para uma boa é brutal e esses 2 ou 3€ fazem toda a diferença no sistema de refrigeração da máquina :)
Fool me once
Shame on you
Fool me twice
Shame on me

Imagem

A culpa é do verão e do HL2

por BlueNet » 26/7/2005 12:07

O que te aconteceu, tambem já me aconteceu a mim !

O Half Life já me obrigou a comprar um cooler a sério (e como entrei numa loja de informatica comprei tambem uma nova placa grafica, não me consigo controlar, :? )

Pela foto deu para ver que a ventoinha é duma marca conhecida (Intel) acho que tambem fazem processadores e tudo :mrgreen: mas agora a sério troca a ventoinha/dissipador do processador por uma a sério e ficarás com o problema resolvido.

Xau
Please be gentle I'm still learning.

Registado: 10/3/2005 13:01

por Gonanto » 26/7/2005 11:49

Não sou expert em informática mas talvez a minha experiência possa ajudar, pois tal como já referiram anteriormente talvez estejam a dar soluções para resolver um problema (arrefecimento do CPU) e não para o verdadeiro problema (aquecimento excessivo do CPU).

Tenho um portátil com Windows Me.

Recentemente estava sempre a bloquear, "comia-me" os recursos todos incluindo cerca de 3Gb do disco rigido que estavam livres.

Mal o ligava começava a trabalhar intensamente, sem qualquer programa a correr. O processador estava sempre a trabalhar a 100% e o pc aquecia muito.

Pensei que era da firewall McAfee recentemente instalada por substituição doutra.

Depois de várias experiências que incluíram formatação e reinstalação do sistema operativo resolvi o problema desactivando o "Restauro do Sistema".

Não tenho explicação para a resolução mas voltou tudo ao normal funcionamento.

Portanto pode ser que no caso em discussão seja um programa que esteja sempre a funcionar e que esteja a fazer funcionar o processador a 100% com o consequente aquecimento.

Espero ter contribuído para a solução.

Gonanto

Registado: 8/11/2002 12:04

Boas

por maya » 26/7/2005 11:22

Eu sei muito pouco de informáticas mas:

1.º Com os jogos é normal de a temperatura do Cpu e das graficas suba.. mas de resto o processador devia estar "calmo" (fresco).. assim como a motherboard ou a grafica.

Assim se bem que as ventoinhas ajudem acho que tas a tentar resolver um problema a remendar.. que é adicionar ventilação... mas mantendo o problema...

Tenta o seguinte... ver as configurações da bios.. ver no site quais as ideais e quais as que tens... ver se não haverá qualquer componente ou placa.. que depois de desligada fica tudo a funcionar normal

(no meu portátil tenho um centrino. 1,6 Ghz... isto por vezes tb começava a aquecer... com programas até antigos... (^Tipo não estão adaptados as instrucções actuais e levam o processador para a potencia maxima...) Eu arranjei um programinha para quando uso esses programas me manter o processador a uma velocidade constante de 600 mhz... Mas este programas so funcionam para centrinos...

Mas de qualquer forma, há um qualquer aplicativo ou um problema qualquer no hardware para fazer isso..

Pode ter queimado qualquer coisa na board.. não sei... Tens de ir retirando coisas e tentar..

Outra coisa: tenta com um sistema difrente.. Tipo o knoppix: um sistema de linux que corre a partir do cd..(em ram) e te permite testar todo o sitema.. claro que tens de gravar num cd.. mas é mesmo excepcional... (tens oficce e tudo.. Não te mexe no disco... Depois ao reiniciares o pc sem o cd na drive fica tudo como estava antes) (este é tb um excelente sistema para recuperar informações importantes depois de o sistema operativo estar danificado... )

Boa Sorte! http://www.knopper.net/knoppix-mirrors/ ... ub/knoppix
Cumprimentos,
O Maya

" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"

Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.

Registado: 23/10/2004 23:08

por arnie » 26/7/2005 11:03

Quero agradecer a todos a vossa ajuda

D1as

Esses teus links foram 5 estrelas

já encomendei um cooler novo e 2 ventoinhas de 120mm para ver se a temperatura consegue baixar

em ultimo caso, vou colocando umas pedras de gelo em cima da torre para a manter fresca :mrgreen:

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Tunning de PCs

por Recolector » 25/7/2005 18:36

arnie Escreveu:atrás dá para colocar uma de 120 mas à frente reparei agora que apesar de lá estar o sitio para uma de 120 de nada serve pois tá tapada com a parte da frente da torre em acrilico, gente esperta :?

Se não tiveres problemas em kitar (fazer um tunning :mrgreen:) a caixa, vai a um hiper de bricolage, tipo Aki, compra uma rede "cool" de metal e recorta um rectângulo do plástico da frente. Dobra rebordos na rede por forma a ela encaixar à medida por dentroe :!: Quanto à ventoinha da frente, põe umas jantes de 120, mas atrás podes deixar a que lá está, pois tens a da fonte a ajudar.

arnie Escreveu:agora tem estado constante a 56º

Pronto, agora já podes jogar o HalfLife. Por falar em jogos, eu costumo utilizar o "Age of Empires" para testar a duração das baterias dos portáteis. Gosto de género, jogos de estratégia, por isso, há pouco tempo, arranjaram-me um jogo PORTUGUÊS de estratégia, produzido pela Ciberbit SA, intitulado "Portugal 1111 - a conquista de Soure. Foi distribuido pela Visão e tem o código IGAC : 6967/2004. A acção desenrola-se no contexto da reconquista cristã da península ibérica e o objectivo final é reconquistar e consolidar Soure.
O jogo em si é um pouco mais pobre e mais pesado que o Age of Empires da MS, mas num processador actual é perfeitamente jogável e muito interessante.
Recomendo

Cumprimentos
Recolector
Lei da Gravidade, revisitada :
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.

Registado: 25/1/2005 22:10

por D1as » 25/7/2005 18:34

fica uma thread com info q pode ser-te util:

http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=19769

Registado: 7/11/2002 19:47

por D1as » 25/7/2005 18:30

oi Arnie,

Assim como para quem quer aprender umas coisas de bolsa vem aqui ao caldeirao ou a outro site da "especialidade", para pc's tb há foruns q te podem ajudar:

- www.aquapc.com (loja portuguesa que tem um forum mto porreiro)
- www.pcdiga.com (idem idem aspas aspas mas com menos posts)
- www.hardware.com.pt (só forum, porreiro)

entre estes 3 deves safar-te.

abraço

Registado: 7/11/2002 19:47

por arnie » 25/7/2005 17:46

pó é coisa que n existe nas ventoinhas

a torre é uma matrix, atrás dá para colocar uma de 120 mas à frente reparei agora que apesar de lá estar o sitio para uma de 120 de nada serve pois tá tapada com a parte da frente da torre em acrilico, gente esperta :?

as ventonihas trabalham a tempo inteiro, nenhuma delas para, pelo menos, que eu tenha sentido

agora tem estado constante a 56º

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

por correia » 25/7/2005 17:27

em relaçao ao barulho pode ser lixo nas ventoinhas também. nada como dar lhes uma limpadela.

Registado: 4/3/2005 12:05

por Lykan » 25/7/2005 17:11

Recolector Escreveu:Só por um descargo de consciência, verifica se as ventoinhas (todas) se mantêm sempre a trabalhar.

Esqueci-me deste "pormenor". Houve uma altura em que o meu PC, sempre que começava a jogar, ia para os 65ºC e começava a apitar por tudo quanto era lado (alarmes do software da MB) e descobri que era a ventoínha da placa gráfica que não rodava, gerando o calor em excesso.
Fool me once
Shame on you
Fool me twice
Shame on me

Imagem

por Recolector » 25/7/2005 17:08

arnie Escreveu:não alterei nada, a não ser ter instalado o Win XP SP2 de resto tudo se mantem na mesma.[quote/]

O upgrade do XP não terá alterado as configurações de poupança de energia (suspensão/hibernação) ? Já experimentaste actualizar o driver da placa gráfica ? Só por um descargo de consciência, verifica se as ventoinhas (todas) se mantêm sempre a trabalhar.

arnie Escreveu:a ventoinha seria a deitar ar para dentro visto que a que está na traseira deita-o para fora,certo?

Certo. O ar frio entra em baixo, depois de aquecido acumula-se na parte superior, onde é expelido pelas ventoinhas da fonte e da caixa.

Cumprimentos
Recolector

por Lykan » 25/7/2005 16:51

arnie Escreveu:neste utilitario está a referencia a power fan e chassis fan que se eu pedir para ele monitotizar dá sinal de que power fan e chassis fan are below threshold o que indicaria que estava a trabalhar abaixo do seu limite??
a questão é que por defeito, a monitorização não estava selecionada e fui ver à bios e não existe qualquer tipo de referencia a power e chassis fan, a não ser a que n possui informação sobre estas.

Bom, apesar de já não olhar há algum tempo para o meu utilitário e partindo do princípio que para a Asus são todos iguais, refiro-me à CPU fan.
Suponho que a power fan seja a da fonte de alimentação e que a chassis fan é a que está atrás (na caixa). Seja como for é bom que trabalhem acima do treshold (limite mínimo) caso contrário quase de certeza que dá para o torto (convém ver as especificações de cada dissipador. Uma ventoínha com mais RPM's não significa que arrefeça mais que outra com menos RPM's e a definição do treshold depende dos dissipadores que se tem)
Fool me once
Shame on you
Fool me twice
Shame on me

Imagem

por correia » 25/7/2005 16:49

isso é uma matrix cf 2029 certo?
troque a ventoinha de 80 por uma de 120 atrás. à frente nao se consegue ver mas se puder coloque lá uma de 120 tb. assim deve ficar resolvido por pco dinheiro. se mm assim quiser mais baixa é seguir os conselhos anteriores tb: colocar uma pasta térmica boa dps de limpar a q lá está e um dissipador novo melhorzito. Mas penso q as ventoinhas vao ser suficientes. tenho duas caixas dessas no escritório e já vendi bastantes dessas também e as ventoinhas normalmente resolvem o assunto.

Registado: 4/3/2005 12:05

por arnie » 25/7/2005 16:35

o que me começou a chamar a atenção para o calor foi quando o PC de repente começou a fazer um barulho infernal sempre que colocava o half life

um dia coloquei a mão atrás e o vento que de lá saia até queimava

a partir desse momento, jogasse eu ou não, bastava o PC estar 5 min a trabalhar para aquele ruido aparecer e o vento aquecer automaticamente

não alterei nada, a não ser ter instalado o Win XP SP2 de resto tudo se mantem na mesma.

este fim de semana é que instalei pela 1ª vez o utilitario da asus e pude ver os valores concretos da temperatura.

neste utilitario está a referencia a power fan e chassis fan que se eu pedir para ele monitotizar dá sinal de que power fan e chassis fan are below threshold o que indicaria que estava a trabalhar abaixo do seu limite??
a questão é que por defeito, a monitorização não estava selecionada e fui ver à bios e não existe qualquer tipo de referencia a power e chassis fan, a não ser a que n possui informação sobre estas.

recolector

a ventoinha seria a deitar ar para dentro visto que a que está na traseira deita-o para fora,certo?

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

PC descapotável

por Recolector » 25/7/2005 15:39

Eis o look de verão dos PCs :mrgreen:

Afinal já tens uma 2ª ventoinha, para além da da fonte de alimentação.
Se a caixa permitir adicionar uma ventoinha na parte frontal inferior, é o ideal.

O que me deixa curioso é o facto de referires que a partir de certa altura, com a mesma configuração de hardware, passou a aquecer muito mais. Mudaste o software (SO, etc.); mudaste as configurações de poupança de energia ?

Cumprimentos
Recolector

por Lykan » 25/7/2005 15:33

Com essas ventoínhas isso deveria ser um frigorífico... no monitor da motherboard as ventoínhas estão a trabalhar??
Essas temperaturas são "normais" (ou seja, têm sido sempre assim desde que comprou ou PC)? É que se fôr o caso é muito provável que se tenham esquecido de colocar massa térmica ou posto uma muito má (ou nos sítios errados).
Um abraço :)
Fool me once
Shame on you
Fool me twice
Shame on me

Imagem

Próximo