Vodafone (ADR)
1 Mensagem
|Página 1 de 1
Vodafone (ADR)
Empresa Vodafone ADR
Sector Telecomunicações
Data Trading Idea 26-07-2005
Preço à data 25,37 USD
Stop Loss 24,22 USD
Vodafone (ADR) – Uma estratégia global
Telecomunicações móveis
Sendo a maior empresa de telecomunicações móveis a nível global, a Vodafone encontra-se posicionada em todos os continentes, isto na sequência de uma série de aquisições realizadas ao longo dos últimos anos. A empresa emprega mais de 57 mil trabalhadores tendo uma capitalização bolsista de aproximadamente USD 161 mil mn (GBP 90 mil mn). No mercado norte americano a empresa transacciona através de ADR’s * (american depositary receipts).
Depois de um período onde a empresa procedeu a várias aquisições, a performance acabou por ser pressionada pelos elevados custos originados com a estratégia de criar uma marca única e com ofertas semelhantes a nível global. Na realidade, os recentes dados fornecidos pela empresa demonstram que as sinergias que se pretendiam atingir começam finalmente a surgir, com a Vodafone a registar taxas de crescimento de receitas superiores à média de grande parte dos mercados em que opera.
Esta realidade é ainda mais visível no segmento de telemóveis 3G, uma vez que nos principais países europeus a Vodafone regista um avanço bastante significativo relativamente às principais operadoras europeias no número de subscritores. Com o mercado tradicional de telecomunicações móveis a revelar taxas de penetração cada vez mais altas, novos segmentos como a tecnologia 3G apresentam-se como alternativas que permitem às operadoras disponibilizar um conjunto de ofertas mais diversificadas e com um potencial de rentabilidade mais elevado. Neste sentido, o posicionamento da Vodafone como operadora global, disponibilizando soluções que são válidas em praticamente todos os mercados da empresa, conferem-lhe uma vantagem competitiva face aos seus concorrentes.
Embora não se possam afastar eventuais aquisições para sustentar o crescimento do grupo, a Vodafone negou recentemente comentários que apontavam para a possibilidade da T-Online vender a sua unidade móvel nos EUA à empresa por valores bastante elevados. O grupo nesta matéria deverá continuar a privilegiar aquisições selectivas em mercados com alto potencial de crescimento. Com um P/E de 2005 e 2006 de 13,32x e 12,42x respectivamente, a Vodafone transacciona a desconto face à média sectorial de 19,14x e 16,40x para 2005 e 2006.
* Um ADR (American Depositary Receipt) representa um ADS (American Depositary Share) referente a um depósito de um número específico de acções de uma empresa não americana. O ADS é negociado na Bolsa de Nova Iorque e, no caso específico do Grupo Vodafone, representa 10 acções da empresa sendo transaccionado com o símbolo VOD.
Tecnicamente o ADR Vodafone registou recentemente uma correcção para junto da linha de suporte próxima dos USD 24, nível técnico junto do qual já registou uma reacção, mantendo ainda um upside interessante e que poderá constituir-se como um momento interessante para a entrada no título.
Numa perspectiva de trading, deverá ser considerado um stop loss (limite de perda máximo recomendado) de 4,5% abaixo do preço de entrada. Um preço de compra nos USD 25,37 implicaria assim um nível de stop loss nos USD 24,22. Sendo um investimento denominado em dólares e para investidores que pretendem cobrir o risco cambial associado, recomendamos que analisem as anteriores trading ideas referentes ao mercado norte americano.
1 Mensagem
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Ano nimus, Artur Jorge, As_paus , Burbano, fosgass2020, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Hawk66, iniciado1, Joshuaz, leao, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, OffTheRecord, PAULOJOAO, PMP69, SerCyc, serdom, Shimazaki_2, Simplório, trilhos2006, turbo team, Xacal e 155 visitantes