Off topic - Imposto de circulação automóvel
7 mensagens
|Página 1 de 1
Paulo Moreira, não tenho presente os últimos comparativos mas tenho a vaga ideia de que o motor a gasóleo deixou já há algum tempo de ser mais poluidor que o motor a gasolina. Acresce que consome menos...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Off topic - Imposto de circulação automóvel
Paulo Moreira Escreveu:Não tenho por hábito abrir um off topic, mas é um assunto que me está a intrigar seriamente. Tenho verificado que carros a gasóleo de alta cilindrada paga muito menos imposto do que um carro a gasolina com cilindrada, por exemplo, de 1400cc. Isto leva-me a perguntar, qual é a lógica do cálculo do imposto de circulação. Pelos vistos, o preço do carro não tem grande influência (por exemplo, um Passat a gasóleo paga muito menos do que um golf de 1400cc, mas o preço dele é quase o dobro). Normalmente, quem compra carros mais caros, são aqueles que têm melhores recursos económicos e, portanto, seria justo pagarem mais imposto de circulação.
Por outro lado, não era mais justo um carro mais poluidor, como são os carros a gasóleo, pagarem mais por circular? Isso não acontece.
Então qual é a lógica? Alguém sabe explicar?
ps: existe algum site onde se pode consultar a tabela com os preços dos dísticos? é que eu não consigo encontrar...
Eu penso que justo, seria todos pagarem o mesmo....ou será que um carro por ser mais caro, gasta mais a estrada. Já agora qual será o critério para uns pagarem mais e outros menos...ter um bom carro não quer dizer que se tenha muita dinheiro ( pode ser uma opção de vida ).
Obrigado, tavaverquenao. Já tinha consultado precisamente essa página, mas não é exactamente aquilo que procurava. Entretanto, procurei melhor e encontrei, só que está actualizada até Janeiro de 2003, lamentavelmente.
Artigo 8º em:
http://www.dgci.min-financas.pt/dgciapp ... v.html#A08
Artigo 8º em:
http://www.dgci.min-financas.pt/dgciapp ... v.html#A08
Paulo Moreira
Off topic - Imposto de circulação automóvel
Não tenho por hábito abrir um off topic, mas é um assunto que me está a intrigar seriamente. Tenho verificado que carros a gasóleo de alta cilindrada paga muito menos imposto do que um carro a gasolina com cilindrada, por exemplo, de 1400cc. Isto leva-me a perguntar, qual é a lógica do cálculo do imposto de circulação. Pelos vistos, o preço do carro não tem grande influência (por exemplo, um Passat a gasóleo paga muito menos do que um golf de 1400cc, mas o preço dele é quase o dobro). Normalmente, quem compra carros mais caros, são aqueles que têm melhores recursos económicos e, portanto, seria justo pagarem mais imposto de circulação.
Por outro lado, não era mais justo um carro mais poluidor, como são os carros a gasóleo, pagarem mais por circular? Isso não acontece.
ps: existe algum site onde se pode consultar a tabela com os preços dos dísticos? é que eu não consigo encontrar...
Paulo Moreira
7 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, carlosdsousa, Carrancho_, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, m-m, malakas, MR32, nbms2012, niceboy, nunorpsilva, O Magriço, OffTheRecord, PAULOJOAO, PMP69, SA Traffic, SalvaFP, SerCyc, serdom, Simplório, tami, trilhos2006, Xacal e 815 visitantes