Caldeirão da Bolsa

Tendência dos mercados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por wolfmen » 18/7/2005 9:22

bom dia,

Faraó, so hoje posso responder

resvista carteira deste mes
Nao tenho nenhum livro, mas tbm gostava de ler

já se pediu aqui, no caldeirão, a quem tivesse mas nunca apareceu nada.

O livro deve ser considerado uma raridade :mrgreen:

:lol: :lol:

wolf,
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 771
Registado: 14/12/2004 18:21

Aonde arranjou

por Faraó » 15/7/2005 22:18

este artigo do Dr Braga de Matos?
Há mais?
è de algum livro?
Quantos livros eventualmente tem?

Bem haja
 
Mensagens: 150
Registado: 7/4/2003 21:49

Tendência dos mercados

por wolfmen » 15/7/2005 20:02

Boa tarde,

Tenho lido aqui, imensos post's sobre a futura queda dos mercados, índices sobre-comprados, divergências nos indicadores e afins.

Ora bem :

Que os mercados vão cair, que vai haver um ciclo bear, é um dado irrefutável, e eu até posso adiantar com toda a certeza que vai acontecer, (não sei é quando) :lol: .
Que nada sobe indefinidamente, é verdade
Mas tbm é verdade que em todos os ciclos bull houve "apenas" correcções ás subidas e por enquanto a tendência é de alta


Com este post não quero que pensem, os que apostam nas quedas, que estou a critica-los; terem a vossa visão do mercado e seguirem-na é meritório.
Agora por favor, a cada correcção do mercado não me venham sempre dizer que entramos em “bear mode”

Já no dia a dia os mercados sobem e descem, por inúmeras causas, técnicas/fundamentais ou outras.
E ai sim, devemos ajudarmo-nos para tentar perceber o que se passa e onde está um bom setup para se poder ganhar algum $$

Afinal, é para isso que cá estamos, aqui e no mercado


Deixo aqui um artigo do Dr. Fernando braga de matos, muito engraçado e tbm muito apropriado

wolf,

"O mercado tem sempre razão mesmo quando não tem resultados"

"Tendência" é uma palavra mágica

Acreditem!!!.

Não esteticamente, com aquele perfume diáfano que se entranha na poesia ou torna escorreita a prosa, mas pela profundeza conceptual e pela magnitude das suas consequências para os investidores.
No jogo dos mercados, dir-se-á que a melhor das tendências a seguir é a que o próprio consegue desencadear, segundo o princípio "a melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo"(1).
Coco Chanel, nos anos 20, ditou a tendência do preto para vestir as mulheres(2) e a sua casa de moda nunca deixou de ser seguida, chegando a ser a mais lucrativa de sempre 50 anos mais tarde.
Quando Chester Carlson inventou a xerocópia, sabia, dizia-o ele, que "tinha um tigre preso pela cauda". Criou o mercado e ficou infectamente rico.
Embora seja "muito difícil prever, principalmente para o futuro", há outra maneira de antecipar a tendência e até existem esotéricas empresas de consultadoria que a isso se dedicam, segundo parece com grande pompa e desapontantes resultados.
É o caminho de Gilbert Trigano e do seu Club Méditerranée nos anos 50, detectando os sinais que vão desencadear os eventos, a pré-tendência por assim dizer. Ele viu a ascensão da abastança das classes médias, o gosto pela imitação dos ricos ociosos, a libertação do trabalho e o culto do lazer, a proliferação dos transportes, e previu a tendência para o turismo de massas travestido de luxo. Trigano ficou como Cresus e até foi condecorado, o que não tem qualquer espécie de interesse.
E para nós, gente banal do nosso bairro, que não somos nem Trigano, Chanel ou Carlson, mas que ambicionamos fazer com os nossos cabedais o que Deus disse aos homens sobre crescer e multiplicar?
Para nós, no jogo dos mercados financeiros, basta seguir a tendência, pois a evidência empírica demonstra exuberantemente que há duradoiros ciclos de subida ("bull") e de descida ("bear"). Não adivinhamos a tendência nem a criamos, mas entramos nela quando os sinais são claros de que ela rompeu e só saímos quando ela manifestamente quebrou, mas não antes(3).
Se as acções estão demasiado caras ou baratas ninguém sabe, a não ser o próprio mercado e o mercado tem sempre razão mesmo quando não tem.
Por isso é que Greenspan, o grande guru, se pudesse jogar em acções, não ganharia nem metade de um modesto seguidor de tendências, no grande "bull market" dos anos 90, ele que preveniu o público contra a "exuberância" reinante (e tratava-se de um eufemismo, porque a verdade é que andava tudo alucinado).

"The trend is your friend", ok?

(1) Sou um adepto fervoroso de ditos e aforismos, pela laracha ou pela prova empírica que contêm. Adiante há mais.
(2)0 "criador" iraniano não passa de um preocupante desvio ideológico.
(3) Isto como estratégia geral de "timing the market", que não exclui, antes coabita com a oportunística de "ir aos saldos" em épocas de excessiva depressão e a cautela de diminuir a exposição nas euforias.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 771
Registado: 14/12/2004 18:21


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, carlosdsousa, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, m-m, malakas, MR32, nbms2012, niceboy, nunorpsilva, O Magriço, OffTheRecord, PAULOJOAO, PMP69, SA Traffic, SalvaFP, SerCyc, serdom, Simplório, tami, trilhos2006, Xacal e 891 visitantes