Fanatismo religioso
2 mensagens
|Página 1 de 1
“O terror é a linguagem do século XXI”
No ano passado, Paulo Moura, jornalista do Público, entrevistou Omar Bakri Mohammed, um sheik que se autoproclamava “líder do Londonistão” e “Teórico da Al-Qaeda na Europa”. Na entrevista, publicada a 18 de Abril de 2004, Omar Bakri falava da “inevitabilidade” de grandes atentados terroristas em Londres e dos grupos que os preparavam. Como é fácil ser profeta quando se controla os cordelinhos que precipitam o Apocalipse.
Aqui ficam, reveladores, alguns excertos dessa entrevista (PÚBLICA Domingo, 18 de Abril de 2004) :
“O terror é a linguagem do século XXI”
PÚBLICA: Acha que vai ocorrer algum grande atentado em Londres?
Omar Bakri Mohammed: É inevitável. Porque estão a ser preparados vários, por vários grupos.(…)
P. Há muitos desses grupos “free-lance” na Europa?
R. Cada vez mais. O que é perigoso, porque nem todos têm a preparação teórica adequada. Aqui em Londres há um grupo muito bem organizado, que se auto-intitula Al-Qaeda-Europa. Divulgam, pela internet e email, muito material de propaganda e têm um apelo muito grande sobre os jovens muçulmanos. Sei que estão prestes a lançar uma grande operação.(…)
P. Como sabemos que um atentado é realmente da Al-Qaeda?
R. É fácil. Em primeiro lugar são sempre operações em grande escala. O texto divino é claro quanto à necessidade de provocar “o máximo dano possível". O operacional tem portanto de certificar-se de que mata o maior número de pessoas que pode matar. Se não o fizer, espera-o o fogo do Inferno. Em segundo lugar, a Al-Qaeda deixa sempre uma impressão digital: uma pista, como um carro com um Corão ou uma cassete, para ser encontrado pela Polícia. Terceiro, os ataques são feitos em dois ou três lugares ao mesmo tempo. Finalmente, a linguagem. Nos comunicados, basta ler uma frase para se reconhecer o seu rigor teórico: não há nenhum sinal de nacionalismo, não se dizem árabes, nem palestinianos, apenas muçulmanos. Falam sempre do martírio, da morte.(…)
P. Mas o que pode justificar matar deliberadamente milhares de civis inocentes?
R. Nós não fazemos a distinção entre civis e não civis, inocentes e não inocentes. Apenas entre muçulmanos e descrentes. E a vida de um descrente não tem qualquer valor. Não tem santidade.
P. Mas havia muçulmanos entre as vítimas.
R. Isso está previsto. Segundo o Islão, os muçulmanos que morrerem num ataque serão aceites imediatamente no paraíso como mártires. Quanto aos outros, o problema é deles. Deus mandou-lhes mensagens, os muçulmanos levaram-lhes mensagens, eles não acreditaram. Deus disse: “Quando os descrentes estão vivos, guia-os, persuade-os, faz o teu melhor. Mas quando morrem, não tenhas pena deles, nem que seja o teu pai ou mãe, porque o fogo do Inferno é o único lugar para eles".(…)
P. O Corão diz isso?
R. Sim. As pessoas não percebem, porque a televisão e os jornais só entrevistam os seculares. Não falam com quem sabe. Os seculares dizem que “o Islão é a religião do amor". É verdade. Mas o Islão também é a religião da guerra. Da paz, mas também do terrorismo. Maomé disse: “eu sou o profeta da misericórdia". Mas também disse: “Eu sou o profeta do massacre". A palavra “terrorismo” não é nova entre os muçulmanos. Maomé disse mais: “Eu sou o profeta que ri quando mata o seu inimigo". Não é portanto apenas uma questão de matar. É rir quando se está a matar.
P. Isso quer dizer que o terrorismo é natural e legítimo?
R. Só é legítimo o terrorismo divino.(…)
P. O que pretende a Al-Qaeda?
R. O terror. Estão empenhados numa jihad defensiva, contra os que atacaram o Islão. E a longo prazo querem restabelecer o estado islâmico, o califado. E converter o mundo inteiro.(…)
P. Os EUA podem negociar com a Al-Qaeda?
R. A Al-Qaeda é por natureza uma entidade invisível, não é um Estado, por isso não pode dialogar com um Estado. O seu projecto é derrubar os governos corruptos dos países muçulmanos, substitui-los por governos islâmicos e reconstituir o califado. Nessa altura, como Estado, poderão negociar com os EUA, de igual para igual. Primeiro, tentarão um pacto de segurança com eles. Dirão: nós fornecemos o petróleo e viveremos em paz, mas na condição de podermos divulgar livremente o Islão no Ocidente. Se os americanos não permitirem isto, então o califado terá de lhes declarar guerra.(…)
Fanatismo religioso
Não coloquei off topic no assunto por que considero que este fenómeno, como catalisador do terrorismo internacional, terá cada vez mais impacto na sociedade, na economia... e consequentemente nos mercados financeiros, o focus deste fórum.
http://rprecision.blogspot.com/
Quarta-feira, Julho 13, 2005
Tornarei a fazer o mesmo. Exactamente o mesmo!
Terminou o julgamento de Mohammed Bouyeri, o homem de naturalidade marroquina, mas de nacionalidade holandesa, acusado do homicídio do cineasta holandês Theo van Gogh.
A leitura da sentença está prevista para o próximo dia 26 de Julho.
Theo van Gogh foi assassinado em plena luz do dia numa rua de Amsterdão. Bouyeri desfechou-lhe 15 tiros à queima roupa. Depois apunhalou-o diversas vezes.
Indiferente às palavras do cineasta, que ainda lhe disse «podemos conversar sobre isto?», finalmente degolou-o.
Sobre o cadáver deixou uma carta com citações do Corão.
Durante o julgamento Mohammed Bouyeri afirmou ter actuado de acordo com as suas crenças religiosas
Depois, virou-se para a mãe de Theo van Gogh, presente na sala de audiências e disse-lhe:
«Tenho de admitir que não lamento por si. Não sinto a sua dor, porque não sei o que é perder um filho. Mas não lamento por si porque a senhora é uma infiel.
«Agi de acordo com as minhas convicções, não porque odiasse o seu filho.
Depois, com voz calma virou-se para toda a audiência presente na sala e declarou:
«E posso assegurar-vos que um dia, se vier a ser libertado, tornarei a fazer o mesmo. Exactamente o mesmo!».
Perante estas declarações, ou recordando as palavras do sheik Omar Bakri Mohammed que diz que «a vida de um descrente não tem qualquer valor», a pergunta que se coloca é esta:
Haverá, de facto, alguma maneira eficaz de se combater o fanatismo religioso, qualquer que ele seja?
http://rprecision.blogspot.com/
2 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Burbano, cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, Lisboa_Casino, m-m, Minsk, MR32, novato, nunorpsilva, nuuuuno, O Magriço, OffTheRecord, PAULOJOAO, SerCyc, Simplório, TTM62 e 886 visitantes