Caldeirão da Bolsa

Qual deverá subir mais a altri ou mota engil

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

...

por englishman » 21/7/2005 2:51

Quanto à MEngil, depois da correcção novas subidas...
Veremos como se comporta nos 2.90/2.95, para poder atingir novos máximos... Hoje houve forte volume e parece haver boas perspectivas para a continuação de evolução positiva...

Eu já não apanhei este "barco" mas outros virão, decerto.

Cumprimentos.
E aí vai o gráfico...
EMan
Anexos
MEngil.png
MEngil.png (17.76 KiB) Visualizado 624 vezes

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

...

por englishman » 21/7/2005 2:41

Fica a actualização da Altri e do fecho da minha posição, a 1.18 euros... sem volume e sem interesse, neste momento, decidi pôr algum cash de fora, para outras oportunidades...

Aí vai o gráfico.

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Altri.png
Altri.png (10.15 KiB) Visualizado 628 vezes

por GAB » 18/7/2005 19:45

MINHA Opinião:

Devido ás ferias etc até 1/2 set-05, o volume nos titulos deverá baixar e deverá aumentar a VOLATILIDADE e por tal parece-me que :

Mota-engil; devido á volatilidade e pelo actual recuo-retracção parece-me muito provavél uma ida aos 2,60€ FECHANDO GAP e RETESTANDO O SUPORTE(outrora resist)e cumpre-se o PULLBACK. Tal parece-me até bom para a MOTAENGIL e assim sendo considero tal como o TIMING para LONGOS.
Uma eventual quebra dos 2,60 anula o supracitado.

Altri;
pelo desinteresse actual dos investidores em entrarem e pela proximidade do aumento de volatilidade OPINO & prevejo uma lateralização entre 1,15 e 1,21€ ou seja, SEM TENDENCIA(lateralish).

Apresenta resultados set05.

Para position trade, penso que pelo comportamento da Altri se deve estar atento a 1,1O ou 1,30.
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

...

por englishman » 18/7/2005 18:07

e esqueci-me de referir que a MEngil tem um "gapzito" entre os 2.64 e os 2.67.

Um Abraço.
Eman

...

por englishman » 18/7/2005 18:05

EMan escreveu:
Para já, tem um máximo nos 2.95 e recua quando toca os 2.90/2.95... vamos ver se passa esta barreira que se formou, entretanto.

Depois do máximo, deu-se uma correcção... significativa, mas os valores perto dos 2.72 parecem, para já, uma referência para uma possível entrada visto se ter notado alguma força "Bull" nestes níveis, mesmo hoje que fez o mínimo desta correcção (2.68). :roll:

Penso que a correcção deverá ficar por aqui, e estou mesmo a pensar fazer nova entrada na MEngil... mas primeiro vou esperar para ver até onde é que esta correcção vai... :wink:

Os valores perto dos 2.55/2.60 são, neste momento, uma referência importante, como suporte.

Cumprimentos.
EnglishMan
Anexos
MEngil.png
MEngil.png (18.28 KiB) Visualizado 700 vezes

...

por englishman » 18/7/2005 17:46

Nada de novo na Altri depois da minha entrada a 1.18 euros... o volume baixou bastante e não há subidas... para já. Vamos aguardar pelos próximos dias. Lembrei-me agora que me esqueci de dizer no "post" anterior, a percentagem de entrada... entrei com 50% da carteira.

Os 1.18 parecem importantes no CP, mas serão os 1.15, se forem quebrados, que me darão indicações futuras em relação à evolução da cotação... neste caso, evolução negativa... que não nos interessa, certo? :wink:
Os 1.10 serão o "derradeiro" patamar...

Abraços e fica a actualização...
EnglishMan
Anexos
Altri.png
Altri.png (12.08 KiB) Visualizado 720 vezes

...

por englishman » 13/7/2005 23:10

Depois da queda acentuada da Altri, de valores perto dos 1.30 até perto dos 1.15, hoje mostrou-se com alguma força evidenciado pelo volume, como mostro no gráfico...
Os 1.15 parecem para já um valor importante para possível suporte, por isso fico com uma perspectiva negativa de CP em relação à Altri se este valor for quebrado... os 1.10 serão o suporte derradeiro para aguentar qualquer investida "Bear", que se for quebrado não tenho boas perspectivas para esta acção em qalquer dos prazos que possam pensar...

Como hoje apanhei-a neste movimento de alta, pareceu-me um bom "momento" de entrada... por isso fi-lo nos 1.18 euros.
A minha decisão foi também suportada pelo movimento ascendente dos dois indicadores utilizados por mim, RSI e ESTOC., que têm ainda algum terreno para marcar pontos do lado "Bull".

Escusado será dizer que todas estas interpretações são bastante arriscadas, visto a Altri ainda ser "um bébé" na nossa praça e que carecem de um historial bolsista, que qualquer uma das outras acções possui, neste momento.

Cumprimentos.
EMan
Anexos
ALTRI.png
ALTRI.png (21.89 KiB) Visualizado 798 vezes

Re: ...

por nunes » 12/7/2005 13:42

EnglishMan Escreveu:Deve ter alguns exemplos e eu poderia dar alguns também...

100% de acordo, colega. Nem sempre se consegue sair na última estação do comboio das valorizações, mas convém sair antes do descarrilamento... :mrgreen: Na SNC vim dos 2.14 aos 4 e picos. Até Setembro/Outubro é capaz de dar sinais de reentrada.

Na Mota-Engil vou esperar para ver. Price-stop está colocado, mais-valias estão blindadas.

Um abraço e obrigado pela sua opinião!

Registado: 9/4/2005 12:40

...

por englishman » 12/7/2005 2:14

Olá, Nunes.

Como já estou fora da MotaEngil, neste momento, procuro o "momento" de entrada numa das acções (que valem a pena seguir) do Psi20 que pode passar pela MotaEngil, também...
Penso que a perspectiva que temos em relação ao mercado é diferente... a minha, é entrar numa acção que me mostre alguns sinais de entrada e de possível valorização (até aqui tudo bem, pq é isso mesmo pelo qual andamos todos aqui) e depois verificar se a minha interpretação está adequada ao movimento da cotação nos dias posteriores à minha entrada...
Se resultar vendo, logo que ache que tenha uma boa valorização para a minha "pequena" carteira, sem qualquer prazo... pode ser um dia, três dias, 1 semana, 1 mês, 3 meses... a evolução da cotação é que me vai dizer o prazo.
Se não resultar vendo também, logo que ache que estou a perder o suficiente e que a evolução do preço da acção não está a corresponder... é assim: mau negócio, saída para me libertar do mesmo.
O mau negócio também é relativo... porque eu posso entrar numa acção a um determinado preço, e a seguir esta ter uma pequena desvalorização, e eu achar que já não está a corresponder fazendo-me perder tempo. Aí eu decido sair para me libertar do mau negócio, num determinado período de tempo... mas depois de eu sair a acção sobe para além do preço que eu entrei, inicialmente. Isto pode acontecer... mas também acontece (muitas vezes) o contrário... desvaloriza, desvaloriza, desvaloriza... e nós à espera da valorização! Deve ter alguns exemplos e eu poderia dar alguns também... Eu já entrei na SNC a 3.51 e vendi-a a 3.86... depois não entrei mais nela... a verdade é que ela chegou aos 4.45 e eu podia ter retirado uma maior valorização... mas a pensar assim, ela estaria nos 4.45 e eu teria o desejo de mais valorização e não vendia... ela começou a descer e eu pensava: "Isto é só uma correcçãozinha"... e esperava, esperava, esperava... já viu onde ela está agora?!! :roll:
Assim, acabo com esse problema... depois de entrar só me interessa a valorização (como todos, claro)... se desvalorizar e eu achar que tenho de me libertar da acção, saio. A evolução que a acção faz depois de eu sair não me interessa, a não ser que olhe para o gráfico e interprete novos sinais de entrada.
Em relação ao seu caso não sei o que pretende, mas penso que estaria na altura de retirar algum proveito (mais valias) da MotaEngil agora que ela perdeu alguma da força inicial... nem que seja, parte da quantidade que investiu... :wink:
E depois, voltar a entrar com essa mesma parte... se não for mais abaixo, entra logo que achar que existam razões para mais valorizações... mas enquanto espera, não desespera!! :) E realiza algum...
Gostaria de lhe dizer que a MotaEngil vai fazer novos máximos, até porque está no bom caminho... mas isso são previsões difíceis de se fazer.
Para já, tem um máximo nos 2.95 e recua quando toca os 2.90/2.95... vamos ver se passa esta barreira que se formou, entretanto.

Se se desse a tal consolidação, qual acha que seria um valor indicado para uma nova entrada, na sua opinião? :idea:

A ideia geral, é que tal como já falei aqui da MediaCapital para o médio-prazo, também penso que a MotaEngil é uma acção que poderá fazer parte de uma carteira onde se procura a valorização dentro desses períodos... é uma opinião, claro. 8-)

Um Abraço e boas decisões.
Ainda não posso colocar gráficos actualizados, mas logo que possa terei todo o prazer em partilhar as minhas (outras) ideias.... :)

EMan.

Mota-Engil e Altri

por nunes » 11/7/2005 12:44

Caros AA e Englishman, qual o vosso sentimento no curto/médio-prazo para a Mota-Engil?

Talvez uma consolidação lhe fizesse bem, não? Estou para vender as minhas (compradas a 2.45) na casa dos 2.90, como o colega Englishman.

Desde já obrigado. :wink:

Registado: 9/4/2005 12:40

...

por englishman » 9/7/2005 14:12

... deixo estas fotos para o fim de semana, da viagem que fiz a Istambul (Turquia)... uma cidade muçulmana bastante ocidentalizada onde as grandes marcas dos "países desenvolvidos" entraram em força (McDonald´s, Coca-Cola...), mas onde imperam ainda valores diferentes dos nossos. 8-)

Istambul é uma pequena (com + de 13 milhões de habitantes) parte do enorme país que é a Turquia... :roll:

Um Abraço e desejos de um excelente fim-de-semana.
EMan
Anexos
Istambul.JPG
Istambul.JPG (21.08 KiB) Visualizado 1068 vezes
Istambul1.jpg
Istambul1.jpg (17.28 KiB) Visualizado 1065 vezes

Já em Portugal desde ontem...

por englishman » 8/7/2005 15:16

... olá, AA.

Foi, concerteza uma boa escolha, a MotaEngil. :wink:

Como o canal lateral estava entre os valores de 2.30/2.35 e 2.55/2.60, coloquei o target nos valores perto dos 2.90 (projecção da valorização), o que veio a acontecer...

Hoje de manhã, fechei a minha posição a 2.89.

Não posso colocar gráfico, ainda, mas mais logo e a partir de hoje vou tentar colocar alguns e opiniões...

Um Abraço a todos.
EMan.

Nota: Tinha-me esquecido de dizer, aquando da minha entrada na MotaEngil a 2,64, que utilizei 50% da carteira.

por aa » 5/7/2005 21:21

Boas EnglishMan

Escolha acertada a da MotaE.

Quanto à ALTRI, ultrapassou as minhas expectativas pela negativa e agora coloco como próximo suporte de referência os 1.10 €.

Cps

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

...

por englishman » 5/7/2005 20:23

Olá a todos!

Ainda ando por esse mundo fora :lol: :lol: (agora em Espanha),
mas mesmo assim ainda fiz um negóciozito, depois de ter saído da Altri (vi hoje a queda!!!!)... e abaixo dos 1.18 o que nao aguro nada de bom para esta empresa... os 1.15 serao, penso eu, o próximo suporte que serviu hoje mesmo como tal... :roll: Mas no CP nao parece ter razoes de entrada...

A minha escolha foi para a MotaEngil, onde entrei a 2.64 na passada sexta-feira... foi engracado, porque cheguei ao hotel e eram 18.20 (mais duas horas do que em Portugal... ainda na Turquia)... liguei o computador para ver como estava a ser a evolucao do Psi20 e reparei que a MotaEngil estava acima dos 2.60... dei uma ordem ao melhor nos ultimos cinco minutos porque achei que era uma boa aposta para os proximos tempos... vamos ver se se confirma... :roll:

Tambem reparei que a MediaCapital ja fez novos maximos... :roll:

Um Abraco forense.

EMan

Desculpem a falta de sinais de pontuacao mas tinha de andar aqui â procura deles, neste teclado espanhol... :)

por aa » 5/7/2005 7:43

A Mota Engil confirmou a ruptura da zona de resistência e o meu 1º target é a zona dos 2.75 - 2.80

Altri - deverá ir testar a zona dos 1.17/1.18

Cps

AA

por ONBOLSA-X » 30/6/2005 2:11

ate fev 2006 ?

compre MRK , MERCK , no mercado norte americano ou PFE , ou U.S. STEEL ou WMT ou UNTD ou AIG ou AA ou IP ou KO ou ou ou tantas. ...

porquê em PSI ?

ONBOLSA-X V12 biTurbo

Registado: 28/6/2005 0:57

por €$ » 30/6/2005 0:33

Quer a altri quer a mota engil em estreia vão cair porque o mercado está com sentimentos negativos e nesses momentos como muitos esperam subidas outros aproveitam para vender.
O mercado costuma ser madrasto, quando se conta com algo como certo a acontecer, acontece o invés.
Alias já é esperado que tal venha a suceder, ou pouca influencia terá a sua entrada ou sell in the news.
Fecho de hoje na altri foi a descarregar a 1,26.
Na mota engil, volume nada de especial pois foram negocios pequenos, ver histórico em euronext.com.

Registado: 16/12/2003 12:24

...

por englishman » 29/6/2005 23:38

No seguimento deste tópico em relação à MotaEngil digo o seguinte:
Depois de mostrar pouca força para vencer os 2.60, veio buscá-la aos 2.55 e parece agora pronta para novos máximos... fez 2.64 com um volume razoávelmente bom. :wink:

Fico negativo se regressar ao canal lateral entre os 2.30/2.35 e os 2.55/2.60.

Não posso incluir gráficos...

Cumprimentos.
EMan

Re: Qual deverá subir mais a altri ou mota engil

por tino » 25/6/2005 21:13

€$ Escreveu:entre a altri e a mota engil qual vos parece melhor posicionada para se ter até fev-2006.

ALTRI é claro!!

deixem-na entrar no psi20 aquilo é que vai ser!!!

Registado: 23/6/2005 20:31

Re: ...

por aa » 25/6/2005 10:45

EnglishMan Escreveu:Olá, AA.

A MotaEngil deu um bom sinal para uma evolução positiva da cotação, mas seria melhor esperar pelo fecho, ou não?...

O gráfico que possuo não mostra qual a provável próxima resistência existente na MEngil. Pode-me dar essas indicações, ou não existe mesmo resistências depois dos 2.60, a não ser aquelas que se podem vir a formar no futuro??

Um Abraço.

Bom dia EnglishMan

Peço desculpa mas só hoje vi a sua mensagem.

Afinal a MEngil ainda se mantém na zona de resistência abaixo dos 2.60. Agora penso que
o setup para a tomada de posições só mesmo
com um fecho acima dos 2.60 o que deverá
originar um upside interessante.

Pelos dados que tenho desde 1995, a MEngil
encontra-se em máximos.

Deixo os gráficos da MEngil e também da ALTRI

Cps

AA
Anexos
ALTRI.png
ALTRI.png (14.91 KiB) Visualizado 1455 vezes
mota.png
mota.png (21.69 KiB) Visualizado 1449 vezes

...

por englishman » 25/6/2005 1:20

Em relação à Altri, fechei hoje a minha posição a 1.27 euros, para arrecadar uns "profitzitos"! :wink:

O volume baixou bastante, mostrou pouca força neste segundo dia de negociação apesar de ter fechado nos valores de abertura e voltou à "zona conturbada"... depois de ter ido ao máximo de 1.33 neste último arranque, a decisão foi pelo fecho da posição, apesar de estar ainda numa situação confortável...
Para além disso, estarei fora a partir da próxima 3ª feira o que me coloca problemas quanto ao acesso e facilidade de negociação. Esta nova saída vai-se prolongar até dia 7/8 de Julho, mas vou tentar fazer umas visitas para ver como vai o "nosso mundo"... :-k

Quanto ao caminho futuro, parece haver boas indicações apesar de haver várias alternativas para a incerteza dos movimentos da Altri, como apresento no gráfico alguns exemplos... penso que a incerteza advém da "juventude" que esta acçao apresenta... é uma "baby" ainda!! :)

Para uma nova entrada penso que os 1.18 serão uma boa razão para tal, ou no caso de haver um máximo acima dos 1.32/1.33, sempre com atenção aos volumes...

Um Abraço.
EMan
Anexos
Altri.png
Altri.png (11.45 KiB) Visualizado 1491 vezes

...

por englishman » 23/6/2005 16:15

Olá, €$.

Aí vai o gráfico da MotaEngil, com excelentes perspectivas para uma evolução positiva da cotação...
até Fev/2006?? Pode ser que sim... :lol:

Espero que seja melhor do que a GCartão ou Novabase, e que "mexa bem"... estamos a precisar de alternativas às poucas existentes.

Um Abraço e bons investimentos.
EMan
Anexos
MotaEngil.png
MotaEngil.png (28.42 KiB) Visualizado 1577 vezes

por €$ » 23/6/2005 15:46

fazer atenção pois o que sobe muito rápido e sem consistência tem destas coisas, quedas logo a seguir.
A mota engil por seu lado sobe de forma consistente e lentamente mas tem um historial uma tendência de longo,médio prazo ascendente e parece ser a melhor aposta para entradas.

Registado: 16/12/2003 12:24

...

por englishman » 23/6/2005 13:20

Olá, AA.

A MotaEngil deu um bom sinal para uma evolução positiva da cotação, mas seria melhor esperar pelo fecho, ou não?...

O gráfico que possuo não mostra qual a provável próxima resistência existente na MEngil. Pode-me dar essas indicações, ou não existe mesmo resistências depois dos 2.60, a não ser aquelas que se podem vir a formar no futuro??

Um Abraço.

por aa » 23/6/2005 12:06

Mota a fazer um Higher High, deve bastar para manter a tendência de subida e deixar a zona de resistência para trás.

Cps

AA

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Bing [Bot], Burbano, Carrancho_, Google [Bot], Goya777, hugob0ss, m-m, malakas, MR32, nbms2012, nunorpsilva, O Magriço, OffTheRecord, PAULOJOAO, PMP69, Rafael Abreu, SA Traffic, SalvaFP, SerCyc, Simplório, tami, trilhos2006, Xacal e 953 visitantes