Caldeirão da Bolsa

Vamos lá baralhar isto :-)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fproenca » 18/6/2005 20:44

TRSM Escreveu:Boas fproença

Aqui vai uma análise um pouco lunática

É minha opinião que se romper os maximos (verde) antes de uma retracção ou consolidação lateral o mais provável é que faça falso breakout(poderá estar montado aí uma armadilha)

Aqui fica a minha visão, que embora pareça lunática, não o é :wink:

abraço, bfs e parabéns pelos acertos

Olá visinho (Santa Marinha é ao lado de Avintes)

Lunática ???? Naaaãooo, se leres acima também vi essa possibilidade :

fproenca Escreveu:
... após a sessão de ontem isto ficou claro como a água para curto prazo, só há a ter um cuidado, que é a possibilidade do SPX fazer um falso break-out eu digo isto porque no gráfico de 60 minutos e no dercurso da sessão de ontem notei que este indice está claramente com mais força ascendente do que o Nasdaq, além disso não seria de estranhar o SPX visitar o máximo de março nos 1229 antes de presumivel queda ...

Já reparei que dominas tudo no Caldeirão (indices, titulos, vários mercados), não há duvida que és quem mais participa além de dominar a zona de Avintes nem sei como tens tempo para tanto :mrgreen:

Abraço e retribuição dos parabéns
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por TRSM » 18/6/2005 20:20

Boas fproença

Aqui vai uma análise um pouco lunática

É minha opinião que se romper os maximos (verde) antes de uma retracção ou consolidação lateral o mais provável é que faça falso breakout(poderá estar montado aí uma armadilha)

No caso de retracção(vermelha) poderá ir até á zona 1170/1180

No caso de retracção (azul) a mesma nunca poderá ser feita num time frame inferior a 9 semanas, pois caso o faça poderá rebentar com os 1140.

Aqui fica a minha visão, que embora pareça lunática, não o é :wink:

abraço, bfs e parabéns pelos acertos
Anexos
ABC.png
ABC.png (14.97 KiB) Visualizado 383 vezes

Registado: 5/11/2002 11:30

por fproenca » 18/6/2005 12:13

Hoje é dia de planear a próxima semana ...

Tal como tinha dito ontem (note-se que foi antes de abertura do mercado) o dia iria ser complicado mas ao mesmo tempo previsivel pelo corte da LT que me levou a fechar a posição onteontem, o que mais uma vez revela que as LT's têm sempre razão e que para mim continua a ser o melhor método de estar na bolsa com alguma segurança, é simples e não exige grandes cuidados nem conhecimentos.

Após fim da sessão vamos fazer uma reflexão da que conclusão podemos tirar. O Nasdaq foi visitar o máximo do inicio do mês, por sua vez tem um resistência importantissima que é a zona dos 2100, o SPX mesmo tendo uma perfomance diferente foi bater no suporte que vem desde inicio de 2005 na zona dos 1220 e agora ?

Não há dúvidas que estamos num momento crucial, se haverá força para romper estas resistências é o que vamos ver. Aquela decisão que todos nós aguardamos desde inicio deste mês (após quebra da LT ascendente a laranja) está aqui, um factor que temos a favor do rompimento deste suporte é o volume que ontem foi mais elevado que o habitual, os factores contra é que tivemos um recuo imediato após atingir as resistências e os principais indicadores a darem sinal de divergência no Nasdaq Composite, embora no SPX isso não esteja a acontecer.

Aqui só há uma solução que é esperar pela quebra das LT's, ou rompe a resistência e entramos LONGO, ou esperamos pela quebra a LT ascendente que desenhei a rosa e entramos CURTO, após a sessão de ontem isto ficou claro como a água para curto prazo, só há a ter um cuidado, que é a possibilidade do SPX fazer um falso break-out eu digo isto porque no gráfico de 60 minutos e no dercurso da sessão de ontem notei que este indice está claramente com mais força ascendente do que o Nasdaq, além disso não seria de estranhar o SPX visitar o máximo de março nos 1229 antes de presumivel queda.

Pessoalmente continuo com mesma opinião desfavorável à subida, desde inicio deste ano continuo a não ver força dos BULL's (compradores), mas também aceito a possibilidade de estar errado se há coisa que aprendi há muito é que o mercado tem sempre razão, eu tenho estado do lado da razão, ou seja, desde inicio do ano até agora a razão tem estado do lado das quedas, vamos ver o futuro ...

Quando olho para o gráfico semanal, mesmo a admitindo a hipótese de subida eu já não tenho tantas dúvidas, temos clara divergência quando se compara o janeiro de 2004 com o janeiro de 2005, temos o estocastico na zona sobrecomprada, temos forte possibilidade de concretização do H&S invertido falado no tópico anterior, e entre outros factores menos evidentes, poderemos estar a assistir ao fim de um terceiro ciclo ascendente (também falado no tópico anterior) de menor amplitude que os anteriores o pode sugerir o culminar da subida que vai desde inicio de 2003 até fim desse mesmo ano.

Quem lê esta questão dos ciclos pode não perceber muito bem onde quero chegar, mas eu explico por outras palavras, vamos comparar os ciclos aos movimentos do mar, e vamos supor que cada ciclo é o movimento de uma onda e que cada vez que que estala na praia completa-se o ciclo, se temos uma primeira onda forte e alta e as subsequentes de menor menor força facilmente nos leva a concluir que a maré está a vasar, é essa a conclusão que fácilmente tiro do gráfico semanal, sem LT's, sem indicadores, sem sistemas, sem absolutamente nada, está à vista de todos nós.

Já agora para terminar, este prencipio da aplicação dos movimentos do mar foi divulgada por Charles DOW (penso que escrevi bem) hà vários anos, e para mim continua a ser a melhor comparação que se pode dar à bolsa e a compreender melhor os seus movimentos, ele não tinha computadores nem as tecnologias de hoje, logo, não é preciso ler livros e mais livros, teorias, sistemas, ou seja, complicar aquilo que é simples ... :mrgreen:

Bom fim de semana
Fernando Proença
Anexos
0.GIF
0.GIF (33.7 KiB) Visualizado 456 vezes
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Vamos lá baralhar isto :-)

por fproenca » 17/6/2005 13:38

Olá, como é hoje sexta venho aqui rever e dar outra perpectiva dos mercados.

Cada sessão tem sido como o futebol, é sempre uma final mas nunca se sabe quem ganha o jogo, isto porque os mercados desde que quebrou a LT ascendente (rosa) têm andado sem rumo certo, deixando os investidores baralhados no entanto o SPX mesmo a lateralizar continua a subir.

Após a quebra da LT acima referida, a variação que destaco mais, se no dia 14 caiu fortemente fazendo minimo em relação ao anterior no dia seguinte fez máximo superior ao anterior e ontem consolidou, quando há consolidações é muito perigoso estar no mercado tanto mais que esta colosidação abre as portas para a possibilidade de novo máximo anual pela concretização de bandeira de alta (ver linhas a vermelho no graf. 60m)

Uma coisa é certa, como eu funciono com factos consumados, ontem fechei a minha posição curta que como é sabido (manifestei na altura) foi aberta na quebra da dita LT ascendente (rodinha a rosa), para mim o facto consumado de ontem foi o romper do limite superior do canal e também sentir que os compradores podem atacar nesta altura, o que não quer dizer que levem a avante essa intenção.

Há outra coisa que pode ter influenciado tecnicamente a sessão de ontem transmitindo uma mensagem incorrecta, que foi o facto de ter sido o último dia para negociar futuros e hoje será dia de fecho dos mesmos, ou seja, provavelmente teremos uma sessão muito atribulada em que neste momento não sabemos o que vai acontecer, se repararem em trimestres anteriores, na maioria das vezes é após esta data que os mercados definem o futuro, vide por exemplo após janeiro e após março.

Eu irei ficar de fora a ver o que vai acontecer, entrar longo não está para já nos meus planos até porque continuo a acreditar que no médio/longo prazo os mercados vão cair e a acreditar que a época do verão deste ano será bem diferente à do ano passado, mas há uma coisa que me pode fazer mudar de ideias mas não passa de algo não acredito que vá acontecer mas mesmo assim passo a relatar:

Vamos supor que o mercado faz um padrão semelhante ao que se passou de desde inicio de 2003 até inicio de 2004 assinalado com uma LT a laranja e vamos ter em conta a consolidação assinalada com circulo azul, agora vamos transportar isso para o que se passou desde meio de julho 2004 até fim do ano passado onde também temos uma LT laranja e conslidação com rodinha a azul, agora vamos fazer corresponder essas duas fases supondo que a rodinha azul é a consolidação actual, então, se após cada consolidação o indice subiu o dobro desde o seu arranque então é possivel fazer a mesma coisa no momento actual

Isto não passa de uma ideia, ou de busca de motivos que possam invalidar e contrariar aquilo que eu tenho opinado desde meados de março, eu sou o meu maior critico no entanto para já continuo com a mesma opinião e quanto maior o prazo a analizado mais fico convicto de quedas futuras, eu é que gosto de ver sempre os dois lados e este cenário tem ligitimidade para acontecer.

Já agora reforçando a minha convicção e contrariando a possibilidade acima descrita, também há a tal possibilidade de se concretizar on H&S invertido (linhas assinaladas a verde) onde também há fortes possibilidades tanto mais que o volume tem diminuido muito nas últimas sessões o que pode levrar a crer que o possivel ombro direito esteja formado.

Bem .. espero não baralhar ninguém mas neste momento há que considerar todas as hipoteses, estamos numa altura critica, não só em termos técnicos como influencia do fechos de futuros, vamos aguardar, repito que pessoalmente mesmo estando fora do mercado acredito mais no cenário de quedas futuras.

Abraço e bom fim de semana
Anexos
60.GIF
60.GIF (14.12 KiB) Visualizado 649 vezes
0.GIF
0.GIF (38.2 KiB) Visualizado 650 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Burbano, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 339 visitantes