Caldeirão da Bolsa

EDP não tocar!!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ScrappeR » 11/6/2005 2:07

Num sei ele sempre queria fazer uma grande compra a longo prazo da EDP. Malukos estes chineses.

Registado: 9/6/2005 0:48

por R_Martins » 10/6/2005 18:52

ScrappeR Escreveu:
Vamos lá pensar...

Força....
Mas é melhor venderes as tuas, sabes lá o que pode passar pela cabeça do Stanley. (Just kidding)

Vamos mas é esperar pela CGD quando entrar na bolsa é que vai ser. heheheh :D

...se a CGD entrar, ou seja, para entrar tem que comprar, assim penso eu que...
O Stanley, bocas sem sentido. Que influencia tem o chinês na EDP?...
Não implica no entanto que o meu sentimento não me indique queda na EDP.

R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por pedras11 » 10/6/2005 16:18

O consumo de electricidade em Portugal, de Janeiro a Maio de 2005, cresceu 6,4 pct para 20.108 gigaWatts/hora (GWh) face ao mesmo período de 2004, anunciou a REN-Rede Eléctrica Nacional.

Na Estatística Mensal de Exploração, a REN refere que o consumo total de electricidade -- Sistema Eléctrico Público e Sistema Eléctrico Não Vinculado -- cresceu em Maio último 4,1 pct para 3.734 GWh.

O crescimento homólogo acumulado nestes primeiros cinco meses do ano, quando corrigido de alterações nos dias úteis e temperaturas, foi de 5,1 pct, valor que compara com o aumento de 3,4 pct assumido no cálculo das tarifas de 2005 pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

No conjunto dos cinco meses deste ano, o saldo importador caiu 10 pct para 2.454 GWh, tendo descido em Maio último oito pct para 568 GWh.

Entre Janeiro e Maio do corrente ano, as importações caíram seis pct para 2.898 GWh e as exportações aumentaram 28 pct para 443 GWh, sendo que, em Março último, as importações caíram 11 pct para 604 GWh e as exportações tiveram um queda de 42 pct para 35 GWh.

A produção líquida subiu 6,2 pct para 15.284 GWh no conjunto dos cinco meses e em Maio caiu 1,1 pct para 2.653 GWh.

A produção hídrica caiu 59 pct para 2.105 GWh na totalidade dos cinco meses, enquanto a produção térmica subiu 42 pct para 13.179 GWh.

Em Maio último, a produção hídrica caiu 56 pct para 319 GWh, tendo a produção térmica aumentado 19 pct para 2.334 GWh.

No conjunto dos primeiros cinco meses deste ano, o coeficiente de produtibilidade hidroeléctrica -- que em ano de humidade normal é igual a 1 -- fixou-se, tendo em conta o ano civil, em 0,32 versus 0,82 no mesmo período de 2004 e, tendo em conta o ano hidrológico, desceu para 0,37 versus 1,0.

Nos últimos 10 anos, a média deste coeficiente -- tendo em conta o ano civil -- foi de 1,0, sendo que a baixa produção hidroeléctrica implica que a EDP-Energias de Portugal tem de pagar à REN custos adicionais do sistema e quando a produção hidroeléctrica se situa acima da média a EDP é compensada pela REN.

Negociaram-se 15.734.890 acções da EDP a caírem 0,48 pct para 2,06 euros.

((---Sérgio Gonçalves, Lisboa Editorial, 351-21-3509204 lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: sergio.goncalves.reuters.com@reuters.net))
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por ScrappeR » 10/6/2005 2:00

Vamos lá pensar...

Força....
Mas é melhor venderes as tuas, sabes lá o que pode passar pela cabeça do Stanley. (Just kidding)

Vamos mas é esperar pela CGD quando entrar na bolsa é que vai ser. heheheh :D

por alexandre7ias » 10/6/2005 1:14

R. Martins Escreveu:
ScrappeR Escreveu:De certo modo tens razão. O unico problema da POWERLINE é o facto de terem que substituir muitos Postos de Transformação...Resultado vai ter a mesma saida que a ADSL, só certas zonas irão ter no inicio. Portugal todo-> 4 anitos e tamos prontos para ela. Agora que o protocolo de kioto vem ai outra vez a baila, porke a pretalhada (apenas me refiro a paises africanos peço desculpa pelo meu calão) já não vende mais direitos, os espanhois vão se aproveitar disso e vão avançar em força e vão parar as nossas barragens com as eolicas e solares novitas deles.

Por isso toca atacar o mercado espanhol ppl! TUDO PARA IBEX. eheheh :mrgreen:

PS1: Ca em Portugal o andar de camisinha não resulta como Japão.

PS2: Os States e o Bush é que foram espertos a não assinar aquela treta.

Óh ScrappeR, em que correctora me devo inscrever?
Española naturalmente...
R.Martins

Não tenho duvidas que as empresas Espanholas estão mais avançadas que as Portugueses, são muito melhores, mais competitivas, no entanto devo referir que a EDP tambem está no mercado vizinho, e como as empresas tambem as pessoas são diferentes ( Qual será mais facil a EDP conquistar mercado Espanhol ou os Espanhois conquistarem mercado Português ).
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por R_Martins » 9/6/2005 21:45

ScrappeR Escreveu:De certo modo tens razão. O unico problema da POWERLINE é o facto de terem que substituir muitos Postos de Transformação...Resultado vai ter a mesma saida que a ADSL, só certas zonas irão ter no inicio. Portugal todo-> 4 anitos e tamos prontos para ela. Agora que o protocolo de kioto vem ai outra vez a baila, porke a pretalhada (apenas me refiro a paises africanos peço desculpa pelo meu calão) já não vende mais direitos, os espanhois vão se aproveitar disso e vão avançar em força e vão parar as nossas barragens com as eolicas e solares novitas deles.

Óh ScrappeR, em que correctora me devo inscrever?
Española naturalmente...
R.Martins

Re: EDP não tocar!!!

por R_Martins » 9/6/2005 21:40

ScrappeR Escreveu:Um conselho para quem quiser seguir. :mrgreen:
Não toquem na EDP (não comprar) .... e não é por ela neste momento estar 2,07€. É mais por aquilo que se aproxima. NUESTROS HERMANOS em força com energias alternativas. Bueno não? O melhor de tudo é que vão ter apoios da E.U. , ou seja tudo facilitado...

Ps: isto e inside INTEL.....o meu espirito nacionalista é mais forte do que eu.

Boas noites.

...bem que a EDP continuará a cair, até eu sou dessa opinião.

Agora essa de «NUESTROS HERMANOS em força com energias alternativas» Só pode ser falta de fantasia e tanto mais quando
« O melhor de tudo é que vão ter apoios da E.U. , ou seja tudo facilitado...» Ou seja, é só enpacutar e levar para casa?...
Vamos lá pensar...
R. Martins

Re: Opinião

por TraderAT » 9/6/2005 21:12

Boa noite

Concordo que existem muitas incertezas em relação à EDP, o Mibel, e outras mas, no entanto, discordo com o que disse e cito:

Gordon Gekko Escreveu:Estou de acordo com o ScrappeR. Quando se "entra" numa acção temos que ter a certeza(o mais possivel) do que estamos a fazer. Nunca comprar acções de uma empresa na qual temos uma única dúvida que seja.

O grande problema é que no que toca a acções e á evolução das suas cotações não há certezas absolutas...por mais sinais da AT, fundamentais e recomendações existirá sempre uma dúvida adjacente a nossa decisão de "entrar"(e claro também saír) num determinado papel...

No caso da EDP estamos de acordo, as dúvidas são muitas e talvez não seja a melhor hora de comprar. :wink:

Cumprimentos
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por ScrappeR » 9/6/2005 21:00

OPA eu não quis assustar, mas tu foste logo até ao fundo. :mrgreen: yep as energias portuguesas tão tremidas. Bora tudo pro IBEX. :D

Ps: Gordon nem mais. Uns pros outros.

Opinião

por GRodri » 9/6/2005 18:13

Estou de acordo com o ScrappeR. Quando se "entra" numa acção temos que ter a certeza(o mais possivel) do que estamos a fazer. Nunca comprar acções de uma empresa na qual temos uma única dúvida que seja. Se neste momento há grandes incertezas quanto ao futuro de algumas empresas do PSI, uma delas é seguramente a EDP, por diversas e variadas razões.
"Don´t touch", because....(leiam a citação de Warrenn Buffett que acompanha sempre os meus tópicos)

Um abraço!!!

Registado: 7/5/2005 21:41

por alexandre7ias » 9/6/2005 17:15

pedras11 Escreveu:Parece que esta menina faz agora todos os dias passagens de 10 milhões de acções, qual será o motivo? :?:

Porque está em saldos, e alem disso, como os Portugueses vão deixar de sair de casa por falta de €€€€ talvez gastem mais energia :roll: E os investidores e analistas já estão a antever o futuro.....
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por joaocosta » 9/6/2005 16:40

Garfield Escreveu:EDP PL - Projecto piloto arranca em Julho ( data a confirmar )

Garfield, eu adorava ver o powerline a funcionar com força, penso que seria bom para os consumidores ter mais uma alternativa, mas a verdade é que já oiço esta conversa à tanto tempo, que já deixei de ligar a estas notícias.

É como eles dizem, data a confirmar ...

Registado: 29/3/2004 6:31

por pedras11 » 9/6/2005 12:52

Parece que esta menina faz agora todos os dias passagens de 10 milhões de acções, qual será o motivo? :?:
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por OPA » 9/6/2005 11:50

Aproveito esta thread para meter a minha primeira colherada neste fórum!

Este assunto é-me querido já que não só me formei na área do ambiente, como trabalho numa empresa abrangida pelo Comércio de Licenças de Emissão.

Neste caso a EDP, mas também a larga maioria das empresas abrangidas em Portugal (desde cimenteiras a cerâmicas, passando pelas eléctricas, pasta de papel, etc etc) vão passar um mau bocado.

Não vou poder dar números certos, mas com o preço da tonelada de CO2 a valer 19€ na semana passada, os industriais mais atentos estão preocupados (muitos há que ainda não se aperceberam da gravidade). No caso das eléctricas (e da EDP, claro está) um ano seco significa mais produção térmica e consumo de combustíveis fósseis = mais CO2 emitido que o esperado (e negociado com Bruxelas nas licenças a atribuir às empresas pelo governo português). No final do ano isso vai ter um preço (fuel caro + GN caro + cotas de CO2 ultrapassadas).

Mesmo que no final do ano as eléctricas afectem o bolo de emissões de 2006 para 2005, não desembolsando já este ano, em 2006/2007 (últimos anos desta 1ª fase de mercado) as licenças de emissão vão ficar MUITO curtas!

Os fundos de carbono não são solução por enquanto devido aos baixos valores de subscrição das empresas portuguesas.

Se juntarmos a isso todas as dificuldades que esperam a EDP no MIBEL...

Não sei, chamem-me sonhador, mas as eléctricas e empresas que mais cedo se agarrem ao sector das renováveis, melhor se sairão! Olhem para a Gamesa que além de estar acessível é uma das maiores produtoras de equipamento para aerogeradores (basta olhar para os que existem espalhados por todo o país...Gamesa e Mitsubishi). A Iberdrola tem um peso enorme de renováveis na sua capacidade produtiva.

Por enquanto os fundos de investimento em renováveis podem andar por baixo, mas para quem quiser aproveitar e investir a longo prazo, é uma hipótese a considerar.

Ah! e não tenho acções em nenhuma destas empresas. :mrgreen:

Boas compras

Registado: 9/6/2005 11:19

no meu entender

por vmerck » 9/6/2005 9:52

o planeta esta ainda numa dimensão muito grande em relação ao poder do Homem. o meio ambiente consegue ainda reverter as situações q o homem provoca neste, todavia os ciclos largos (50 anos) de mudança de temperatura suceden-se movimentos mais curtos(10 anos) devido( talvez ou c/ ajuda doHomem) de variação da temperatura.
Repara q as correntes maritimas são os grandes distribuidores de calor/frio do planeta.A existencia de continentes onde a massas de agua existem massas de terra.America-Atlantico-Africa/europa-Indico-asia-Pacifico.
O planeta consegue qd atingue um valor extremo de temperatura quer alta quer baixa reverter esse valor rapidamente(antes pensava-se que não..)

Registado: 2/12/2002 0:22

por Garfield » 9/6/2005 1:39

Aquela "treta" representa a hipotese de as geraçoes futuras poderem ter um planeta onde viver pois com os niveis de poluição se nao se tomar medidas daqui a umas dezenas de anos a situaçao sera muito complicada.

Sou apologista das novas fontes de energia renovaveis e se em Portugal, MAIS UMA VEZ, nao há ninguem com visao entao que venham os espanhois com a sua tecnologia eólica.

Afinal de contas já eram eles que estavam a fornecer o material para as poucas torres que temos no nosso país.

Em relação ao IBEX sou obrigado a concordar que tem muito mais dinamica que o nosso PSI.

Registado: 9/2/2005 4:29

por ScrappeR » 9/6/2005 1:31

De certo modo tens razão. O unico problema da POWERLINE é o facto de terem que substituir muitos Postos de Transformação...Resultado vai ter a mesma saida que a ADSL, só certas zonas irão ter no inicio. Portugal todo-> 4 anitos e tamos prontos para ela. Agora que o protocolo de kioto vem ai outra vez a baila, porke a pretalhada (apenas me refiro a paises africanos peço desculpa pelo meu calão) já não vende mais direitos, os espanhois vão se aproveitar disso e vão avançar em força e vão parar as nossas barragens com as eolicas e solares novitas deles.

por Garfield » 9/6/2005 1:14

Energias alternativas? E depois?

Eventuais perdas por esse motivo serão compensadas e sobejamente ultrapassadas pela nova holding para o POWERLINE ( internet de banda larga ).

EDP PL - Projecto piloto arranca em Julho ( data a confirmar )

Ninguem se pergunta porque motivo as 2 telecoms do nosso mercado caem a pique em simultaneo?

Eu pessoalmente nao ficaria surpreendido que durante o verão enquanto todos estiverem na praia distraidos com os bikinis que os grandes vendedores de PTC e SNC se ponham a comprar EDP.

O tempo o dirá.

Nem me importava de estar errado LOL

Registado: 9/2/2005 4:29

EDP não tocar!!!

por ScrappeR » 9/6/2005 0:59

Um conselho para quem quiser seguir. :mrgreen:
Não toquem na EDP (não comprar) .... e não é por ela neste momento estar 2,07€. É mais por aquilo que se aproxima. NUESTROS HERMANOS em força com energias alternativas. Bueno não? O melhor de tudo é que vão ter apoios da E.U. , ou seja tudo facilitado...

Ps: isto e inside INTEL.....o meu espirito nacionalista é mais forte do que eu.

Boas noites.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, LACSIM, PAULOJOAO e 630 visitantes