Caldeirão da Bolsa

1 mês de negociação no fio da navalha...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

1 de Março a 15 de Abril: um início negativo...

por leprechaun » 21/5/2005 22:21

...mas já estou bem positivo! :)

Continuando a recapitular a minha actividade nestes 3 meses de trading – e ainda não tinha feito estas contas – apresento agora os resultados obtidos em todos os trades, apenas 41, no total, no mês de Março e primeira metade de Abril.

Nº total de trades: 41
Trades vencedores: 32
Trades perdedores: 9
Média de trades por dia: 41 / 33 = 1,24
Trades em warrants: 29 (24 + 5)
Trades em acções: 12 (8 + 4)

A melhor série vencedora foi de 8 trades positivos, de 6 a 15 de Abril, dia fatídico para os warrants com três trades consecutivos com (grande) prejuízo, a pior série perdedora até agora. Um final péssimo e que transformou um saldo bem positivo noutro claramente negativo. Enfim, os malefícios do risco, melhor ainda, de não saber controlá-lo... Ou seja, é o que dá estar mal posicionado no mercado quando se verifica uma súbita inversão de tendência...

De notar ainda que as comissões e o risco cambial transformaram em trade negativo uma venda de penny stocks efectuada a um valor superior ao da compra – 0,0123 e 0,0132. Acontece que a ordem foi apenas parcialmente satisfeita – só a quarta parte do total – e eu tinha feito as minhas contas para a venda na totalidade, claro.

Muito embora o período considerado seja maior do que o do post anterior – 33 dias contra 25 –, o número de negócios efectuados é significativamente menor – 41 contra 61 – o que é perfeitamente normal, visto que agora já tenho um pouco mais de prática e experiência, logo posso negociar com outra segurança e confiança acrescidas. Aliás, isso vê-se na comparação entre os resultados obtidos nestas 6 primeiras semanas e os das últimas 5, como se demonstra abaixo.

Mais valias: 1.230,16
Menos valias: 1.521,68
Prejuízo líquido: –291,52
Comissões: 457,88
Média de lucro por trade positivo: 1.230,16 / 32 = 38,44
Média de prejuízo por trade negativo: 1.521,68/ 9 = 169,07

Para este autêntico desastre, para além do fatídico dia 15, contribuiu também um KO num TW call e num investimento para mim vultuoso de 600 €, perto de 15% do dinheiro disponível... quite a lot, indeed! De facto, só estes 4 trades fortemente perdedores anularam quase todos os ganhos dos 32 trades positivos!!! Já agora, é interessante notar que o lucro médio por cada negócio positivo se mantém praticamente inalterável, quase nos 40 €. Bem, espero elevar esta média substancialmente nos próximos tempos! Mas houve 2 negócios em warrants com mais de 100 € de lucro, os únicos até agora a ultrapassar essa barreira. De notar que 100 € representavam então cerca de 2,5% de todo o meu capital, e um pouco menos de 2% agora.

Uma reflexão se impõe, e não tem apenas a ver com a minha apetência pelo risco nem com a possível ignorância de quem se inicia num produto muito alavancado e de perigo considerável. Estas perdas, de 100% num dos casos e de mais de 40% no conjunto dos outros 3, são simplesmente impensáveis na estratégia que laboriosamente desenvolvi e já aqui expus, no tema "Estratégia de médio risco para warrants turbo". Aliás, penso retomar muito em breve esse tema, agora já na sua fase teórica final, com várias sub-estratégias que ampliam o primitivo plano de day-trading.

Em certa medida tenho-me vindo a sentir como um pioneiro ou visionário que está perfeitamente convicto da validade da sua invenção, mas não a consegue pôr em prática porque lhe faltam os meios materiais ou financeiros para tal. É uma sensação muito desagradável, mesmo, mas espero não conviver muito tempo mais com ela! I know I’m bound for glory... even if it is only me that recognizes my own victory! :P

Logo, tenho de aguardar um pouco mais, talvez. Mas, partindo dos resultados substancialmente superiores obtidos nas últimas semanas, retomei a confiança inicial de que é talvez possível duplicar o capital a investir nesta estratégia call + put – idealmente 3.000 € – a cada 3 ou 4 meses. And I am not kidding, really! OK, para já não estabeleço uma meta tão elevada, 15-20% são o que espero nos primeiros meses, ou seja, aproximadamente 500 € líquidos. Mas não tenho qualquer dúvida que posso ir muito... muitíssimo mais além! Isn’t it just guessing and discipline? It seems to me so... but what do I know?

So... I’ve got to be patient, that’s it! Confio inteiramente nas minhas capacidades e isso me basta. E se outros não querem arriscar, preferindo uns cómodos e ínfimos 3% ao ano, eu apenas tenho de esperar a minha hora. Mas volto a salientar que o objectivo final está muito para além de qualquer conquista material, que de pouco vale se não for acompanhada da única vitória que realmente importa: a conquista de si, a plena equanimidade das emoções, tão bem descrita e apregoada na milenar sabedoria do Oriente. Victory and defeat are ALL the same, the only thing that matters is life’s game! And no fear at all, just innocence and trust. That's my only armour in this fight... and it surely suits me right! 8-)

My day is coming... and it’s gonna be a bright shining morning... soon... soon... SOON! :lol:

Fly me to the Moon

leprechaun

(...for Love is my boon!!! :))

PS: Wow!!! Life is so beautiful and sweet indeed... what more do I need? :clap:
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

1 mês de negociação no fio da navalha...

por leprechaun » 21/5/2005 15:52

...sem muito cortes nem falhas! :)

Yeah, é arriscadíssimo o rumo que eu sigo! Warrants e penny stocks... o caminho da glória e da vitória... ou do desespero da conta a zero! :shock:

É claro que SÓ a primeira hipótese é admissível... it’s just a matter of time... problem is I ain’t plenty of such a precious commodity...

Anyway, vou explicar mais em pormenor o porquê desta opção tão aparentemente insensata. Aliás, é minha intenção ir passando da especulação pura e dura para uma componente mais importante de investimento baseada também em factores fundamentais, and I mean... AF! :P

Em 1º lugar, vejamos então a estatística deste último mês, de longe o mais rentável, considerando todos os negócios abertos e concluídos desde o dia 18 de Abril até hoje:

Nº total de trades: 61
Trades vencedores: 54
Trades perdedores: 7
Média de trades por dia: 61 / 25 = 2,44
Trades em warrants: 44 (39 + 5)
Trades em acções: 17 (15 + 2)

(Incluí nos perdedores um trade em warrants que vendi ao preço de compra, tendo pois apenas perdido as comissões)

A melhor série vencedora foi de 14 trades positivos, de 12 a 20 de Maio, enquanto houve apenas dois negócios consecutivos com prejuízo, um em acções e outro em warrants, nos dias 25 e 27 de Abril. Nada mau este parâmetro...

Mais valias: 2.137,43
Menos valias: 972,61
Lucro líquido: 1.164,82
Comissões: 727,84
Média de lucro por trade positivo: 2.137,43 / 54 = 39,58
Média de prejuízo por trade negativo: 972,61/ 7 = 138,94

Ou seja, um par de maus trades absorvem-me os ganhos de 7 positivos, donde facilmente se conclui que embora haja, felizmente, poucas perdas elas são bastante elevadas relativamente aos negócios ganhadores.

Mas aquilo que para mim salta mais à vista é o peso desproporcionado das comissões. Note-se que estas representam a espantosa fatia de 38,46% das mais valias brutas!!! :shock: Ou seja, bem mais da terça parte daquilo que consigo ganhar vai directamente para a corretora, e já nem falo dos 7,14 euros trimestrais da guarda de títulos, fora alguma outra despesa eventual.

É uma percentagem brutal, mas é-me difícil fazer melhor com o diminuto capital de que disponho. E, para dificultar ainda mais as coisas, até esse pouco tende até a diminuir em vez de aumentar, pois tenho de começar a devolver parte dele e já no final deste mês ou no início do próximo. Yeah, é mesmo esta a minha espada de Dâmocles, que me obriga a negociar sob essa ameaça constante de sentir que, apesar de alguns lucros, cada vez tenho menos capital para negociar, já que parte dele resulta de empréstimos a curtíssimo prazo.

Embora tenha começado com pouco mais de 3.000 euros, disponho agora de mais do dobro dessa quantia, fruto dos ganhos e dos empréstimos. Bem, já não é mau, sempre é melhor aumentar do que mingar! :lol: O meu objectivo inicial é ter uns 10% (500/600 €) de lucros por mês, o que de facto até foi conseguido e ultrapassado... nice! :)

Enfim, agora é que uma killer penny stock vinha mesmo a calhar! Claro que é essencialmente por isso que tenho apostado única e exclusivamente nas penny mais voláteis e perigosas, com uma ou outra excepção. Problem is... um pequeno desequilíbrio pode ser a morte do artista... mas eu tenho rede e equilibro-me muito bem! :lol:

O meu objectivo mais imediato nas penny é agora ganhar 50% – se possível duplicar! – o investimento numa momentum stock, o que significa um mínimo de 250 € num só trade... uma fortuna para mim! Ganhos de mais de 1.000 (mil!!!) por cento em poucos dias não são invulgares neste mercado. Logo, especular é o que está a dar! OK, nem sempre de pode ganhar, mas note-se que perder metade do capital – tipicamente 500-750 € – é bem menos do que poder duplicá-lo! Logo, creio que a proporção risco/recompensa até compensa... E, sim, estou disposto a correr esse enorme risco e é mesmo o que tenho feito nalguns trades de sub-pennies (cotação abaixo de 0,01 $), em que a volatilidade é perfeitamente louca!

Quem não arrisca não petisca e eu tenho de arriscar muitíssimo para multiplicar rapidamente o insuficiente capital de que disponho. A contrapartida é que isso implica correr elevados riscos a que não me posso furtar. Oh, but I do love them and I know I will win... it’s such a powerful feeling inside... this is just a funny a game and I’m happy all the same!!! :lol:

My question is... após estes dois meses não tenho absolutamente nenhuma dúvida que posso desenvolver uma estratégia ganhadora, tanto no mercado de acções como no de opções (warrants). Mas para a efectivar plenamente, tal como a planeei e tenho vindo a aperfeiçoar, necessito imperiosamente de dispor de um capital mínimo de uns 10.000 euros. Enfim, sacrificando alguma flexibilidade, mormente na negociação em warrants, 8.000 euros são ainda suficientes. Ainda assim, há o preço a pagar das comissões elevadíssimas, não tanto em valor absoluto mas mais como percentagem dos ganhos. É que 40% (!!!) é uma margem simplesmente esmagadora... puxa, é um IRS de milionário... e lá se vai quase metade do erário!!! :shock:

Mas sempre me senti protegido em toda a minha vida, não é agora que essa sorte me vai faltar! Os meus níveis de auto-confiança são elevadíssimos, sei muito bem que posso ganhar neste jogo/actividade e já estou a fazê-lo, ainda que em pequena escala. Com um pouco mais de experiência e conhecimentos, e assumindo um nível de risco bem mais moderado, espero duplicar em breve os meus objectivos... even if I’m being too ambitious, really! Ora, nunca se é demasiado ambicioso, sendo que o fim último NÃO é o dinheiro mas muito mais – muitíssimo mais! – do que isso! I am ME... and I wanna be me... wholly... fully... truly!!! :clap:

É sempre outra a excelsa riqueza que eu busco, sendo que todas, aliás, se devem partilhar. Logo, posso nem ter mecenas porque eu é que sou o mecenas... venham a mim, ó pequenas! :lol:

E aí vamos para outra semana de lucros e mais-valias... there’s only winning, small losses are just a tiny setback...

I’m running on the right track

leprechaun

(...in this close race neck to neck! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Burbano, Ferreiratrade, iniciado1, jprgodinho, MP65, Opcard33, PAULOJOAO, Pmart 1, yggy e 342 visitantes