Caldeirão da Bolsa

EUR/USD

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JAOliveira » 10/5/2005 9:33

Dynamic Pivots

EUR/USD GBP/USD USD/CHF

Average True Range High Band
1.2911 1.8916 1.2134
Matsys Resistance
1.2876 1.8873 1.2101
Pivot Point
1.2841 1.8831 1.2066
Matsys Support
1.2806 1.8788 1.2031
Average True Range Low Band
1.2771 1.8746 1.1997

On fxwintrades
Um abraço,
JAOliveira

Imagem

Registado: 14/2/2005 2:19

Re: Obrigado Djovarius

por Stratega » 9/5/2005 17:51

CN Escreveu:PS2- Strat, ja te "orientaste" com o calculo dos juros? :(

Fiquei à toa quando tentava explicar ao Bro... Tb quem lhe manda fazer aquelas perguntas assim naqueles dias em q se tá tão bem a esplanar, hein? :lol: :lol: :lol:

Cumps :wink:
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.

Registado: 5/6/2004 15:17

Obrigado Djovarius

por C.N. » 7/5/2005 6:30

Caro Djovarius,

Obrigado por estares a comentar os acontecimentos em "intraday mode" :)

Sera que os EUR/USD "bears" estao com receio do "Trade Balance report" do proximo dia 11 e do "TIC data report" no dia 16?

O "Trade Balance deficit" dos EUA passou de "$40 billion" para "$61 billion" em 2 anos apenas.
http://www.census.gov/foreign-trade/www/press.html

Para cobrir esse deficit comercial existe o "net capital inflow" que no "TIC data report" do passado dia 15 de Abril foi de "$84 billion".
http://www.treas.gov/tic/

Ora no dia 15 de Abril esta noticia aparentemente positiva para o USD nada mais fez que passar o EUR/USD dos 1.28 para 1.29 :roll: Porque? De acordo com o comentario publicado no dailyfx porque a China e o Japao nao estao a reciclar os USD que possuem em "US securities". Ou seja, os tais "$84 billion" sao maioritariamente compras de "speculative capital" o que tornou uma noticia aparentemente positiva em negativa.
http://www.dailyfx.com/index.php?option ... &Itemid=46

O crescimento economico dos EUA vai deixar de ser o motivo de conversa durante algum tempo e a balanca comercial dos EUA vai ser motivo de preocupacao durante os proximos dias.

CN

PS1- Bro, nao tens nada que agradecer. Faz perguntas, obtem respostas e discute ideias pois e essa a funcao de um forum :wink:

PS2- Strat, ja te "orientaste" com o calculo dos juros? :(

Registado: 28/9/2004 8:29

por djovarius » 6/5/2005 21:27

E a semana do EUR/USD termina com o par em queda ligeira numa base semanal, cortesia dos números do desemprego nos EUA, ainda por cima dadas as revisões favoráveis aos dados dos 2 meses anteriores.

Isto é compativel com o arrefecimento demonstrado pelos outros dados recentes ??

Essa é a duvida que fica por resolver, por isso, tirando a alta do USD e dos juros norte-americanos, nada de especial de passou, com Wall Street a ficar indeciso.

Quanto ao EUR/USD, está preso entre 1.27xx e 1.31xx, sendo assim de esperar a quebra de uma destas barreiras para podermos aquilatar o próximo movimento forte.

Dado que os números de hoje não conseguiram levar o par a fechar muito abaixo da MME 200 dias, diria que há aqui uma postura neutra, com os especuladores a esperarem melhores dias no segundo semestre, a exemplo do ano passado.

A não ser que se rompam aquelas barreiras... :roll:

Muito obrigado a todos e um excelente fds

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por djovarius » 6/5/2005 14:03

Passada meia hora da divulgação dos "fabulosos" 274K empregos criados (valor liquido), já se pode chegar a algumas conclusões:

O USD está a ganhar terreno, mas sobretudo face ao EUR e CHF, embora sem nenhum tipo de pânico.

Estranhamente, e ao contrário do passado recente, não há uma volatilidade (up and down) espantosa, mas sim um reajuste normal de cotações devido à subida dos juros nos EUA.

O EUR/USD voltou aos valores de fecho da semana passada e tem agora uma derradeira hipótese de favorecer os "bears". Se não for numa ocasião como esta, não sei quando será. Veremos se os suportes serão rompidos.
Se não o forem perante um dado como este, então teremos de começar a pensar que a força recente do USD está para acabar.
Muita atenção também à evolução dos juros de longo prazo !!

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por djovarius » 6/5/2005 12:14

Boa tarde a todos !!

Nada de importante no mundo Forex !!

A explosão deverá ocorrer agora depois das 13:30 !!

O número "neutro" relacionado com o emprego deverá ser em torno de 170 mil, nmho !!

Abraço, até já

dj

por bmiguelmf » 5/5/2005 20:19

Completamente esclarecido!!!

Muito obrigado a todos que se esforçaram por me tentar explicar em particular ao CN :wink: sem querer desprezar todos os outros!

Abraços!!!

Registado: 16/11/2004 22:07

por Stratega » 5/5/2005 17:15

FT, nem mais nem ontem...

O meu é diário e está mais parecido com o teu do q com o do Dark...

Deu-me assim uma coisa qualquer na cabeça ontem à noite e vi aquela linha inferior... :roll:

Se bem q no gráfico do Dark, aparece uma linha em baixo...

Ó Dark, q é q é 'quilo? :? É um S/P ou a linha q a inferior do canal ?

Cá fica o meu...

PS- Brigadinho plos juros...Fiquei desorientada... :oops:

Berijocas
Strat
Anexos
dolene5.GIF
dolene5.GIF (37.54 KiB) Visualizado 1523 vezes

por djovarius » 5/5/2005 15:28

Bem, eu apenas queria acrescentar, embora sem poder apresentar quaisquer gráficos de momento, que a linha traçada pelo FT tem coerência como linha inferior de um canal descedente que aponta para USD/JPY, valor que pensei poder ser atingido no 1º trimestre, como disse aqui um dia, mas que talvez só venha a ser atingido daqui a alguns meses, se lá mesmo chegar.

Quanto ao EUR/USD continua "morto" depois da importante subida de ontem. Aguardemos cenas das próximas rupturas, de olho nos dados do emprego, amanhã às 13:30 !!

Para já, Greenspan vai falar do esperado aumento da produtividade, mas sem mais nada de interessante para os mercados.

E a bomba no Consulado britânico? Fez mexer 20/30 pips. Aqui há algum tempo atrás seria motivo para "tiros" de 70/80 pips, pelo menos.

E o JPY? Continua em viés de alta. O rumor sobre o Forex Chinês ainda sobrevive...

Um abraço a todos

djovarius

por Flying Turtle » 5/5/2005 9:52

Olá a todos!

Com todo o respeito pela perspectiva traçada mais acima pelo Dark, perfeitamente válida com base num gráfico diário, eu deixo aqui uma visão um pouco diferente para o USDJPY, sustentada num gráfico semanal: A linha superior, a rosa, coincide mais ou menos com a dele, mas a linha inferior é completamente diferente (reparem que a linha inferior dele não se "consegue" traçar neste gráfico), apontando para uma consistente tendência de queda do USDJPY, dentro de um triângulo já velho de um ano e que pode ainda ter muito para dar...

Um abraço
FT
Anexos
USDJPY 20050505 FT s.gif
USDJPY semanal
USDJPY 20050505 FT s.gif (38.32 KiB) Visualizado 1630 vezes
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por djovarius » 5/5/2005 9:21

E eu queria agradecer a paciência do CN para fazer as contas ao pormenor.
Assim, o nosso amigo Bro ficará muito bem esclarecido, bem como qualquer outra pessoa.

Os juros são calculados normalmente ao dia, mas calcular ao segundo é uma maneira interessante de atrair o especulador de mini-curto prazo.

E hojé é dia de eleições em Inglaterra, dados semanais do desemprego nos EUA a anteciparem a sexta-feira dos dados mensais e ainda, pelas 15:30, mais um dos tais discursos de Greenspan, que pode (ou não) ter algum interesse, numa altura em que o mercado ainda digere a polémica da "frase perdida".

O USD está em queda, com o JPY a comandar as tropas de assalto.

O EUR/USD necessita agora passar 1.2980 para atingir 1.3010 onde deveremos perceber se o USD terá força para algum tipo de contra ataque.
Neste mês de Maio, nenhuma destas duas divisas deverá demonstrar forte supremacia, enquanto o JPY ainda pode reservar algumas surpresas.

Abraço

djovarius

Carry: exemplo EUR/JPY na Oanda

por C.N. » 5/5/2005 7:39

Bro,

Long EUR/JPY ou Short EUR/GBP sao exemplos actuais de carry trade.
Da uma vista de olhos na explicacao do broker Oanda: http://fxtrade.oanda.com/fxtrade/intere ... ion.shtml#

Como exemplo, imagina que ontem compraste (Long) 10.000 units do par EUR/JPY as 19:00 ao preco de 135.20. Hoje vendeste as 19:00 ao mesmo preco. Ou seja, nao tiveste "capital appreciation" porque compraste e vendeste ao mesmo preco.

Durante 24 horas (das 19:00 de ontem as 19:00 de hoje) recebes juro pelos EUR e pagas juro pelos JPY; os juros recebidos menos os juros pagos vai ser o lucro do carry trade.
A taxa de juro do EUR para hoje em formato "borrowing interest rate/lending interest rate" e de 1.8000/2.2000 e JPY -0.2000/0.1350 https://fx1.oanda.com/user/interestrate.html

O calculo dos juros a receber e feito em 4 fases:

1- Duracao do trade

A Oanda paga juros ao segundo. Um ano tem 31.557.600 segundos. O trade que esta a servir de exemplo tem 24 horas * 60 minutos * 60 segundos = 86.400 segundos.

2- Juros a receber - EUR "borrowing interest rate"

10.000 Units * (86.400/31.557.600) * (1.800/100)
Ou seja, 10.000 * 0.00273 * 0.018 = 0.4928

3- Juros a pagar - JPY "lending interest rate"

10.000 Units * (86.400/31.557.600) * (0.1350/100)
Ou seja, 10.000 * 0.00273 * 0.00135 = 0.0369

4- Lucro

0.4928 - 0.0369 = 0.4559 EUR

Espero que tenha ajudado :? Um abraco.

CN

PS- O artigo "Getting a lift from the carry trade" no numero de Outubro da www.currencytradermag.com pode ser util.

Registado: 28/9/2004 8:29

por djovarius » 5/5/2005 0:42

Boa noite !!

Enquanto se espera para ver se o EUR/USD rompe fortemente em alta, ou se fez só pequenas correcções antes de voltar a cair, fica aqui a resposta ao nosso Bro:

O exemplo que deste nada mais é do que o "carry trade" cambial.
Repito: isso nem sempre serve para justificar movimentos do Forex.

Mas é um dos factores importantes. É o diferencial entre juros, tal como disse acima.

Quando abres a plataforma de uma corretora de Forex, tem de vir lá o diferencial, logo a seguir à cotação. Nada mais simples.

Isto funciona melhor para os grandes "elefantes" do Forex, que não usam alavancagens, portanto não serão stopados facilmente...

Abraço

dj

por bmiguelmf » 4/5/2005 19:22

Onde está:

A ideia que tenho em relação aos "jurão" é por exemplo imaginemos o EurUsd

Deveria estar:

A ideia que tenho em relação aos "juros" é por exemplo imaginemos o EurUsd

:oops: :oops: :oops:

por bmiguelmf » 4/5/2005 19:21

hehehehehe mt obrigado DJ mas agora em português :mrgreen: sff

A ideia que tenho em relação aos jurão é por exemplo imaginemos o EurUsd

Se eu ficar curto 100.000 a 1.3000 no par durante um ano e comprar a 1.2000 alem do profit de 0.1000 * 100.000 vou ter um ganho adicional pelo facto dos juros do USD serem maiores do que os do Euro, é essa a ideia que tenho...

Se calhar estou completamente enganado...

Abraços

por djovarius » 4/5/2005 17:59

Bem, antes de mais mantém-se o regresso ao passado recente, com o USD agora a cair, enquanto Wally segue a subir.
Um senão: as Obrigações estão em queda, mas isso deve-se ao anuncio do possível regresso aos títulos de muito longo prazo, as famosas Obrigações do Tesouro norte-americano a 30 anos !!

Este assunto ainda vai dar pano para mangas. Entretanto, o mercado tende a vender os títulos actuais para pressionar o rendimento dos novos, quando forem emitidos.

Uma nota para o BCE que nada muda :roll: e outra para o ISM sector serviços também a arrefecer nos EUA, em consonância com outros indicadores.

Em relação à questão dos juros e à influência no mercado cambial, pode-se dizer que em determinados períodos, o mercado tende a optar pelas divisas associadas a maiores rendibilidades do "cash".
Assim, um país com uma taxa de desconto mais elevada tenderia a ver a cotação da sua moeda subir.
Geralmente, há que ter em conta o juro real e não apenas o juro nominal
Isso dá origem ao "carry", através de posições curtas na divisa e nos títulos de rendimento menor, para "alongar" as de rendimento maior.

Mas há muitas excepções a esta regra, como o diferencial de crescimento económico, factores de risco, factores geo-políticos, etc...

Um abraço

djovarius

por Stratega » 4/5/2005 17:43

Bro, atão é assim!

Escreves o texto, fazes "anexar" e procuras o ficheiro no teu pc.
Depois é só anexar e submeter. Covém fazer "prever" pra ver como ficou.

Já agora e tratando-se do Bro, aproveito pra pedir uma explicação ao DJ ou a quem esteja diponível, em relação à influência das taxas de juro no mercado cambial.
É q ontem ele pediu-me e eu acabei por me confundir toda e ñ conseguir explicar... (maçarica....)

Obrigada desde já

Berijocas

por bmiguelmf » 4/5/2005 16:35

Só uma pergunta, à pouco queria inserir duas imagens no meu post e nao consegui, alguém me pode explicar por favor como se faz isso.

Abrigado!

por djovarius » 4/5/2005 9:08

Ora bom dia a todos...

Certamente já sabem o que se passou, caso contrário... www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=40015

Perante aquela realidade, não é de admirar que o USD tenha sido "vendido", sobretudo face ao EUR, GBP e até JPY, entre outras divisas.

Para já, nota-se que os suportes de longo prazo do EUR/USD estão seguros.

O par rompeu em alta - resistência em 1.29 e foi mesmo acima de 1.2940 !! No total, o par chegou a subir mais de 0.5% na sessão Asiática.

Agora, ou o par volta a 1.29 e às quedas, ou irrompe acima de 1.2980, com possibilidade de teste a valores máximos de Abril.

Um abraço

djovarius

por djovarius » 3/5/2005 19:30

E já temos a FED funds a 3% !!

O discurso mantém-se, sem novidades, daí a pouca volatilidade. Veremos até às 21 horas.

Para já, o USD foi a divisa que reagiu melhor, recuperando mais de 30 pips face ao EUR e CHF.

Ainda é cedo para tirar conclusões sobre o que o mercado deverá antecipar daqui para a frente.
Não há unanimidade em relação ao ponto de paragem do FED.

Abraço

dj

por djovarius » 3/5/2005 14:58

Bem, antecipando o FED, tivemos um pequeno volte-face !!

De mínimos na casa de 1.2830, próximos do suporte anterior (1.2840), nas últimas horas tivemos ruptura que levou o par EUR/USD a 1.2850 e agora até 1.29 !!

A volatilidade está a aumentar, é perigoso qualquer trade neste momento, sendo certo que os mínimos de 1.27xx ainda não voltaram a ser desafiados.

Entratanto, as encomendas à industria norte-americana subiram ligeiramente contra uma expectativa de queda.

Vamos ver o que se vai passar !!

Abraço

dj

por djovarius » 3/5/2005 12:49

Boa tarde a todos !!

Pouco tempo e pouco a dizer. Novidades só do lado do Cable que continua em forte queda desde o início da semana.

O EUR/USD está à espera (tal como os outros pares) da reunião do FED e da decisão de aumentos dos juros (FED funds) para 3% nos EUA, bem como da declaração subsequente.

Volatilidade espera-se para mais logo. Por agora, nada a dizer.

Amigo Dark,

Excelentes os gráficos e os padrões estão todos correctos. No EUR/USD já tinha sido amplamente discutido. Nos outros pares seguem perfeitos tb.
Um senão aí no USD/JPY: a ruptura do triângulo que está à vista no gráfico, pode ser falsa, situação a acompanhar nas próximas horas.

Até mais, abraço

dj

por Dark » 3/5/2005 10:04

Bom dia.

Com muito pouco tempo para postar, aqui ficam "quase padrões" que eu vou seguindo em quatro crosses.

Comentários ?

Cmpts
Dark
Anexos
crosses.png
crosses.png (55.76 KiB) Visualizado 2191 vezes
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

por djovarius » 2/5/2005 15:05

Bem, já sairam dados dos EUA.
Os gastos com a Construção continuam em alta, mas tal como no ano passado por esta altura, o sector manufactureiro começou a fraquejar.

O ISM saiu apenas a 53.3 contra os 55 esperados. Portanto, EUR-12 e EUA estão agora a crescer menos.

Resultado: um empate no EUR/USD que continua muito alheado destas notícias. Todavia, o viés ainda é de baixa e se o suporte em 1.2840 for quebrado, será inevitável uma visita a 1.28, pelo menos !!

Fortes quedas do Cable e o JPY não perdeu muito terreno hoje, apesar das subidas fortes das últimas sessões.

Veremos o que o resto do dia nos trará !!

Abraço

djovarius

por djovarius » 2/5/2005 12:24

No nosso tópico da semana passada, o visitante Pilecas tinha deixado esta questão:

Meus senhores, tenho seguido com atenção as vossas discussões dado que adquiri uns quantos warrents eur/dolar (com limites 1.26 / 1.36).

Durante algum tempo estive confiante com a minha compra, mas a última semana começa a esfumaçar a minha confiança inicial. Bem sei que os limites ainda estão bem afastados do actual valor, mas ... para um princípiante nestas lides é o suficiente para gerar alguns problema cardíacos :P

Só para me descançarem que acham os estimados colegas deste inline? Aguentará até Junho?

Pois bem, eu não sei quando e a quanto comprou o seu "inline" nem qual a cotação do subjacente na altura. Tudo o que sei é que esse tipo de warrant vai-se valorizando com o tempo.
Isto significa que qualquer subida do EUR após estas sessões em queda, poderão valorizar o inline ao ponto de poder dar-lhe algum lucro.
E, apesar de tudo, tem hipótese de aguentá-lo até ao fim, embora um mês e meio seja muito tempo e uma distância de 250 pips até uma das barreiras não seja de deixar ninguém descansado.

E hoje, o EUR/USD até parece ajudá-lo, já que após uma ligeira baixa, voltou aos níveis de sexta-feira, mesmo com dados decepcionantes dos EUR-12, com o sector manufactureiro em contracção, o que não sucedia há muito tempo. Hoje teremos uma leitura do sector nos EUA, pelas 15 horas.

Abraço

djovarius

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @Mensageiro, aaugustobb_69, As_paus , boavista, bpcolaco, Burbano, cali010201, cmsbarros, goncaladas, Google [Bot], hugob0ss, Mar58, Mavericks7, nickforum, rosaa, Simplório, Xacal e 166 visitantes