Caldeirão da Bolsa

Qual a importância das Médias Móveis?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 15/5/2005 13:36

Ups, não tinha visto a pergunta de mm do LPP.

A média horizontal é efectivamente o problema! causa montanhas de falsos sinais que destroem rápidamente os sinais engraçados que se podem retirar dela. Daí eu ter passado a utilizar o indicador como indicador de tendência que uso como indicador visual de tendencia e de um modo muito simples

Gráfico semanal, com preços acima da dita média => trades longos quando os preços estão acima da mm diária.

Gráfico semanal, com preços abaixo da dita média => trades curtos quando os preços estão abaixo da mm diária.

Gráfico semanal com sinais inversos aos do gráfico diário, periodo sabático, hehe.


Devo dizer que também faço isto com mais um ou dois indicadores.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

MM para Forex - Niveis de Suporte e Resistencia + Ideias

por C.N. » 10/5/2005 4:15

Caro Heterocedastico,

O meu Trading Plan para EUR/USD e EUR/JPY utiliza SMA 50-100-200-250 e EMA 50-100-200-250 para detectar niveis de suporte e resistencia.

A semana 2 de Maio a 6 de Maio terminou com a SMA 200 a 1.2846 e a EMA 200 a 1.2851 no par EUR/USD. A forte resistencia de 9 de Maio a volta de 1.2840/45 sera por acaso?

Outra possibilidade seria a geracao de sinais de compra e venda. Exemplo:

- grafico de 4H com EMA10 e EMA20
- grafico de 15M com EMA10 e EMA20

Comprar se a EMA10 cruzar para cima (golden cross) a EMA20 no grafico de 15M e se a EMA10 estiver acima da EMA20 no grafico de 4H.
Vender se a EMA10 cruzar para baixo (death cross) a EMA20 no grafico de 15M e se a EMA20 estiver acima da EMA10 no grafico de 4H.

MM auto-suficientes? Talvez, mas porque e para que? O sistema que acima descrevi pode (deve) ser enriquecido de varias maneiras:

- indicador ADX no grafico de 4H, para confirmar a forca da tendencia
- indicador Momentum no grafico de 15M, para confirmar se existe "momentum" suficiente para continuar a nova tendencia
- candlesticks no grafico de 15M, para confirmar a mudanca de direccao

Espero ter ajudado de alguma forma.

Um abraco.

CN

PS- fica aqui o link para o artigo das MM do site investopedia: http://www.investopedia.com/university/ ... efault.asp
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 807
Registado: 28/9/2004 8:29
Localização: Singapore, Saigon, Shanghai

MM's e ... outras coisas.

por LPP » 10/5/2005 0:13

Como não tive tempo não "postei" sobre o assunto como tinha prometido.
Até sábado vai ficar de molho. Mas não está esquecido.

Agora uma questão (muito importante!!!)para a Pata sobre Kaufman AMA:

Existe a tendência
1. descendente,
2. ascendente e,
3. lateral.

1. a Kaufman com inclinação positiva, como dizia atrás, indica-lhe o (provável) início de um trend-up,
2. quando a Kaufman tem inclinação descendente é o contrário e,
3. quando a Kaufman está na horizontal?

Na primeira, entra-se sempre, na segunda nunca se entra e na terceira ...

Até sábado.
Cumpts.
 
Mensagens: 150
Registado: 2/5/2005 0:09
Localização: Aveiro, Portugal

MM's e ... outras coisas.

por LPP » 8/5/2005 2:41

Perdi a resposta (longa) que tinha preparado, ao ser obrigado a fazer novamente login.


Seguindo o raciocínio, vejamos.

A forma como é interpretado o cruzamento das MM's é que me parece incipiente e quase sempre estabelecida em relação ao preço.

A Pata, siga este procedimento:

Entrar longo quando - MM9 cruzar no sentido ascendente (por cima) a MM24 e a MM15 acelerar rapidamente em direcção à MM24 (sentido ascendente).

Coloque uma MM50 no gráfico (noutra cor).

Sair quando - a MM9 tocar/cruzar no sentido descendente a MM50 (opcional) ou o contrário de entrar longo.

Porquê 9, 15 e 24?

Experimente multiplicar 9x1,618 ou 15x1,618!

Para tornar mais robusta a decisão de entrada deverão ser incluidos, a análise dos suportes e resistência psicológicas (neste tipo de lógica, entrar no suporte e sair na resistência...) e indicadores volatilidade (por exemplo, o expert-symbols cujo código está atrás) e volume (como por exemplo só entrar se CMF maior que 0, caso contrário ficar de fora) para filtrar as entradas não válidas.

Não se deve entrar em todos os sinais (seguir as regras de money management; eu postei sobre isso num gráfico em inglês)


A resposta a Marco António fica para amanhã, porque é conceptual. A análise de MA é muito da escola Alan Farley versus Jonh Murphy (clássica) e é por essa optica que aborda as MM's e toda a análise técnica.
Também lá estão opiniões redondas, devido ao "puxar a brasa para a minha sardinha".

Cumpts.
 
Mensagens: 150
Registado: 2/5/2005 0:09
Localização: Aveiro, Portugal

por MarcoAntonio » 8/5/2005 0:13

LPP,

como é evidente, nem eu nem ninguém da administração do Caldeirão é culpada pelo que quer que seja relativamente às médias móveis.

Se há algum culpado é as próprias médias móveis...
:lol:

Mas vamos por partes:

:arrow: Eu não utilizo médias móveis para negociar e como tal não as coloco nos gráficos nem lhes faço referência (não fazia sentido de outra forma);

:arrow: As médias móveis são de uma forma geral pouco apreciadas por quem tem experiência em Análise Técnica (não é algo que seja característico do Caldeirão, é geral). Isto quando analisadas como indicador independente;

:arrow: Isso não significa que sejam inúteis. Algumas das suas virtudes são reconhecidas quando utilizadas como complemento ou parte de sistemas mais complexos. Mas como é evidente, tal faceta só interessará a quem recorre a esse tipo de sistemas (o que mais uma vez não é o meu caso pois não recorro a sistemas mecânicos, com ou sem médias móveis).


Agora, considerando que não recorro a sistemas mecânicos e que utilizo uma análise discricionária, deixo a minha opinião relativamente às médias móveis, enquanto indicador independente:

:arrow: As médias móveis dão boas indicações em mercado tendencial. Mas em mercado tendencial basta identificar a tendência (com ou sem média móvel) e muitas vezes estar-se quietinho do lado da tendência a facturar (eu lembro-me de uma certa vez em que o LPP me enviou um mail com um sistema que era aparentemente bom e que dava vários sinais num determinado período e em que eu lhe salientei exactamente isso, quem estivesse quietinho do lado da tendência, num único trade, tinha feito tanto ou mais do que o sistema). Isto apenas para sublinhar que em mercado tendencial, o mais importante é identificar a tendencia e deixar os lucros correr (mexer-se muito é elevar o risco, perder dinheiro em comissões e spreads, etc)...

Isto quer dizer que nestas condições as médias móveis são boas mas são dispensáveis e perfeitamente substituiveis por outras ferramentas (como suportes/resistencias e LT's).


:arrow: Em mercado lateral ou com tendências débeis (muito lentas e/ou mal definidas) as médias móveis tendem a ser um autentico desastre. A taxa de falhanço aproxima-se dos 100% nestas circunstâncias e estas só causam perdas...


As médias móveis têm ainda um pequeno grande problema para os investidores que se debruçam na Análise Técnica (numa fase iniciática) que é o de aparentarem ser melhores do que na realidade são. Daí que eu saliente este ponto que é extremamente importante:

:arrow: Num gráfico com médias móveis, parece que a média móvel gera trades com taxas de acerto elevadíssimas. No entanto, não é assim, trata-se de um efeito visual aparente porque o que o trader negoceia não é a média móvel mas a cotação. Ora, a cotação não se encontra no mesmo ponto da média móvel pelo que os trades não seríam realizados aos preços a que à primeira vista podería parecer...

Assim, há que ter muito em atenção aos valores a que realmente seriam compradas e vendidas as posições (factor que no trade real tende a ser agravado porque tende a existir um lapso de tempo desde que o sinal técnico é gerado e o trade é executado o que tende a correr contra o trader). Isto é, além dos valores negociados não serem os das médias móveis mas os da cotação, acresce que ainda seríam provavelmente executados só na sessão seguinte (por exemplo, para um trader do tipo EOD).

Portanto, as médias móveis são úteis para identificar a tendência e quando esta existe podem gerar bons trades. São muito más quando utilizadas em mercado lateral (portanto, é muito importante que o trader identifique a lateralização o quanto antes, o que não é fácil pois o trader tem regra geral tendência para dar maior peso à tendência ascendente/descendente do que à lateral). De uma forma geral os traders têm aversão à neutralidade e forçam-se a ter uma opinião bullish/bearish, mesmo quando esta não se justifica...

Do outro lado, temos os traders que negoceiam com base em sistemas mecânicos. Aí, as médias móveis podem ser muito úteis como componentes de um sistema...

Mas para falar de sistemas haverá outros mais apologistas do que eu.
:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41750
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por Pata-Hari » 7/5/2005 22:54

Criei o expert que aqui deixaste e "apliquei" em NDX e na PTC. Os resultados não são nada animadores e só são interessantes quando a tendência é muito definida - situação na qual quase qualquer método dá resultados engraçados.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 7/5/2005 22:42

Essa dos administradores serem culpados por não se usar mais ou menos um indicador, é gira, hehe.

Por acaso eu passei a usar a mm kaufman depois de uma conversa com alguém que suspeito que seja o nosso LPP e até aparece sistemáticamente em todos os meus gráficos (com cor magenta). Acho que é extremamente útil como confirmação de tendencias (uso em escala semanal, que considero bastante mais fiável). E tenho por hábito verificar de vez em quando se a mme50 continua acima da mme150 e se esta ultima continua com inclinação positiva (para confirmação de tendencias bullish) e o contrário para confirmação de tendencias bearish.

Ou seja, posso não falar nas mms de modo sistemático ou não sublinhar a utilização mas certamente que consta da informação para a qual olho.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

MM's e ... outras coisas.

por LPP » 7/5/2005 21:03

O gráfico:
Anexos
s.gif
s.gif (51 KiB) Visualizado 1198 vezes
 
Mensagens: 150
Registado: 2/5/2005 0:09
Localização: Aveiro, Portugal

MM's e ... outras coisas.

por LPP » 7/5/2005 21:01

Pois, Pois...

Observai este gráfico da NVIDIA e vejam como se ganha o pilim...

Nota: Se as MMA´s são decoração dos gráficos, porque não colocam lá uma das meninas da Pirelli!
:lol:
 
Mensagens: 150
Registado: 2/5/2005 0:09
Localização: Aveiro, Portugal

por BullPower » 7/5/2005 19:34

Com todo o respeito com quem utiliza as MM, cada um tem o seu método e utiliza as ferramentas que considera serem mais fiáveis e úteis, mas alinho pelo mesmo discurso do Arnie. As MM's que eu tenho nos meus gráficos são pura decoração, acho que ficam bem. Aquilo que eu tenho reparado é que os mercados não olham para elas. Aliás, até já reparei em casos caricatos em que o mercado reagiu no sentido contrário aos sinais dados pelas MMs. Terá sido pura coincidência?

Abraço e BN.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1227
Registado: 28/1/2005 0:38
Localização: Massamá

MM's e ... outras coisas.

por LPP » 7/5/2005 19:16

Então aqui fica o código corrigido:

{variaveis}
SMA1:=14;
Envperc:=3;
{sinais envelope}
Env:=Envperc/100;
limites:=C>(1+Env)*Mov(C,SMA1,S);
limitei:=C<(1-Env)*Mov(C,SMA1,S);
{flag}
flag:=ValueWhen(1,limites-limitei<>0,limites-limitei);
{cor long flag}
flag=1


É só colocar no expert editor em highlight. Serve de filtro/confirmação.

Cumpts.
 
Mensagens: 150
Registado: 2/5/2005 0:09
Localização: Aveiro, Portugal

Boas

por maya » 7/5/2005 15:17

Eu tb gosto das médias... especialmente as EMAs.. mas só uso geralmente duas.... Pinto uma de verde e outra de vermelho.. quando se cruzam tenho sinal de compra ou de venda!


O problema é que valores usar nas médias e quais os horizontes temporais...


Os valores que uso normalmente, são uma Ema de curto prazo (a verde) de 5 e uma média de longo prazo de 15 ou 25...( a vermelho) Mas o horizonte temporál é relevante para a eficiência destes sinais na entrada e saída!

Ultimamente ando a ver se consigo usar isto no forex.. Usando as médias, cujos valores são variaveis com base em algo que me mede a vibração do par em causa, adaptando as médias á volatilidade específica do momento.... Todavia só ainda ando na fase das ideias...
Cumprimentos,
O Maya

" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"

Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 23/10/2004 23:08
Localização: Norte

por arnie » 7/5/2005 15:09

Ter uma MM no grafico é o mesmo que ter um qualquer quadro na parede. Enfeita a parede/grafico mas de pouco mais vale.

Se o fecho for sempre mais alto que o dia anterior é obvio que acaba por ir acima de uma qualquer MM o que origina como é obvio um sinal de compra nos milhares de sistemas existentes.

Alguém perguntou um dia a um trader o porque de ele usar uma MM de 200 dias no grafico, ao que ele respondeu que não sabia. Como todos a seguem eu resolvi a colocar :-s
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Erros!

por LPP » 7/5/2005 14:32

Como ninguem detectou os erros (aqui colocados de proposito), pergunto:

Como podem querer ganhar dinheiro na bolsa (se for esse o foco!?);

Isso e bom?
Isso e mau?
Isso e assim, assim?

Ei...na pa!, estou a escrever a americana.
Sou o maior! Sou um guru!

Tenho um tio que tem um amigo que tem um primo e um dos seus sobrinhos ja esteve para la ir! e nao foi para chapar massa em New Jersey.
Viva New Jersey e os Seabras!

Cumpts.
 
Mensagens: 150
Registado: 2/5/2005 0:09
Localização: Aveiro, Portugal

MM's e ... outras coisas.

por LPP » 6/5/2005 22:12

Aqui no fórum este indicador tem sido muito mal tratado (talvez porque os administradores o tem desconsiderado nas suas considerações) e quando se faz a sua interpretação é apenas referido (de uma maneira geral!) o cruzamento do preço versus média móvel (em linguagem não "erudita", quando cruza para cima ou para baixo...).

Na verdade, podemos explorar a sua interpretação em termos de cruzamento entre as médias móveis de curto, médio e longo prazo (por exemplo, 5/9; 14/15; 24).
Os momentos de entrada/saída podem ser identificados de uma maneira fácil e limpa...

A título de exemplo, escolham um título, coloquem-lhe três médias exponenciais (EMA's) de 9, 15 e 24.
Podem trabalhar com Kaufman AMA também ou outras.
Não esquecer de atribuir uma cor a cada uma.

Depois em "Highligts tab":

Nome: EntrarLongo

{variaveis}
SMA_1:=14;
Envperc:=3;
{sinais envelope}
Env:=Envperc/100;
limite_s:=C>(1+Env)*mov(C,SMA_1,S);
limite_i:=C<(1-Env)*mov(C,SMA_1,S);
{flag}
flag:=Valuewhen(1,limite_s-limite_i<>0;limite_s-limite_i;
{cor long flag}
flag:=1

Na parte "graphics" escolher a cor azul e a seta para cima (colocada por baixo).

Depois digam alguma coisa!

Gostaria, de feed-back sobre o valor da %, isto é, +1,03 e -1.03 como range dos envelopes. 3% parece apresentar resultados mais quantificáveis de rendibilidade, mas...)

Cumpts.
 
Mensagens: 150
Registado: 2/5/2005 0:09
Localização: Aveiro, Portugal

Re: Qual a importância das Médias Móveis?

por Stratega » 6/5/2005 19:19

heterocedastico Escreveu:Simples indicadores de tendência, suportes/resistências, auto-sificientes ou apenas auxiliares?


Acho q as MM são nossas amigas... :mrgreen:
Depende do activo...
No forex acho-as um instrumento importantíssimo. Pra mim contam como medidoras de sinais de tendências e mesmo como padrões.
Se as pretende aplicar a algum activo o melhor q tem a fazer é experimentar. Vários períodos, simples ou exponenciais e ir analisando quais os comportamentos e se consegue detectar padrões na interacção delas com a cotação.

Cumps
Strat
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1012
Registado: 5/6/2004 15:17
Localização: Capital do outrora Império

por GAB » 6/5/2005 16:35

Tema amplo as MM...
Para mim, servem como medidores-indicadores de tendência...ligo-lhes tb como indicadores aquando de -cruzamentos-(correlacionado com outros indicadores).

Por vezes e por se poderem usar inumeras MM dependendo do tipo de titulo e do seu historial( tenho 3 titulos no mercado Françês no qual as médias de 20-50-100d são excelentes)acabo por olhar para elas como um INDICADOR.
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3876
Registado: 18/11/2004 16:43

Qual a importância das Médias Móveis?

por heterocedastico » 6/5/2005 16:15

Simples indicadores de tendência, suportes/resistências, auto-sificientes ou apenas auxiliares?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 8/5/2004 16:38
Localização: 16


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 2Short4Profit, A_investidor, Abade19, Burbano, Dragon56, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Lisboa_Casino, niceboy, paul_invest, PAULOJOAO, Punitor, tami, yggy e 488 visitantes