Caldeirão da Bolsa

EDP na perspectiva de 1 ano?!?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Esclarecimento

por pedras11 » 7/5/2005 16:40

A prepósito deste tema posso tirar algumas dúvidas, uma vez que o meu gestor de conta me contactou ontem no sentido de eu subscrever este produto.

Ora então é o seguinte: este produto é a mesma coisa que comprar acções edp no mercado, sem comissão de subscrição, resgate ou manutenção. O stop loss é -5%, ao passo que o potencial de ganho é 17,4999%, dependendo do comportamento da edp no periodo de um ano.

Ou seja se a edp não exceder os 17,5% de valorização a +- valia é idêntica a uma compra no mercado.

PS: Quanto ao recebimento ou não de dividendos em abril 2006 fiquei de saber algo no decorrer desta semana.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2337
Registado: 31/10/2004 1:09
Localização: gemunda

por Pata-Hari » 7/5/2005 16:09

Já agora, um esclarecimento adicional à forma como os produtos são montados. Normalmente o que o estruturado faz é uma combinação entre um deposito a prazo e uma obrigação que já exista no mercado e que alavanque um qualquer efeito (as possibilidades são infinitas).

Ou seja, no caso deste produto, pega-se nos 95% que tem que dar daqui a um ano, calcula-se o montante que tem que ser aplicado num depósito a um ano para que o produto renda pelo menos 95% daqui a um ano e com o que sobra, aplica-se na obrigação/opção cujo subjacente é a edp. Naturalmente, quanto maiores forem os níveis de taxa de juro, menos se tem que aplicar na parte DP para se ter o nível pretendido no fim. Isto explica porquê que hoje em dia aparecem relativamente poucos estruturados, ou porquê que parecem menos entusiasmantes que anteriormente.

O que ganha o banco? o banco ganha uma comissão no valor do produto vendido. Essa comissão é muito visivel nos primeiros meses de vida dos produtos. OU seja, o banco garante a liquidez mas a um valor ao qual deduz a sua comissão. Se eu comprar um estruturado hoje e o quiser vender amanhã, amanhã o valor no mercado será o valor investido menos a comissão do banco, partindo do principio que o activo subjacente não mexeu em valor - daí que normalmente os produtos não sejam sequer cotados nos primeiros meses de vida.

Além do mais, os estruturados são um bom meio de captação para o banco, já que à partida fará sentido gurdar os produtos até à maturidade (isto nem sempre é verdade, é uma simplificação minha, mas se alguém quiser, também podemos discutir isso).

Isto é o que o banco ganha. O banco, normalmente, compra a outra instituição o produto que permite alavancar o investimento. É essa instituição que tem que fazer a arbitragem necessária para essa parte do produto.

O que ganham os clientes? ganham sobretudo uma forma de estarem expostos a mercados onde normalmente teriam muita dificulade em estarem. As obrigações que estão por detrás destes produtos normalmente não são "compraveis" nos "mercados de retalho". Um investidor particular teria, por exemplo, dificuldade em comprar directamente uma obrigação de um governo estrangeiro linkada à inflação, até pelo simples factto que isso requer acesso a informação que normalmente não está facilmente disponivel. O que se pode ganhar mais? há um outro efeito engraçado e que é muito iteressante num cenário de quedas de taxas de juro como se tem verificados nos últimos anos. Imagine-se que investimos num estruturado de capital garantido há uns anos atrás. Imaginemos que o subjacente desvalorizou gigantescamente e que por essa via o produto não vale nada. O valor que sobra é o equivalente à taxa de juro à qual o produto foi feito, em termos liquidos. POrquê? porque se o produto vale 95% hoje, e daqui a X tempo vale 100%, há uma taxa de juro implicita que lhe corresponde. Essa taxa de juro, actualmente, tende a ser superior às taxas de juro actuais porque foi fixada numa época em que as taxas de juro eram superiores às de hoje e é uma aplicação sem qualquer risco tendo associado um rendimento superior à melhor aplicação alternativa sem risco que se conseguirá arranjar. Mais, esse valor é liquido e portanto ainda mais importante, porque se vendermos o nosso estruturado um dia antes do fim da maturidade da opção, torna-se fiscalmente o equivalente a uma mais valia de uma obrigação e é portanto excluído de tributação.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Aldeão global » 7/5/2005 11:50

Estive a ler o prospecto do produto e a remuneração está compreendida entre 95% e 117.5% se a cotação do título se mantiver neste canal durante o período de 1 ano. Se cair abaixo dos 95% a remuneração é de 95%. Se subir acima dos 117.5% a remuneração é de 105% do capital investido.
Para mim é muito parecido com um warrant sem alanvacagem e sem possibilidade de desistir durante o período de 1 ano.
É certo que os bancos não são instituições de caridade, mas na minha opinião existem fundos com iguais ou maiores potencialidades de remuneração e com menores riscos, mas o dinheiro é de cada um e cada um tem as suas opiniões e motivações.
Bons negócios e melhor viver.
Uma forma simples de acompanhar o mercado é comprar no suporte e vender na resistência.
 
Mensagens: 45
Registado: 22/5/2004 12:23
Localização: Carnaxide - Oeiras

por XP » 6/5/2005 15:05

Depois de ler o prospecto completo(só tinha lido o resumo do produto) :oops:,verifiquei que uma pequena alteração na frase faz toda a diferença!Realmente se a EDP ultapassar a qualquer momento uma valorização igual ou superior a 17.5% a remuneração passa a ser de 5,00%.
O que faz com que tenha um risco significativo de se tornar num produto banal.

Em relação à EDP e no período de 03/Maio/04 a 02/Maio/05, teve uma valorização máxima de 4,35%.Muito longe dos 17,5%.
Se neste período de tempo a EDP tivesse tido uma valorização máxima de 17,5% significava um máximo de 2,70 Eur!!!!!
No entanto a situação até ao final do mês de Maio é diferente.Mesmo que a EDP chegue aos 2,15 no final de Maio, se juntarmos 17,5% temos um máximo de 2,52.Que como máximo anual é bem possível que o atinja e ultrapasse por uns cêntimos.

Muito obrigado a todos pelas observações e alertas
 
Mensagens: 217
Registado: 30/3/2005 20:54

por BlueNet » 6/5/2005 12:18

Olá,

Sobre o producto EDP-17,5%.

É um deposito a prazo a 1 ano (1 Junho de 2005 a 1 Junho de 2006). A amplitude de valorização é de -5% a +17,5%. Sendo garantido uma valorização de 5% assim que a EDP valorize mais de 17,5% durante a vida do producto. (por exemplo se a EDP ao fim de 6 meses valorizar mais de 17,5% mas nos ultimos 6 meses inverter a tendência e desvalorizar 20% finalizando a com um menos-valia negativa de -2,5%, o BEST garante 5% de ganho pois o deposito teve um pico superior a 17,5%)

Por isso neste exemplo até é um excelente negócio. Caso a valorização oscilar de -5% a 17,5% sem nunca romper esses limites a rendibilidade será a grosso modo a mesma que a EDP obtiver.

Para quem erradamente pensar neste producto como um producto de alta rendibilidade 17,5% pode realmente sentir-se defraldado caso ele valorize mais que os 17,5%.

A meu ver deve ser encarado como baixo risco e nessa optica penso ser um producto simpatico.

BlueNet
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 114
Registado: 10/3/2005 13:01
Localização: Setubal

por Ulisses Pereira » 6/5/2005 11:59

Para que aqueles que estão a iniciar-se nos mercados não fiquem com algumas ideias erradas sobre como é que isto funciona, penso que é importante esclarecer que este género de produtos estruturados mais não são do que um "bonito arranjo" da combinação de vários produtos derivados. O banco limita-se a efectuar a arbitragem, negociando no mercado de derivados em sentido inverso à que "vendeu" ao cliente. O que o banco quer é ganhar aquela pequena percentagem da arbitragem, sem risco.

Aliás, o exemplo da Betonmarkets (que tem um programa de afiliados com o caldeirão) é claríssimo, com o cliente a poder escolher diversas escolhas, escolhendo o prazo e os valores que quiser, dando rentabilidades diferentes. Depois, a Betonmarkets limita-se a efectuar a operação inversa no mercado de derivados.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Small Caps » 6/5/2005 10:26

Bons dias,

Vamos lá a ver se nos entendemos...é perfeitamente irrelevante ao nivel de ganho/margem do produto ao BEST e não BES, como menciona o Martin2004, o resultado final. Convém ter algumas noções do conceito de produto estruturado que não envolve "esquemas" para o cliente perder dinheiro pois todos os cenários/resultados do produto estão devidamente salvaguardados. Obviamente que ao Banco que comercializa o produto interessa-lhe que dê lucro aos clientes pois a sua satisfação no ganho proporciona outras possibilidades de investimento futuras.
Um abraço,

Small Caps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 263
Registado: 4/11/2002 22:20
Localização: Aveiro

Re: Não será melhor comprar o titulo

por martim2004 » 5/5/2005 17:37

no entanto penso que será melhor investir no proprio titulo. Claro que para quem não quer arriscar penso que é muito melhor que um deposito a prazo.

Concordo perfeitamente com esta citação. A EDP tem margem para crescer, e na minha opinião é provável que aumente mais de 17,5% este ano. Aliás penso que, sabendo o BES muito do negócio, que a 'jogada' passa por aí, ou seja garantir uma rentabilidade ao cliente de 5% mediante uma valorização superior aos 17,5% por parte da EDP.

Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 91
Registado: 27/4/2005 17:47

Não será melhor comprar o titulo

por alexandre7ias » 5/5/2005 1:00

XP Escreveu:Pergunto isto porque existe um produto num banco que se chama "EDP 17.5%".Trata-se de um deposito a prazo e 1 ano, em que a remuneração máxima é de 17,5% se a EDP não valorizar mais que este valor.Caso valorisse mais que 17,5% a remuneração será de 5,00%.
O risco(máximo) é de -5,00% caso a EDP desvalorisse no prazo de 1 ano.Ou seja o capital é garantido em 95,00%.O minímo de investimento é de 1000,00 eur.Por isso tendo em conta os valores que mencionei, a variação do investimento ao fim de um ano é 950,00 eur a 1175,00 eur.
Por cada 1 eur a que me preponho ganhar, arrisco-me a perder 0,2857 eur(50/175).O risco julgo ser 28,57%.
Será este um bom produto tendo em conta o activo subjacente e o risco?



Atenção que eles sabem mesmo de bolsa, neste momento sou cl BCP e BEST e posso dizer que a nivel de mercados estão muito a frente (O BEST do BCP claro), no entanto penso que será melhor investir no proprio titulo. Claro que para quem não quer arriscar penso que é muito melhor que um deposito a prazo.


Não gosto muito deste tipo de produtos mas não percebo uma coisa, então é melhor que a EDP valorize 16% do que 18%, ou 30%?!!! isso não parece fazer muito sentido...

Mas se é assim está em grande parte explicado porque é que ás vezes há puxadas (para cima ou para baixo) em alguns títulos, ao Best enteressará que a EDP valorize mais que 17% ou que desvalorize... imaginem que daqui a um ano, na última sessão para cálculo deste produto, a EDP está apenas ligeiramente acima da cotação actual, será que o Best não vai despejar EDP???


Não penso dessa forma, acho que eles procuram satisfazer o cl, alem disso é o proprio capital do cl que faz a carteira do BEST, logo o interesse é aumentar essa carteira e não diminuir.

Bons negocios para todos
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3732
Registado: 24/2/2005 19:41
Localização: Maia

por Small Caps » 4/5/2005 23:48

Boas noites,

Caro Artista,

Não serei eu a opinar se o produto EDP 17,5% é bom ou não mas pode ter a certeza que o Best não despejará EDP no ultimo dia pois simplesmente o Banco não tem carteira própria :wink: além disso meu caro, para o Banco que comercializa é indiferente pagar 5/10/15% ou -5% pois o ganho/margem do Banco não advém da valorização ou não do produto logo a sua ideia está digamos que equivocada.
Um abraço,

Small Caps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 263
Registado: 4/11/2002 22:20
Localização: Aveiro

Re: EDP na perspectiva de 1 ano?!?

por artista_ » 4/5/2005 23:18

XP Escreveu:...a remuneração máxima é de 17,5% se a EDP não valorizar mais que este valor.Caso valorisse mais que 17,5% a remuneração será de 5,00%.


Não gosto muito deste tipo de produtos mas não percebo uma coisa, então é melhor que a EDP valorize 16% do que 18%, ou 30%?!!! isso não parece fazer muito sentido...

Mas se é assim está em grande parte explicado porque é que ás vezes há puxadas (para cima ou para baixo) em alguns títulos, ao Best enteressará que a EDP valorize mais que 17% ou que desvalorize... imaginem que daqui a um ano, na última sessão para cálculo deste produto, a EDP está apenas ligeiramente acima da cotação actual, será que o Best não vai despejar EDP???
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Sim sou da mesma opnião

por TraderAT » 4/5/2005 22:31

:lol:
Também sou cliente do Best e já tinha pensado que o produto é aliciante...
:)
- Risco pequeno
- Potencial valorização bem superior ao 2.5% dos DP.

Cumprimentos
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 496
Registado: 15/1/2005 20:12
Localização: Centro Portugal

EDP 17,5%

por TourodeKILT » 4/5/2005 22:19

Parece-me um excelente produto!!

O risco é mesmo baixo e o potencial de crescimento muito maior que as taxas de juro actuais de 2%...

Recomendo

-Peter-
 
Mensagens: 8
Registado: 28/2/2004 19:56

por XP » 4/5/2005 19:26

É o Best
 
Mensagens: 217
Registado: 30/3/2005 20:54

por Falcao » 4/5/2005 18:50

Que banco é?
"Always follow the trend and you will see that the market will be your friend"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 12/3/2005 13:06
Localização: Everywhere

EDP na perspectiva de 1 ano?!?

por XP » 4/5/2005 14:46

Pergunto isto porque existe um produto num banco que se chama "EDP 17.5%".Trata-se de um deposito a prazo e 1 ano, em que a remuneração máxima é de 17,5% se a EDP não valorizar mais que este valor.Caso valorisse mais que 17,5% a remuneração será de 5,00%.
O risco(máximo) é de -5,00% caso a EDP desvalorisse no prazo de 1 ano.Ou seja o capital é garantido em 95,00%.O minímo de investimento é de 1000,00 eur.Por isso tendo em conta os valores que mencionei, a variação do investimento ao fim de um ano é 950,00 eur a 1175,00 eur.
Por cada 1 eur a que me preponho ganhar, arrisco-me a perder 0,2857 eur(50/175).O risco julgo ser 28,57%.

Será este um bom produto tendo em conta o activo subjacente e o risco?
 
Mensagens: 217
Registado: 30/3/2005 20:54


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @Mensageiro, aaugustobb_69, As_paus , boavista, Burbano, cali010201, cmsbarros, goncaladas, Google [Bot], Lisboa_Casino, Mavericks7, PMP69, rosaa, Simplório e 147 visitantes