Caldeirão da Bolsa

PTC Report - 30-04-2005

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

bandeirolas

por jarc » 1/5/2005 12:51

Atenção que o estádio do Glorioso esteve repleto de bandeiras vermelhas e, não fosse aquele penalty à portuguesa (se a lei refere que bola na mão é falta...)as bandeiras verdes redrobariam a força em Braga. Nestas coisas o futebol e a bolsa estão a ficar cada vez mais parecidos. Temos ainda outra coisa: quanto maior o "rabo" da bandeirola mais difícil se torna metê-la debaixo do braço! A da Pt se lhe pegares na ponta já quase toca a águia naquele voo picado.

Espero que não venham para aqui com discussões do Porto e do Sporting que eu até simpatizo com o Benfica, mas para além dos jogos (alguns) não gasto nem mais um minuto (já basta o que pago para ver).

Registado: 23/7/2003 16:05

Re: Kiko

por TraderAT » 30/4/2005 20:36

Boa noite

Penso que não devemos por as coisas exactamente nesses termos, as recomendações valem aquilo que valem. Todos nós (ou quase), aqui no Forum, quando damos a nossa opnião sobre determinado título também, de uma forma indirecta, estamos a dar a "nossa" recomendação.
Quando o fazemos somos por vezes também accionistas e parte interessada no valor das mesmas :wink: ...

Cumprimentos
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

Re: Pt

por Kiko » 30/4/2005 19:33

Caros Jarc e TraderAT

jarc Escreveu:Kiko, tb podes questionar a opinião contrária. Se eu não tenho porque não achar que se não deve comprar?

Se eu tenho acções de uma empresa X estou obviamente interesado que subam, ou não? Então as minhas opniões podem não ser isentas!

TraderAT Escreveu:Mas isto não é nada que não acontece com outros papeis, o BCP investimento apresenta recomendações sobre acções de empresas nas quais tem participação (por ex:BPI, EDP e outras).

Acontece, mas não deixa de estar mal!

Boas
Kiko

por nunofaustino » 30/4/2005 18:32

LOL.. o ano passado (um pouco mais para o verão) comecei com esta história das bandeiras (nessa altura eram verdes e vermelhas) e gostei... este ano estou mais virado para as vermelhas e até está a correr bem ;).

Agora a sério, a verdade é este é um dos dois tipos de formações que eu mais gosto de negociar (o segundo tipo de negócio que eu procuro são os movimentos a seguir a gaps mais ou menos fortes...). A resolução das bandeiras é rápida, dá sinais mais ou menos fiáveis se vai evoluir na direcção que eu espero ou não e o racio entre o lucro/risco é, regra geral, bastante aceitável...

O problema é que eu agora vejo bandeiras em tudo o que é lado :)...

Um abraço
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por TRSM » 30/4/2005 18:24

nunofaustino Escreveu:Estes movimentos abruptos são aquilo que eu ando à procura em todos os gráficos, dado que são a base da minha figura preferida... a bandeira :)

Neste caso a bandeira será confirmada com a realização de novos mínimos e terá como target aproximado, a zona dos 8E (curiosamente, ou talvez não, um forte suporte). E será invalidada (pelo menos para mim) caso passe para valores superiores a 8.75 (50% da descida).

Bons negócios
Nuno

Lá vens tu com as tuas bandeiras :lol: o ano passado por esta altura nem bandeiras nem bandeirolas te ouvia falar, mas como a coisa está mais para o sim que para o não, este ano não perdoas a falar delas :lol:

Só espero que não venhas a passar mais uma decada com elas metida no baú, heheheheheheheh

abraço Nuno, foi só para relaxar

bfs

Registado: 5/11/2002 11:30

Re: Pois...Pois

por TraderAT » 30/4/2005 18:15

Boa tarde a todos

Kiko Escreveu::? :? :?
Pois sim........o ES Research a recomendar PT!?
É no mínimo questionável que um dos parceiros da PT venha nesta altura recomendar precisamente a compra de acções da PT!
:(

Mas isto não é nada que não acontece com outros papeis, o BCP investimento apresenta recomendações sobre acções de empresas nas quais tem participação (por ex:BPI, EDP e outras).
Além disso permita-me que concorde com o dito research, tudo aquilo que é mencionado é verdade e já foi aqui abordado neste Forum :wink: .

Como adepto da AT felicito também o arnie pelos seus Posts que quer se concorde ou não, são sempre bem fundamentados.

Uma continuação de bom fim-de-semana
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por nunofaustino » 30/4/2005 18:05

Estes movimentos abruptos são aquilo que eu ando à procura em todos os gráficos, dado que são a base da minha figura preferida... a bandeira :)

Neste caso a bandeira será confirmada com a realização de novos mínimos e terá como target aproximado, a zona dos 8E (curiosamente, ou talvez não, um forte suporte). E será invalidada (pelo menos para mim) caso passe para valores superiores a 8.75 (50% da descida).

Bons negócios
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

Pt

por jarc » 30/4/2005 17:08

Kiko, tb podes questionar a opinião contrária. Se eu não tenho porque não achar que se não deve comprar? Bem, eu não tenho pts nenhumas porque não estive para ficar com a dúvida no fim-de-semana, o mercado em geral está instável e isso afecta todos os títulos. Dessa instabilidade resulta tb a mudança de opinião do Arnie que há pouco tempo atrás escrivia qualquer coisa como: "Compra-me porra!"
E o subir ou não subir tem a ver com esta muito importante nuance: Se o mercado está assim porque é que a pt vai subir?
Nada tem a ver com fundamentais (achas que se os fundamentais fossem desprezíveis a Telefonica queria mais?) Os fundamentais contam quando se pensa a médio/longo prazo.
Agora o que pode acontecer com facilidade são movimentos bruscos porque embora muitos não se decidam pela compra ou comprem e despachem, há um ponto em que vão lá entrar. O meu está definido, se lá forem volto a comprar!
Repara que o mercado pode estar a fazer uma daquelas cenas habituais: Criar expectativas muito negativas em relação a resultados.
Repara no caderno de ecónomia do Expresso: A letras garrafais: "Telefónica vai ter de vender!"
Tudo isto deve contribuir para trazê-la uns pontos mais abaixo.
Repara o título podia ser: "Pt aumenta drasticamente programa de recompra de acções próprias!"

Nada é por acaso!

Registado: 23/7/2003 16:05

por arnie » 30/4/2005 16:49

Olá GAB

Concorrencia ao Marco? nah...

Aqui no forum não há concorrencia, há debate de opiniões :wink:

Infelizmente não me posso dar ao luxo de analisar o mercado português porque não o negoceio. Eu negoceio states e é nele que necessito colocar o máximo de atenção. Também eu possuo muito pouco tempo durante a semana para ver graficos e aproveito o fim de semana para passar uma vista de olhos nas 280 acções americanas para ver se há algo de interessante para a semana seguinte.

Hoje analisei a PTC porque, 1º - o tito chamou-me a atenção para a queda que ela tinha feito e pediu a minha opinião (já não olhava para ela à mais de 2 semanas) e 2º - como foi o unico titulo que negociei durante meses no mercado português, digamos que o bichinho continua cá.

Relativamente às passagens de acções.
Sim, elas criam por vezes spikes no volume o que pode produzir alguns desvios na leitura do mesmo. No entanto, recordo-me que recentemente (à uns meses atrás) existiu tb um spike no volume e apesar de tb ele ter sido produzido por uma passagem, deixou um topo no titulo durante semanas.

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Pois...Pois

por Kiko » 30/4/2005 16:31

:? :? :?
Pois sim........o ES Research a recomendar PT!?
É no mínimo questionável que um dos parceiros da PT venha nesta altura recomendar precisamente a compra de acções da PT!
:evil:

Poupei-me :(
Kiko

Este post está tb nos gráficos do MARCO ANT.

por GAB » 30/4/2005 15:52

Este documento é elaborado pela ES Research.

Este documento utiliza informação disponível ao público mas a sua precisão pode não ser totalmente garantida.
As opiniões expressasreflectem o ponto de vista dos autores na data de publicação, sujeitas a correcções caso se verifique alteração das circunstâncias. As recomendações de compra ou venda de valores
mobiliários constantes deste documento são meramente uma opinião da E.S.Research e podem estar sujeitas a alterações sem aviso prévio. A reprodução de parte ou totalidade desta
publicação é permitida, mencionando a fonte.
Todo o nosso research sobre Portugal, Espanha e Brasil está disponível em: www.espiritosantoresearch.com

Quinta-feira, 28 de Abril de 2005
Portugal Telecom

PTC PL
Telecomunicações

STOP_LOSS €7.95
Volume Médio Diário (6M) - 3.123 M acções

Porquê Comprar Portugal Telecom?
1. A PT foi uma das mais penalizadas do seu sector nas últimas sessões, facto que colide com os seus fundamentais
mais sólidos e com os seus níveis de dívida mais baixos;
2. Tecnicamente a acção encontra-se extremamente ‘Oversold’, aumentando as probabilidades de uma reacção
técnica positiva nas próximas sessões;
3. Dividend Yield de 4.14%.

Riscos

1. Mercados muito voláteis devido aos receios de um possível abrandamento económico;.
2. Sector de telecomunicações continua a ser o mais penalizado na Europa.
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

por GAB » 30/4/2005 15:25

Este tipo de análises enriquece este espaço e é bom para poupar trab. a quem tem menos tempo e gosta de confrontar opiniões, o meu caso.

as minhas saudações pelo postado, poupa-me tempo com a PTC(apesar de não ser das minhas preferidas); se tiver tempo(não tem sido o meu caso ultimamente), O Forum e todos os interessantes sairiam a "ganhar" com outras AT a outros titulos( concorrência ao MARCO seria Salutar).

Gostava de referir que para analisar o volume se deve saber da EXISTENCIA ou não de PASSAGENS, não houve nesse spike?
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

por arnie » 30/4/2005 15:13

Peço desculpa pelo tamanho dos graficos mas esqueci-me de os editar para ficarem mais pequenos :oops: :oops:
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por arnie » 30/4/2005 15:12

Vamos agora olhar para o ultimo grafico diario com uma visão mais simplista.
Se estivermos num downtrend “normal”, podemos ver uma 4ª onda ( basta quebrar em alta os 8.66 euros para que a contagem se inicie), para mais tarde aguardar um retest ao swing low anterior e fazer assim o movimento final, a 5ª onda, abaixo dos 8.39 euros.

Conclusão – A maior resistência neste momento situa-se a 8.74 euros. Um rallie falhado nestes valores indicará um restest aos 8.39 euros e novos lows do ano.

Neste momento é impensavel a abertura de posições longas no titulo.
Penso que os resultados serão apresentados esta semana e tal facto poderá trazer nova volatilidade ao titulo. No entanto, estamos fechados dentro de um trading range e apesar no médio prazo não existir uma tendencia clara devido a esse mesmo range, a quebra dos 50% deste indicam uma tendencia descendente de curto prazo.
So acima dos 8.74 euros é que o titulo volta a ter boas perspectivas.

Um abraço
Fernando Santos

PS: So mais uma coisinha, uma ida acima dos 8.74 euros devido a noticias.....tenham atenção. É necessário uma continuação dessa subida no dia seguinte sob pena de o titulo gerar um mero spike devido a noticias e ao resumir o downtrend, a velocidade deste tenderá a ser mais forte devido à decepção dos muitos que acreditaram no sipke e ao disparo continuo de stops.
Anexos
ptc_daily02.png
ptc_daily02.png (31.83 KiB) Visualizado 1075 vezes
Bons negocios,
arnie

por arnie » 30/4/2005 15:11

Vamos agora entrar nos detalhes com o grafico diario.

No ultimo report deixei a duvida que aqueles 13 dias de rallie nos deixava, 3ª onda do movimento, o que indicava um novo swing high acima dos 9.25 euros ou um mero counter trend, que indicaria o resumo do movimento de queda?

Ora vamos olhar de perto o que o grafico nos indicava.
13 dias de rallie, seguido de 2 dias de forte queda até ao anterior swing low.
Em seguida temos um rallie de 5 dias, que encontrou resistencia nos 50% de retracement. Reparem no volume, em diminuição. Ora, se em 2 dias anulamos um rallie de 3 dias, e em 5 dias de rallie apenas anulamos 50% da anterior queda, temos um claro sinal de que este titulo vem mais facilmente para baixo do que para cima.

Aqui podemos começar a desenhar o setup. Aqueles 13 dias foram um movimento counter trend e estes 5 dias de rallie darão o sinal de queda.
Ora no dia 26-04, num só dia o titulo limpa os ganhos de 5 dias. Claramente, tinhamos aqui um sinal de pressão vendedora e um sinal de VENDA.

Ora o 1º target para os shorts seriam 25% de extensão dos 13 dias de rallie, que nos dava os 8.69 euros. Ora o low do dia 27-04 situou-se nos 8.54 euros, 62.5% de extensão desse mesmo rallie de 13 dias.
Devido ao range do dia e ao spike no volume, podíamos partir do principio que parte do movimento tava feito e o melhor seria retirar algumas mais valias do mercado. Lembrem-se que a PTC, aquando da existencia de spikes no volume, costuma terminar e/ou suspender durante alguns dias o movimento que gerou esse mesmo spike.
No dia seguinte fez novo low no movimento e esta 6ª feira fez uma inside bars, consolidando assim os 2 dias anteriores.
Anexos
ptc_daily01.png
ptc_daily01.png (32.66 KiB) Visualizado 1064 vezes
Bons negocios,
arnie

PTC Report - 30-04-2005

por arnie » 30/4/2005 15:09

Começamos pelo grafico semanal.

Este grafico já nos acompanha durante alguns meses e continua, por enquanto, fiavel.
Desde Março de 2004 que o titulo estava fechado num trading range, range esse que foi quebrado em alta em Fevereiro deste ano. O high situou-se nos 9.80 euros, precisamente 25% de extensão desse mesmo range.

A reacção negativa não susteve os 50% do range, deixando o titulo numa posição de testar a base deste.
O facto de ter existido um falso break do topo do range, é de esperar, que a existir um teste e/ou quebra da base deste, também ele será num primeiro movimento, falso.

A contagem das ondas deixa a PTC numa situação complicada para o médio prazo pois estando realmente todo o trend completo, é perfeitamente possivel ver o titulo a testar valores perto dos 7.30 euros.
Anexos
ptc_weekly.png
ptc_weekly.png (20.5 KiB) Visualizado 1073 vezes
Bons negocios,
arnie

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @Mensageiro, aaugustobb_69, As_paus , boavista, bpcolaco, Burbano, cali010201, cmsbarros, goncaladas, Google [Bot], hugob0ss, Mar58, Mavericks7, nickforum, rosaa, Simplório, Xacal e 169 visitantes